Page 49 - Telebrasil - Março/Abril 1985
P. 49

Empresário Roberto Medina: é preciso ousar.                                                                                Industrial Luiz Garcia: o desafío profissional                                                                            Dirigente  Luiz Borgerth: graças ao marke­


           Nâo é a magia da democracia que consertará                                                                                 é ainda  mais  importante do que o próprio                                                                                ting brasileiro os romanos já assistem à no­

           tudo sozinha.                                                                                                              salário.                                                                                                                  vela Escrava Isaura.









            ças de  gado,  ao  invés  de  cruzeiros,                                                                                  je  estava  errado,  acrescentando que                                                                                   glesa  que  são  contra  dublagem,  um


            numa  adm inistração  de  m arketing                                                                                      em realidade o que temos hoje "é uma                                                                                     problema a ser contornado  indo direto


            verdadeiramene inovativa.                                                                                                  guerra judiciária e não um sistema de                                                                                   ás emissoras de televisão — disse  Bor-


                    No decorrer da  palestra,  o capitão                                                                               listas”.                                                                                                                gherth.


            da indústria mineira  mostrou com  fir­                                                                                            Inquirido sobre política de recursos                                                                                     A  novela brasileira tem  boa aceita­


             meza ser profundo conhecedor do negó­                                                                                     humanos,  Luiz Garcia afirmou que o                                                                                     ção na América  Latina  (até em Cuba),


             cio das quase 40 empresas sob seu  co­                                                                                    desafio  profissional  talvez seja  até                                                                                  na  Europa  e  nos  países  socialistas


             mando e que constituem o Grupo ABC.                                                                                       mais  importante do que o salário e  fe­                                                                                onde atua para divulgar nossa cultura.


             Deu  como  exemplo  o  fato  de  que  a                                                                                   chou  sua  apresentação  observando                                                                                      Pequenas  adaptações e  transcrições


             operação da  CTBC  se processar em  4                                                                                     com  sabedoria  mineira que  "impor­                                                                                    técnicas  são  no entanto  necessárias


             estados (MG,  SP,  GO e MT) que difi­                                                                                     tante  mesmo é  fazermos as pazes com                                                                                   para se obter o  produto  final  para ex­


             cultou sua encampação pela Telebrãs e                                                                                     a vida".                                                                                                                 portação,  motivo pelo qual  a TV Globo


             a conduziu  a sua  atual  qualidade de                                                                                             Luiz  Borgerth,  num  estilo  leve  e                                                                          já  preparou  uma  equipe  para  essa  fi­


             Associada, a qual  "permanecerá como                                                                                      descontraído,  falou  do mercado inter-                                                                                  nalidade.


             empresa privada no mínimo até  1992".                                                                                     nacinal  de televisão — onde a maioria                                                                                          Quanto ao futuro da TV por cabo no


             Afirmando  pitorescamente que "tive­                                                                                      das pessoas se conhecem — e sobre a                                                                                     Brasil, Borgherth é da opinião que não


             mos que perder os anéis para ficar com                                                                                    penetração das  novelas  brasileiras                                                                                    existe  futuro  imediato  para  essa  mo­


             os dedos”,  ele  lam enta até  hoje,  a  tí­                                                                              produzidas pela  Rede Globo de Televi­                                                                                  dalidade de serviço por  razões de  in­


             tulo pessoal, ter que entregar ao assi­                                                                                   são:  romano se  deleitam  ao sábados                                                                                   vestimento e pelo  limitado poder aqui­


              nante (até o  nível  de 40% do capital)                                                                                  com  Escrava  Isaura (que também  foi                                                                                   sitivo a que está reduzida a maioria da


              ações da  Telebrãs,  num a  "perm uta                                                                                    vendida para a China) e a atriz Regina                                                                                  população.


              compulsória de ações”.                                                                                                    Duarte com sua Malu Mulher já virou


                     Sobre Listas Telefônicas — o grupo                                                                                estrela popular até na Holanda.                                                                                                                Esporte e Marketing


              possui  a  ABC  Listei  —  ele  afirmou                                                                                          — As novelas brasileiras tem pene­


              serem estas um veículo extraodinário                                                                                      tração porque seus custos já estão co­                                                                                         Dois especialistas se referiram  em


              de marketing e que  foi  preciso haver                                                                                    bertos  pelo  mercado  interno,  mas                                                                                   suas palestras ao esporte profissional


              uma licitação a nível  nacional, para se                                                                                 existe mesmo assim certa dificuldade                                                                                    como  negócio e a  necessidade de  sua


              descobrir que tudo que foi feito até ho-                                                                                 junto aos distribuidores de língua  in-                                                                                  promoção através do marketing.  Em

                                                                                                                                                                                                                                                                p rim eiro   lu g a r  C arlo s  N uzm an,


                                                                                                                                                                                                                                                                ex-atleta  de  voleibol  de  praia e  hoje



                                                                                                                                                                                                                                                                presidente da Federação Brasileira de

                                                                                                                                                                                                                                                                Vôlei, mostrou como as iniciativas de


                                                                                                                                                                                                                                                                marketing, tais como o clube com pa­


                                                                                                                                                                                                                                                                trocinador,  a publicidade  e  o  design


                                                                                                                                                                                                                                                                dos uniformes,  são importantes para


                                                                                                                                                                                                                                                                viabilizar economicamente o vôlei  pro­


                                                                                                                                                                                                                                                                fissional em nosso país.


                                                                                                                                                                                                                                                                        Segundo ele,  nada  pior para o es­


                                                                                                                                                                                                                                                                porte do que "o diretor amador, empol­


                                                                                                                                                                                                                                                                gado, não profissional, do tipo que dá


                                                                                                                                                                                                                                                                de seu sangue pelo clube”.  Citou que


                                                                                                                                                                                                                                                                os torneios automobilísticos de Fórmu-


                                                                                                                                                                                                                                                                la -1  são  um  exemplo  de  profissio­


                                                                                                                                                                                                                                                                nalismo e queixou-se da parcela dimi­


                                                                                                                                                                                                                                                                nuta da Loteria Esportiva, que reverte


                                                                                                                                                                                                                                                                para o esporte.


                                                                                                                                                                                                                                                                        Já o deputado federal Márcio Braga


                                                                                                                                                                                                                                                                 (PMDB-RJ),  ex-presidente  do  F la­

               Deputado Márcio Braga: no Brasil o esporte é                                                                                                                                                                                                      mengo, historiou o esporte  no  Brasil,

                ainda burocratizado e o seu marketing ape­                                                                              Araujo Rezende: a  mulher goiana participa


                nas se inicia.                                                                                                          do progresso da comunidade.                                                                                             cujos  clubes  de  m assa  (C orintians,^






                Telebrasil-Mar  Abr./85
   44   45   46   47   48   49   50   51   52   53   54