Page 58 - Telebrasil - Março/Abril 1986
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Aumenta o interesse pelo
projeto do "Teleport’YRio
ção; b) proporcionar utilização mais efi
das e completadas. Mesmo assim, restri
O Rio Teleport é um em preen di tas à parte mais emergente: controle de c ie n te e m a is eco n ô m ica da infra-
mento que deverá melhorar a efi
ciência do porto do Rio de Janeiro, além locom otivas, controle de cam inhões, estrutura portuária, reduzindo os tem
de recuperar e modernizar um impor serviço de vigilância portuária e serviço pos de espera para atracação, por falta
tante segmento da cidade — sua área móvel m arítim o de operações portuá de cais, como já ocorreu na década de 70;
portuária, (vide Revista Telebrasil N/D rias (controle de rebocadores, lanchas c) reduzir os tempos de permanência dos
85; pg. 44). Um anteprojeto do Teleport de práticos e embarcações de combate a navios, no porto.
— N o caso do Rio de Janeiro — conti
efetuado pela N T T demonstrou o in incêndio).
teresse que o assunto mundialmente Tanto em Santos quanto no Rio de nuou o presidente da Pert — um sistema
desperta. Empresas brasileiras de con Janeiro, a autora dos projetos foi a Pert- dessa natureza traria o benefício adicio
sultoria, com tradiçáo na área, também Consultoria e Projetos Ltda., dotada de nal do aumento de segurança do tráfego
querem participar do empreendimento. especialistas reconhecidos, alguns com geral de embarcações na Baía da Gua
Visto o vulto do projeto, o assunto náo só conhecimentos específicos das soluções n ab ara, sob retu d o du ran te os raros
deverá se desenvolver no plano técnico, adotadas nos principais portos ao redor períodos de nevoeiro intenso.
como também no plano dos investimen dos diversos continentes como: H am
tos, vale dizer no plano político. No burgo (A lem an h a O ciden tal); H avre "C o n ta in e rs ”
fundo de tudo isso, um grande beneficia (França); Yokohama (Japão); Oakland,
do — o porto do Rio de Janeiro. São Francisco e Nova Orleans (Estados Sistema semelhante, com grau de so
— A meta da Associação Comercial Unidos), considerados como guardando fisticação adequada às características
do Rio de Janeiro de promover a moder várias semelhanças como os portos bra próprias, foi testado no porto de Rotter
nização da zona portuária, próxima da sileiros. dam. em 1973, e instalado no período de
Praça Mauá, neste'final de século, cor 197-1 a 1976, no porto de Havre. Tam
responde a uma antiga reivindicação bém o porto de M edw ay, a sudeste de
carioca, deixada de lado pelo Governo Londres, na década de 70, estava cogi
Federal desde quando o Rio era a capital tando con verter o sistema para a con
da República e sequer cogitada pelas ad cepção do gênero daquele preconizado
ministrações estaduais depois de 1960, para Santos, enquanto vários portos dos
por absoluta falta de recursos e conflito Estados U nidos e da Europa estavam
de competência. cogitando m odificar os sistemas exis
A inform ação é do presidente da ten tes para a nova concepção, guar
PERT-Consultoria e Projetos Lida., dando sem elh an ça com os princípios
Gustavo Borges, ao destacar os projetos norteadores da solução projetada para o
realizados nesses quase 20 anos de at i nosso principal porto.
vidades da empresa no Brasil. Segundo — Finalm ente, o projeto 'Teleport”,
ele, um dos principais fatores de sucesso sendo cogitado para o Rio de Janeiro,
da Pert residiu na doutrina de preconi náo poderá prescindir do controle auto
zar a integração dos planos de telecomu matizado de localização no pátio de con
nicações, de forma a abranger, sempre tainers, em moldes semelhantes daque
que possível, as modalidades de telefo les utilizados no porto de Hamburgo e
nia, telegrafia, teleindicaçáo, transmis também inseridos no projeto do porto de
são de dados e televisão, esta larga U m a das a lte rn a tiv a s p a ra a im p la n ta ç ã o do Santos, eis que cada vez mais se avolu
mente recomendada para finalidade de T e le p o rt do R io de J a n e iro . ma a utilização desse tipo de embala
melhorar e reduzir o custo da segurança gem no transporte marítimo — concluiu
física e funcional da moderna empresa. Gustavo Borges.
A solução que está sendo idealizada E n tre os projetos de telecomunica
"T e le p o rt” para o Rio de Janeiro, segundo Gustavo ções e segurança de maior envergadura
Borges, deverá manter alguma sim ila elaborados pela Pert, alguns merecem
Gustavo Borges destacou a impor ridade (resguardadas as diferenciações destaque especial:
tância do Porto do Rio de Janeiro (o se com preensíveis) com a integração ob — Jorn al do B rasil, Cia. Docas de
gundo do País), lembrando a seguir que tida no porto de Oakland (E U A ), no qual Santos, Bolsa de Valores do Rio de Ja
a maior parte da importação realizada o terminal marítimo está vinculado aos neiro, Centro Empresarial de São Pau
pelo Rio tem como destino o próprio Es term inais aeronáutico e ferro viá rio . lo, V arig, IB M do Brasil, Furnas Cen
tado, enquanto que, na exportação, fun Após essa integração poderia ser cogi trais Elétricas, C ity Bank de Brasília,
ciona principalmente como trânsito. Es tada, pela Portobrás, o aperfeiçoamento P o rto A le g r e , R io de Janeiro e São
clareceu, ainda, que o Porto de Santos das tarefas de alocação de cais e arm a Paulo.
mereceu, na década dc 70, um completo zéns aos navios, acelerando substan C onvidada pela Sondotécnica para
p rojeto de telecom u n ica ções e s e cialmente o movimento de carga e, as participar do projeto de novo complexo
gurança (contra incêndio e contra viola sim, a produtividade do porto, tal como industrial e administrativo da Casa da
ções), cuja implantação foi apenas par projetado para o porto de Santos, onde, Moeda do Brasil, em Santa Cruz (RJ), a
cialmente realizada. através do Sistema de Radiolocalização Pert elaborou o projeto de telecomunica
No Rio, somente as radiocomunica- (semelhante ao do H avre) objetiva-se: ções e o mais sofisticado sistema de se
ções portuárias móveis foram projeta a) regular o tráfego na faixa de atraca gurança e de proteção contra incêndio. Y