Page 35 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1986
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Concorrência                                                                                                                                                                                            and Wireless, empresa que no Brasil foi



                                                                                                                                                                                                                                                      dona da antiga Western. Os serviços in­

                      Outro aspecto ressaltado pelos con­                                                                                                                                                                                             gleses de valor agregado e os serviços


               ferencistas, foi o da concorrência que é                                                                                                                                                                                               móveis foram abertos a concorrentes li­


               feita às operadoras de TCs, pelos gran­                                                                                                                                                                                                cenciados e o fornecimento de equipa­


               des usuários que tendem a implementar                                                                                                                                                                                                  mentos e de sua manutenção à concor­


               suas próprias redes privadas.  Esta si­                                                                                                                                                                                                rência pública. Também deu seu recado,


               tuação de conflito compreende, segundo                                                                                                                                                                                                 o conferencista, dentro da  linha pre­



               a Coopers & Lybrand, très fases: uma de                                                                                                                                                                                                valecente do Seminário:


               confronto (empresa operadora  x  gran­                                                                                                                                                                                                         — O importante no fato de uma em­


               des clientes); seguida, por outra, de rea­                                                                                                                                                                                             presa ser privatizada é o estímulo da


               valiação (descobrem os usuários que                                                                                                                                                                                                    concorrência que a obriga a alinhar seus


               existem "custos ocultos” que nâo ha­                                                                                Jack Dunleavy                                                                                                      preços mais próximos dos custos, parti­


               viam previsto); e, fmalmente, outra de                                                                                                                                                                                                  lhar o mercado em segmentos, controlar


               perspectiva a longo prazo (alguns gran­                                                                                                                                                                                                coisas tais como margens de lucrativi­


               des clientes permanecem atores ativos e                                                                             dade de 100 aparelhos/habitantes. Já a                                                                             dade e sua participação no mercado —



               outros não). Dessa maneira, só resta às                                                                             proporção brasileira de 30 telefones co­                                                                           disse John Collings.


               operadoras provar que podem oferecer                                                                                merciais para 70 residenciais está den­                                                                                    A palestra subseqüente coube a Fre-


               serviços melhores e mais baratos,  no                                                                               tro da média de outros países. Mas é bai­                                                                          derick Mackenzie, da C&L, que tratou


               todo, do que seus grandes usuários.                                                                                 xa sua taxa de 16 instalações por 100 do­                                                                          de problemas organizacionais e de re­


                       Sobre  planejamento  estratégico                                                                             micílios se comparada com EUA (15%);                                                                              cursos humanos e, após elogiar o Brasil,


               foram colocadas algumas questões pelçs                                                                              Japão (75%); Reino Unido (74%); Itália                                                                             por seu rápido desenvolvimento econô­


               técnicos da Coopers & Lybrand: Em que                                                                                (57%).                                                                                                            mico, observou que "se as telecomunica­


                direção caminham  as operadoras de                                                                                          Foi também justificada, através das                                                                       ções, a nível mundial, quiserem ocupar



               TCs? Serão empresas transformadoras                                                                                  estatísticas, a existência de uma estra­                                                                          o centro de revolução da informação pre­


                ou transportadoras de informação? De­                                                                               tégia mundial, generalizada, de subsí­                                                                            cisarão mudar seu enfoque orientando-


                vem elas cobrir toda a gama de serviços                                                                             dios cruzados entre as ligações interna­                                                                          se para fora, para a aceitação de maior


                ou somente alguns? Quais? Que tipo de                                                                               cionais (mais caras) e as tarifas nacio­                                                                          risco, com um estilo gerencial descen­


                organização é melhor frente à mudança                                                                               nais de longa distância (mais baratas).                                                                           tralizado e participativo e com comuni­


                tecnológica e mercadológica que se efe­                                                                             Por outro lado, as horas de trabalho ne­                                                                          cações polldirecionais”.


                tiva nas TCs?                                                                                                       cessárias para pagar o custo anual do                                                                                     Para ele, há também escassez de re­


                                                                                                                                    serviço telefônico de um usuário de clas­                                                                         cursos especializados em TCs e a ênfase


                                                                                                                                    se média, representam hoje, na maioria                                                                            nas operadoras está se deslocando da


                                                                                                                                    dos países, entre metade e dois terços, do                                                                        engenharia de operação para o do mar­


                                                                                                                                    que eram há 10 anos atrás. Conclusão:                                                                             keting técnico,  visto estar se vivendo


                                                                                                                                    os serviços de TCs melhoraram seu per­                                                                            num novo mundo, onde até clientes se


                                                                                                                                     fil eficiência/custo na última década.                                                                           tornam  concorrentes,  a  tecnologia



                                                                                                                                                                                                                                                      muda com grande rapidez e os ambien­

                                                                                                                                                            Recursos Humanos                                                                          tes operacionais são desconhecidos.



                                                                                                                                                                                                                                                              — As mudanças organizacionais são

                                                                                                                                            Dando  prosseguimento ao  semi­                                                                           sempre difíceis e durante os períodos de


                                                                                                                                     nário, John Collings fez um resumo das                                                                           transição é necessário identificar os


                                                                                                                                     transformações pelas quais passaram o                                                                            "bolsões”  de  resistência dando-lhes


                                                                                                                                     PTT inglês: criação do monopólio esta­                                                                           mais atenção e treinamento — reco­


                                                                                                                                     tal em 1912; empresa estatal em 69; des­                                                                         mendou a palestrante, que identificou


                                                                                                                                     membramento dos correios e da British                                                                            os principais sistemas a serem consi­


                                                                                                                                     Telecom em 81; privatização desta úl­                                                                            derados "empresarial (operação,  orga­


                                                                                                                                     tima, em 84, com 51% das ações ofereci­                                                                           nização); político (poder, influência, in­


                                                                                                                                     das ao público.                                                                                                   tercâmbios) e cultural (valores, normas,


                                                                                                                                            Na Inglaterra, a British  Telecom                                                                          amizades)”.


                                                                                                                                     passou a ser uma operadora de TCs pú­                                                                                    A seguir, ela deu sua metodologia de


                                                                                                                                     blicas, licenciada pelo governo e que                                                                             como se reformular um sistema empre­


                                                                                                                                     compete com a Mercury, do grupo Cable                                                                             sarial: a) rever os objetivos da empresa;



                                                                                                                                                                                                                                                       b) reestruturar a organização e as fun­


                       Para responder a estas questões, a                                                                                                                                                                                              ções (mudar responsabilidades, criar



                especialista Kathleen Leibfried mos­                                                                                                                                                                                                   novas funções, definir estruturas matri­


                trou, inicialmente, algumas estatísticas                                                                                                                                                                                               ciais); c) selecionar e desenvolver geren­


                globais de TCs, dentre as quais a já clás­                                                                                                                                                                                             tes (com rodízio de funções, mas aten­


                sica correlação entre telefones por 100                                                                                                                                                                                                dendo às necessidades pessoais); d) trei­


                habitantes versus PNB (de 1981), onde                                                                                                                                                                                                  namento técnico (novos serviços, novas


                o Brasil se situa ligeiramente acima da                                                                                                                                                                                                tecnologias, novo ferramental); e) pla­


                média. Outra transparência indicava                                                                                                                                                                                                    nejar e prever recursos humanos (a


                que a depreciação da Embratel em rela­                                                                                                                                                                                                 curto e longo prazo); f) medir desempe­


                ção a seu imobilizado depreciável é de                                                                                                                                                                                                 nho e melhorar as comunicações empre­



                apenas 5,4%,  contra 9,6% da British                                                                                                                                                                                                   sariais.


                Telecom, 8% da AT&T e 13,5% da NTT.                                                                                                                                                                                                            Em relação ao sistema político em­


                       Os também tradicionais dados do                                                                                                                                                                                                 presarial, Mackenzie enfatizou que é


                World Telephones,  publicados pela                                                                                                                                                                                                     necessário dar atenção ao sistema de re­


                AT&T em 1983, foram mostrados verifi­                                                                                                                                                                                                  muneração (deve-se incentivar a habili­


                cando-se que o Brasil se situa em 8.° lu­                                                                                                                                                                                               dade empresarial); à delegação de au­


                gar no conjunto de 39 países, que pos­                                                                                                                                                                                                  toridade; à gerência participativa; e à


                suem mais de 1 milhão de telefones, mas                                                                                                                                                                                                 criação de  carreiras duplas (empre­


                cai para 35.° em se tratando da densi-                                                                              Colin Dunn                                                                                                          sarial e técnica).
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