Page 49 - Telebrasil - Julho/Agosto 1997
P. 49

do  implantou  o  plano  nacional  de  Te­                                                                              trias  —  ele  pesquisou  o  interesse  por




                                                                                                                             lex,  a  rede  DDD  e  a  primeira  cátedra                                                                             novas atividades da Associação. Noven­

      u m a n o s                                                                                                            de Telefonia na  Universidade  Brasilei­                                                                                ta e sete  por cento deles  manifestaram




                                                                                                                             ra (UFRJ).
                                                                                                                                                                                                                                                     demanda  por  atividades  adicionais.



                                                                                                                                   Tendo  participado  pessoalmente  de



                                                                                                                             grupos que elaboraram as  normas bási­                                                                                   Forte interesse




         ção das pessoas. Como consequência, em                                                                              cas  para  a  telefonia  brasileira,  Douek                                                                             Mais que isso: um forte interesse foi re­


         sua opinião, há uma necessidade adicio­                                                                             informou ser testemunha de uma época                                                                                    gistrado  por  palestras  (81,8%),  treina­




          nal cada vez maior de telecomunicações.                                                                            em  que  no  Brasil  não existia norma de                                                                                mento (78,8%) e debates (60,6%).


                                                                                                                             numeração,  nem  de  sinalização,  de  en­                                                                                    Douek informou que em conjunto com



          “Internet”                                                                                                         caminhamento e  de tarifação.                                                                                            o  PTT  da  Holanda,  foi  preparado  um




          A Internet,  que  segundo  Douek já  foi                                                                                 Trinta anos depois, ele teve a oportu­                                                                             cardápio  de  cursos  para empresas  ope­



          referida por alguém do setor de  teleco­                                                                           nidade de implantai* uma planta de tele-                                                                                 radoras.  De  33  cursos  projetados,  ape­
                                                                                                                                                                           *

          municações como a Tnfem ef \  tal a de­                                                                            fonia celular na Asia, em Kuala Lumpur,                                                                                  nas quatro se voltaram para as áreas téc­



          manda de tráfego que gera. também  foi                                                                             na  Malásia.                                                                                                             nicas  de  operação  e  manutenção.  Os



         citada como  outro  fator  a  influir  nas                                                                                                                                                                                                   demais 29  foram treinamento de recur­



          mudanças para o setor.                                                                                                                  A   f o r m a ç ã o   b á s i c a                                                                   sos  humanos.



              Por último, citou a globalização (e, em                                                                                                                                                                                                       Para  Roger  Douek,  a  experiência  do
                                                                                                                                                     d o   e n g e n h e i r o   d e

          seu contexto mais próximo, o Mercosul),                                                                                                                                                                                                     PTT holandês demonstrou que a mudan­

                                                                                                                                                   t e l e c o m u n i c a ç õ e s
         que influencia  tremendamente  o  trafe­                                                                                                                                                                                                     ça de empresa estatal para empresa pri­



          go de telecomunicações  internacionais.                                                                                              d e v e   s e   a l i c e r ç a r  e m                                                                 vada,  “é  essencialmente  uma  mudança



              Microeletrônica,  redes  integradas  de                                                                                                         t r ê s   m a t é r i a s                                                               cultural, é a cabeça das pessoas que tem



         dados, fibras ópticas, tecnologias dc co­                                                                                                                                                                                                    que  mudar”,  disse.
                                                                                                                                                           f u n d a m e n t a i s .


         municações  sem-fio,  como  Wireless,                                                                                                                                                                                                              Os  associados  da  Telebrasil  também



         (WLL-Wireless Local Loop,  telefonia                                                                                                                                                                                                         manifestaram prioridade sobre as opções



         celular, paging,  trunking  e  PCS),  estas                                                                                                                              Mauro Soares de Assis                                               de cursos  oferecidas,  votando,  pela or­



         e mais outras,  são  tecnologias  de  tele­                                                                                                                                                                                                  dem  de  importância,  nos  seguintes:
                                                                                                                                   Com base nesta experiência, recomen­

         comunicações que na opinião de Douek,                                                                                                                                                                                                         “Transition to Success”,  “Selling Better
                                                                                                                              dou àqueles que no Brasil estão preocu­

         evoluem de forma acelerada.                                                                                                                                                                                                                  Than  Your Competitors"  e  “Planning
                                                                                                                              pados com a concorrência de duas ban­

              A seu ver, todas as mudanças do setor                                                                                                                                                                                                   and  Control  of  Your  Shareholders
                                                                                                                              das (A e B, na telefonia celular) que fa­

         de telecomunicações,  sejam  elas  quais                                                                                                                                                                                                     Satisfaction
                                                                                                                              çam  uma “viagenzinha”  até  lá  para ve­

         forem, devem  ser  acompanhadas  pelos
                                                                                                                              rificar o que é competição, já que lá con­

         departamentos de recursos humanos, fa­                                                                                                                                                                                                       Filosofia
                                                                                                                              vivem sete telefônicas celulares concor­


         zendo com que o treinamento seja parte                                                                                                                                                                                                       Segundo  Douek,  a  filosofia  utilizada
                                                                                                                              rendo  num  mesmo  mercado.


         do plano global.                                                                                                                                                                                                                             pelo  PTT  holandês  baseia-se  na  teoria


                                                                                                                                                                                                                                                      da imagem, segundo a qual, o mais im­
                                                                                                                              PTT holandês


         Três experiências                                                                                                    O PTT da Holanda (a “Telebrás” holan­                                                                                   portante é mudar a imagem de mundo e



         Douek narrou três experiências vividas                                                                                                                                                                                                       de si  mesmas que as pessoas têm.
                                                                                                                              desa),  privatizado  em  1989,  fez  sua

        por  ele.  A  prim eira,  na  “época  do                                                                                                                                                                                                            Roger  Douek  disse  também  que  a
                                                                                                                              privatização  reciclando  seus  recursos

        desbravamento  das  telecomunicações                                                                                                                                                                                                          metodologia  empregada  pelo  PTT  ho­
                                                                                                                              humanos  e  com  isso  alcançando  abso­

        brasileiras”,  entre  1965  e  1972,  quan-                                                                                                                                                                                                   landês  abrange  12  métodos,  cada  qual
                                                                                                                              luto sucesso.  Em função disso, segundo

                                                                                                                                                                                                                                                      com seus respectivos passos.
                                                                                                                              Douek, atualmente o PTT da Holanda é


                                                                                                                                                                                                                                                            Finalizando  sua  palestra,  mencionou
                                                                                                                             campeão  em  índice  de  penetração  de


                                                                                                                                                                                                                                                      que  o  Minicom  havia  acabado  de  defi­
                                                                                                                              RDSI (Rede Digital de Serviços integra­


                                                                                                                                                                                                                                                      nir novas metas para o Paste (programa
                                                                                                                             dos), por exemplo.


                                                                                                                                                                                                                                                      de  investimentos  para os  próximos dez
                                                                                                                                   Para Douek,  recursos  humanos cons­





                                                      M e s a   d a                                                          titui o ingrediente básico para o proces­                                                                                anos). E elas são ainda mais ambiciosas


                                                      t e le c o n f e r ê n c ia ,                                          so  operativo  de  uma  empresa  telefôni­                                                                               que as precedentes.


                                                      d a   e s q u e r d a   p a r a                                        ca.  Equipamentos,  tecnologias  e  recur­                                                                                     Para  ele,  o  gargalo  para  o  Paste  não


                                                      a   d ir e it a :   f í o g e r                                                                                                                                                                 será representado pela falta de recursos


                                                      D o u e k ,  G e r a ld o                                              sos financeiros vêm depois, numa esca­                                                                                   financeiros,  nem pela de  equipamentos


                                                      G a r b i,  M a u r o                                                  la  de  importância.


                                                      S o a r e s   d e   A s s is   e                                             Douek  apresentou  os  resultados  de                                                                              (“há capacidade  instalada  no  país  sufi­


                                                      J u a r e z   S a g e b in                                             uma  pesquisa  feita em  conjunto  com  a                                                                                ciente  para atender a demanda do  mer­


                                                      C o r r e ia .
                                                                                                                             Telebrasil-Associação  Brasileira de Te­                                                                                 cado”), mas por recursos  humanos.



                                                                                                                             lecomunicações,  em  setembro/outubro                                                                                          —  “Precisamos  nos  antecipar  a  esse




                                                                                                                             do ano passado.                                                                                                          gargalo  e  criar  o  máximo  possível  de


                                                                                                                                   Dirigindo-se  aos  associados  da Tele-                                                                             novas capacidades junto ao pessoal exis­




                                                                                                                             brasil  — empresas operadoras e  indús­                                                                                  tente".  disse.
   44   45   46   47   48   49   50   51   52   53   54