Page 29 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1988
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Alencastro:

























                           O ex-presidente da  Telebrás,  gen.  Alencas­                                                                                                                                                                                                                                          — A esse respeito,  ponto que eu considero



                 tro e  Silva,  começou  sua  conferência agrade­                                                                                                                                                                                                                                         mais difícil,  é preciso fazer com que nosso ho­


                 cendo o convite feito pela Telebrasil e lembrou,                                                                                                                                                                                                                                         mem  latino vista o manto da humildade,  calce


                 com  muita  propriedade,  sua  participação em                                                                                                                                                                                                                                          as sandálias de São Francisco, para que mesmo


                 quase  todos os  painéis  da  entidade  desde                                                                                                                                                                                                                                            não tendo razão reconheça a  sua culpa e pro­


                 quando ela foi fundada.  Disse que sua palestra                                                                                                                                                                                                                                         meta com reverência melhorar os serviços, com


                 se fundamentava em alguns princípios,  pensa­                                                                                                                                                                                                                                            preços justos.


                 mentos e  mensagens,  que teve a oportunidade                                                                                                                                                                                                                                                    Alencastro e Silva lembrou ainda os idos de


                 de expressar durante  mais de 40 anos em  que                                                                                                                                                                                                                                            1963, depois de promulgado o Código Brasilei­


                 m ilitou no setor de TCs.                                                                                                                                                                                                                                                               ro de  Telecomunicações  (Lei  4.117/62),  oca­


                           Em  seguida,  Alencastro fez  um  retrospecto                                                                                                                                                                                                                                 sião em que fez uma palestra no Clube da Aero­


                 do setor de telecomunicações,  tanto  no  Brasil                                                                                                                                                                                                                                        náutica, com a presença do Ministro das Comu­


                 quanto no exterior, dizendo que "é preciso que                                                                                                                                                                                                                                          nicações da Alemanha Ocidental, quando expôs



                 as empresas estejam  sempre à  frente daquilo                                                                                                                                                                                                                                          os planos do Conselho  Nacional de TCs,  inclu­


                 que os usuários venham a desejar e isso só pode                                                                                                                                                                                                                                         sive a criação da Embratel.  No final da apresen­


                 ser feito fundamentado  num órgão,  num  insti­                                                                                                                                                                                                                                          tação.  o ministro visitante pediu  para dar dois


                 tuto de pesquisa capaz de desenvolver o futuro                                                                                                                                                                                                                                          conselhos:  "primeiro,  nunca  se esqueça  que


                 desta extraordinária tecnologia que são as tele­                                                                                                                                                                                                                                        serviço publico é tarifa,  segundo,  nunca trans­


                 comunicações” .  E enfatizou,  mais adiante:                                                                                                                                                                                                                                            forme a  empresa que os Srs.  estão querendo


                           —  Os usuários dos serviços são os verdadei­                                                                                                                                                                                                                                  criar numa instituição de caridade” .


                 ros donos das empresas do  Sistema  Telebrás.                                                                                                                                                                                                                                                   — t  preciso que nós atuemos— disse o con­


                  Esta é a  mensagem que nós procuramos trans                                                                                                                                                                                                                                           ferencista — para  que o máximo  possível  de


                 m itir para obter aquilo que o usuário tem direito,                                                                                                                                                                                                                                    pessoas da sociedade tenham acesso aos servi­


                 o seu direito maior que é ser tratado com urbani­                                                                                              Confcrencista Alencastro e Silva (en-PR Telebrás).                                                                                     ços de  TCs,  através de simples assinaturas,  e


                 dade,  com  atenção,  porque  realmente ele e o                                                                                                                                                                                                                                        não através de  preços exorbitantes do autofi-


                 dono da empresa. Quanto ao empregado do sis­                                                                                                                                                                                                                                           nanciamento.  que sem  dúvida alguma  distor­


                 tema,  o primeiro item é proporcionar aos usuá­                                                                                               derado não corno um meio mas um fim e que o                                                                                             cerá cada  vez mais o Sistema  Telebrás.  É  pre­



                 rios ótima  qualidade de serviço,  fato que deve                                                                                              direito do cidadão  não deve ser oprimido pelo                                                                                          ciso modificar  essa  política.  Serviço público é


                 ser seguido pelo gerente, porque a empresa que                                                                                                 burocrata e aí está o grande perigo, que cu vejo,                                                                                      tarifa  e somente através de  uma  tarifa  real  e


                 lhe  proporciona o emprego  pertence aos assi­                                                                                                 na evolução das empresas estatais prestadoras                                                                                          justa  nós  podemos obter  recursos necessários


                 nantes,  pois trata-se de um serviço publico.                                                                                                 de  serviços.  Nada  traduz  melhor  do  que  a                                                                                         para alcançar a rentabilidade da empresa, e daí


                          Alencastro disse,  ainda,  que o prestador de                                                                                        grande frase do ex-presidente da Telepar e atual                                                                                        instituir seu  desenvolvimento de expansão e


                 serviço deve  reverenciar e respeitar o usuário,                                                                                               presidente da  NEC do  Brasil,  Gilberto Geraldo                                                                                       melhoria.


                 para que ele se sinta autoridade dentro da em­                                                                                                Garbi;  "Sua  excelência o usuário” .  É  preciso                                                                                                 Enfim, assegurou Alencastro que o caminho


                 presa. E acrescentou: "Isto foi uma política que                                                                                              que  toda  empresa  se  conscientize  de  que o                                                                                         a seguir é obter tarifas justas e reais, fazendo in­


                 procuramos desenvolver e que é realmente im ­                                                                                                 usuário tem sempre razão  Para que este ponto                                                                                           vestimentos com critérios,  produzindo equipa­


                 portante. Tudo o que estou dizendo é quase um                                                                                                 seja atingido é preciso um profundo trabalho de                                                                                         mentos da melhor qualidade através da  indús­


                sonho, mas é um sonho que pode se tornar reali­                                                                                                educação junto a todos que integram as empre­                                                                                           tria nacional e lutar para obter menores custos e


                dade,  sob  pena  de  nós  nunca  transformarmos                                                                                               sas prestadoras de serviços.                                                                                                            manutenção mais econômica.


                nosso País naquele  Pais grande com que todos


                nós sonhamos.  Foi dentro deste quadro que os


                prestadores  de  serviços  de  TCs  procuraram


                evoluir nestes últimos  15 anos, a partir da cria­


                ção da Telebrás” .








                                                                    Imprensa








                        —  Cabe  uma  pergunta:  o  que  realizamos


               neste  período de  15  anos?  Creio  que  muito,


               mas, na minha opinião, ainda é muito pouco, há


               muito o que fazer, especialmente na conscienti­


               zação  dos  prestadores de serviços.  É  preciso


               que  não  seja  publicado  na  imprensa  matéria


               como a constante de uma recente publicação do


               "Jornal do Brasil” , onde dizia que ” o Brasil tem


               hoje 296 diplomas, leis, decretos-lei, decretos,



               portarias e circulares que regulam a relação en­


               tre o consumidor e o  mercado de bens e servi­


               ços” .  No entanto, o cidadão,  no seu cotidiano,


               nos simples atos de transportar,  falar ao tele­


              fone, tirar dinheiro no banco,  fazer compras no


              supermercado,  colocar  uma  carta  no correio,


              etc.,  nunca  se  sentiu  tão desprotegido,  nunca


              foi tão mal servido, tão indefeso, diante da baixa



              qualidade dos serviços a que é submetido, sem


              poder reagir.


                       —  Como disse o senador  Roberto Campos,


              num artigo de jornal,  o usuário deve ser consi-                                                                                               (E-D) Anfitrião Tarcísio Faria (Teleceará), Antonio Carreira (PR  Telebrasil) e Antonio João (PR  Telerj).
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