Page 39 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1989
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Encontro Teiebrasil
C o m u n i c a ç ã o d e D a d o s
Comunicação de Dados é assunto antigo nas Telepar, Telerj e Embratel, versaria sobre
paginas da Revista Telebrasil. Já em 76, se telemática, um tema que seria sublinhado,
divulgavam os princípios básicos de PCM. Em pouco depois, pela institucionalização da
78, se dava uma visão global da informática no Pais. Mais uma vez, com o
teleinformática, incluindo RDSI, Comutação Encontro Telebrasil, realizado no auditorio da
de Mensagens, rede de pacotes e de ECT, no Rio de Janeiro, em 29 de junho
facilidades digitais. último, volta a Associação a destacar a
Em 79, seria criada uma seçáo de Telemática Comunicação de Dados. Parte do Evento já foi
na Revista e o VIII Painel Telebrasil. realizado registrado na edição anterior. Nesta, segue o
em Foz de Iguaçu (PR), com o patrocínio da restante. ucf>
S u c e s u
U s u á r i o q u e r p r e ç o , q u a l i d a d e e s e r v i ç o
Oeng. de TCs William John Hemmmgs,
representante da Sucesu, foi um aos
palestrantes do Encontro Telebrasil "Co
municação de Dados". Ele explicou, mi
cialmente, que o Grupo de Usuário de Co
municação de Dados (GUCD), da Sucesu
RJ, criado em maio de 1987, vem traba
lhando juntoa Embratel no sentido de bus
car soluções para os problemas de telepro
cessamento. Por isso, a meta do GUCD (
estreitar cada vez mais um relacionamento
construtivo com a Empresa Brasileira de
Telecomunicações, com o objetivo de ob
ter dela uma maior produtividade e um me
lhor desempenho de suas funções.
— Nestes dois anos de existência -
disse o executivo o grupo desenvolveu
vários trabalhos, sendo o mais importante
uma pesquisa de opinião a respeito da
ualidade dos serviços de comunicação de
ados no Estado do Rio de Janeiro. Há dois
anos náo existia a Portaria 525. Fomos ou Mesa de abertura, pot ocasiao do pronunciamento do PR da Telebrasil. Luiz de Oliveira Machado
vir naquela ocasião todos os usuários da (edição J/A 89)
Sucesu e trabalhamos em cima de atendi
mento comercial, técnico, preços e tarifas
e painéis técnicos. Na minha própria ex vel, embora reconheçamos que a situação as necessidades do mercado,- maior divul
periência, quando trabalhei no Banco Na atual é bem melhor do que há dois anos. gação das ações internas da Embratel,
cional, não tínhamos como interconectar Na opinião do grupo, os prazos ainda são com vista a um melhor atendimento ao
algumas agências, porque os serviços es longos. Ainda náo conseguimos atingir mercado.
tavam saturados. aquele objetivo inicial, que não é o objetivo — Segundo, atendimento técnico: o
final." tempo medio de recuperação dos circuitos
Atendimentos O orador acha que, no caso da instala náo está diminuindo o suficiente, mas já
ção de circuitos, o prazo deveria ser, pelo sentimos que está havendo melhoria, prm-
William Hemmmgs falou sobre sua re menos, de seis meses para o interurbano e cipalmente no relacionamento Embratel,
cente visita ao Canadá, ohde a empresa de de três meses para o urbano. "Somente a Cetel e Telerj. Há real necessidade de re
TCs daquele país instala um circuito em partir desse entendimento, poderíamos dução no tempo de recuperação dos circui
21 dias, apos o requerimento. No Brasil, determinar metas", acrescentou o pales tos; maior entrosamento entre a Embratel
porém, o atendimento técnico não é menor trante. O atendimento comercial inclui e as demais concessionárias do Sistema
do que dois anos. Os principais requeri ainda ter informações confiáveis sobre Telebrás; e execução e manutenção pre
mentos dos usuários demonstrados na razos de instalação de novos circuitos ventiva nos circuitos de dados — explicou
pesquisa realizada, no final de 87, foram, ransdata; melhoria no tempo de instala Hemmmgs, acrescentando:
pnmeiro.atendimentocomercial. "Ospra çào de novos circuitos de dados, visto que — Terceiro, preços e tarifas: Comuni
ios de instalação estão abaixo do desejá os tempos atuais náo são condizentes com cação de Dados ainda tem preços bastante »