Page 27 - Telebrasil - Maio/Junho 1985
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a u t o m a ç ã o   é   i r r e s i s t í v e l











                                                                                                                                                                                                               João Carlos da Fonseca









                                                                                                                                                                                                                                                                 Se por um lado a automação agilizou


                                                                                                                                                                                                                                                         o serviço bancário, por outro começaram


                                                                                                                                                                                                                                                         a surgir problemas.  Um deles refere-se


                                                                                                                                                                                                                                                         à reação do usuário médio frente a digi­


                                                                                                                                                                                                                                                         tações complicadas,  senhas a  memori­



                                                                                                                                                                                                                                                         zar e computadores "fora do ar”.  Paulo


                                                                                                                                                                                                                                                        Jobim,  do  Ministério da  Fazenda,  re­


                                                                                                                                                                                                                                                         velou  que  num  estudo conduzido pelos


                                                                                                                                                                                                                                                         próprios bancos ocorrem indícios de que


                                                                                                                                                                                                                                                         o  usuário,  frente  à  automação  inten­


                                                                                                                                                                                                                                                         siva, enxerga  neste  um  serviço desper­



                                                                                                                                                                                                                                                         sonalizado,  além  da  falta  de calor  hu­


                                                                                                                                                                                                                                                         mano  transmitido  por um  funcionário


                                                                                                                                                                                                                                                         atencioso. Isto é contestado por Antonio


                                                                                                                                                                                                                                                         L)i  Gianni, da Associação Brasileira de


                                                                                                                                                                                                                                                         Automação  Comercial  —  ABEC,  que


                                                                                                                                                                                                                                                        disse não  ter observado  tal  dificuldade


                                                                                                                                                                                                                                                         nas pessoas com quem tem mantido con­



                                                                                                                                                                                                                                                         tato.






                                                                                                                                                                                                                                                                                    Custos crescentes






                                                                                                                                                                                                                                                                 I)o ponto de vista prático,  uma  área


                                                                                                                                                                                                                                                        que se revela delicada refere-se aos cus­


         Diante da memorização de senhas, digitação de dados e caixas automáticas, o usuário sente                                                                                                                                                       tos crescentes dos novos serviços — uma


         falta do calor humano.                                                                                                                                                                                                                          verdadeira armadilha para  as  institui­


                                                                                                                                                                                                                                                        ções bancárias — segundo afirma Fran­


                                                                                                                                                                                                                                                        cisco  Castro  Neto,  do  Uni banco.  Não
                  Há vinte anos existiam  no País 320                                                                             milhões de cheques. Instituições como o                                                                               será difícil prever, portanto, que daí re­


          bancos,  7  mil  agências,  15  milhões de                                                                              Bradesco,  cm  dias  de  pico  de  paga­                                                                              sultarão  mecanismos  de  pressão  dos


          clientes, atendendo metade dos municí­                                                                                  mento, podem atender até 8 mil pessoas


          pios brasileiros.  Atualmente o  Brasil                                                                                 por minuto, em todo o sistema.                                                                                        bancos para que sejam  tarifados esses


          conta com mais de 100 instituições ban­                                                                                         Iniciado na retaguarda dos bancos, a                                                                          novos serviços e que sejam fixados valo­


          cárias,  14 mil agências e 45 milhões de                                                                                automação dos serviços alcançou  rapi­                                                                                res  mínimos.  Trocado em  miúdos,  isto


          contas cobrindo todo o território nacio­                                                                                damente o dia-a-dia do  usuário.  Hoje                                                                                significará  que  o  usuário  de  alguma


          nal. Uma evolução fantástica que trans­                                                                                 torna-se lugar comum o emprego de ter­                                                                                forma terá de pagar pelo  novo conforto


          formou o sistema bancário, de uma má­                                                                                    minais de caixa e de clientes ligados ao                                                                             eletrônico, que lhe é oferecido.


          quina distante do grande público numa                                                                                    computador, as máquinas de caixa auto­                                                                                       Grandes e pequenos bancos têm ótica


          grande operação varejista onde, ao lado                                                                                  mático (ATM) e o cartão magnético para                                                                               diferente  em  relação  à  autom ação.


          da massificação dos serviços financeiros                                                                                 clientes especiais.                                                                                                  Cerca de 70% das instituições, que cons-1


          (ações, letras, poupança, open  m a rke t),

          coexistem  atividades correlatas como


          seguros, câmbio, turismo e exportações.


                  Segundo Roberto Bornhausen, presi­


          dente da Federação Brasileira das Asso­


          ciações de  Bancos (Febraban), dois fa­


          tores justificaram essa evolução: a am­


          pliação da renda da população (família e


           indivíduos participam com 28% do PIB


           na formação de poupança) e o uso da re­


          de  bancária  em  substituição ao poder


           público, na coleta de tributos, impostos


           e taxas.






                              Automação irresistível






                   Diante do volume de transações vei­


           culadas pelo sistema bancário, a incor­                                                                                                       Os cartões


           poração da informática na agilização de                                                                                                        bancários


           seus serviços tornou-se um fenômeno ir­                                                                                          fazem milagres


           reversível.  Somente  pela  Câmara de                                                                                                      eas senhas


           Compensação de Cheques — o coração                                                                                                              protegem


           do sistema — passam diariamente 235                                                                                                              o cliente.
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