Page 31 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1986
P. 31

usuários do Standard-C poderão, inclu­                                                                                 mente por 200 especialistas oriundos de                                                                                     Tais novos sistemas são destinados à


            sive, ter acesso a serviços de videotexto                                                                              cerca de 30 diferentes nacionalidades.                                                                               prover a localizações das estações mó­


            e teletext. Mas será nas horas de emer­                                                                                        Olof Lundberg é o atual diretor geral                                                                        veis com precisão da ordem de alguns


            gência que o terminal Standard-C mos­                                                                                   da Inmarsat e tem apresentado, como                                                                                 metros ao serem munidas com recep­


            trará todo seu  potencial  recebendo e                                                                                  principal política, expandir a atuação                                                                              tores, cujo custo se espera venham se fi­


            transmitindo,  automaticamente,  as                                                                                     do sistema para incluir, além de simples                                                                            xar em torno de mil dólares cada. Ainda


            mensagens para segurança marítima.                                                                                      comunicações marítimas, novos servi­                                                                                nos Estados Unidos, existe um grupo de


            Prevendo estas vantagens, a IMO decla­                                                                                  ços de comunicações aeronáuticas, rá­                                                                               empresas privadas, como a Geo Star,


            rou, recentemente, que o terminal Stan-                                                                                 dio-navegação e comunicações móveis.                                                                                McCaw Space Tec., MCCA e Omninet


            dard-C está aprovado para todos os na­                                                                                                                                                                                                      que já entraram com pedidos no FCC,


            vios acima de 300 toneladas brutas, na­                                                                                                            Rádio-Navegação                                                                          para explorarem tais tipo de serviço.


            vegando na área A3.                                                                                                                                                                                                                                 Mas não é tudo e a competição inter­


                   — A  nova estação Standard-C, per­                                                                                       Desde  1983, a Inmarsat vem se in­                                                                           nacional para prover a sistemas de ra-



            mitindo que os computadores de bordo                                                                                    teressando em  implantar o sistema                                                                                   dio-navegação é grande e incluem os sis­


            estejam em permanente contato com os                                                                                    FGMDSS (Future Global Maritime Dis-                                                                                  temas Navsat e  Granas propostos res­


            computadores de terra das empresas de                                                                                    tress and Safety System) destinado a                                                                                pectivamente  pela  ESA  (European


            navegação, irá, certamente, revolucio­                                                                                   fornecer o posicionamento preciso de                                                                                Space Agency)e pela República Federal


            nar e automatizar a administração do                                                                                     embarcações, para efeito de segurança                                                                               da Alemanha.


            frete marítimo, — apregoa a Inmarsat                                                                                     no mar. As grandes potências têm se in­                                                                                     Neste contexto, a Inmarsat, por seu


            — inclusive com o uso de sistemas de                                                                                     teressado por este tipo de sistema.                                                                                 caráter internacional, pugna por ser o


            telemedição e telemetria, a bordo, que


             permitirão monitorar à distância, os di­


            versos sistemas das embarcações, de                                                                                      S                          ---------- «--- g------ --------- -------------: ;—-  : • - - ^


             toda uma frota.







                                               Organização






                     A Organização Internacional de Sa­


             télites Marítimos-Inmasart, criada em


             1974, atualmente opera satélites para


             serviços de telefonia, telex, dados, fac-


             símile, bem como de segurança e socorro


             (SOS) para as indústrias de transporte e


             de plataformas marítimas.  Sua sede é


             em  Londres, onde iniciou  suas opera­


             ções em 1" de fevereiro de 82.



                     Vasta  variedade  de  usuários  faz


             parte do sistema  Inmarsat dentre os


             quais citam-se navios tanques, platafor­


             mas petrolíferas, navios oceanográficos


             e de  pesquisa, embarcações de pesca,


             cargueiros e graneleiros, transatlânti­


             cos, quebra-gelos, rebocadores,  lança­


             dores de cabos submarinos.  Para casos


             de emergência e para catástrofes na­


             turais, a Inmarsat provê a serviços mó­                                                                                  Configuração atual do Sistema Inmarsat para comunicações e salvamento.


             veis de segurança e socorro.


                    A Inmarsat é financiada pelas con­


            tribuições de seus 47  membros signa­                                                                                             Os americanos, por exemplo, preten­                                                                        único sistema de comunicações móveis e


            tários, que  incluem  Estados Unidos,                                                                                     dem substituir os atuais sistemas deno­                                                                            de rádio-navegação rádio-localização,


            Rússia,  países  europeus,  africanos e                                                                                   minados Tacan, VOR/DME, Omega, Lo-                                                                                 que, segundo Olof Lundberg, devem,



            asiáticos.  Na América Latina 3 países                                                                                    ran-C e Transit por outro mais geral, o                                                                            cada vez mais, serem explorados como


            pertencem à organização:  Argentina,                                                                                      Global Positioning System — também                                                                                 coisa única, tanto para a área naval


            Brasil e Chile. A Administração da In­                                                                                    conhecido como Navstar — e que será                                                                                quanto para a aeronáutica, lembrando


            marsat cabe a três organismos: Assem­                                                                                     constituído por 18 satélites, orbitando a                                                                          uma caminhada paralela efetuada pelos


            bléia; Conselho,  e  Diretoria (ou staff                                                                                  20 mil kms de altitude. O GPS, que é do                                                                            operadores para chegar à RDSI (Rede


            permanente).                                                                                                              tipo de difusão, permitirá que os usuá­                                                                            Digital de Serviços Integrados).


                    A Assembléia  Geral é constituída                                                                                 rios determinem sua perfeita localiza­                                                                                     Dentre os serviços que os sistemas de


            pelos países membros  (cada um com                                                                                        ção empregando receptores passivos,                                                                                satélites da Inmarsat poderão prover



            direito a um voto) que se reúnem a cada                                                                                   com microprocessadores integrados ao                                                                               para a área de transporte, em geral, ci-


           dois anos para enviar,  a seguir,  reco­                                                                                  terminal.                                                                                                           tam-se a) — o reporte automático da po­


           mendações ao Conselho de Administra­                                                                                              Quanto aos russos, pensam também                                                                            sição de estações móveis (já disponível


           ção.  Este órgão é constituído pelos  18                                                                                  em substituir seu atual sistema Tsi-                                                                                hoje, através da associação das tele­


           membros com a participação mais alta                                                                                      kada (semelhante ao Transit) por um                                                                                  comunicações do Inmarsat com siste­


           no investimento global da organização,                                                                                    conjunto de  12 satélites denominado                                                                                 mas existentes, tais como Loran-C e


           acrescidos de 4 outros membros eleitos                                                                                    "Glonass”, que empregará técnicas de                                                                                 Omega); b) — posicionamento (com dois


           com base no critério geográfico e do de­                                                                                  espalhamento de faixa  (spread spec-                                                                                 satélites obtêm-se latitude e longitude


           senvolvimento dos países do 3.° mundo.                                                                                    trum). Ambos futuros sistemas — russo                                                                                da nave e com três sabe-se também sua



                  Reunindo-se 3 vezes ao ano, cabe ao                                                                                e americano — poderão acomodar um                                                                                    altitude geocêntrica); c) — canal de


           Conselho de Administração, com base                                                                                       número  infinito de receptores visto                                                                                 teste (integiity channel) que se destina


          em votos proporcionais aos investimen­                                                                                     serem  do tipo de difusão,  mas estão                                                                                a monitorar, a cada 10s a qualidade dos


          tos, supervisionar as atividades do staff                                                                                  sendo desenvolvidos, primordialmente,                                                                                diversos componentes do sistema, evi­


          permanente — constituído aproximada­                                                                                       para fins militares.                                                                                                 tando erros; d) — reporte automático de t
   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36