Page 52 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1984
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Imprenso e Publicidade

                                                                            C O N C IN






                                                                            CONGRESSO NACIONAL  Dl

                                                                           COMUNICAÇÃO E  INFORMAÇÃO

















                                                                                                                                                                                                                                                                                multinacionais trabalham e contribuem


                                                                                                                                                                                                                                                                                sadiamente para seu crescimento.







                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     Ricardo Ramos






                                                                                                                                                                                                                                                                                         “ A propaganda brasileira pode ser com­


                                                                                                                                                                                                                                                                                parada a  um aluvião".  A imagem é de Ri­


                                                                                                                                                                                                                                                                                cardo Ramos, que acrescentou: “ 0 país é



                                                                                                                                                                                                                                                                                varrido sempre por coisas que vêm de fora.


                                                                                                                                                                                                                                                                                Isso reflui e deixa  um sedimento nas cul­


                                                                                                                                                                                                                                                                                turas nacionais que é absorvido. Ainda que


                                                                                                                                                                                                                                                                                tenhamos, no nosso caso, sofrido fortes in­


                                                                                                                                                                                                                                                                               fluências estrangeiras,  tivemos capaci­


                                                                                                                                                                                                                                                                               dade de absorvê-las e fazer, com marcas



                                                                                                                                                                                                                                                                               bem acentuadas,  uma  linha brasileira de


                                                                                                                                                                                                                                                                               propaganda".


                                                                                                                                                                                                                                                                                        Ricardo  Ramos ressaltou, com exem­


                                                                                                                                                                                                                                                                               plos, a comprovaçáo de que a publicidade


                                                                                                                                                                                                                                                                               nacional já obteve sua própria identidade:


                                                                                                                                                                                                                                                                                       Verso e  rima  ajudam a  memorizar o
                  Cerimónia de encerramento do Concm; (E D) Senador Virgílio Tavora, Ministro Haroldo Mattos, De­

                 putado Aníbal  Teixeira,  Secretario Ròrnulo Furtado.                                                                                                                                                                                                         anuncio, influindo no momento de decisão


                                                                                                                                                                                                                                                                               de compra; mensagens bem-humoradas; a


                                                                                                                                                                                                                                                                               maneira  de  tratar a  mulher e, especial-



                  TV, 24% em jornais,  12% em revistas, 8%                                                                                        cia, e condenou a existência de dezenas de                                                                                   mente, o sexo; política e políticos que, se­


                  em rádio e 2% em outros veículos. 0 volu­                                                                                       projetos no Congresso Nacional, todos res­                                                                                   gundo Ricardo Ramos,  “ entram na dança


                  me  de verba  movimentada  permitiu  ao                                                                                         tritivos e muitos proibindo a  publicidade                                                                                   como referências da propaganda"; samba,


                   Brasil  ocupar  em  1983  o 6.° lugar ao                                                                                       de amplos setores.  Os objetivos procura­                                                                                    carnaval, cachaça e botequim; jogo do bi­


                  mundo,  estando em  1.’ lugar os  Estados                                                                                       dos pelo legislador, segundo ele, em cerca                                                                                   cho; futebol; cafezinho, etc.


                  Unidos,  que  movimentou o equivalente a                                                                                        de 90% dos casos já estão cobertos pelo                                                                                              Concluiu  Ricardo  Ramos dizendo que


                  US$  70 bilhões e em segundo lugar o Ja­                                                                                        Codigo.                                                                                                                      “ a  propaganda  é um  reflexo da vida do


                  pão com US$  10 bilhões.                                                                                                                                                                                                                                     país, é a maneira como nós, em termos de


                          — No mundo todo — segundo o publi­                                                                                                             Luiz Marcelo Dias Salles                                                                              criação, refletimos sobre o Brasil de forma


                  citário— 3,5 bilhões de pessoas ouvem ra                                                                                                                                                                                                                     global.  Nos últimos 5 anos uma alta por­


                  dio e  1,2 vèem  televisáo.  Dentro desse                                                                                               Outro conferencista do tema  “ Modelo                                                                                centagem  das mensagens institucionais


                  contexto a comumcaçáo publicitária tem                                                                                          de Comumcaçáo  Publicitária"  foi  Luiz                                                                                      enfoca a ecologia como uma necessidade


                  um  importante  papel  a  desempenhar,                                                                                          Marcelo Dias Salles, presidente da Federa-                                                                                   de salvação nacional".


                  principalmente em  um  momento onde a                                                                                           çáo  Nacional  das Agências de  Propa­



                  revoluçáo no processo de comumcaçáo se                                                                                          ganda.  Para ele, a consolidaçáo da indús­                                                                                                          Luiz Celso de Piratininga

                  acelera a cada dia.  E o fac-símile revolu­                                                                                     tria de propaganda  no  Brasil,  com  suas



                  cionando a  mídia  impressa,  o transistor                                                                                      quase 20 mil agências,  apesar do recuo                                                                                              Já na opinião do vice-presidente da As


                  causando transformações  nas emissoras                                                                                          nos últimos dois anos,  deverá gerar  um                                                                                     sociaçáo Brasileira de Agências de Propa­

                  de rádio e o satélite revolucionando a tele­                                                                                    volume total de recursos em redor dos Cr$                                                                                   ganda  (Abap),  Luiz Celso de Piratininga,



                  visáo, sem contar que as maquinas de da­                                                                                        3,5 trilhões,  ‘‘o que demonstra a  maturi­                                                                                  “ o modelo cultural  publicitário brasileiro


                  tilografias estào se tornando obsoletas nas                                                                                    dade e a força do nosso negócio, colocan­                                                                                    ainda  náo está  definido".  Ressalvou,


                  redações dos grandes diários, sendo subs­                                                                                      do nos entre os  10 maiores mercados pu­                                                                                      porem,  que  na America  Latina a publici­


                  tituídas por terminais de video.                                                                                               blicitários do mundo".                                                                                                       dade encontra poucos pólos de adiantado


                                                                                                                                                          Luiz Salles explicou que atualmente o                                                                               estagio de desenvolvimento e citou como


                                                      Petrònio Corrêa                                                                            setor, “ onde nào há reservas de mercado",                                                                                   exemplos o Brasil, o México e a Argentina.


                                                                                                                                                 esta forte, pois convivem e competem em­                                                                                              —  A  publicidade — disse o vice-


                           Por sua vez, o presidente do Conselho                                                                                 presas grandes,  medias e  pequenas e as                                                                                      presidente da Abap —, talvez a mais dinâ­


                  Nacional de Auto-Regulamentaçáo Publi­                                                                                                                                                                                                                       mica dentre todas as formas de comunica­


                 citaria (Conar) afirmou que ‘‘controlara m-                                                                                                                                                                                                                  ção,  seria a  mais sensível  para captaras


                  formaçáo publicitaria e um pecado contra                                                                                                                                                                                                                     tendências e adaptar os bordões nascidos


                 a  liberdade,  da mesma gravidade de uma                                                                                                                                                                                                                      nos centros urbanos. 0 importante é saber


                 tentativa do controle da noticia” . Ele lem­                                                                                                                                                                                                                  que, numa sociedade como a brasileira, os


                 brou  que os profissionais da  propaganda                                                                                                                                                                                                                    forrós se misturam as danceterias, ondeo


                 têm  muito orgulho do Codigo de  Regula­                                                                                                                                                                                                                     rock e o funk convivem como o xaxadoeo


                 mentação  Publicitária,  tratando-se de                                                                                                                                                                                                                      samba-cançáo,  tudo isso em um modelo


                 uma lei “ suficiente para o nosso negocio".                                                                                                                                                                                                                  social tào diferenciado que sua marca re­


                          O presidente da Conar lamentou que a                                                                                                                                                                                                                gistrada é náo ter algo que a simbolize de


                 propaganda, os veículos de comumcaçáo e                                                                                                                                                                                                                       maneira clara e  inconfundível. 0 modelo


                 a própria sociedade, de vez em quando se­                                                                                                                                                                                                                     brasileiro ainda está para ser definido, por


                 jam ameaçados por algo que já se chamou                                                                                                                                                                                                                       isso é muito cedo para podermos falar de


                 de “ fúria  legiferante".  Na sua opinião,  a                                                                                  Heho Azevedo,  presidente da Sucesu.  uma das                                                                                  um modelo brasileiro de comunicação pu­



                 propaganda já se autopolicia com eficiên­                                                                                      entidades a que se deve a iniciativa do Concm.                                                                                 blicitária— concluiu.                                                                                T
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