Page 50 - Telebrasil - Março/Abril 1985
P. 50

A Força do Marketing_____                                                                                                    recreativo e  a  aquisição  facilitada de                                                                                     pregados.  E  numa mensagem final r


                                                                                                                                             residências para  empregados de  baixa                                                                                       passada a  imagem  do emendador fl«



                                                                                                                                             renda.                                                                                                                        nedito,  representando os empregados


                Vasco,  Fluminense)  tiveram  início  no                                                                                             Esclareceu  o  conferencista  que  o                                                                                 da Telerj, acompanhada do comentário


                princípio do século.  Um  marco  impor­                                                                                      bom  relacionamento  da Telerj  com  a                                                                                       emocionado de Nelson Luiz: Iniciamos



                tante foi  o Decreto 3.199 de  1941, que                                                                                     im prensa  foi  pautado  pelo  diálogo                                                                                        nossa  apresentação com você, Bene­


                segundo o palestrante é de  inspiração                                                                                       franco e pelo livre acesso á informação                                                                                      dito, e terminamos com você”.


                fascista  e  a  Lei  6.521  de  1975  que                                                                                    ao passo que o  relacionamento com  a


                nada mais fez do que consolidar o Con­                                                                                       comunidade foi  incentivado através de                                                                                                        Publicidade e Marketing


                selho  Nacional  de  Desporto de  1941.                                                                                      projetos tais como:  visitas de  assinan­


                Para  o  parlam entar,  nos  últimos  10                                                                                     tes às centrais telefônicas,  instalação                                                                                              Encerrando o Seminário, o publici­


                anos nada mudou  na  legislação do es­                                                                                       de  "orelhões”  em  favelas  e encontro                                                                                      tário Mauro Salles, já tido então como



                porte brasileiro, e a CDB é hoje um ór­                                                                                      públicos com o presidente Souto Jorge,                                                                                       um  dos assessores do presidente Tan-


                gão cerceador de liberdades das inicia­                                                                                      da Telerj.                                                                                                                   credo  Neves —  poucos dias depois


                tivas da empresa privada.                                                                                                            No terreno das críticas, o conferen­                                                                                 seria  confirmado oficialmente como


                         Dizendo  que  no  Brasil  o esporte é                                                                               cista justificando que  "não  falava  as­                                                                                    A ssessor  para Assuntos Extraodi-


                 burocratizado e que  75% do  mesmo é                                                                                        sim  apenas  por estar em  fim  de  Go­                                                                                      nários — ateve-se ao tema de publici­


                conduzido comunitariamente  nos clu­                                                                                         verno” queixou-se da arbitrariedade e                                                                                        dade e marketing que abordou sucinta



                bes,  o conferencista fez a comparação                                                                                       centralização de certas decisões  por                                                                                        e magistral mente.


                com  o Japão,  onde predomina o apoio                                                                                        parte da Telebrás, que assim  tolhem  a                                                                                              — Toda atividade de produção c de


                das indústrias (Toyota, Sony,  Mitsubi­                                                                                      criatividade nas empresas operadoras.                                                                                       distribuição de  bens deve ser apoiada


                shi), com o  Leste Europeu, de  inspira­                                                                                             Ao  final  da palestra foi  passado  um                                                                              por  um  esquema  de comunicação vi­


                 ção  militar,  com  a  Europa  Ocidental,                                                                                   filme que  resumiu  todo o  esforço  da                                                                                     sual,  merchandising, divulgação e re­


                 um misto de universidade e esporte co­                                                                                      p o lítica  in te rn a   em preendido  na                                                                                    lações públicas complementado por um


                 m unitário,  e  com  os  Estado  Unidos,                                                                                    Telerj:  o  presidente Souto Jorge sendo                                                                                    esquema  interno de relações humanas


                 onde  predomina  o  esporte  universi­                                                                                      entusiasticamente aplaudido pelos om-                                                                                                disse  Mauro Salles.  A seguir, citou


                 tário, apoiado maciçamente  pela  em­                                                                                                                                                                                                                   alguns dos critérios que distinguem o


                 presa privada.                                                                                                                                                                                                                                          bom do mau marketing:



                         No terreno internacional,  reconhece


                 Márcio  Braga que o  Brasil  ainda  com­                                                                                                                                                                                                                • O  profissionalismo do publicitário:


                 pete mal, apesar do esforço dispendido,                                                                                                                                                                                                                 todo mundo julga que entende de texto


                 e perde para países com menor popula­                                                                                                                                                                                                                   e de  fazer anúncio, sem para que isto


                 ção e até com  menor renda  per capita.                                                                                                                                                                                                                 esteja  devidamente preparado, mas o


                 "Em  suma ainda  não alcançou o grau                                                                                                                                                                                                                    amador curioso e até mesmo o filho do


                 de profissionalismo e de  marketing ne­                                                                                                                                                                                                                 dono da  empresa  não devem interferir  •


                 cessários, nas diversas modalidades es­                                                                                                                                                                                                                 no trabalho do profissional;


                 portivas”.                                                                                                                                                                                                                                              • A  seriedade técnica: publicidade não



                                                                                                                                                                                                                                                                         é só  fruto da  criatividade genial, mas


                                                     Setor estatal                                                                                                                                                                                                       sim  de  muito suor e trabalho, até se


                                                                                                                                                                                                                                                                         chegar ao resultado final;


                         A  esposa  do  governador de Goiás,                                                                                                                                                                                                             • A  humildade  profissional: saber re­


                 íris  Rezende  Machado,  homônima do                                                                                                                                                                                                                    conhecer os erros e aceitar as críticas e


                 marido,  basicamente  focalizou  na sua                                                                                                                                                                                                                 a participação;


                 palestra a obra social que vem empre­                                                                                                                                                                                                                  • A seriedade empresarial: as ativida­


                 endendo no  Estado de Goiás e a parti­                                                                                                                                                                                                                 des de marketing e de comunicação so­


                 cipação da mulher na política brasilei­                                                                                                                                                                                                                cial  devem  ser vistas como uma ativi­


                 ra.  Dizendo  "sentir-se orgulhosa  em                                                                                     Publicitário e Assessor presidencial.  Mauro                                                                                dade importante na vida da empresa e


                participar ativamente desse momento                                                                                         Salles: a boa comunicação é um dever do se­                                                                                 que  requerem   um  nível  de investi­


                de  m udanças”,  ela elogiou as teleco­                                                                                      tor governamental para com o público.                                                                                      mento adequado.


                municações como  um  dos setores de


                maior expressão governamental.                                                                                                                                                                                                                                   A  maior tónica do pronunciamento


                        Mostrando anúncios e filmes feitos                                                                                                                                                                                                              do orador foi  no entanto dirigida para


                para  valorizar  a  imagem  da  Telerj,                                                                                                                                                                                                                 o  tem a  da  austeridade.  Em  meio a



                Nelson  Luiz Souto Jorge, chefe da Co­                                                                                                                                                                                                                  grande  atenção e silêncio da platéia


                municação Social,  historiou ano a ano                                                                                                                                                                                                                  disse ele:  "A publicidade não deve ser


                as atividades da gestão de seu depar­                                                                                                                                                                                                                   vista  como  uma  grande  festa. Até


                tamento junto  aos públicos interno e                                                                                                                                                                                                                   mesmo  a  festa  deve  ficar limitada a


               externo  da  em presa,  relem brando                                                                                                                                                                                                                     seus objetivos, para que não haja des­


               c a m p a n h a s   m em o ráv eis  como  a                                                                                                                                                                                                              respeito  para com  a  empresa, princi­


               "Telerj  trabalhando como nunca” e a                                                                                                                                                                                                                     palmente se se tratar de empresa pú­



               "Telerj tá aí”.                                                                                                                                                                                                                                          blica.”


                       Na fase  que denominou  de  virada                                                                                                                                                                                                                       Já falando com a autoridade de um


               da  Telerj,  entre  maio  e dezembro de                                                                                                                                                                                                                  homem  de  Governo,  afirmou Mauro


              79, ele explicou que o fator da valori­                                                                                                                                                                                                                   Salles que  "na  nova Administração o


              zação do homem produziu resultados                                                                                                                                                                                                                        cidadão será respeitado e seu dinheiro


              que repercutiram diretamente na qua­                                                                                                                                                                                                                      será respeitado” e que considera a boa



              lidade do serviço e, conseqüentemente,                                                                                                                                                                                                                    comunicação  "um  dever do setor go­


              na imagem da empresa. Dentre as inú­                                                                                                                                                                                                                      vernamental  para com o público, a fim


             meras iniciativas conduzidas junto aos                                                                                                                                                                                                                     de que este possa exercer a devida fis­


             empregados da Telerj, distinguiu Nel­                                                                                                                                                                                                                      calização”.


             son  Luiz a implantação de assistência                                                                                        Chefe da  Comunicação Social,  Nelson  Luiz                                                                                           Com  um  breve "está encerrado este



             médica,  o incentivo ao esporte através                                                                                       Souto Jorge: a  valorização do homem reper­                                                                                  Seminário”, Mauro Salles deu por ter­


            da  inauguração de centros culturais e                                                                                         cutiu na imagem da  Telerj.                                                                                                  minado o evento.  (JCF)                                                                              Y
   45   46   47   48   49   50   51   52   53   54   55