Page 32 - Telebrasil - Julho/Agosto 1993
P. 32

/IERCOSUL



         cRSÇfC WAS PARA 0
         'o^wccv.vctcôa
                                                                                                                                                                    Jayme Solovey:








                                                                              dura  verdade  da  competição











                     iUCM VII








                       Tendo  o  Mercosul  como  perspecti­


               va, Jayme  Solovey,  consultor da  Alca-


               tel, engenheiro eletrônico, e consultor


               de empresas na Argentina e no Brasil,


              falou  sobre  globalização  e  produção

              em escala.  A seu ver, trata-se de fato­


              res  em  conflito,  gerados  pela  compe­


              tição.


                       Segundo  ele,  a  globalização  é,  na


              atual  conjuntura,  um  contraponto  pa­


              radoxal  aos  blocos  econômicos,  con­


              centrando a produção em fábricas re­


              gionais  ou  mundiais,  em  detrimento


              da flexibilidade.  Para ele, a  padroniza­

              ção  requerida  por  certas  operações


              mundiais  muitas  vezes  se  antagoniza


              com  a  customização  ou  clientização                                                                              RENCi


              necessária.


                      A  globalização  em  certa  medida  é                                                                      Solovey:  Economia  mundial é  comandada                                                                            Yuri  Lawrence:  O  Mercosul  não  pode  ser


              um  contracenso  à  clientização,  por­                                                                            pelo poder de compra.                                                                                               ignorado pelos empresários.


              que tende a massificar, produzindo coi­


              sas  em  centros  mundiais  de  aprovi­


              sionamento,  para  serem  consumidas


              de  modo  igual  em  todas as  partes  do                                                                                  Na  área  do  Mercosul,  a  indústria                                                                       municações  entre  os  países  do  Mer­

              mundo.  No  tocante  a  custos  diretos,                                                                           das telecomunicações, ao contrário da                                                                               cosul  é  que  irá  permitir  o  funciona­


              Jayme  Solovey lembrou o fato de que                                                                               automobilística,  não tem protagoniza­                                                                              mento  do  Mercosul.  "Sem  telecomu­


              no setor das telecomunicações os ma­                                                                               do um processo de integração. Segun­                                                                                nicações não iremos ter troca de mer­


              teriais  representam  grande  parte  dos                                                                           do  Solovey,  nesse  sentido  há  muito                                                                             cadorias, nem aumento dos comércios


              custos.                                                                                                            atraso no setor das telecomunicações                                                                                bilateral  e  multilateral",  disse.


                      A  economia  mundial,  em  sua  opi­                                                                       e  isso tem multo a ver com  a  posição                                                                                     Solovey  acha  que  o  Mercosul  evo­


              nião,  está  sendo  liderada  por  grupos                                                                          das  empresas  no  mercado.  Compra­                                                                                lui  bem,  porque  há  vontade de enten­


              econômicos  com  poder  de  compra                                                                                 dores ollgopóllcos e  monopóllcos não                                                                               dimento.  Mas  há  entraves.  E  se  não


              igualmente mundial. "Quando se acha                                                                                ajudam  no  processo  integrador.                                                                                   forem  cuidados,  podem  se  transfor­


             que  o  ooder  de  compra  é  pequeno
                                                                                                                                         "As  empresas  podem  estar  contra                                                                         mar em  impasses.

             porque o país compra pouco,  na reali­                                                                              ou  a  favor  do  Mercosul,  o  que  não


             dade  temos  que fazer  vinculaçào  dis­                                                                            podem  é  ignorar  o  Mercosul",  decla­                                                                                                                              Abinee


             so com  o fato de  que as grandes cor­                                                                              rou.  Em  sua  opinião,  o  trabalho  em


             porações  mundiais  compram  os  ma­                                                                                conjunto das operadoras de telecomu­                                                                                         Yuri Lawrence, representando a Abi­


             teriais  a  nível  mundial  e  planejam  a                                                                          nicações para melhorar o nível das co-                                                                               nee,  fez  um  relato  das  mais  recentes


             nível  regional",  disse.                                                                                                                                                                                                                atividades da entidade com relação ao


                     Quem fala em  uma empresa globa­
                                                                                                                                                                                                                                                      Mercosul.  Participando  de  grupos  de

             lizada,  fala em  uma  empresa  padroni­                                                                                                                                                                                                 trabalho sobre política industrial e nor­


             zada.  Porém,  os clientes têm  necessi­
                                                                                                                                                                                                                                                      mas  técnicas,  a  Abinee  tem  convoca­

             dades diversas em cada segmento do
                                                                                                                                                                                                                                                      do  empresários  para  reuniões  com  o

             mercado  em  cada  país,  em  cada  re­
                                                                                                                                                                                                                                                      objetivo de discutir assuntos afetos ao

             gião,  sub-região etc.                                                                                                                                                                                                                    Mercosul.


                     A competência comercial, em qual­
                                                                                                                                                                                                                                                               Embora  a  importância  desses  en­

             quer  país  do  Mercosul,  vai  estar  rela­                                                                                                                                                                                              contros,  segundo Yuri tem sido restri­


             cionada  —  esta  a  vantagem  trazida                                                                                                                                                                                                    ta a participação dos empresários nas


             pelo  Mercosul,  na  opinião  de  Solovey                                                                                                                                                                                                 reuniões.  Entre  os  assuntos  aborda­


             —¦ a  uma mentalidade binacional.  "Bi-                                                                                                                                                                                                   dos,  destacam-se:  restrições não tari­


             nacional significa ganhos em comum;                                                                                                                                                                                                       fárias,  regime tributário  e de exporta­


             não ganhos em cima do parceiro. Sig­                                                                                                                                                                                                       ção,  critérios  sobre  origem,  proprie­


             nifica  um  casamento  no  qual  a  gente                                                                                                                                                                                                  dade intelectual, tarifa externa comum,


             se  junta  para  crescer,  para  procriar.                                                                                                                                                                                                 produto nacional, harmonização de po­


              Não podemos entender o Mercosul co­                                                                                                                                                                                                       líticas econômicas,  integração de ser­


              mo  um  matrimônio  sem  descendên­                                                                                                                                                                                                       viços,  normas  técnicas  e  homologa­


              cia"  explicou.                                                                                                                                                                                                                            ção  e  todo  o  universo  dos  bens  de


                      Para  Jayme  Solovey,  o  objetivo  do                                                                                                                                                                                             telecomunicações.


              Mercosul não é simplesmente aumen­                                                                                                                                                                                                                 Alertou  sobre  a  importância  do in­


              tar  as  trocas  entre  os  países  que  o                                                                                                                                                                                                 teresse  do  empresariado  nacional em


              compõem,  mas  consolidar  estruturas                                                                                                                                                                                                      participar das reuniões da Abinee, lem­


              binacionais  para  abordar  outros  mer­                                                                                                                                                                                                    brando  que  o  acordo  do  Mercosul se­


              cados.  A  harmonização  das  políticas                                                                              Patrocinadores  do  XXVI  painel  Telebrasil                                                                           rá  cumprido,  mesmo  sem  a  participa­


               comerciais,  em  sua  opinião  é  funda­                                                                            montaram  estandes em Aracaju.                                                                                         ção dos empresários nessas reuniões.


               mental.
   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37