Page 26 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1993
P. 26

Quem traz micros, via Manaus, se be­
            Mercado de                                                                                                                                                                                                                                  neficia,  para  não  falar  em  quem  im





                                                                                                                                                                                                                                                        troduz máquinas  ilegalmente.  O  pro­

            In formá ti ca                                                                                                                                                                                                                             duto  trazido  legalmente,  porém,  sai




                                                                                                                                                                                                                                                       mais caro  que o  local.

            é uma selva                                                                                                                                                                                                                                comentou Paulo Pinho, explicando que
                                                                                                                                                                                                                                                               O  mercado  lá  fora  traz  surpresas,







                                                                                                                                                                                                                                                       produtos  de  segunda  linha,  como  re­


                    Paulo  Roberto  Pinho,  dire­                                                                                                                                                                                                      condicionados  e  vídeos  que  dão  de­


            tor comercial  da  Monydata,                                                                                                                                                                                                               feito,  trazem  uma  diferença  de  pre­


           empresa do grupo  Moinho                                                                                                                                                                                                                    ços  muito  grande.  Frente  a todas  es­



            Santista,  afirmou  que a  polí­                                                                                                                                                                                                           tas  dificuldades,  muitas  empresas  fa­


           tica de comprar micro impor­                                                                                                                                                                                                                bricantes de micros,  no Brasil,  fecha­


           tado,  só  porque é estrangeiro,                                                                                                                                                                                                            ram,  permanecendo  nomes  tradicio­


           é um erro, porque lá fora, como aqui,                                                                                                                                                                                                       nais como a Microtec (associada à Di­



           existem  produtos,  bons  e  ruins.  Ou­                                                                                                                                                                                                   gital), a Itautec, e a própria Monydata.


           tro engano frequente, é achar que pro­                                                                                É preciso saber escolher certo.                                                                                               Há nomes, porém,  menos conheci­


           dutos  de  mesmas  especificações  téc­                                                                                                                                                                                                     dos, como Ilha, Nasa,  Seneca e Eclip­


           nicas podem ser iguais ou então fazer                                                                                                                                                                                                       se,  que  se  especializaram  em  ganhar



           compras  — como  nas estatais  —  ba­                                                                                 barramento acelerador de windowing                                                                                   concorrências, principalmente em Bra­


           seadas apenas no item preço.  “ É pos­                                                                                para o vídeo.  Do alto de seus anos de                                                                               sília.  Uma  encomenda  de  quatrocen­


           sível  se  adaptar  a  um  Edital  apenas                                                                            janela,  recomendou  o  executivo  que                                                                                tas máquinas para o Serpro foi ganha


           telefonando para Taiwan” , disse Pau­                                                                                 o comprador procure se informar so­                                                                                   por uma dessas empresas que não com­


           lo  Pinho.                                                                                                            bre a base instalada do equipamento,                                                                                  pareceu com o produto, havendo que



                   Ele  ainda  alertou  os  que  julgam                                                                          sobre os testes de desempenho (bench                                                                                  recorrer à segunda colocada. Com uni­


           um  micro  apenas  pela  velocidade  do                                                                              mark)  da  máquina,  sobre  os  custos                                                                                dade  fabril,  em  São  Paulo,  a  Mony­


           relógio  interno  —  que dá  o  ritmo  da                                                                            de sua manutenção.                                                                                                    data tem parcerias com a Unysis para


           máquina  —,  lembrando  que  um  mi­                                                                                         O computador  fabricado no  Brasil                                                                            quem  fabrica a  linha Advanced,  com



           cro  de  33  MHZ,  tipo  386SX,  pode                                                                                tem  dentre  15  a  20%  de  material  es­                                                                            a SI D na área de automação bancária


           ser  mais  lento  que  um  de  20  MHz,                                                                              trangeiro  (como chi ps,  t ecludo),  com                                                                             e com a  NCR  para venda  de tecnolo­


           dotado  de  chip  486SX.  Igualmente,                                                                                alíquotas  que  podem  chegar  a  40%                                                                                 gia e produtos  importados.  Por essas


           uma memória “ cache” , que é um dos                                                                                  para  monitores de  vídeos  e  impostos                                                                               e outras é que o mercado de informá­


           recursos para ter acesso rápido à  me­                                                                               locais,  que  o  torna  mais  caro  que  o                                                                            tica tornou-se uma selva.                                                                (j.c.F.)



           mória,  pode  ser  suplantada  por  um                                                                               preço do produto equivalente lá fora.

















                     Apple  aumenta                                                                                             senvolver  segmentos  complementares  co­                                                                              No  Brasil,  a  base  instalada  de  máquinas


                                                                                                                                 mo  o  de  profissionais  liberais  c  da  inte­                                                                      Apple,  no  Brasil,  foi estimada em  50 mil


           presença no Brasil                                                                                                   gração de sistemas c outros.  Nos EUA, as                                                                              unidades,  muitas  das  quais  com  entrada


                                                                                                                                vendas da Apple para a pessoas jurídicas
                                                                                                                                                                                                                                                       ilegal no País.  Nos EUA, o custo das má­

                                                                                                                                representam 40% e para a área educacio­                                                                                quinas Apple  fica entre  mil  e  5  mil  dóla­
                  Com  a  liberalização  das  importações,                                                                      nal  30%.  Acrescentou  o  executivo  que  a


          a Apple fabricante dos computadores Ma­                                                                               abertura política do País não resultou ain­                                                                            res  com  a  variação  de  até  25%  para  o


          cintosh  — com  sede em  Cupertino,  Cali­                                                                            da  cm  abertura  econômica.  “ Esperamos                                                                              preço  “de  rua” .  Mundialmente,  a Apple


          fórnia — dá mais um  passo em sua apro­                                                                               que  a  nova  política  de informática,  ado­                                                                          equaliza preços entre os distribuidores mun­


         ximação com o Brasil  ao nomear a Com-                                                                                 tada  pelo  Brasil,  crie  uma  das  maiores                                                                           diais do produto.  “ De qualquer modo, o


         puhelp  como  sua  distribuidora  autoriza­                                                                           sociedades consumidoras de tecnologia do                                                                                custo  de  um  Macintosh  não  excederá  de


         da.  Para  o  futuro,  Allan  White,  diretor                                                                         mundo” .                                                                                                                 15% dos computadores de primeira linha”.


         da Apple para a América Latina, não des­                                                                                      A Apple faturou US$7 bilhões no ano                                                                                     Os  negócios  da  Apple  com  a  Compu­


         cartou  a  idéia de  vir ser  criada  Apple do                                                                        fiscal de  1992 e conta entre seus produtos                                                                             help  serão  conduzidos  através  da  Cari-


         Brasil  “dependendo  do  andamento  dos                                                                               de  sucesso,  o  Macintosh  de  mesa,  o  Ap­                                                                           bean Computer Export, com sede em Mia-


         negócios” .                                                                                                           ple II e as máquinas portáteis Power Books.                                                                             mi,  Florida.


                -  “Eles  acabam  de  ganhar  no  Brasil                                                                                                                                                                                                                                                                                                (JCF)


        uma rede de nove revendas e três assistên­

        cias técnicas especializadas” , observou Mi-


        chel  Levy,  da  Compuhelp  Distribuidora


        Ltda, que passará a honrar a garantia das


        máquinas Apple que vender e das que fo­


        rem  trazidas de fora (neste caso o cliente


       paga o serviço e é rem bolsado pela Apple


        dos EUA).  A Apple detém o primeiro lu­


        gar  mundial  de  vendas  de  computadores


        pessoais com  1,3  milhões de unidades co­


        mercializadas, correspondente a 12,4% do


       mercado,  ultrapassando  a  IBM  que  lide­


       rava este segmento desde 83 com seu Per-

       sonnal Computer-PC.                                                                                                                                                                                                                                                                              Allan  White,


               De  acordo  com  Gregory  Duffin,  ge­                                                                                                                                                                                                                                                   da Apple,  dial


       rente  de  vendas  e  de  distribuição  para  a                                                                                                                                                                                                                                                  com Michel Li


       América Latina, a estratégia para o Brasil                                                                                                                                                                                                                                                       da  Compuhelp


       será  procurar,  além  do  mercado  educa­


       cional  e  de  negócios,  parceiros  para  de­
   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31