Page 31 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1986
P. 31
usuários do Standard-C poderão, inclu mente por 200 especialistas oriundos de Tais novos sistemas são destinados à
sive, ter acesso a serviços de videotexto cerca de 30 diferentes nacionalidades. prover a localizações das estações mó
e teletext. Mas será nas horas de emer Olof Lundberg é o atual diretor geral veis com precisão da ordem de alguns
gência que o terminal Standard-C mos da Inmarsat e tem apresentado, como metros ao serem munidas com recep
trará todo seu potencial recebendo e principal política, expandir a atuação tores, cujo custo se espera venham se fi
transmitindo, automaticamente, as do sistema para incluir, além de simples xar em torno de mil dólares cada. Ainda
mensagens para segurança marítima. comunicações marítimas, novos servi nos Estados Unidos, existe um grupo de
Prevendo estas vantagens, a IMO decla ços de comunicações aeronáuticas, rá empresas privadas, como a Geo Star,
rou, recentemente, que o terminal Stan- dio-navegação e comunicações móveis. McCaw Space Tec., MCCA e Omninet
dard-C está aprovado para todos os na que já entraram com pedidos no FCC,
vios acima de 300 toneladas brutas, na Rádio-Navegação para explorarem tais tipo de serviço.
vegando na área A3. Mas não é tudo e a competição inter
— A nova estação Standard-C, per Desde 1983, a Inmarsat vem se in nacional para prover a sistemas de ra-
mitindo que os computadores de bordo teressando em implantar o sistema dio-navegação é grande e incluem os sis
estejam em permanente contato com os FGMDSS (Future Global Maritime Dis- temas Navsat e Granas propostos res
computadores de terra das empresas de tress and Safety System) destinado a pectivamente pela ESA (European
navegação, irá, certamente, revolucio fornecer o posicionamento preciso de Space Agency)e pela República Federal
nar e automatizar a administração do embarcações, para efeito de segurança da Alemanha.
frete marítimo, — apregoa a Inmarsat no mar. As grandes potências têm se in Neste contexto, a Inmarsat, por seu
— inclusive com o uso de sistemas de teressado por este tipo de sistema. caráter internacional, pugna por ser o
telemedição e telemetria, a bordo, que
permitirão monitorar à distância, os di
versos sistemas das embarcações, de S ---------- «--- g------ --------- -------------: ;—- : • - - ^
toda uma frota.
Organização
A Organização Internacional de Sa
télites Marítimos-Inmasart, criada em
1974, atualmente opera satélites para
serviços de telefonia, telex, dados, fac-
símile, bem como de segurança e socorro
(SOS) para as indústrias de transporte e
de plataformas marítimas. Sua sede é
em Londres, onde iniciou suas opera
ções em 1" de fevereiro de 82.
Vasta variedade de usuários faz
parte do sistema Inmarsat dentre os
quais citam-se navios tanques, platafor
mas petrolíferas, navios oceanográficos
e de pesquisa, embarcações de pesca,
cargueiros e graneleiros, transatlânti
cos, quebra-gelos, rebocadores, lança
dores de cabos submarinos. Para casos
de emergência e para catástrofes na
turais, a Inmarsat provê a serviços mó Configuração atual do Sistema Inmarsat para comunicações e salvamento.
veis de segurança e socorro.
A Inmarsat é financiada pelas con
tribuições de seus 47 membros signa Os americanos, por exemplo, preten único sistema de comunicações móveis e
tários, que incluem Estados Unidos, dem substituir os atuais sistemas deno de rádio-navegação rádio-localização,
Rússia, países europeus, africanos e minados Tacan, VOR/DME, Omega, Lo- que, segundo Olof Lundberg, devem,
asiáticos. Na América Latina 3 países ran-C e Transit por outro mais geral, o cada vez mais, serem explorados como
pertencem à organização: Argentina, Global Positioning System — também coisa única, tanto para a área naval
Brasil e Chile. A Administração da In conhecido como Navstar — e que será quanto para a aeronáutica, lembrando
marsat cabe a três organismos: Assem constituído por 18 satélites, orbitando a uma caminhada paralela efetuada pelos
bléia; Conselho, e Diretoria (ou staff 20 mil kms de altitude. O GPS, que é do operadores para chegar à RDSI (Rede
permanente). tipo de difusão, permitirá que os usuá Digital de Serviços Integrados).
A Assembléia Geral é constituída rios determinem sua perfeita localiza Dentre os serviços que os sistemas de
pelos países membros (cada um com ção empregando receptores passivos, satélites da Inmarsat poderão prover
direito a um voto) que se reúnem a cada com microprocessadores integrados ao para a área de transporte, em geral, ci-
dois anos para enviar, a seguir, reco terminal. tam-se a) — o reporte automático da po
mendações ao Conselho de Administra Quanto aos russos, pensam também sição de estações móveis (já disponível
ção. Este órgão é constituído pelos 18 em substituir seu atual sistema Tsi- hoje, através da associação das tele
membros com a participação mais alta kada (semelhante ao Transit) por um comunicações do Inmarsat com siste
no investimento global da organização, conjunto de 12 satélites denominado mas existentes, tais como Loran-C e
acrescidos de 4 outros membros eleitos "Glonass”, que empregará técnicas de Omega); b) — posicionamento (com dois
com base no critério geográfico e do de espalhamento de faixa (spread spec- satélites obtêm-se latitude e longitude
senvolvimento dos países do 3.° mundo. trum). Ambos futuros sistemas — russo da nave e com três sabe-se também sua
Reunindo-se 3 vezes ao ano, cabe ao e americano — poderão acomodar um altitude geocêntrica); c) — canal de
Conselho de Administração, com base número infinito de receptores visto teste (integiity channel) que se destina
em votos proporcionais aos investimen serem do tipo de difusão, mas estão a monitorar, a cada 10s a qualidade dos
tos, supervisionar as atividades do staff sendo desenvolvidos, primordialmente, diversos componentes do sistema, evi
permanente — constituído aproximada para fins militares. tando erros; d) — reporte automático de t