Page 40 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1987
P. 40
XVII PAINEL TELEBRASIL
DIREITOS DOS USUÁRIOS
FORTALEZA - CEARÁ
DE 19 A 22 DE SETEMBRO DE 1987
Pollini
Como Diretor de Coordenação de Operações com qualidade e quantidade. E dentro desses
da Telebrás, Paulo Edmur Pollini, iniciou sua direitos consideramos muito importante o que
palestra falando da insatisfação do ser humano se denom ina preços/tarifas, como um item
digno de nota” .
em todos os sentidos, fez algumas observações
a respeito e disse que, no Brasil, "a coisa não Explicando mais adiante que a Telebrás tra
poderia ocorrer de forma diferente” . balha em função de custos e não de oportunida
— Vivemos num País que atravessa circuns des de negócios, o orador disse que o sistema
tanciais dificuldades, mas que não representa das TCs brasileiras "é sabidamente eficiente,
qualquer alteração no quadro geral, quando possui 11 empregados para cada mil terminais!
olhado na perspectiva de longo prazo. O mundo considerando-se todas as operadoras estaduais!
caracteriza-se por apresentar, como sempre, di e possui, acima de tudo, custos operacionais
ficuldades aqui e ali. Não há momentos em que compatíveis. Somente isto pode explicara vio
se possa considerar que as coisas estão cor lenta redução dos custos dos serviços de TCs” .
rendo maravilhosamente. A insatisfação parece — Desde a formação do Sistema Telebrás
estar ligada intimamente à própria essência do criamos ambientes compatíveis, onde os usuá
homem. rios pudessem nos procurar. Lojas com infra-
Pollini fez comparações do comportamento estrutura, automatização, pessoal treinado,
humano, tanto na guerra quanto na paz, e Conferencista Paulo Edmur Pollini, diretor da etc. — observou o conferencista.
falando particularmente sobre o Brasil teceu Telebrás. Pollini falou a seguir sobre o desenvolvi
comentários do período do Plano Cruzado até o mento da telefonia brasileira, os diversos servi
Plano Bresser. Em seguida, acrescentou: ços e facilidades que o setor oferece atualmente
— É muito importante observarmos que o O conferencista continuou fazendo com "e somente o brasileiro, por motivos que mere
setor de TCs ou o País, olhando-se de uma pers parações entre a telefonia e outros serviços pú ciam estudos de vários grupos de psicólogos,
pectiva de longo prazo, esteja se desenvolvendo blicos, observando que "os direitos dos usuários biólogos, sociólogos, antropólogos e outros ólo-
e se apresentando com um desempenho favorá podem ser visualizados e trilhado com melhor gos que se possa imaginar, encara de maneira
vel, satisfatório e buscando metas saudáveis. O objetividade e menor dispêndio de energia. Os negativa o serviço público” .
sistema de telecomunicações é muito amplo e, direitos legais dos usuários estão normatizados Ele disse que, no caso da Telebrás, cerca de
além do crescimento natural das suas partes por uma legislação específica. Cabe ao Sistema 85 a 90% das reclamações solicitadas por de
existentes, ele continua a se expandir, através Telebrás cumpri-la” . feitos nos telefones são atendidas e reparadas
de novas fronteiras, conquistando novos es O executivo assegurou que "o Sistema Tele num período de 24 horas. "Cabe ainda destacar
paços. brás observa atentamente as reivindicações dos — acrescentou Pollini — que neste último tri
usuários para melhor saber como aperfeiçoar a mestre nós observamos uma melhoria. Porém, o
Direitos dos usuários prestação dos serviços” . E acrescentou: "O Sis ano de 1986 foi, em geral, um ano mau para as
tema Telebrás se notabiliza por cumprir essa TCs em termos de resultados. Jamais podíamos
Segundo Edmur Pollini, o direito dos usuá legislação com muito equilíbrio, sendo por isso imaginar que naquele ano chegássemos a 33%
rios para todas essas formas pode ser tratado de compensado peja alta credibilidade do seu pú de congestionamento, também em consequên
maneira abrangente e genérica. "No caso da blico usuário. É claro que não temos e nem cia do superaquecimento da demanda ocorrido
telefonia, ela não é só vinculada diretamente a poderíamos ter a pretensão de sermos perfeitos. durante o Plano Cruzado. 0 Sistema Telebrás
um imenso número de usuários, mas também Acreditamos que nosso saldo positivo supera, não possuía ociosidade, em 86, para fazer
permeia todas as classes sociais, serve a todos em muito, a marca dos 51%, mas por tudo que frente a essa violência que ocorreu, quando o
os tipos de atividades econômicas, políticas, se disse até aqui, a compreensão da missão de congestionamento atingiu a todos os setores’
sociais e científicas e também se presta ao trato nosso sistema levou-nos a considerar também O executivo garantiu que a Telebrás está se
de aualquer tipo de assunto” . como direito do usuário um serviço telefónico esforçando ao máximo para a melhoria dos ser
viços a curto e médio prazos, principalmente no
que diz respeito ao descongestionamento in
terurbano e de telex. Todavia, ele não se consi
derou um otim ista irresponsável, "porque tr3-
balhamos com números, com dados, e as indus
trias têm conhecimento disso” .
— É claro que as indústrias querem ma^
encomendas — afirmou Pollini, a propósitos-
mas esse é outro problema, uma nova discus
são. Foi dito claramente pelo Sr. Ministre C3S
Comunicações, pelo Presidente da Telebrás.
pelos diretores das nossas empresas, que não
iremos oferecer uma solução de grande melho
ria para 1987. Este ano será um ano de manu
tenção. A melhoria que estamos começa rio o
oferecer é pequena em relação oferta procu _
Em 1988 é que começarão a entrar em cera^
novas facilidades que estão sendo contrataca^
teremos o tom de discar melhor, o tráfego u
bano m elhor. A presença do grande usua ¦
também é m uito importante. Nós queremo ^
com ele intensas e boas relações. Somem: -
usuários poderão alavancar esse sistema P*
que o Brasil tenha o serviço de telecomu
Audiência atenta à exposição do conferencista da Telebrás.
ções aprimorado.