Page 9 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1984
P. 9

Guisard:














                                                                                  T e l e b r á s   t e r á   m a i o r














                                                                                           e x p a n s ã o   e m   1 9 8 5




















               José Eugênio Guisard Ferraz, enge­                                                                          terminais, disse Guisard, explicando a                                                                              do assim um grande número de recla­


         nheiro eletrônico pelo ITA (67), doutor                                                                           seguir que "o que se deseja é manter                                                                                mações dos usuários.


         em análise de sistemas econômicos por                                                                             como limite mínimo de contratações                                                                                         Um grupo de trabalho criado em ja­


         Stanford (73), ingressava há 10 anos na                                                                           pelo menos a média dos anos anteri­                                                                                 neiro pelo Mimcom está estudando esse


         Embratel e hoje ocupa o cargo de diretor                                                                          ores.”                                                                                                              e outros problemas e seus resultados de­


         econômico-fmanceiro da Telebrás.                                                                                                                           Tarifas                                                                    verão estar disponíveis até o final deste


                Em entrevista à Telebrasil, Guisard                                                                                                                                                                                            ano e serem implantados, possivel­


         analisou a situação do Sistema Telebrás                                                                                   — É fundamental que se persiga a re­                                                                        mente, ainda nesta gestão.


   '  sob o ponto de vista da liquidez, que é                                                                              alidade tarifária sob pena da degrada­                                                                                      Indagado sobre se o Sistema Tele­


         ótima (todos os fornecedores são pagos                                                                            ção do sistema. A tarifa deve se manter                                                                             brás era auto-suficiente em termos eco-


         em dia), do endividamento e da renta­


         bilidade.


               Segundo Guisard, "o grau de endivi­


         damento tem diminuido. Em 78, a dí-


  I  vida do Sistema Telebrás era de 2,2 bi­


         lhões de dólares, representando 4% do


         total da dívida brasileira. Hoje já amor­



         tizamos 700 milhões de dólares o que li­

         berou recursos próprios para continuar­



         mos com a expansão do sistema e a nos­


         sa dívida representa apenas 1,5% da dí­


         vida total do país”.


               Quanto à rentabilidade, hoje em


         torno de 8 a 9%, tem-se mantido abaixo


         do teto de 12% (Portaria 4.366) e com is­


         so não existe possibilidade de procurar­


         mos um maior endividamento visto que


         as taxas atuais giram em torno de 20 a


         25% se computadas todas as despesas e


        ônus a empréstimos.






                                       Investimento







               O investimento do Sistema Telebrás


        vem declinando de um máximo de 2,7


        trilhões de cruzeiros em 76 para cerca de


        1,2 trilhões em 84. A parcela de recursos                                                                          Eugênio Guisard Ferra/.: é boa a situação econômico-finunceira do sistema  Telebrás, mas é


        de autoFinanciamento tem se mantido                                                                                necessário que se persiga o objetivo da realidade tarifária, para preservar esta situação.


        mais ou menos estável, a de recursos da


        União e a de terceiros tem diminuido e a


        de recursos próprios tem aumentado.                                                                                em torno de 3% abaixo da inflação e este                                                                             nômico-financeiros, disse o técnico que


              Em 84, para uma arrecadação es­                                                                              é um assunto de permanente diálogo                                                                                   se considerarmos níveis de crescimento


        perada de 670 bilhões de cruzeiros, es-                                                                            com a Seplan. Em 83 as tarifas ficaram                                                                               de  7  a 8%  ao ano,  o sistema é auto-



        pera-se que cerca de 7 a 8% retornem ao                                                                            10% abaixo da inflação, hoje porém já se                                                                             sustentável, mas perguntou:


        setor, podendo ainda haver um retorno                                                                              estabilizaram em torno de 3% — afir­                                                                                         — Será que a sociedade brasileira es­


        adicional de 35 bilhões de cruzeiros, o                                                                            mou Guisard.                                                                                                         tará satisfeita com esse nível de cresci­


        que totalizaria 85 bilhões provenientes                                                                                    Outro aspecto a considerar é o da es­                                                                        mento e não desejaria,  frente à de­


        do FNT para este ano.                                                                                              trutura tarifária em si, que, hoje, devido                                                                           manda reprimida ou a densidade telêfô-


              Para o ano que vem as notícias são al-                                                                       a mudanças da tecnologia, apresenta                                                                                  nica existentes, ter um nível de cresci­


        viçareiras: 500 bilhões de cruzeiros es­                                                                           custos altos e preços baixos na ligação                                                                              mento de 12 a 15% ao ano?


        tão orçados para retornar ao setor, re­                                                                            local, ocorrendo o inverso na ligação in­                                                                                    Referindo-se ao auto-financiamento,


        presentando cerca de um terço da arre­                                                                             terurbana, ou seja, a rentabilidade do                                                                               disse Guisard que este representa cerca


        cadação do FNT, que foi estimada em                                                                                serviço local é negativa e é financiada                                                                               de 25 a 30% do investimento global,



        1,5 trilhões de cruzeiros. Em termos de                                                                            pelo lucro do serviço interurbano. Exis­                                                                              sendo o restante completado pelos re­


        contratações, o ano de 83 foi relativa­                                                                            tem também algumas distorções que                                                                                     cursos gerados pelo sistema, pelo re­


        mente pobre, com apenas 200 mil termi­                                                                             ocorreram historicamente nas regiões                                                                                  torno do FNT e por empréstimos con­


        nais contratados, melhorando em 84                                                                                 do Grande Rio e da Grande São Paulo,                                                                                  traídos. Mas não serão dois milhões de


        para 380 mil e com perspectivas para 85                                                                            em que os preços cobrados não são sem­                                                                                cruzeiros, um preço muito caro para o ci­


        de se contratarem entre 380 a 400 mil                                                                              pre proporcionais à distância e tem cria­                                                                             dadão ter direito a um telefone? E o pró-|








         Telebrasil set/out 84                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          7
   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14