Page 47 - Telebrasil - Março/Abril 1985
P. 47

Auditório lotado, atento às novas tendências do mercado da comunicação o a torça representada pela filosofia do marketing.














                      No  amplo  auditório  da  Escola de                                                                             em seu  texto quatro inovações decisi­                                                                                      — Foi portanto por obra do Congres­


              Guerra  Naval,  na  Praia Vermelha, no                                                                                  vas, criando o Contei como corpo perma­                                                                             so que se geraram  as condições legais


               Rio de Janeiro — que em certos momen­                                                                                  nente de supervisão nacional das comu­                                                                              para  implantação do sistema feito com


              tos mal  deu para conter o publico pre­                                                                                 nicações.  Em segundo lugar, definiu a                                                                              tanto êxito pelo Ministério das Comuni­


               sente de empresários, estudantes,  pu­                                                                                 competência do órgão para fixar tarifas                                                                             cações, criado em 1967, pelo Decreto-Lei


               blicitários,  homens de marketing e de                                                                                 em  nacional  e não  municipal,  como                                                                               200. O primeiro ocupante desse Minis­


               comunicação  —  realizou-se  durante                                                                                   acontecia antes, eliminando assim uma                                                                                tério foi um civil, com experiência regio­


               quatro dias o 2." Seminário de Marke­                                                                                  das fontes de inviabilidade da moderni­                                                                              nal do problema, o dr. Carlos Simas, da


               ting e Comunicação Social, promovido                                                                                   zação e até mesmo da sobrevivência da                                                                                Bahia. Mas o Ministério expandiu-se a


               pela  Escola Superior de  Propaganda e                                                                                 rede de comunicações submetida a tari­                                                                               partir da administração do coronel  Hi-


               Marketing e pela Telerj.                                                                                               fas políticas votadas por câmaras de                                                                                 gino Caetano Corsetti, a quem  se deve


                       O Seminário teve como maior mérito                                                                             vereadores. Em terceiro lugar, a Lei n.                                                                              as providências básicas para a implan-1


               mostrar que a comunicação social  e o                                                                                  4.117 criou a Embratel, empresa públi­


               marketing na suas diversas facetas cos-                                                                                ca para organizar o sistema unificado.


               tituem um processo indispensável para                                                                                  Em  1972, complementando a lei, criou-


               o  ingresso de qualquer país no rol  das                                                                               se a Telebrás como empresa holding do


               nações modernas e democráticas.                                                                                        sistema nacional  de comunicações.  Fi­

                                                                                                                                      nalmente, a citada  Lei  criou o Fundo



                                          Abertura política                                                                           Nacional de Telecomunicações, do qual

                                                                                                                                      o sistema  lançou  mão para o  início do



                       A palestra inicial coube ao colunista                                                                          emprego dos  meios eletrônicos de que


                político do "Jornal  do  Brasil”, acadê­                                                                              carecia a rede de telecomunicações.


                mico Carlos Castello Branco que, focali­


                zando a "Comunicação e Abertura Polí­

                tica”, falou da perspectiva histórica das


                comunicações do país, "a partir da  Lei


                4.117 votada em 27/08/62 pelo Congres­                                                                                Jornalista e acadêmico.


                so  Nacional,  inclusive por parlamen­                                                                                Carlos Castello Branco



                tares que iriam ter seus direitos políti­                                                                             que focalizou


                cos cassados em 64”.                                                                                                  o tema da Comunicação

                        Num  rápido  perfil  do setor de TCs                                                                          e Abertura Política



                disse Castello Branco:


                       — O Código Nacional  de TCs inclui
   42   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52