Page 32 - Telebrasil - Março/Abril 1985
P. 32

João Carlos Fonseca








                                                                                                                                                    Análise

                                                                                                                                                        de                                                                       Teona  do

                                                                                                                                                 algoritmos                                                                       controlo

                                                                                                                                                                                           Teoria da                                                                      Exploração

                                                                                                 Programação                                                                     y S        computação                                                                    espacial

                                                                                                de  sistemas



                                                                                                       Lógica
                                                                                                                                            PROGRAMAÇAO                                                                          R080TICA                                         Automação

                                                                                                                                               AUTOMÁTICA                                                                                                                         industrial











                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Psicologia
                                                                                   DEMONSTRAÇÃO
                                                                                                                                                                                                                                                                                             VISÁO
                                           Matemática                                  AUTOMATIC A                                                                                                                                                                               COMPUTACIONAL                                            Compulaçâo
                                                                                                  DE                                                                                                                                                                                                                                     Gráfica

                                                                                         TEOREMAS
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         Reconhecimento

                                                         Computação                                                                                                                                                                                                                                                                      de formas

                                                              Gráfica








           Matematica                                                                                                                                                                                                        PscotaHi
             e Ciências                                   ENGENHARIA                                                                                                                                                                                                                                                ENGENHARIA


         Manipulação                                                DO                                                                    Investigação                       f   MODELAGEM  I                                     l  in g u a t jo r v .   c io                                                                DA

               simbólica                              CONHECIMENTO                                                                        Operacional                        REPRESENTAÇÃO  I                                      p r o ijií im . iç . ln                                                           LINGUAGEM

                   Ciência                                                                                                                                                   w  CONHECIMENTO

              da gestão



                                                                                                                                                                                                                                    SISTEMAS                                                                              Psicologia
                                                                                                                   Teoria  i                   PROCURA
                                                                                                                   do——!                     HEURÍSTICA                                                                                 D E I A


                                                                                                                   Controlo                                                                                                    E LINGUAGEM



                                                                                                                                                                                r   RACIOCÍNIO  >                                                                                                                        PSICOLOGIA                                     Teona d o

                                                                                                                                                                                DO SENSO COMUM                                                                                                                                     DO                                  controlo
                                                            JOGOS                                                                                                                       DEDUÇÃOE                                                                                                                   PROCESSAMENTO
                                                                                                                                               Teoria dos                                                                                            Programação                                                                   DA                                    mguisbca
                                                                                                                                                                                   RESOLUÇÃO OE
                                                                                                                                                   Gratos                       V   PROBLEMAS                                                       de sistemas                                                         INFORMAÇÃO







                                                                                                                                                                             LOgica                              Psicologia



                                             PRINCIPAIS ÁREAS DE APLICAÇÃO                                                                                   METODOLOGIAS E TÉCNICAS BASHCAS DE IA                                                                                                PRINCIPAIS AREAS DE  APLICAÇAO
































                     A ciência da computação con­                                                                                         tante? O que constitui afinal a Inteli­                                                                                       tada a capacidade da percepção de sua


             tinua progredindo não só quanto                                                                                              gência Artificial?                                                                                                            própria consciência.




            ao desempenho físico das máqui­                                                                                                                                                                                                                                     Um enfoque esclarecedor é dado pela

                                                                                                                                                                      Impacto filosófico                                                                                bacheral  em  letras, Clarisse Siecke-
            nas,  mas também na lógica de                                                                                                                                                                                                                               nius, que desenvolve experiências de IA



            sua operação, no que procura re­                                                                                                       De acordo com o português Heider                                                                                     na Embratel, ao dizer que "conversar



           produzir a  ação da mente hu­                                                                                                  Coelho, que há mais de uma década vem                                                                                         sobre o que é inteligência depende do fio

           mana.                                                                                                                          se dedicando ao estudo da IA a nível de                                                                                       da meada pela qual envereda a discus­




                                                                                                                                          doutorado, existem duas escolas de pen­                                                                                       são.  Se  for no  rumo da  psicologia, a


                                                                                                                                          samento  a que se  filiam os pesquisa­                                                                                        gente náo termina mais de falar. Se pro­


                                                                                                                                          dores. Uns achando que a inteligência                                                                                         curarm os,  ao  contrário,  um enfoque


                    Se há tema que desperta a imagina­                                                                                    humana pode ser reproduzida de forma                                                                                          mais etimológico, no sentido de que a in­


           ção popular é o da inteligência artificial.                                                                                    exata  por uma "metáfora computacio­                                                                                          teligência é ter a compreensão de algo,


           Sugere de imediato visões mais ou me­                                                                                          nal” (i.e. substituindo por semelhança o                                                                                      nos aproximamos mais do que seja IA,


           nos fantasmagóricas de hipercomputa-                                                                                           homem) ao passo que outros afirmam                                                                                            que é dotar o computador da capacidade



           dores dominando um plantei de servi­                                                                                           que as máquinas podem apenas simular                                                                                          de apreensão de um conjunto de conhe­


          dores humanos.  E necessário contudo                                                                                            (aparentar) e não reproduzir a  inteli­                                                                                       cimentos específicos”.


          para o leitor esclarecido distinguir en­                                                                                        gência.                                                                                                                               Em que pese a discussão entre cien­


          tre ficção e as investigações que vêm                                                                                                   Os dotes intelectuais do homem a                                                                                      tistas e  pensadores,  a mesma reflete



          sendo conduzidas numa corrida comer­                                                                                           que se refere Heider Coelho em suas ob­                                                                                        sem dúvida  uma desestabilização na


         cial e acadêmica envolvendo cientistas,                                                                                         servações são: capacidade e raciocinar,                                                                                        m aneira  com  que o  homem se vê no


         empresários e governos nos países alta­                                                                                         planejar,  aprender,  sentir,  form ular                                                                                       mundo, numa versão moderna das con­


         mente industrializados. Por que este as­                                                                                        conceitos, usar linguagens e pensar com                                                                                        vulsões dos tempos de Galileu Galilei.



         sunto é considerado assim tão impor-                                                                                            criatividade, a que poderia ser acrescen­                                                                                      Sem aprofundar demais a discussão,
   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37