Page 34 - Telebrasil - Julho/Agosto 1993
P. 34
Marque
T e l e m i g :
já no seu
40 anos com os olhos para o futuro
Calendário!
A Telemig-Tclccomunicações dc Minas Gc- nicos do estado, apesar da crise económica q .
rais S. A csiá comemorando 40 anos dc funda começava naquela década c que dura até cr
ção. A história da telefonia mineira teve seu dias atuais. Em abril dc 1993. a Telemig a ú r
)e 2 a 5 de outubro/1993 marco mais importante no dia 9 de junho de çou a marca dc 1.007.773 terminais instal a i
1953. Nessa data foi registrada na Junta Co No dia 9 de junho último, a empresa corr.p';
mercial do Estado o estatuto da Companhia tou 40 anos de atividades inaugurando a Te!*
Telefônica de Minas Gerais (CTMG), que co forna Móvel Celular de Belo Horizonte.
meçou comando com 26.669 terminais, então O Serviço Móvel Celular (SMC) será !c>i
do também ao interior do estado e em agosto
instalados pela Companhia Telefônica Brasi- já estara em funcionamento nas localidades de
XXVII leira-CTB. Governador Valadares, Montes Claros. Ipar r
Em 18 de outubro dc 1956. a CTMG lan
çou seu primeiro Plano de Expansão, um pla ga. Coronel Fabriciano e Timóteo. Em setrr
no pioneiro de autofinanciamento, feito entre bro chegará a Divinópolis, Araguari, Poços de
PAINEL a empresa e as prefeituras de Belo Horizonte, ano, a Pouso Alegre c Santa Rita do SapHcai -
Caldas, Varginha e Araxa, e, antes do fina! dò
Varginha e Barbacena Foi quando a empresa
começou a se expandir Em 1960, ela possuía U.P. |
TELEBRASIL 42.261 terminais instalados e, cm
1970, 85.884 terminais Porém, a no
va era para as telecomunicações bra
sileiras começou em 1972. quando o
Ministério das Comunicações iniciou
T elecomunicações a implantação de uma política para
o setor em todo o País, criando a
para Grandes Telebras e as empresas-pólo em ca
da estado Em 1973. a CTMG tem
Usuários sua razão social alterada para Tele-
mig Como reflexo dessa alteração,
a concessionária mineira fechou a dé
— Novas Tendências” cada dc 70 com 448 633 terminais. \ Uma foto histórica^
O 1 ° Plano de Expan -
Nos anos 80, a Telemig passou
por grandes transformações, amplian / r sào da Telemig (1956),em
do a planta e modernizando radical- m Belo Horizonte, ocasionou
T j p K enormes filas para a
mente o quadro dos serviços telefô ImÊ aquisição de telefone.
Como sempre:
gente e local Condulli com Iso-9002
de primeira ganha certificado de qualidade
I
--------------------------------1 Após dois anos c meio dc implantação ram origem à prática definida pela hol
da norma Iso-9002. a Condulli S.A. Con ding segundo a qual todas as empresas
dutores Elétricos, tradicional fabricante lornecedoras do Sistema Nacional de Te
de lios e cabos para telecomunicações, lecomunicações deverão ate o final de 1993
recebeu o Certificado da Qualidade, con- implantar a lso-9000 em suas estrutura',
lerido pelo JNmctro-lnstituto Nacional de para poder continuar atendendo às cor
Metrologia, NormalizaçãocQualidade In cessionárias dos serviços telefônicos.”
Compatibilidade dustrial. Acrescentou que a Condulli. “ por ser
Para a empresa, a conquista represen uma das lornecedoras do sistema, abra
Eletromagnética ta o resultado da soma de esforços desen- çou essa bandeira da qualidade” e passou
volvidos durante anos de pesquisa e avan
ços tecnológicos realizados através do pro a reformular seus procedimentos, enqua
drando-os na nova Norma. Para tanto
grama de Qualidade Total-QTC. O certi investiu USS500 mil em treinamento, pa
ficado concedido pelo Inmetro proporcio
lestras, sistemas etc., obtendo em 30 me
na confiabilidade ao leque de produtos
I S E M IN Á R IO da empresa e abre novos espaços merca ses um ganho em mão-de-obra da ordem
de 30»o.
dológicos cm âmbito nacional e interna
INTER N A C IO N A L cional. O presidente da Condulli disse que o
A Iso-9000. base de todos os desdo investimento, embora continuo, é “am-
bramentos da norma, representa um con plam enie co m p en sad o r", porque a
junto de procedimentos que a empresa lso-9002, no caso da Condulli. facilita a
20/21 de outubro/1993 deve adotar na busca da qualidade. Sua comercialização, sendo exigência funda
mental na negociação com alguns clientes.
• São Paulo implantação requer um longo e profundo Durante três dias o Inmetro esteve au-
trabalho dc alterações na cultura da epre-
sa, atingindo todas as suas atividades. ditorando a empresa, conferindo todo' os
detalhes do programa Para o diretor co
'E todo um sistema dc controle que mercial da Condulli, Milton Rososchanskv
Patrocínio: ABRICEM permite a empresa garantir a qualidade
do que ela vende” , diz Luís Adelino dc "o certificado nos da aquele algo mai'
para brigar no competitivo mercado de
Almeida Prado, diretor presidente da Con-
T e l e f o n e : ( 0 1 1 ) 3 7 - 2 3 1 0 dulli. Informou ainda que “ essas condi fios e cabos telefônicos, do qual parties
F a x : ( 0 1 1 ) 3 5 - 8 0 0 6 ções básicas, adotadas pela Telebras. de pam 13 fabricantes".»
( \in o Cccího R N H l
J
__________________________________ le ie b r a s il. Ju l iA g o 1 9 3