Page 34 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1983
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nicações em setembro de 1980 e hoje se or je ternos a maior fábrica de telefones da
gulha de já ter produzido 1 milhão 300 mil América Latina”. Somente na área de tele
telefones, ou seja, em três anos comerciali comunicações, a Gradiente faturou, em
zou mais de 15 por cento da planta total ins 1982, Cr$ 5 bilhões. E as expectativas são
talada no País. “Esta é a nossa resposta. Co maiores. O trabalho de base no mercado ex-
locamos no mercado três vezes mais do que temo começou no ano passado, utilizando em
0 gerente geral de telecomunicações a reserva que nos foi concedida”, argumen seus telefones a marca Garrard, internacio
anunciou os novos produtos que estão em fi ta De Bonis, referindo-se às críticas dos de nalmente conhecida. Os aparelhos já foram
nal de desenvolvimento pela Gradiente: sev mais fabricantes de aparelhos em relação à registrados e homologados nos Estados Uni
ere tá riá eletrônica, telefone sem fio e o já Portaria 203 do Ministério das Comunica dos, Inglaterra, França, Colômbia, Chile, Ar
pronto e, em fase de lançamento, o telefone ções, que deu à Gradiente uma garantia de gentina, Venezuela, Uruguai e México. No
totalmente eletrónico. Éste último é conside mercado de 600 mil aparelhos a disco em três México, o Grupo IGB abriu a Gramex Tele-
rado um aparelho universal, capaz de subs anos, sendo 200 mil por ano. Quanto aos te comunicaciones, uma fábrica de aparelhos
tituir qualquer outro, a disco ou a teclado, lefones a teclado, a portaria inclui a partici que funciona no prédio da Gradiente-Áudio.
com maior confiabilidade e menor custo. pação de mais duas empresas brasileiras, a Os aparelhos começaram a ser exporta
Além de deter, atualmente, 50 por cento Daruma e a Icatel. A Gradiente forneceu dos para os Estados Unidos, Chile, Argen
do mercado de aparelhos da Telebrás, a Gra com exclusividade, até setembro de 1982, e, tina, Urugyai, Venezuela e França, totalizan
diente se apoia no mercado secundário (lo a partir daquela data, as duas empresas tam do 30 mil unidades. “O mercado internacio
jas) para escoamento de sua produção, on bém passaram a participar da reserva, que nal está conturbado, mas temos preços para
de vem se mantendo na liderança, com a fa vai vigorar até setembro de 1984. Em rela competir. Estamos intensificando os conta
tia de 70 a 80 por cento do mercado. “Nós ção ao telefone a disco, a reserva da Gradien tos, principalmente nos Estados Unidos, on
aproveitamos a rede de distribuição da Gra te foi de setembro de 1980 a janeiro deste de está ocorrendo um boom de aparelhos". A
diente em áudio, com mais de 1.200 pontos ano, quando todas as empresas puderam participação em feiras internacionais é item
de venda em todo o País e investimos maci participar das concorrências. importante na divulgação dos produtos.
çamente em propaganda — só no lançamen “A reserva, na área de telecomunicações, “Quando apresentamos nosso telefone na
to do Piccolo e do Memofone aplicamos Cr$ não existe só para aparelhos e vem sendo fei Telecom de 1979, ainda em fase experimen
200 milhões em publicidade”, revelou De ta até para as empresas nacionalizadas, em tal, recebemos 80 consultas. Agora, com o
Bonis. áreas como a das teleimpressoras e CPAs, produto testado e industrializado, vamos vol
tar à Telecom para sair com novos contratos.
A exportação é um trabalho a longo prazo,
pois há saturação do mercado internacional
e falta de tradição do Brasil como exporta
dor de telefones”, explicou.
A crise econômica brasileira representa
para a Gradiente um desafio que a empresa
procura enfrentar através da motivação do
mercado secundário, que independe do Sis
tema Telebrás. “A curto prazo, o que a Tele
brás deixou de comprar não será absorvido.
Mas a longo prazo, a venda nas lojas poderá
desafogá-la do compromisso de absorver a
produção de telefones e permitir que as com
panhias telefônicas desloquem seus investi
mentos para o básico, que é o aumento de ter
minais. Este é um mercado de imenso poten
cial. como está sendo comprovado nos Esta
dos l nidos. E por que o brasileiro vai trazer
de Miami o telefone sem fio ou a secretária
Modelo 7tt DC/BC equipãdo com controle de volume no braço da cápsula; a pequena enare à eletrônica? Nós podemos produzi-los aqui.
dbvila bloqueia a discagem sem interromper as chamadas de tora Tudo que estiver na ponta da linha, a Gra
diente vai produzir”
1 Teço é outro item importante, para en
Resposta às Críticas por exemplo. E o nosso sucesso pode ser frentar a crise. Quando a Gradiente iniciou
comprovado também no mercado .secundá a produção do telefone-padrâo a teclado seu
rio, que passamos a liderar apesar da gran custo era maior do que o aparelho a disco,
“Nossas campanhas procuram formar de concorrência. Aí é uma questão de ser com a previsão de que em cinco anos (em
um novo hábito no consumidor, para que ele mais agressivo. A marca Gradiente teve um 1985) o preço seria igualado. E a meta foi
saia de casa para comprar um telefone. An peso grande no processo de comercialização atingida este ano, superando as expectativas.
tes de 1980, o aparelho só era fornecido pe nas lojas, pois já tínhamos a preferência do O preço tende a baixar ainda mais. “Com o
las companhias telefônicas. Informamos aos público pelos nossos produtos”. novo telefone, totalmente eletrônico, pode
usuários que existe uma portaria do Mini- Segundo o gerente geral de telecomuni remos obter um custo 20 por cento menor,
com que permite a cada assinante ter três ex cações da Gradiente, a política do Ministé nos telefones a teclado, e 15 por cento a me
tensões, que podem ser instaladas por ele rio contribuiu, “sem dúvida”, para o desen nos, nos aparelhos a disco”, explicou De
mesmo. E também buscamos tornar o tele volvimento desta área na empresa, “pois nos Bonis.
fone um bem de consumo, que aumenta o deixou fora da concorrência predatória, co Voltando à reserva de mercado De Bonis
conforto da casa, em locais onde geralmen mo a que ocorreu no início deste ano, cmn o concluiu: “O que vai ocorrer em setembro de
te não se conta com ele, como cozinha, quarto telefone a disco. A reserva faz parte de um 1984, quando cessar a reserva? Tudo o que
ou banheiro. Com isso, tivemos resultados processo de desenvolvimento de produtos a Telebrás ganhou e poderia economizar fu
expressivos, pois telefone já está fazendo realmente brasileiros, fabricados e comercia turamente — de acordo com dados do Minis
parte de listas de presente, em lojas”, co lizados no Brasil. Então, por que distorcer es tério da Indústria e Comércio o Brasil per
mentou. se objetivo? A empresa brasileira é capaz. de atualmente 500 milhões de dólares por
Essa est ratégia de marketing começou a Desenvolvemos um produto tão bom que as falta de padronização — vai por água a bai
ser adotada pela Gradiente desde que ingres multinacionais que o criticaram estão que xo. E preciso que se continue a incentivaras
sou no mercado de telecomunicações. A em rendo produzí-lo”, enfatizou De Bonis. empresas genuinamente brasileiras, pois
presa sentia que as companhias telefônicas Ao investir em telecomunicações, a Gra não adianta nacionalizar as empresas estran
deixariam gradativamente de comprar apa diente tinha em mira um objetivo: liderar. geiras, se a dependência tecnológica conti
relhos devido aos limites de investimento. “Poderíamos ficar acomodados na reserva nua importada. Seria abrir mão de algo du
A Gradiente iniciou a operação telecomu- de mercado, mas resolvemos crescer. E ho ramente conquistado”. '¦