Page 52 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1984
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Imprenso e Publicidade
C O N C IN
CONGRESSO NACIONAL Dl
COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
multinacionais trabalham e contribuem
sadiamente para seu crescimento.
Ricardo Ramos
“ A propaganda brasileira pode ser com
parada a um aluvião". A imagem é de Ri
cardo Ramos, que acrescentou: “ 0 país é
varrido sempre por coisas que vêm de fora.
Isso reflui e deixa um sedimento nas cul
turas nacionais que é absorvido. Ainda que
tenhamos, no nosso caso, sofrido fortes in
fluências estrangeiras, tivemos capaci
dade de absorvê-las e fazer, com marcas
bem acentuadas, uma linha brasileira de
propaganda".
Ricardo Ramos ressaltou, com exem
plos, a comprovaçáo de que a publicidade
nacional já obteve sua própria identidade:
Verso e rima ajudam a memorizar o
Cerimónia de encerramento do Concm; (E D) Senador Virgílio Tavora, Ministro Haroldo Mattos, De
putado Aníbal Teixeira, Secretario Ròrnulo Furtado. anuncio, influindo no momento de decisão
de compra; mensagens bem-humoradas; a
maneira de tratar a mulher e, especial-
TV, 24% em jornais, 12% em revistas, 8% cia, e condenou a existência de dezenas de mente, o sexo; política e políticos que, se
em rádio e 2% em outros veículos. 0 volu projetos no Congresso Nacional, todos res gundo Ricardo Ramos, “ entram na dança
me de verba movimentada permitiu ao tritivos e muitos proibindo a publicidade como referências da propaganda"; samba,
Brasil ocupar em 1983 o 6.° lugar ao de amplos setores. Os objetivos procura carnaval, cachaça e botequim; jogo do bi
mundo, estando em 1.’ lugar os Estados dos pelo legislador, segundo ele, em cerca cho; futebol; cafezinho, etc.
Unidos, que movimentou o equivalente a de 90% dos casos já estão cobertos pelo Concluiu Ricardo Ramos dizendo que
US$ 70 bilhões e em segundo lugar o Ja Codigo. “ a propaganda é um reflexo da vida do
pão com US$ 10 bilhões. país, é a maneira como nós, em termos de
— No mundo todo — segundo o publi Luiz Marcelo Dias Salles criação, refletimos sobre o Brasil de forma
citário— 3,5 bilhões de pessoas ouvem ra global. Nos últimos 5 anos uma alta por
dio e 1,2 vèem televisáo. Dentro desse Outro conferencista do tema “ Modelo centagem das mensagens institucionais
contexto a comumcaçáo publicitária tem de Comumcaçáo Publicitária" foi Luiz enfoca a ecologia como uma necessidade
um importante papel a desempenhar, Marcelo Dias Salles, presidente da Federa- de salvação nacional".
principalmente em um momento onde a çáo Nacional das Agências de Propa
revoluçáo no processo de comumcaçáo se ganda. Para ele, a consolidaçáo da indús Luiz Celso de Piratininga
acelera a cada dia. E o fac-símile revolu tria de propaganda no Brasil, com suas
cionando a mídia impressa, o transistor quase 20 mil agências, apesar do recuo Já na opinião do vice-presidente da As
causando transformações nas emissoras nos últimos dois anos, deverá gerar um sociaçáo Brasileira de Agências de Propa
de rádio e o satélite revolucionando a tele volume total de recursos em redor dos Cr$ ganda (Abap), Luiz Celso de Piratininga,
visáo, sem contar que as maquinas de da 3,5 trilhões, ‘‘o que demonstra a maturi “ o modelo cultural publicitário brasileiro
tilografias estào se tornando obsoletas nas dade e a força do nosso negócio, colocan ainda náo está definido". Ressalvou,
redações dos grandes diários, sendo subs do nos entre os 10 maiores mercados pu porem, que na America Latina a publici
tituídas por terminais de video. blicitários do mundo". dade encontra poucos pólos de adiantado
Luiz Salles explicou que atualmente o estagio de desenvolvimento e citou como
Petrònio Corrêa setor, “ onde nào há reservas de mercado", exemplos o Brasil, o México e a Argentina.
esta forte, pois convivem e competem em — A publicidade — disse o vice-
Por sua vez, o presidente do Conselho presas grandes, medias e pequenas e as presidente da Abap —, talvez a mais dinâ
Nacional de Auto-Regulamentaçáo Publi mica dentre todas as formas de comunica
citaria (Conar) afirmou que ‘‘controlara m- ção, seria a mais sensível para captaras
formaçáo publicitaria e um pecado contra tendências e adaptar os bordões nascidos
a liberdade, da mesma gravidade de uma nos centros urbanos. 0 importante é saber
tentativa do controle da noticia” . Ele lem que, numa sociedade como a brasileira, os
brou que os profissionais da propaganda forrós se misturam as danceterias, ondeo
têm muito orgulho do Codigo de Regula rock e o funk convivem como o xaxadoeo
mentação Publicitária, tratando-se de samba-cançáo, tudo isso em um modelo
uma lei “ suficiente para o nosso negocio". social tào diferenciado que sua marca re
O presidente da Conar lamentou que a gistrada é náo ter algo que a simbolize de
propaganda, os veículos de comumcaçáo e maneira clara e inconfundível. 0 modelo
a própria sociedade, de vez em quando se brasileiro ainda está para ser definido, por
jam ameaçados por algo que já se chamou isso é muito cedo para podermos falar de
de “ fúria legiferante". Na sua opinião, a Heho Azevedo, presidente da Sucesu. uma das um modelo brasileiro de comunicação pu
propaganda já se autopolicia com eficiên entidades a que se deve a iniciativa do Concm. blicitária— concluiu. T