Page 28 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1988
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FORTALEZA - CEARA
DE 19 A 22 DE SETEMBRO DE 1987
Wanderley:
Queremos liberdade para editar
Wanderley Gregoriano de Castro, presidente vante é o direito à privacidade, é o direito de não — Nós queremos fazer as listas de endereços
da Listei, empresa constituída pelo Grupo ABC e figurar o número do telefone nas listas. Esse direi separadas das listas de assinantes, por terem fi
Editora Abril, e co-patrocmadora do XVII Painel to de não figurar deve ser cobrado, mas a exclusão nalidades distintas. Pedimos encarecidamente
Telebrasil, realizado em Fortaleza, CE. disse em do endereço do assinante não deve ser cobrado, que nos deixem editar a lista de endereços seis
sua palestra que "há 15 anos a atividade de edi porque o endereço náo é essencial para se com meses depois da de assinantes.
ção das listas telefônicas vem sendo prejudicada pletar uma ligação telefónica. Então, esse direito O orador falou também sobre a legibilidade
por incompreensões, distorções, agressões, entre deve ser reconhecido, deve ser respeitado pelas das listas: "Encontramos uma lista muito bem
editoras e concessionárias, importando num des concessionárias” . feita nos Estados Unidos. Estamos estudando a
respeito aos mínimos direitos dos usuários". O conferencista discorreu sobre os custos e o adoção dessa tipologia. Outro problema é o papel.
Gregoriano de Castro fez um histórico das lis faturamento das edições, acrescentando que a Não tem cabimento importarmos papel do Chile
tas telefônicas no Brasil, lembrando que a primei Listei "não dá um centavo de desconto para nin da África do Sul, da Finlândia, para imprimirmos
ra foi editada em 1882 sob a denominação "Guia guém, de tal maneira que todo assinante seja tra listas telefônicas. Náo há dinheiro para isso. 0
dos Viajantes do Rio de Janeiro” , com 470 assi tado igualmente, porque lista telefónica é parte único fabricante brasileiro desse tipo de papel éa
naturas. Em 1947 foi constituída a LTB — Listas de um serviço público, onde é proibido dar des Klabin. Vamos pedir que melhorem a qualidade",
Telefónicas Brasileiras, que até 1967 editava lis conto subjetivo” . — Nós fazemos concursos entre artistas de
tas para 94% do mercado. Em seguida, Gregoriano de Castro, defen cada região para valorizar as listas, para estimular
— Dominando o mercado — acrescentou o dendo o seu ponto de vista, fez uma análise dos a cultura e assim diversas outras inovações que
orador — a LTB passou a contestar os diretos de aspectos comerciais e gráficos dos anúncios e pretendemos fazer nas páginas introdutórias.
edição assegurados às concessionárias e fez pu mais adiante citou exemplos de listas telefônicas O presidente da Listei explicou sobre as pes
blicar dois livros sob o título "Monopólio versus li editadas com duas seções, como em Porto Rico quisas que foram feitas em Porto Alegre. Campi
vre concorrência” , com pareceres de juristas (assinantes com erciais e assinantes residen nas e Recife em relação à página introdutória Ou
como Miguel Reale, Victor Nunes Leal, Rui Cisne ciais). tras pesquisas estão sendo realizadas em Beleme
Lima, e de economistas do porte de Octávio Gou Brasília.
veia de Bulhões, Mário Henrique Simonsen, Lan- — Gastamos 450 mil dólares nestas pesqui
gom e outros mais. sas — revelou Gregoriano — . 0 mercado de listas
O conferencista falou sobre sua atuação telefônicas no Brasil é estimado, em função do
durante 10 anos como assessor da Câmara dos mercado publicitário que, em 1986, foi de US$ 2
Deputados, ocasião em que foi aprovada a Lei bilhões e 600 milhões.
6874/80, "um a das tramitações das mais tum ul O executivo continuou mostrando os numeros
tuadas” . Foram abertas licitações em todo o País. do mercado publicitário, comparando-o como
A Listei atende hoje cerca de 80% do mercado de percentual que cabe às listas. Falou ainda a res
listas. peito das "listas piratas” e terminou sua oração
Gregoriano de Castro lembrou mais adiante a dizendo que "a Listei reconhece e proclama queo
importância das facilidades que os serviços tele direito de editar listas telefónicas era exclusivo
fônicos proporcionam. Revelou que a Listei man das concessionárias. No entanto, foi delegada per
tém 49 escritórios no Brasil, "inclusive em áreas lei à empresa da iniciativa privada. Por favor, dè-
onde náo atuam os: Rio de Janeiro, Belo Hori nos a liberdade da iniciativa para melhor atendê-
zonte, Bahia...” . Conferencista Wanderley Gregoriano de Castro (ABC las e ao público. Esse é o nosso apelo em nome de
Para o executivo "um a questão também rele Abril Listei). todos os editores” .
Zagonel :
Na Telepar, Conselho defende usuários
Ivo Zagonel, presidente do Conselho de Usuá ção por parte da imprensa, pois existem usuários de aparelho e que precisaram de treinamento".
rios da Telepar, enfatizou em sua palestra a atua que não sabem da existência do C onselho” , Outro pedido que aumentou sensivelmentee
ção prática que o Conselho vem obtendo em bene afirma Zagonel. No entanto, acrescenta, o usuário a antecipação de instalação ou mudança de
fício dos assinantes do Estado do Paraná, no que só é atendido após ter feito a reclamação junto a aparelho telefónico, por causa da parada de ins
tange à resolução de seus problemas, visto que nível específico, ou seja, 102 e 104, e não ter al talações que houve ano passado, provocandoacu
muitas vezes eles escapam do conhecimento da cançado seus objetivos. m ulo nestas atividades. De forma geral, segunde
Diretoria da concessionária. — A constatação de impulsos era a maior cau Zagonel, houve 557 reclamações aoConselhoem
Segundo Zagonel, engenheiro civil, 6 0 anos, o sa de reclamações por parte de usuários, no início 1987, sendo que muitas não formalizadas porque
tema do Painel da Telebrasil, "O s Direitos dos de atuação do Conselho. Devido aos equipam en são resolvidas na hora, na própria reunião.
Usuários” , é absolutam ente oportuno e nele se tos de medição e controle utilizados atualmente E finaliza: — Nossa filosofia de trabalhoéda
encaixa falar sobre o Conselho dos Usuários da pela Telepar, esta reclamação passou a ser a me livre iniciativa, da economia de mercado, dores-
Telepar, em Curitiba, de caráter consultivo, sem nos constante nas reuniões do grupo — explica o peito à propriedade privada e do reconhecimento
personalidade jurídica, cujo objetivo principal é engenheiro. da legitim idade do lucro válido, fatores que pros
servir de canal de comunicação entre a direção da Ele adverte, porém, que as referentes a defei eiam o desenvolvim ento nacional. Reconheça
empresa e o público usuário, procurando o apri tos aumentaram: "tenho a impressão que, desde mos também a necessidade da presença da adm
moramento dos serviços prestados. o Plano Cruzado, por causa do sonho de se criar nistração pública em alguns serviços essencial
O Conselho conta à sua disposição de telefone um negócio próprio que funcionários de várias mi- como Educação e Saúde, além da concessão de
próprio com discagem a cobrar e núm ero que cro-empresas tiveram , causando conseqüente- serviços tais como telecomunicações e trar>
con sta na lis ta de a ssin a n te s (2 3 4 -5 4 5 4 ). mente o absenteísmo. Houve ainda troca de téc portes.
"M esm o assim, sentimos falta de maior divulga nicos mais especializados em uma ou outra marca