Page 26 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1993
P. 26
Quem traz micros, via Manaus, se be
Mercado de neficia, para não falar em quem im
troduz máquinas ilegalmente. O pro
In formá ti ca duto trazido legalmente, porém, sai
mais caro que o local.
é uma selva comentou Paulo Pinho, explicando que
O mercado lá fora traz surpresas,
produtos de segunda linha, como re
Paulo Roberto Pinho, dire condicionados e vídeos que dão de
tor comercial da Monydata, feito, trazem uma diferença de pre
empresa do grupo Moinho ços muito grande. Frente a todas es
Santista, afirmou que a polí tas dificuldades, muitas empresas fa
tica de comprar micro impor bricantes de micros, no Brasil, fecha
tado, só porque é estrangeiro, ram, permanecendo nomes tradicio
é um erro, porque lá fora, como aqui, nais como a Microtec (associada à Di
existem produtos, bons e ruins. Ou gital), a Itautec, e a própria Monydata.
tro engano frequente, é achar que pro É preciso saber escolher certo. Há nomes, porém, menos conheci
dutos de mesmas especificações téc dos, como Ilha, Nasa, Seneca e Eclip
nicas podem ser iguais ou então fazer se, que se especializaram em ganhar
compras — como nas estatais — ba barramento acelerador de windowing concorrências, principalmente em Bra
seadas apenas no item preço. “ É pos para o vídeo. Do alto de seus anos de sília. Uma encomenda de quatrocen
sível se adaptar a um Edital apenas janela, recomendou o executivo que tas máquinas para o Serpro foi ganha
telefonando para Taiwan” , disse Pau o comprador procure se informar so por uma dessas empresas que não com
lo Pinho. bre a base instalada do equipamento, pareceu com o produto, havendo que
Ele ainda alertou os que julgam sobre os testes de desempenho (bench recorrer à segunda colocada. Com uni
um micro apenas pela velocidade do mark) da máquina, sobre os custos dade fabril, em São Paulo, a Mony
relógio interno — que dá o ritmo da de sua manutenção. data tem parcerias com a Unysis para
máquina —, lembrando que um mi O computador fabricado no Brasil quem fabrica a linha Advanced, com
cro de 33 MHZ, tipo 386SX, pode tem dentre 15 a 20% de material es a SI D na área de automação bancária
ser mais lento que um de 20 MHz, trangeiro (como chi ps, t ecludo), com e com a NCR para venda de tecnolo
dotado de chip 486SX. Igualmente, alíquotas que podem chegar a 40% gia e produtos importados. Por essas
uma memória “ cache” , que é um dos para monitores de vídeos e impostos e outras é que o mercado de informá
recursos para ter acesso rápido à me locais, que o torna mais caro que o tica tornou-se uma selva. (j.c.F.)
mória, pode ser suplantada por um preço do produto equivalente lá fora.
Apple aumenta senvolver segmentos complementares co No Brasil, a base instalada de máquinas
mo o de profissionais liberais c da inte Apple, no Brasil, foi estimada em 50 mil
presença no Brasil gração de sistemas c outros. Nos EUA, as unidades, muitas das quais com entrada
vendas da Apple para a pessoas jurídicas
ilegal no País. Nos EUA, o custo das má
representam 40% e para a área educacio quinas Apple fica entre mil e 5 mil dóla
Com a liberalização das importações, nal 30%. Acrescentou o executivo que a
a Apple fabricante dos computadores Ma abertura política do País não resultou ain res com a variação de até 25% para o
cintosh — com sede em Cupertino, Cali da cm abertura econômica. “ Esperamos preço “de rua” . Mundialmente, a Apple
fórnia — dá mais um passo em sua apro que a nova política de informática, ado equaliza preços entre os distribuidores mun
ximação com o Brasil ao nomear a Com- tada pelo Brasil, crie uma das maiores diais do produto. “ De qualquer modo, o
puhelp como sua distribuidora autoriza sociedades consumidoras de tecnologia do custo de um Macintosh não excederá de
da. Para o futuro, Allan White, diretor mundo” . 15% dos computadores de primeira linha”.
da Apple para a América Latina, não des A Apple faturou US$7 bilhões no ano Os negócios da Apple com a Compu
cartou a idéia de vir ser criada Apple do fiscal de 1992 e conta entre seus produtos help serão conduzidos através da Cari-
Brasil “dependendo do andamento dos de sucesso, o Macintosh de mesa, o Ap bean Computer Export, com sede em Mia-
negócios” . ple II e as máquinas portáteis Power Books. mi, Florida.
- “Eles acabam de ganhar no Brasil (JCF)
uma rede de nove revendas e três assistên
cias técnicas especializadas” , observou Mi-
chel Levy, da Compuhelp Distribuidora
Ltda, que passará a honrar a garantia das
máquinas Apple que vender e das que fo
rem trazidas de fora (neste caso o cliente
paga o serviço e é rem bolsado pela Apple
dos EUA). A Apple detém o primeiro lu
gar mundial de vendas de computadores
pessoais com 1,3 milhões de unidades co
mercializadas, correspondente a 12,4% do
mercado, ultrapassando a IBM que lide
rava este segmento desde 83 com seu Per-
sonnal Computer-PC. Allan White,
De acordo com Gregory Duffin, ge da Apple, dial
rente de vendas e de distribuição para a com Michel Li
América Latina, a estratégia para o Brasil da Compuhelp
será procurar, além do mercado educa
cional e de negócios, parceiros para de