Page 50 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1984
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CONGRtSSO NACIONAL DF

                                                                         COMUNICAÇÃO E  INFORMAÇÃO




















                                                                                                                                                Imprensa e Publicidad














                                                                                                                                     d e f e s a   d a l i  b e r d a d e


































































































                                                                        Ciclo de conferências sobre Comunicação Publicitaria;  (E-D) Publicitário Mauro Salles,  da Inter-Americana


                                                                         S A.,  coordenador Gustavo Bandeira de Mello,  do Mmicom, e antropólogo Roberto da Matta,  do Museu

                                                                         Nacional.










                   A  importância  de  uma  efetiva  liber­                                                                                      de julgamento, como considerar que existe                                                                                                            Outros conferencistas



                   dade de imprensa no processo demo­                                                                                             um pacto não escrito entre o jornal e seus


                   crático  e  o  fim  da  Lei  de  Imprensa                                                                                      leitores,  que  leriam todo o conteúdo das                                                                                        Ainda sobre o tema “ Comunicação Im­


                    foram dois dos principais aspectos de­                                                                                        notícias, enquanto se sabe que pelo menos                                                                                 pressa" falaram os seguintes conferencis­

                                                                                                                                                  30% dos leitores lêem apenas os títulos e                                                                                 tas:  Roberto  Civita,  diretor da  Editora
                    fendidos pelos empresários, políticos,


                   jornalistas  e  técnicos  que  partici­                                                                                        cerca de 50%, além dos títulos, os chama­                                                                                 A b ril; o advogado Evaristo de Moraes Fi­
                                                                                                                                                  dos “ leads’'.  Segundo o  o m b u d s m a n ,  as                                                                        lho;  Georges  Suffert,  diretor da revista

                    param como conferencistas e debate-
                                                                                                                                                  estatísticas também mostram que a maio­                                                                                   francesa  Le  P o in t, José Marques de Melo,
                    dores do setor de mídia impressa.  Por                                                                                        ria só lê jornais aos domingos.                                                                                           professor da  Escola de Comunicações de



                    sua  vez,  o setor publicitário,  além de                                                                                          ^ Zagoria divide os leitores de jornais em                                                                           São Paulo; e José Luiz de Faria Neto, Se­


                    defender também a  liberdade,  mos­                                                                                           três grupos: os que compram  para  ler as                                                                                 cretário Geral da Associação de Jornais e



                    trou-se otimista com seus investimen­                                                                                         notícias e reagem ao seu conteúdo; os que                                                                                  Revistas.


                    tos e rentabilidade.                                                                                                          representam organizações com interesses                                                                                            Segundo o jornalista  Roberto Civita, a

                                                                                                                                                  específicos e são rápidos em apontar erros                                                                                 solução mais sensata para coibir eventuais



                                                                                                                                                  quando suas ideologias são atingidas; e os                                                                                 abusos da imprensa não é uma legislação


                                                                                                                                                   membros da própria equipe jornalística.                                                                                   específica, como a  Lei de Imprensa, mas

                                                            Ombudsman                                                                                      Ele citou algumas maneiras que consi­                                                                             uma  legislação comum.  Civita  lembrou



                                                                                                                                                  dera importante para ajudar os leitores: ex­                                                                               que, em países desenvolvidos e com sólida


                             O  o m b u d s m a n  do jornal  W a s h in g to n                                                                    plicações clara  e diretas;  títulos nas ma­                                                                              tradição democrática,  bastam a Justiça

                     P ost, Sam Zagoria, trouxe a explicação de                                                                                    térias analíticas e colunas;  publicação de                                                                               comum para punir excessos como difama­


                     uma  nova forma de  profissionalismo em­                                                                                      mais gráficos,  mapas e cronologias;  dar                                                                                 ção e atentados à  moral e aos bons cos­


                     pregada  nos  Estados  Unidos como  um                                                                                        um toque de humor às matérias relativas a                                                                                 tumes.


                     meio de aproximar os leitores do jornal e ao                                                                                  consumidores,  trabalhismo e  meio am­                                                                                             0 advogado Evaristo de  Moraes Filho


                     mesmo tempo aumentar a objetividade e o                                                                                       biente no noticiário principal.                                                                                            previu que a Lei de Imprensa será m                                                          o d i f i ­


                    comportamento ético da  equipe.  A  pre­                                                                                               Entre os fatores que desanimam o lei­                                                                             cada em breve, e apontou dois pontos fun­


                     sença de um o m b u d s m a n num jornal serve                                                                                tor,  Zagoria falou de artigos muito  longos                                                                               damentais que,  segundo ele,  d e v e m  ser



                    de  ligação entre os  leitores e a  redação,                                                                                   que tiram  o  interesse e a  paciência  de                                                                                 mudados. Atualmente,  quem  r e s p o n d e   a


                     uma  espécie  de  Relações  Públicas que                                                                                      quem os lê, aberturas de matérias que não                                                                                  processos por calúnia e ofensa, em ma­


                    corrige, inclusive, osmal-entendidosentre                                                                                      se referem ao assunto principal;  histórias                                                                                téria não-assinada, é o diretor ou redat


                    a equipe jornalística e o grande público.                                                                                      humanas que defendem mais o criminoso                                                                                      chefe. 0 advogado acredita que esses P


                             Sam  Zagoria  lembrou  que geralmente                                                                                 do que a vítima; e perfis que glorificam o                                                                                 cessos deveriam ser contra a pessoa J


                    os editores cometem alguns graves erros                                                                                        personagem da notícia.                                                                                                     dica da empresa,  que poderia ser pe
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