Page 48 - Telebrasil - Março/Abril 1985
P. 48

A Força do Marketing                                                                                                         Telerj, Nelson Souto Jorge, de que "a es­                                                                                       desenvolvimento das comunicações”


                                                                                                                                             cuta telefônica é ilegalmente praticada


                                                                                                                                             por detetives particulares e por espiona­                                                                                                                     Iniciatia privada


                tação da rede nacional de telecomunica­                                                                                      gem industrial com fim de lucros e que



                ções.  Mais dois oficiais das Forças Ar­                                                                                     os culpados sempre que apanhados são                                                                                                     Três empresários, cada qual em sou


                madas passaram pelo Ministério, o co­                                                                                        punidos e a escuta nada tem a ver com os                                                                                        estilo, marcaram a presença da empresa


                mandante Euclides Quandt de Oliveira,                                                                                        órgãos de segurança”.                                                                                                           privada: Roberto Medina, da Artplan \\


                da Marinha, e o coronel Haroldo Corrêa                                                                                              Voltando à  problemática básica  das                                                                                     blicidade, Luiz Alberto Garcia, do Grupo


                de Mattos, do Exército.                                                                                                       telecomunicações, Castello  Branco to­                                                                                         Empresarial ABC, e Luiz Eduardo Bor-



                                                                                                                                              cou no assunto das apreensões do setor                                                                                         gerth, da área internacional da Rede Glo­


                                 Os perigos da tecnologia                                                                                     com  relação  às  pressões  p o líticas                                                                                        bo de Televisão.


                                                                                                                                              quando "poderá haver tentativa de re­                                                                                                   Roberto  Medina,  num preâmbulo


                         Lembrando que "no regime democrá­                                                                                    dução dos recursos disponíveis e libera­                                                                                       intenso,  disse que sua especialidade


                tico a força motora é o Congresso Nacio­                                                                                      lização do controle econômico das tari­                                                                                        era  "construir e  não fazer política”,



                nal, do que depende a votação da legisla­                                                                                     fas, tendo-se então como  inevitável  o                                                                                        mas observou que o marketing não flo­


                ção, em cuja elaboração o Poder Execu­                                                                                        empreguismo, o achatamento salarial                                                                                            resce  no  períodos de autoritarismo e


                tivo pode influir poderosamente”, o jo-                                                                                       conseqüente, a redução de horas de tra­                                                                                        que agora era chegada a vez da empre­


                nalista distinguiu  entre o  Ministério                                                                                       balho e a quebra de qualidade do quadro                                                                                        sa  privada  pela  ineficácia de grande



                das Comunicações — cujo objetivo é ba­                                                                                        técnico que opera o sistema”.                                                                                                  parte do poder público. Citando que o


                                                                                                                                                                                                                                                                             símbolo de sua empresa é D. Quixote,


                                                                                                                                                                                                                                                                             falou  sobre o  festival  Rock in Rio-


                                                                                                                                                                                                                                                                             uma  tentativa  bem sucedida da em­


                                                                                                                                                                                                                                                                             presa privada — cujo sucesso mostrou


                                                                                                                                                                                                                                                                             a  verdadeira  vocação da metrópole e



                                                                                                                                                                                                                                                                             do  Estado,  para os quais a fase da la­


                                                                                                                                                                                                                                                                             ranja, do café e  mesmo da siderurgia,


                                                                                                                                                                                                                                                                             não mais lhe cabem.


                                                                                                                                                                                                                                                                                     Tratou também do problema comu-


                                                                                                                                                                                                                                                                             nitário  e  da  contribuição a ser dada


                                                                                                                                                                                                                                                                             pela empresa privada, com projetos-pi­


                                                                                                                                                                                                                                                                             lotos de  urbanismo ou  incentivandoe


                                                                                                                                                                                                                                                                             patrocinando equipamentos para a se­




                                                                                                                                                                                                                                                                             gurança  pública.  Enfatizou que se há

                                                                                                                                                                                                                                                                             um  momento para ousar é agora, por­


                                                                                                                                                                                                                                                                             que  não  é apenas "a magia da demo­


                                                                                                                                                                                                                                                                             cracia que  irá consertar tudo isto sozi­


                                                                                                                                                                                                                                                                             nha”.  Em  relação a atividade de mar­


                                                                                                                                                                                                                                                                             keting afirmou que esta deve ser dinâ­



                                                                                                                                                                                                                                                                             mica  adaptando-se às mudanças que


                                                                                                                                                                                                                                                                             hoje  ocorrem  em  grande velocidade e


                                                                                                                                                                                                                                                                             disse da  importância da aplicação de


                                                                                                                                                                                                                                                                             conceitos  avançados  de marketing


                                                                                                                                                                                                                                                                             para  solucionar problemas vitais do


                                                                                                                                                                                                                                                                             país,  como  o  da  alimentação e o da



                 Presidente da Telerj, Nelson Souto Jorge, dirigindo-se ao plenário por ocasião dos debates                                                                                                                                                                  transformação de "milhões de despro­

                 do 2.° Seminário de Marketing e Comunicação Social.                                                                                                                                                                                                         vidos  que  vagueiam pelo interiore


                                                                                                                   t
                                                                                                                                                                                                                                                                             pela periferia das grandes cidades em


                                                                                                                                                                                                                                                                             consumidores efetivos.”


                 sicamente atender o usuário consoli­                                                                                                 Citando Seminário promovido  pela                                                                                              Luiz Alberto Garcia concentrou sua


                 dando a  indústria de material eletrô­                                                                                      TELEBRASIL em São Paulo referiu-se                                                                                              palestra nas iniciativas de marketing


                 nico necessário — e a SEI, cuja política,                                                                                   às proposições do Secretário-Geral  do                                                                                          da  em presa  associada da Telebrás.


                 segundo o pensamento dominante do                                                                                           Minicom, Rômulo Furtado, que propôs                                                                                             Companhia Telefônica do Brasil Cen­


                Ministério das Comunicações, pretende                                                                                        como alternativa para ajustar o sistema                                                                                         tral — CTBC, como por exemplo ada



                 atropelar o Ministério "invertendo os                                                                                        à nova realidade política, econômica e                                                                                         conta telefónica-envelope, que é pre­


                 critérios, a fim de privilegiar a tecnolo­                                                                                   social, a venda das ações ordinárias que                                                                                       parada por computador e cujo anverso


                gia  e  não  a  utilização  im ediata  dos                                                                                    compõem o conjunto Telebrás a seus 3                                                                                           é empregado para publicidade comer­


                meios em benefício do usuário”.                                                                                               milhões e meio de usuários e aos seus                                                                                          cial e o interior leva folhetos promocio­


                        A inda  na  sua  p alestra,  Castello                                                                                 100 mil empregados, evitando-se assim                                                                                          nais dos serviços da própria operadora


                Branco enfocou a problemática do rádio                                                                                        o risco da desnacionalização do sistema                                                                                        e  de terceiros,  numa nova versão da



                e da televisão criticando a instabilidade                                                                                     e assegurando a manutenção tecnológi­                                                                                          promoção por mala direta.


                do tipo de concessão que é dada a título                                                                                      ca,  do  interesse da nova comunidade                                                                                                   O  conferencista mostrou a seguir


                precário e que tornam os veículos "ex­                                                                                        acionária das empresas.                                                                                                        um videotape sobre a venda através do


                tremamente vulneráveis ao poder pú­                                                                                                   Finalmente, disse o orador que tanto                                                                                   telefone com uma aparição do persona­



               blico e  assim criam um risco  social”.                                                                                        os militares, que assumiram em todo o                                                                                          gem  Waldyr,  criação do humorista Jô


               Alertou sobre os riscos da tecnologia,                                                                                         país a cúpula do regime, quanto os téc­                                                                                         Soares,  ajudando  a vender serviços


               que quando posta em mal uso permite                                                                                            nicos que com ele partilharam da gestão                                                                                         telefônicos.  Luiz Garcia lembrou tam­


               fatos como a propaganda maciça e criam                                                                                         do sistema, apesar da apreensão que a                                                                                          bém  a  preocupação da CTBC coma


               aparelhos de escuta "até no gabinete do                                                                                        operação democrática em curso seja hos­                                                                                         telefonia rural  e com a telefonia mó­



               Presidente da República” e evocou fatos                                                                                        til  a seu pleno desenvolvimento, reco­                                                                                         vel.  A propósito, ficou-se sabendo que


              pitorescos da alta política para relem­                                                                                         nhecem a inevitabilidade do processo                                                                                            a empresa aceita como pagamento por


              brar "a prática conhecida da escuta tele­                                                                                       político e registrou que "cabe aos compe­                                                                                       esse tipo de serviços — cuja instalação


              fônica no país”, o que mereceria a inter­                                                                                       tentes criar os meios de compatibiliza-                                                                                         é da ordem de 40 milhões de cruzeiros



              venção em plenário do presidente da                                                                                             ção entre a operação em curso e o pleno                                                                                         — partidas de soja,  milho e até cabe-
   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52   53