Page 28 - Telebrasil - Julho/Agosto 1993
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MERCOSUL
PERSPECTIVAS PARA 0
Mendes e Dorgival:
103 D : TELECOM Jfí CAÇOES
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Mercosul visto pelo Governo
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João Mendes Pereira, do Ministério cultar a entrada de bens externos —
das Relações Exteriores, fez uma re produzidos em escala mundial e mais
trospectiva dos antecendentes que le baratos — via terceiros países. Outro
varam à firme intenção, irreversível, problema de difícil equacionamento é
de criar um mercado comum para o o dos produtos agrícolas que. no caso
Cone Sul, a partir de I o de janeiro de do Brasil, pode representar a falência
1995. Por ora, o Mercosul é um docu de pequenos e médios produtores fron
mento — firmado em 26 de março de teiriços. do lado brasileiro.
1991 — e conhecido como “ Tratado João Mendes atribuiu ao simples
de Assunção" que prevê a queda de anúncio do Mercosul a melhoria do
barreiras aduaneiras e o tratado de comércio entre os quatros países, que
livre comércio entre Argentina, Brasil, passou de US$ 2,5 bilhões, em 1988.
Uruguai e Paraguai. para US$ 6.5 bilhões em 1992. A Ar
Em 1986 deu-se a criação da Alian gentina passou a ser o segundo par
ça Latino-americana para o Desenvol ceiro externo do Brasil absorvendo
vimento - Aladi, que dois anos depois 8.5% de nossas exportações nas áreas
faria nascer {Resoluçào n° 14) o “ Tra de automóveis, mecânica, produtos elé
tado para a integração Argentina-Bra Diplomata João Mendes Pereira. tricos e químicos.
sil" com a criação de um espaço co Resumindo as atividades para a cria
mum. Os presidentes Fernando Col- ção do Mercosul, o ano de 1992 foi o
lor, do Brasil, e Carlos Menem, da Ar da troca de informações e o de 1993
gentina, firmaram, em 1990, a "ata será o das realizações concretas. "0
de Buenos Ayres” marcando a data Mercosul é um caminho sem volta",
de 31 de dezembro de 1994 como a afirmou o representante do Itamarati.
do término das barreiras aduaneiras
entre ambos países. A Visão do MIC
Explicou João Mendes que para o
funcionamento do Mercosul (ou Mor- Dorgival Brandão, ao falar das câ
cosur) criou-se um Conselho Integra maras setoriais — mecanismo utiliza
do pelos ministros das relações exte do para auscultação mútua entre go
riores e de economia dos países mem verno, iniciativa privada e trabalhado
bros. Em nível mais operacional exis res — disse que é favorável à criação
tem 11 subgrupos de trabalho dedi de uma câmara para o complexo ele
cados em assuntos tais como agricul trônico englobando a indústria de som
tura, comércio, política aduaneira, po & imagem, componentes, automação,
lítica industrial, transportes e outros informática e telecomunicações, acres
mais que obedecem a um cronogra- centando que o assunto já está junto
ma trimestral conhecido como o "cro- ao Mimcom. Ele lembrou que. frente
nograma de Las Lenas". Assuntos de ao Mercosul, o problema da qualidade
telecomunicações são discutidos no r se reveste de redobrado interesse e
subgrupo de Normas Técnicas, uma Dorgival Brandão, do MIC. que já há 128 empresas, no País, que
posição que, na visão de João Men já adotaram a ISO 9000.
des, dificilmente será alterada. Assun O representante do MIC referiu-se
tos tais como turismo, meio-ambiente aos programas educacionais feitos há
e temas culturais são objetos de reu 100 anos no Japão e há 30 anos na
niões paralelas. estabelecimento de uma tarifa adua Coréia para afirmar que a simples trans
No Brasil, os assuntos governamen neira comum, assunto que não é sim posição da experiência desses países
tais afetos ao Mercosul são coordena ples se visto como complicadores, a não é suficiente. O North American
dos pelo Conselheiro Marco Antonio defesa dos países para seus setores Free Trade Agreement - Nafta entre
Barbosa, da Divisão do Mercado Co economicamente mais fracos e o te México, Canadá e EUA difere do Mer
mum Sul, que se reporta ao Dept0 de mor das burocracias aduaneiras de sua cosul, um simples tratado aduaneiro,
Integração latino-americano, comanda extinção. Por outro lado, as médias visto que objetiva também, por parte
do pelo ministro Augusto de Lima Flo- tarifárias estão próximas, com o Bra dos Estados Unidos, fixar a mão-de-
rêncio. Este, por sua vez, responde ao sil ostentando 14% e muitos outros obra no México e influir no seu pro
embaixador Rubens Antonio Barbosa, países de 5 a 10% cesso produtivo.
sub-secretario geral de assuntos de O objetivo a alcançar em 1994 é O Brasil vem cumprindo o crono-
integração econômica e do comércio ter 80% dos produtos com tarifas de grama estabelecido para o Mercosul.
exterior. Finalmente, todos se repor 20%, aceitando-se exceções de 35%, De particular interesse para o setor
tam, funcionalmente, ao embaixador como no caso das TCs, com sua redu das TCs é o subgrupo n° 7 que trata
Luiz Felipe Lampreia, secretário geral ção progressiva ao longo de seis anos. de política industrial e tecnologia e o
do Itamarati. Tarifas muito baixas podem ser peri de n° 3 de Normas Técnicas. As ne
O tema principal do Mercosul é o gosas para a indústria local visto fa- gociações no Mercosul se desenrolam