Page 37 - Telebrasil - Julho/Agosto 1987
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"O utro m ito desatinado foi o do sacrifício hu
C itando Oscar W ilde: m anifestar a própria m ano", lembrou o conferencista Este m ito per aceita, se for deixado de lado o conceito do m ito
antropom orfico, isto é, do hom em ser um reflexo,
opinião é mais do que um dever, é essen-
cialm ente um prazer. 0 tema escolhido por nós foi sistiu desde a aurora da pré-história até as cerim ô ainda que im perfeito, do m undo ideal (das idéias)
Ad Majorem Dei Gloriam, um ensaio sobre as al nias dos astecas, sem falar da inquisição em que sugerido por Platão.
ternativas para nossas preciosas e desatinadas se passou a queim ar "o corpo desprezível para — Hoje sabemos que somos um produto bio
crenças. A seguir, irem os contem plar os m itos salvar aflitas alm as". E foi a hierarquização social lógico de uma história evolutiva relativam ente re
preciosos e desatinados da história, pesquisando — fruto de um m ito desatinado— que ao longo da cente. À sem elhança de outros seres vivos que
a origem dos mitos, para desembocar em coisas história perm itiu que, sob o protexto de crenças nos rodeiam estamos, assim , sujeitos a im p e rfe i
práticas de nosso dia-a-dia, como os m itos do mo diversas (inspiradas na filosofia dualística de Pia ções de projeto. Nada im pede que, no futuro, tal
nopólio, da privatização, da tecnologia, do nacio tão), a hum anidade chegasse a regimes como o do qual fósseis que foram descartados rio passado,
nalism o — assim com eçou sua palestra o vice- apartheid ou a matanças como a do nazismo, lem sermos tam bém descartados deste m undo ou até
presidente da E m bratel, C leofas de M edeiros brou Uchôa. provocar um cataclism o no planeta. Uma catás
Uchôa. E tudo isto foi feito Ad Majorem Dei Gloriam trofe telúrica que aliás, em term os do Universo,
Montada como peça teatral, constou a pales (Para a Maior Glória de Deus) registrou o orador, nem seria notada filosofou o conferencista.
tra de três atos: M itos e Realidades (com as ce acrescentando num discurso im pactante e apo P rosseguindo sua palestra e xp lico u Uchôa
nas: Fenômeno de Janus, Mitos Preciosos, Mitos calíptico que: que a diferença entre razão e m ito, entre o in te le c
Desatinados); Cavalos e Crocodilos (a origem dos A história do homem nâo se plasma num tual e o em ocional poderia provir da insuficiente
mitos) e Marquês de Sapucaí. sussurro puro do Universo de Kepler, com suas coordenação entre as partes m ais novas e nobres
esferas de m itos preciosos, mas sim no rufar dos do cérebro (córtex) e aquelas consideradas m ais
M itos e Realidades tambores da guerra. Guerras tribais, religiosas, c i prim itivas, onde residiria a conduta em ocional e
vis, nacionalistas, revolucionárias, coloniais, de afetiva Citou a própósíto, idéias cogitadas na dé
Explicou Uchôa que os m itos podem ser ver co n q u ista , de libertação, guerra para previnir cada de 3 0 , que entreviu o fu n cio n a m e n to do
dades, em que ninguém acredita (como a teoria guerra, guerra para obter a paz e que se sucedem cérebro com base em três regiões concêntricas. A
heliocêntrica), e podem ser m entiras (como os em cadeia, com pulsivam ente F caso esse laivo regiáo mais antiga, m ais central, seria de origem
deuses do O lim po) em que todos acreditaram . de delírio persistir, a astronave Terra poderá mear reptiliana (o crocodilo), seguindo-se a regiáo her
Mito e Realidade são, portanto, as duas faces da nar novo navio fantasma, vagando pelos espaços dada dos m am íferos (o cavalo) e fm alm eente a m
mesma moeda, como as faces de Janus, que os siderais, com sua carga de tripulação morta Ad bas envolvidas pelo córtex hum ano.
cilam no decorrer do tempo. Majorem Dei Gloriam, — Constata-se da biologia que os hem isférios
D istinguiu o orador dois tipos de mitos*, os direito e esquerdo do cérebro têm suas atividades
úteis e os férteis que são preciosos e os perigosos A Origem dos Mitos coordenadas pelos denom inados "c o rp u s callo-
que classificou de desatinados. A seguir, ele se su s". Todavia, no sentido ve rtica l do cum e do
deteve, nos m itos preciosos, relem brando que os Por que a origem dos m itos pode estar ligada à pensamento conceituai do córtex, passando pela
antigos Caldeus, apesar de terem uma visão (hoje) idéia de cavalos e crocodilos? Por que o homem paixão do cavalo, aos instintos do crocodilo, pode
errônea do m undo, isto não os im pediu de marcar m anifestou predisposição para os m itos desatina não haver coordenação nem protocolos de co m u
as efemérides com notável precisão, assim bene dos? Uma das possíveis alternativas, discorreu nicação adequados. E seria o m esm o tem a dos
ficiando sua agricultura. Pitágoras, por sua vez, Uchôa, seria a de uma falha biológica na genealo três cérebros retom ado por Freud ao referir-se ao
uniu a música com as formas geom étricas e usava gia do ser humano que pode ser, mais facilm ente ego, superego e ld.
a música como terapia para o corpo que via como Segundo o palestrante, isto não é tudo. A m o
um in stru m e n to que precisava ser afinado. A derna psicologia vê a criança com o um ser to ta l
mesma idéia, poética e cie n tifica , Kepler usou mente dependente dos pais e esta experiência in
para a com preensão do funcionam ento do sis fantil seria parcialm ente responsável pelo desejo
tema solar e que serviu, séculos m ais tarde, como do homem em subm eter-se à autoridade de in d i
contribuição para o em basam ento da moderna víduos ou de grupos e explicaria sua alta sugestio-
ciência. nahdade por d o u trin a s , m ito s e im p e ra tiv o s
"A lista dos m itos preciosos é grande", disse m orais. "A lavagem ce re b ra l que com eça no
Uchôa, enquanto desfilavam para a platéia, numa berço, poderia explicar a excessiva capacidade do
tela montada no auditório, imagens im pactantes ser humano em se identificar com credos e causas
de galáxias e sistemas estelares. Prosseguiu o ora e até esposá-los, entusiasticam ente, m esm o que
dor, explicando como Kepler, baseado no helio- não atendam aos ditam es da razão ou possam até
centnsmo de Kopernico, m ontou, m icialm ente, ser nocivos a sua a u to p re s e rv a ç ã o ", e xp lico u
um sistem a de sólidos espaciais concêntricos Uchôa.
para e xp lica r as ó rb ita s dos planetas e com o
! usando a idéia poética dos tons m usicais de Pitá Marquês de Sapucaí
goras acabou chegando, baseado em inverdades,
as três famosas Leis de Kepler. que aheerceram o Abriu o dirigente a últim a parte de seu d iscu r
trabalho de Newton. Enfim, disse o orador: idéias so registrando que m uitas vezes "fica m o s m uito
j falsas permitem chegar a realidades benéficas — mais comovidos num desfile pelo canto, em si, do
isto são mitos preciosos. que pelo que se c a n ta ". A seu ver, fenôm eno
Referiu-se ainda Uchôa aos m itos desatina análogo ocorre com a linguagem hum ana que pos
dos, levantando a questão Nietzscheana da d u a li sui, de per si, a lto poder explosivo. Assim , no
dade dos mundos de Platão (o mundo perfeito do m undo da ficção, os habitantes de uma ilha, Lili-
além contrapondo-se ao mundo sensível e im per put, em preenderam Santas Cruzadas por diver
feito da realidade). Com base em Platão viveu a gências dogm áticas de origem divina a respeito da
humanidade por longos anos acreditando que o melhor maneira de quebrar um ovo.
mundo real criado por um ser supremo já vinha — Há que ficar alerta para que não se em pre
hierarquizado, inclusive socialm ente: os Reis de endam Santas Cruzadas por divergências obsses-
tinham o poder divino, diretam ente do além , e o sivas, ou por meias verdades, travestidas de ver
! servo deveria aceitar sua condição de servo, por dades inteiras, que então passarão a atuar com o
ser esta a ordem estabelecida das coisas pelos po C o n fe re n c is ta C le o fa s U chôa, vice - dogm a, reforçadas pela a titu d e de devoção ao
deres celestes. presidente da Embratel. m ito. Devemos nos precaver contra os perigos dos l