Page 49 - Telebrasil - Março/Abril 1985
P. 49
Empresário Roberto Medina: é preciso ousar. Industrial Luiz Garcia: o desafío profissional Dirigente Luiz Borgerth: graças ao marke
Nâo é a magia da democracia que consertará é ainda mais importante do que o próprio ting brasileiro os romanos já assistem à no
tudo sozinha. salário. vela Escrava Isaura.
ças de gado, ao invés de cruzeiros, je estava errado, acrescentando que glesa que são contra dublagem, um
numa adm inistração de m arketing em realidade o que temos hoje "é uma problema a ser contornado indo direto
verdadeiramene inovativa. guerra judiciária e não um sistema de ás emissoras de televisão — disse Bor-
No decorrer da palestra, o capitão listas”. gherth.
da indústria mineira mostrou com fir Inquirido sobre política de recursos A novela brasileira tem boa aceita
meza ser profundo conhecedor do negó humanos, Luiz Garcia afirmou que o ção na América Latina (até em Cuba),
cio das quase 40 empresas sob seu co desafio profissional talvez seja até na Europa e nos países socialistas
mando e que constituem o Grupo ABC. mais importante do que o salário e fe onde atua para divulgar nossa cultura.
Deu como exemplo o fato de que a chou sua apresentação observando Pequenas adaptações e transcrições
operação da CTBC se processar em 4 com sabedoria mineira que "impor técnicas são no entanto necessárias
estados (MG, SP, GO e MT) que difi tante mesmo é fazermos as pazes com para se obter o produto final para ex
cultou sua encampação pela Telebrãs e a vida". portação, motivo pelo qual a TV Globo
a conduziu a sua atual qualidade de Luiz Borgerth, num estilo leve e já preparou uma equipe para essa fi
Associada, a qual "permanecerá como descontraído, falou do mercado inter- nalidade.
empresa privada no mínimo até 1992". nacinal de televisão — onde a maioria Quanto ao futuro da TV por cabo no
Afirmando pitorescamente que "tive das pessoas se conhecem — e sobre a Brasil, Borgherth é da opinião que não
mos que perder os anéis para ficar com penetração das novelas brasileiras existe futuro imediato para essa mo
os dedos”, ele lam enta até hoje, a tí produzidas pela Rede Globo de Televi dalidade de serviço por razões de in
tulo pessoal, ter que entregar ao assi são: romano se deleitam ao sábados vestimento e pelo limitado poder aqui
nante (até o nível de 40% do capital) com Escrava Isaura (que também foi sitivo a que está reduzida a maioria da
ações da Telebrãs, num a "perm uta vendida para a China) e a atriz Regina população.
compulsória de ações”. Duarte com sua Malu Mulher já virou
Sobre Listas Telefônicas — o grupo estrela popular até na Holanda. Esporte e Marketing
possui a ABC Listei — ele afirmou — As novelas brasileiras tem pene
serem estas um veículo extraodinário tração porque seus custos já estão co Dois especialistas se referiram em
de marketing e que foi preciso haver bertos pelo mercado interno, mas suas palestras ao esporte profissional
uma licitação a nível nacional, para se existe mesmo assim certa dificuldade como negócio e a necessidade de sua
descobrir que tudo que foi feito até ho- junto aos distribuidores de língua in- promoção através do marketing. Em
p rim eiro lu g a r C arlo s N uzm an,
ex-atleta de voleibol de praia e hoje
presidente da Federação Brasileira de
Vôlei, mostrou como as iniciativas de
marketing, tais como o clube com pa
trocinador, a publicidade e o design
dos uniformes, são importantes para
viabilizar economicamente o vôlei pro
fissional em nosso país.
Segundo ele, nada pior para o es
porte do que "o diretor amador, empol
gado, não profissional, do tipo que dá
de seu sangue pelo clube”. Citou que
os torneios automobilísticos de Fórmu-
la -1 são um exemplo de profissio
nalismo e queixou-se da parcela dimi
nuta da Loteria Esportiva, que reverte
para o esporte.
Já o deputado federal Márcio Braga
(PMDB-RJ), ex-presidente do F la
Deputado Márcio Braga: no Brasil o esporte é mengo, historiou o esporte no Brasil,
ainda burocratizado e o seu marketing ape Araujo Rezende: a mulher goiana participa
nas se inicia. do progresso da comunidade. cujos clubes de m assa (C orintians,^
Telebrasil-Mar Abr./85