Page 32 - Telebrasil - Julho/Agosto 1993
P. 32
/IERCOSUL
cRSÇfC WAS PARA 0
'o^wccv.vctcôa
Jayme Solovey:
dura verdade da competição
iUCM VII
Tendo o Mercosul como perspecti
va, Jayme Solovey, consultor da Alca-
tel, engenheiro eletrônico, e consultor
de empresas na Argentina e no Brasil,
falou sobre globalização e produção
em escala. A seu ver, trata-se de fato
res em conflito, gerados pela compe
tição.
Segundo ele, a globalização é, na
atual conjuntura, um contraponto pa
radoxal aos blocos econômicos, con
centrando a produção em fábricas re
gionais ou mundiais, em detrimento
da flexibilidade. Para ele, a padroniza
ção requerida por certas operações
mundiais muitas vezes se antagoniza
com a customização ou clientização RENCi
necessária.
A globalização em certa medida é Solovey: Economia mundial é comandada Yuri Lawrence: O Mercosul não pode ser
um contracenso à clientização, por pelo poder de compra. ignorado pelos empresários.
que tende a massificar, produzindo coi
sas em centros mundiais de aprovi
sionamento, para serem consumidas
de modo igual em todas as partes do Na área do Mercosul, a indústria municações entre os países do Mer
mundo. No tocante a custos diretos, das telecomunicações, ao contrário da cosul é que irá permitir o funciona
Jayme Solovey lembrou o fato de que automobilística, não tem protagoniza mento do Mercosul. "Sem telecomu
no setor das telecomunicações os ma do um processo de integração. Segun nicações não iremos ter troca de mer
teriais representam grande parte dos do Solovey, nesse sentido há muito cadorias, nem aumento dos comércios
custos. atraso no setor das telecomunicações bilateral e multilateral", disse.
A economia mundial, em sua opi e isso tem multo a ver com a posição Solovey acha que o Mercosul evo
nião, está sendo liderada por grupos das empresas no mercado. Compra lui bem, porque há vontade de enten
econômicos com poder de compra dores ollgopóllcos e monopóllcos não dimento. Mas há entraves. E se não
igualmente mundial. "Quando se acha ajudam no processo integrador. forem cuidados, podem se transfor
que o ooder de compra é pequeno
"As empresas podem estar contra mar em impasses.
porque o país compra pouco, na reali ou a favor do Mercosul, o que não
dade temos que fazer vinculaçào dis podem é ignorar o Mercosul", decla Abinee
so com o fato de que as grandes cor rou. Em sua opinião, o trabalho em
porações mundiais compram os ma conjunto das operadoras de telecomu Yuri Lawrence, representando a Abi
teriais a nível mundial e planejam a nicações para melhorar o nível das co- nee, fez um relato das mais recentes
nível regional", disse. atividades da entidade com relação ao
Quem fala em uma empresa globa
Mercosul. Participando de grupos de
lizada, fala em uma empresa padroni trabalho sobre política industrial e nor
zada. Porém, os clientes têm necessi
mas técnicas, a Abinee tem convoca
dades diversas em cada segmento do
do empresários para reuniões com o
mercado em cada país, em cada re
objetivo de discutir assuntos afetos ao
gião, sub-região etc. Mercosul.
A competência comercial, em qual
Embora a importância desses en
quer país do Mercosul, vai estar rela contros, segundo Yuri tem sido restri
cionada — esta a vantagem trazida ta a participação dos empresários nas
pelo Mercosul, na opinião de Solovey reuniões. Entre os assuntos aborda
—¦ a uma mentalidade binacional. "Bi- dos, destacam-se: restrições não tari
nacional significa ganhos em comum; fárias, regime tributário e de exporta
não ganhos em cima do parceiro. Sig ção, critérios sobre origem, proprie
nifica um casamento no qual a gente dade intelectual, tarifa externa comum,
se junta para crescer, para procriar. produto nacional, harmonização de po
Não podemos entender o Mercosul co líticas econômicas, integração de ser
mo um matrimônio sem descendên viços, normas técnicas e homologa
cia" explicou. ção e todo o universo dos bens de
Para Jayme Solovey, o objetivo do telecomunicações.
Mercosul não é simplesmente aumen Alertou sobre a importância do in
tar as trocas entre os países que o teresse do empresariado nacional em
compõem, mas consolidar estruturas participar das reuniões da Abinee, lem
binacionais para abordar outros mer brando que o acordo do Mercosul se
cados. A harmonização das políticas Patrocinadores do XXVI painel Telebrasil rá cumprido, mesmo sem a participa
comerciais, em sua opinião é funda montaram estandes em Aracaju. ção dos empresários nessas reuniões.
mental.