Page 47 - Telebrasil - Março/Abril 1985
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Auditório lotado, atento às novas tendências do mercado da comunicação o a torça representada pela filosofia do marketing.
No amplo auditório da Escola de em seu texto quatro inovações decisi — Foi portanto por obra do Congres
Guerra Naval, na Praia Vermelha, no vas, criando o Contei como corpo perma so que se geraram as condições legais
Rio de Janeiro — que em certos momen nente de supervisão nacional das comu para implantação do sistema feito com
tos mal deu para conter o publico pre nicações. Em segundo lugar, definiu a tanto êxito pelo Ministério das Comuni
sente de empresários, estudantes, pu competência do órgão para fixar tarifas cações, criado em 1967, pelo Decreto-Lei
blicitários, homens de marketing e de em nacional e não municipal, como 200. O primeiro ocupante desse Minis
comunicação — realizou-se durante acontecia antes, eliminando assim uma tério foi um civil, com experiência regio
quatro dias o 2." Seminário de Marke das fontes de inviabilidade da moderni nal do problema, o dr. Carlos Simas, da
ting e Comunicação Social, promovido zação e até mesmo da sobrevivência da Bahia. Mas o Ministério expandiu-se a
pela Escola Superior de Propaganda e rede de comunicações submetida a tari partir da administração do coronel Hi-
Marketing e pela Telerj. fas políticas votadas por câmaras de gino Caetano Corsetti, a quem se deve
O Seminário teve como maior mérito vereadores. Em terceiro lugar, a Lei n. as providências básicas para a implan-1
mostrar que a comunicação social e o 4.117 criou a Embratel, empresa públi
marketing na suas diversas facetas cos- ca para organizar o sistema unificado.
tituem um processo indispensável para Em 1972, complementando a lei, criou-
o ingresso de qualquer país no rol das se a Telebrás como empresa holding do
nações modernas e democráticas. sistema nacional de comunicações. Fi
nalmente, a citada Lei criou o Fundo
Abertura política Nacional de Telecomunicações, do qual
o sistema lançou mão para o início do
A palestra inicial coube ao colunista emprego dos meios eletrônicos de que
político do "Jornal do Brasil”, acadê carecia a rede de telecomunicações.
mico Carlos Castello Branco que, focali
zando a "Comunicação e Abertura Polí
tica”, falou da perspectiva histórica das
comunicações do país, "a partir da Lei
4.117 votada em 27/08/62 pelo Congres Jornalista e acadêmico.
so Nacional, inclusive por parlamen Carlos Castello Branco
tares que iriam ter seus direitos políti que focalizou
cos cassados em 64”. o tema da Comunicação
Num rápido perfil do setor de TCs e Abertura Política
disse Castello Branco:
— O Código Nacional de TCs inclui