Page 39 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1989
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Encontro Teiebrasil














                                                                                                             C o m u n i c a ç ã o   d e   D a d o s



















                                Comunicação de Dados é assunto antigo nas                                                                                                                    Telepar,  Telerj e Embratel,  versaria sobre



                                paginas da Revista Telebrasil.  Já em  76,  se                                                                                                               telemática,  um tema que seria sublinhado,



                                 divulgavam os princípios básicos de PCM.  Em                                                                                                                pouco depois,  pela institucionalização da



                                  78, se dava uma visão global da                                                                                                                            informática no Pais.  Mais uma vez,  com o


                                 teleinformática,  incluindo RDSI,  Comutação                                                                                                                Encontro Telebrasil,  realizado no auditorio da



                                 de Mensagens,  rede de pacotes e de                                                                                                                         ECT,  no Rio de Janeiro,  em 29 de junho



                                  facilidades digitais.                                                                                                                                      último,  volta a Associação a destacar a



                                  Em 79, seria criada uma seçáo de  Telemática                                                                                                               Comunicação de Dados.  Parte do Evento já foi



                                  na Revista e o VIII Painel  Telebrasil.  realizado                                                                                                         registrado na edição anterior.  Nesta,  segue o


                                 em Foz de Iguaçu (PR),  com o patrocínio da                                                                                                                 restante.  ucf>

















                                                                                                                                                                       S u c e s u











                                                                  U s u á r i o   q u e r   p r e ç o ,   q u a l i d a d e   e   s e r v i ç o
















                  Oeng. de TCs William John Hemmmgs,


           representante da  Sucesu,  foi  um  aos


           palestrantes do Encontro Telebrasil  "Co­


           municação de Dados".  Ele explicou,  mi


           cialmente, que o Grupo de Usuário de Co­


           municação de Dados (GUCD), da Sucesu


           RJ, criado em maio de  1987,  vem traba


           lhando juntoa Embratel no sentido de bus­

           car soluções para os problemas de telepro



           cessamento.  Por isso, a meta do GUCD (

           estreitar cada vez mais um relacionamento


           construtivo com a  Empresa  Brasileira  de


           Telecomunicações, com o objetivo de ob­


           ter dela uma maior produtividade e um me



           lhor desempenho de suas funções.

                 — Nestes dois anos de existência -



           disse o executivo                                o grupo desenvolveu


           vários trabalhos, sendo o mais importante


           uma pesquisa de opinião a  respeito da


              ualidade dos serviços de comunicação de


             ados no Estado do Rio de Janeiro. Há dois


           anos náo existia a Portaria 525. Fomos ou                                                                             Mesa de abertura, pot ocasiao do pronunciamento do PR da  Telebrasil.  Luiz de Oliveira Machado


           vir naquela ocasião todos os usuários da                                                                              (edição J/A 89)


           Sucesu e trabalhamos em cima de atendi


           mento comercial, técnico, preços e tarifas


           e painéis técnicos.  Na  minha  própria  ex                                                                          vel, embora reconheçamos que a situação                                                                                    as necessidades do mercado,- maior divul­


           periência, quando trabalhei no Banco Na­                                                                             atual  é  bem  melhor do que há dois anos.                                                                                 gação das ações  internas da  Embratel,


           cional, não tínhamos como  interconectar                                                                             Na opinião do grupo,  os prazos ainda são                                                                                  com vista a  um  melhor atendimento ao


           algumas agências,  porque os serviços es­                                                                            longos.  Ainda  náo conseguimos atingir                                                                                    mercado.


           tavam saturados.                                                                                                     aquele objetivo inicial, que não é o objetivo                                                                                     — Segundo,  atendimento técnico:  o


                                                                                                                                final."                                                                                                                   tempo medio de recuperação dos circuitos


                                         Atendimentos                                                                                   O orador acha que,  no caso da  instala­                                                                           náo está  diminuindo o suficiente,  mas já

                                                                                                                                ção de circuitos,  o prazo deveria ser,  pelo                                                                             sentimos que está havendo melhoria, prm-



                 William Hemmmgs falou sobre sua  re­                                                                           menos, de seis meses para o interurbano e                                                                                 cipalmente  no relacionamento Embratel,


           cente visita ao Canadá, ohde a empresa de                                                                            de três meses para o urbano.  "Somente a                                                                                  Cetel e Telerj.  Há real necessidade de re­


           TCs daquele país instala  um  circuito em                                                                            partir desse entendimento,  poderíamos                                                                                    dução no tempo de recuperação dos circui­


           21 dias, apos o requerimento.  No  Brasil,                                                                           determinar metas",  acrescentou o  pales­                                                                                 tos; maior entrosamento entre a Embratel


           porém, o atendimento técnico não é menor                                                                             trante.  O atendimento comercial  inclui                                                                                  e as demais concessionárias do Sistema


           do que dois anos.  Os principais requeri                                                                            ainda  ter  informações confiáveis sobre                                                                                   Telebrás;  e execução e manutenção pre

           mentos dos usuários demonstrados  na                                                                                    razos de  instalação de  novos circuitos                                                                               ventiva nos circuitos de dados — explicou



           pesquisa realizada, no final de 87, foram,                                                                              ransdata;  melhoria  no tempo de  instala                                                                              Hemmmgs, acrescentando:

           pnmeiro.atendimentocomercial. "Ospra                                                                                 çào de novos circuitos de dados, visto que                                                                                        — Terceiro,  preços e tarifas: Comuni­


           ios de instalação estão abaixo do desejá­                                                                           os tempos atuais náo são condizentes com                                                                                   cação de Dados ainda tem preços bastante »
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