Page 40 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1987
P. 40

XVII PAINEL TELEBRASIL


                                                DIREITOS DOS USUÁRIOS




                                                FORTALEZA -  CEARÁ


                                                DE 19 A 22 DE SETEMBRO DE 1987









                                                                                                                                                                            Pollini

























                          Como Diretor de Coordenação de Operações                                                                                                                                                                                         com  qualidade  e  quantidade.  E  dentro desses

                   da  Telebrás,  Paulo  Edmur  Pollini,  iniciou  sua                                                                                                                                                                                     direitos consideramos  muito  importante o que


                   palestra falando da  insatisfação do ser humano                                                                                                                                                                                         se  denom ina  preços/tarifas,  como  um  item
                                                                                                                                                                                                                                                           digno  de  nota” .
                   em todos os sentidos, fez algumas observações


                   a  respeito e disse que,  no  Brasil,  "a  coisa  não                                                                                                                                                                                           Explicando mais adiante que a Telebrás tra­


                   poderia ocorrer de forma diferente” .                                                                                                                                                                                                   balha em função de custos e não de oportunida­


                          —  Vivemos num País que atravessa circuns­                                                                                                                                                                                       des de negócios, o orador disse que o sistema

                   tanciais dificuldades,  mas  que  não  representa                                                                                                                                                                                       das  TCs  brasileiras  "é  sabidamente  eficiente,

                   qualquer  alteração  no  quadro  geral,  quando                                                                                                                                                                                         possui  11  empregados para cada mil terminais!


                   olhado na perspectiva de longo prazo.  O mundo                                                                                                                                                                                          considerando-se todas as operadoras estaduais!


                   caracteriza-se por apresentar, como sempre, di­                                                                                                                                                                                         e  possui,  acima  de  tudo,  custos  operacionais

                   ficuldades aqui e ali.  Não há momentos em que                                                                                                                                                                                          compatíveis.  Somente  isto pode explicara vio­


                   se  possa  considerar  que  as  coisas  estão  cor­                                                                                                                                                                                     lenta redução dos custos dos serviços de TCs” .

                   rendo maravilhosamente. A insatisfação parece                                                                                                                                                                                                  —   Desde  a  formação  do  Sistema  Telebrás


                   estar ligada  intimamente à  própria essência do                                                                                                                                                                                       criamos ambientes compatíveis,  onde os usuá­

                   homem.                                                                                                                                                                                                                                  rios  pudessem  nos  procurar.  Lojas  com  infra-


                           Pollini  fez comparações do comportamento                                                                                                                                                                                      estrutura,  automatização,  pessoal  treinado,

                   humano,  tanto  na  guerra  quanto  na  paz,  e                                                                     Conferencista  Paulo Edmur Pollini,  diretor da                                                                    etc.  —  observou  o conferencista.


                   falando  particularmente  sobre  o  Brasil  teceu                                                                    Telebrás.                                                                                                                 Pollini  falou  a  seguir  sobre  o  desenvolvi­


                   comentários do período do Plano Cruzado até o                                                                                                                                                                                           mento da telefonia  brasileira, os diversos servi­

                    Plano Bresser.  Em  seguida,  acrescentou:                                                                                                                                                                                            ços e facilidades que o setor oferece atualmente


                           —   É  muito  importante  observarmos  que  o                                                                      O  conferencista  continuou  fazendo  com­                                                                   "e somente o brasileiro,  por motivos que mere­

                   setor de TCs ou o País, olhando-se de uma pers­                                                                     parações entre a telefonia e outros serviços pú­                                                                   ciam  estudos  de  vários  grupos  de  psicólogos,


                   pectiva de longo prazo, esteja se desenvolvendo                                                                     blicos, observando que "os direitos dos usuários                                                                    biólogos,  sociólogos, antropólogos e outros ólo-

                   e se apresentando com um desempenho favorá­                                                                         podem  ser visualizados  e trilhado com  melhor                                                                    gos que se  possa  imaginar,  encara  de maneira


                   vel, satisfatório e buscando metas saudáveis. O                                                                     objetividade e menor dispêndio de energia.  Os                                                                     negativa  o serviço  público” .

                   sistema de telecomunicações é muito amplo e,                                                                        direitos legais dos usuários estão normatizados                                                                            Ele disse que,  no caso da Telebrás, cerca de


                   além  do  crescimento  natural  das  suas  partes                                                                   por uma legislação específica. Cabe ao Sistema                                                                     85 a  90%   das reclamações solicitadas por de­

                   existentes,  ele continua  a  se expandir,  através                                                                 Telebrás cumpri-la” .                                                                                              feitos  nos telefones  são atendidas e reparadas


                   de  novas  fronteiras,  conquistando  novos  es­                                                                           O executivo assegurou que "o Sistema Tele­                                                                  num período de 24 horas.  "Cabe ainda destacar

                   paços.                                                                                                              brás observa atentamente as reivindicações dos                                                                     —  acrescentou  Pollini  —  que  neste último tri­


                                                                                                                                       usuários para  melhor saber como aperfeiçoar a                                                                     mestre nós observamos uma melhoria. Porém, o


                                                Direitos dos  usuários                                                                 prestação dos serviços” .  E acrescentou: "O Sis­                                                                  ano de  1986 foi, em geral,  um ano mau para as

                                                                                                                                      tema  Telebrás  se  notabiliza  por  cumprir  essa                                                                  TCs em termos de resultados. Jamais podíamos


                           Segundo  Edmur  Pollini,  o direito dos usuá­                                                               legislação com muito equilíbrio, sendo por isso                                                                     imaginar que naquele ano chegássemos a 33%

                   rios para todas essas formas pode ser tratado de                                                                   compensado peja alta credibilidade do seu  pú­                                                                      de congestionamento,  também em consequên­


                   maneira  abrangente  e  genérica.  "No  caso  da                                                                    blico  usuário.  É  claro  que  não  temos  e  nem                                                                 cia do superaquecimento da demanda ocorrido

                   telefonia,  ela  não é só vinculada diretamente a                                                                   poderíamos ter a pretensão de sermos perfeitos.                                                                    durante  o  Plano  Cruzado.  0   Sistema  Telebrás


                   um  imenso  número  de  usuários,  mas também                                                                       Acreditamos  que  nosso  saldo  positivo  supera,                                                                   não  possuía  ociosidade,  em  86,  para  fazer

                   permeia todas as classes sociais,  serve a todos                                                                    em muito, a marca dos 51%,  mas por tudo que                                                                       frente  a  essa  violência  que  ocorreu,  quando o


                  os  tipos  de  atividades  econômicas,  políticas,                                                                   se disse até aqui,  a compreensão da  missão de                                                                    congestionamento atingiu  a  todos os setores’

                  sociais e científicas e também se presta ao trato                                                                    nosso  sistema  levou-nos  a  considerar também                                                                            O executivo garantiu que a Telebrás está se


                  de aualquer tipo  de assunto” .                                                                                      como  direito  do  usuário  um  serviço  telefónico                                                                esforçando ao máximo para a  melhoria dos ser­


                                                                                                                                                                                                                                                          viços a curto e médio prazos, principalmente no


                                                                                                                                                                                                                                                           que  diz  respeito  ao  descongestionamento  in­


                                                                                                                                                                                                                                                           terurbano e de telex. Todavia, ele não se consi­

                                                                                                                                                                                                                                                           derou  um  otim ista  irresponsável,  "porque tr3-


                                                                                                                                                                                                                                                           balhamos com números, com dados, e as indus­


                                                                                                                                                                                                                                                           trias têm conhecimento disso” .


                                                                                                                                                                                                                                                                  —   É  claro  que  as  indústrias  querem  ma^

                                                                                                                                                                                                                                                           encomendas —  afirmou  Pollini, a propósitos-


                                                                                                                                                                                                                                                           mas  esse  é  outro  problema,  uma  nova  discus­

                                                                                                                                                                                                                                                           são.  Foi  dito  claramente  pelo  Sr.  Ministre C3S


                                                                                                                                                                                                                                                           Comunicações,  pelo  Presidente  da  Telebrás.


                                                                                                                                                                                                                                                           pelos  diretores  das  nossas  empresas,  que  não


                                                                                                                                                                                                                                                           iremos oferecer uma  solução de grande melho­

                                                                                                                                                                                                                                                           ria para  1987.  Este ano será  um ano de manu


                                                                                                                                                                                                                                                           tenção.  A  melhoria  que estamos começa rio o

                                                                                                                                                                                                                                                           oferecer é  pequena  em  relação oferta procu  _


                                                                                                                                                                                                                                                            Em  1988 é que começarão a entrar em cera^


                                                                                                                                                                                                                                                           novas facilidades que estão sendo contrataca^

                                                                                                                                                                                                                                                           teremos o tom  de  discar  melhor,  o tráfego  u


                                                                                                                                                                                                                                                            bano  m elhor.  A  presença  do grande  usua  ¦

                                                                                                                                                                                                                                                           também é m uito importante.  Nós queremo                                                             ^


                                                                                                                                                                                                                                                           com  ele  intensas  e  boas  relações.  Somem:                                                       -


                                                                                                                                                                                                                                                            usuários  poderão alavancar esse sistema P*

                                                                                                                                                                                                                                                            que  o  Brasil  tenha  o serviço de telecomu

                     Audiência atenta à exposição do conferencista da  Telebrás.
                                                                                                                                                                                                                                                            ções aprimorado.
   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44   45