Page 9 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1984
P. 9
Guisard:
T e l e b r á s t e r á m a i o r
e x p a n s ã o e m 1 9 8 5
José Eugênio Guisard Ferraz, enge terminais, disse Guisard, explicando a do assim um grande número de recla
nheiro eletrônico pelo ITA (67), doutor seguir que "o que se deseja é manter mações dos usuários.
em análise de sistemas econômicos por como limite mínimo de contratações Um grupo de trabalho criado em ja
Stanford (73), ingressava há 10 anos na pelo menos a média dos anos anteri neiro pelo Mimcom está estudando esse
Embratel e hoje ocupa o cargo de diretor ores.” e outros problemas e seus resultados de
econômico-fmanceiro da Telebrás. Tarifas verão estar disponíveis até o final deste
Em entrevista à Telebrasil, Guisard ano e serem implantados, possivel
analisou a situação do Sistema Telebrás — É fundamental que se persiga a re mente, ainda nesta gestão.
' sob o ponto de vista da liquidez, que é alidade tarifária sob pena da degrada Indagado sobre se o Sistema Tele
ótima (todos os fornecedores são pagos ção do sistema. A tarifa deve se manter brás era auto-suficiente em termos eco-
em dia), do endividamento e da renta
bilidade.
Segundo Guisard, "o grau de endivi
damento tem diminuido. Em 78, a dí-
I vida do Sistema Telebrás era de 2,2 bi
lhões de dólares, representando 4% do
total da dívida brasileira. Hoje já amor
tizamos 700 milhões de dólares o que li
berou recursos próprios para continuar
mos com a expansão do sistema e a nos
sa dívida representa apenas 1,5% da dí
vida total do país”.
Quanto à rentabilidade, hoje em
torno de 8 a 9%, tem-se mantido abaixo
do teto de 12% (Portaria 4.366) e com is
so não existe possibilidade de procurar
mos um maior endividamento visto que
as taxas atuais giram em torno de 20 a
25% se computadas todas as despesas e
ônus a empréstimos.
Investimento
O investimento do Sistema Telebrás
vem declinando de um máximo de 2,7
trilhões de cruzeiros em 76 para cerca de
1,2 trilhões em 84. A parcela de recursos Eugênio Guisard Ferra/.: é boa a situação econômico-finunceira do sistema Telebrás, mas é
de autoFinanciamento tem se mantido necessário que se persiga o objetivo da realidade tarifária, para preservar esta situação.
mais ou menos estável, a de recursos da
União e a de terceiros tem diminuido e a
de recursos próprios tem aumentado. em torno de 3% abaixo da inflação e este nômico-financeiros, disse o técnico que
Em 84, para uma arrecadação es é um assunto de permanente diálogo se considerarmos níveis de crescimento
perada de 670 bilhões de cruzeiros, es- com a Seplan. Em 83 as tarifas ficaram de 7 a 8% ao ano, o sistema é auto-
pera-se que cerca de 7 a 8% retornem ao 10% abaixo da inflação, hoje porém já se sustentável, mas perguntou:
setor, podendo ainda haver um retorno estabilizaram em torno de 3% — afir — Será que a sociedade brasileira es
adicional de 35 bilhões de cruzeiros, o mou Guisard. tará satisfeita com esse nível de cresci
que totalizaria 85 bilhões provenientes Outro aspecto a considerar é o da es mento e não desejaria, frente à de
do FNT para este ano. trutura tarifária em si, que, hoje, devido manda reprimida ou a densidade telêfô-
Para o ano que vem as notícias são al- a mudanças da tecnologia, apresenta nica existentes, ter um nível de cresci
viçareiras: 500 bilhões de cruzeiros es custos altos e preços baixos na ligação mento de 12 a 15% ao ano?
tão orçados para retornar ao setor, re local, ocorrendo o inverso na ligação in Referindo-se ao auto-financiamento,
presentando cerca de um terço da arre terurbana, ou seja, a rentabilidade do disse Guisard que este representa cerca
cadação do FNT, que foi estimada em serviço local é negativa e é financiada de 25 a 30% do investimento global,
1,5 trilhões de cruzeiros. Em termos de pelo lucro do serviço interurbano. Exis sendo o restante completado pelos re
contratações, o ano de 83 foi relativa tem também algumas distorções que cursos gerados pelo sistema, pelo re
mente pobre, com apenas 200 mil termi ocorreram historicamente nas regiões torno do FNT e por empréstimos con
nais contratados, melhorando em 84 do Grande Rio e da Grande São Paulo, traídos. Mas não serão dois milhões de
para 380 mil e com perspectivas para 85 em que os preços cobrados não são sem cruzeiros, um preço muito caro para o ci
de se contratarem entre 380 a 400 mil pre proporcionais à distância e tem cria dadão ter direito a um telefone? E o pró-|
Telebrasil set/out 84 7