Page 28 - Telebrasil - Maio/Junho 1989
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________________ II  ENAEI________________













                                       U m   e n c o n t r o   e m   f a v o r   d a   q u a l i d a d e


























                                                                                                                                                                                                                                                                           Finalizando, Jaime observou estar cm
        A               falta  de uma  política  governamen­                                                                                                                                                                                                       fase  de  implantação  o  novo  processo de

                         tal que estabeleça ao setor das tele­


                      comunicações regras e procedimentos pa­                                                                                                                                                                                                     avaliação de concorrências, com critérios


        ra manter o poder de compra e contrata­                                                                                                                                                                                                                   objetivos e não subjetivos como era antes.


        ções das  tarifas,  e seu  valor real ante as                                                                                                                                                                                                             “Agora,  muitos  aspectos  contam  como


        oscilações da inflação, e que contemple as                                                                                                                                                                                                                pontuação. A pré-qualificação das empre­


        necessidades de investimentos no cumpri­                                                                                                                                                                                                                  sas prestadoras de serviços de rede, feita


        mento do papel social,  representa a mais                                                                                                                                                                                                                 ano passado pela Telebrás, protege as or­


        antiga aspiração do setor e do elenco de                                                                                                                                                                                                                  ganizações contra a  participação de “pá­


        fornecedores, preocupados com a melho­                                                                                                                                                                                                                    ra-quedistas”.


        ria da qualidade dos serviços na área pú­


        blica.                                                                                                                                                                                                                                                                       Privilegiar a qualidade


                 O  II  ENAEI  —  Encontro Nacional de


         Empresas de  Instalação,  Manutenção de                                                                                                                                                                                                                           Endossando os aspectos abordados por


         Equipamentos e Redes Telefônicas, promo­                                                                                                                                                                                                                 Jaime  Maçans, o presidente da Abeprest


        ção da  Telebrasil  programada para o dia                                                                                                                                                                                                                           Associação  Brasileira  de  Empresas

         10 de agosto, a partir das 9 horas, no Cen­                                                                                                                                                                                                              Prestadoras de Serviços em  Telecomuni­


         tro de Convenções Rebouças, em São Pau­                                                                                                                                                                                                                  cações, Rui  Leme Alvarenga, acrescentou


         lo,  irá  reunir  dirigentes  de  entidades  —                                                                                                                                                                                                           outros ângulos às questões qualidade, pla­


         Abecortel, Abeprest e Aberimest  — ope­                                                                                                                                                                                                                  nejamento e recursos  humanos.


         radoras e empresas para debater a “Qua­                                                                                     Rui  Alvaíviifta,  presidente  <la  Abnpnst.                                                                                         Sobre  qualidade,  Rui  afirmou  que “é


         lidade na Prestação de Serviços”, abordan­                                                                                                                                                                                                               preciso que as empresas do setor tenham


         do, além do tema central, relevantes ques­                                                                                                                                                                                                               uma cultura interna em condições de aten­


         tões sobre planejamento, pessoal e avalia­                                                                                  A  falta de uma tarifa real provoca oscila­                                                                                  der essa básica necessidade, mantida atra­

         ções.                                                                                                                       ções no mercado, impedindo que as asso­                                                                                      vés de  investimentos alocados adequada­


                                                                                                                                     ciadas façam suas previsões para novos in­                                                                                   mente em pessoal e  materiais.  Mas para


                                             M ão-de-obra                                                                            vestimentos. Nós não culpamos a Telebrás.                                                                                    isso,  não pode haver descontinuidade de


                                                                                                                                     O Sistema é eficiente, mas a inexistência                                                                                    negócios na área pública, nem mudanças
                 Para  Jaime  Francisco  Rodrigues  Ma-                                                                                                                                                                                                          da noite para o dia  E acrescentou: “Aí en­


        çans, presidente da Abecortel — Associa­                                                                                     de uma política global de Governo o im­                                                                                      tra  o  planejamento  do  Governo,  fixando


        ção Brasileira de Empresas Construtoras                                                                                      possibilita  de  prestar  as  informações  de                                                                                prazos  lógicos  e julgamento mais abran­


        de Redes Telefônicas, “a qualidade na pres­                                                                                  que tanto necessitamos para as nossas pre­                                                                                  gente das concorrências. Nesse aspecto, o


        tação de serviços evoluiu substancialmente                                                                                   visões”.  E  observou:  “Outro aspecto  diz                                                                                 conceito de qualidade deve ser elementar

        nesta década, apesar das dificuldades. Bas­                                                                                  respeito a discriminação sofrida, as vezes                                                                                  e considerado a  nível dos recursos de ca­


        ta citar que há três anos o índice de defei­                                                                                 pela aparência,  pelo profissional  de  rede                                                                                da empresa. Assim, é preciso que a Tele­


        tos na entrega de um cabo era da ordem                                                                                       por parte da população. “É preciso que as                                                                                    brás passe a privilegiar esse importante as­


        de 2%, caindo hoje para, praticamente, ze­                                                                                   pessoas tenham  para com  esse  trabalha­                                                                                    pecto como incentivo a novos investimen­


        ro.  As nossas associadas, atualmente em                                                                                     dor o mesmo respeito demonstrado ao fun­                                                                                     tos, ao contrário do que estamos vivendo


        número de  100 empresas de um universo                                                                                       cionário engravatado”. A Abecortel já vem                                                                                    hoje, quando o preço é praticamente o úni­


        de  115, reúnem cerca de 50 mil emprega­                                                                                     atuando nesse sentido, e espera que a co­                                                                                    co critério”.  Exemplifica o fato de empre­


        dos. Os investimentos, em sua maior par­                                                                                     munidade entenda as características de um                                                                                    sas que investem sem serem julgadas em
                                                                                                                                     serviço cujam obras projetam entradas em
        te, vêm sendo canalizados para a mão-de-                                                                                     galerias,  valas  ou  matagais.                                                                                              concorrências  da  mesma  forma  das que

        obra, cuja habilitação não conta com cur­                                                                                                                                                                                                                 pouco gastam.  “Fica  bem  claro que sem


        sos especializados e sim formação no cam                                                                                                                                                                                                                  despesas com a qualidade não vamos che­


        po de atuação da empresa. O treinando le­                                                                                                                                                                                                                 gar a  nada...”


        va no mínimo dois anos para atingir a ca­


        pacitação técnica.  Mas o nível  de ocupa­                                                                                                                                                                                                                                             M u d a r a  imagem


        ção dessa mão-de-obra tem enfrentado pi­


        cos tanto positivos quanto negativos. A fal­                                                                                                                                                                                                                       Quanto ao cadastramento e qualificação


        ta de equilíbrio gera ociosidade e a conse-                                                                                                                                                                                                               das empresas de transmissão e comutação


       qüente dispensa. No momento é da ordem                                                                                                                                                                                                                     e os critérios de avaliação em concorrên­


       de  10%. Infelizmente não dá para estocar                                                                                                                                                                                                                  cias, a Abeprest já entrou com recurso na


        mão-de-obra  na  prateleira...”                                                                                                                                                                                                                           Telebrás solicitando esse tratamento para

                                                                                                                                                                                                                                                                  suas 21 associadas de um total de 50, e cer­



                             A  saída é  m ais prazo                                                                                                                                                                                                              ca de 4  mil  funcionários altamente espe­

                                                                                                                                                                                                                                                                  cializados.

                A  manuteção  depende  da  constância                                                                                                                                                                                                                       Da  mesma  forma  que Jaime Maçans,


       dos serviços. “No mínimo, um planejamen­                                                                                                                                                                                                                    Rui  Alvarenga  tem  trabalhado  também


       to para 24 meses”, adianta Jaime, afirman­                                                                                                                                                                                                                  contra a  discriminação,  mas no caso, em


       do:  “E a melhor forma de se poder apri­                                                                                                                                                                                                                    relação a imagem do empreiteiro, muitas


       morar a qualidade”.  E acrescenta:  “Hoje                                                                                                                                                                                                                   vezes tido como aventureiro,  "quando na


       as operadoras do Sistema Telebrás estão                                                                                                                                                                                                                     realidade não é nada disso. E sim uma ba­

       fadadas a investir cada vez menos, porque                                                                                                                                                                                                                   se no desenvolvimento de serviços”. Sobre



       o controle tarifário pertence ao Ministério                                                                                                                                                                                                                 as  atuais  tarifas,  considera  seus  valores


       do Planejamento e não ao das Comunica­                                                                                                                                                                                                                      uma  séria consequência à população por


       ções. A tarifa é simplesmente definida com                                                                                                                                                                                                                  não representar o valor real. “Em contra­


       valores para se controlar a inflação, e não                                                                                                                                                                                                                  partida, a sociedade acaba por pagar caro

       remunerar o serviço prestado pelas teles.                                                                                    Jaims Maçans, presidente da Abercortel                                                                                          o desacerto dessa política”, concluiu.(.vcn
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