Page 34 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1983
P. 34

nicações em setembro de 1980 e hoje se or­                                                                            je ternos a maior fábrica de telefones da


                                                                                                                               gulha de já ter produzido 1 milhão 300 mil                                                                            América Latina”. Somente na área de tele­

                                                                                                                               telefones, ou seja, em três anos comerciali­                                                                          comunicações,  a  Gradiente  faturou,  em


                                                                                                                               zou mais de 15 por cento da planta total ins­                                                                         1982, Cr$ 5 bilhões. E as expectativas são


                                                                                                                               talada no País. “Esta é a nossa resposta. Co­                                                                         maiores. O trabalho de base no mercado ex-


                                                                                                                               locamos no mercado três vezes mais do que                                                                             temo começou no ano passado, utilizando em


                 0  gerente geral de telecomunicações                                                                          a reserva que nos foi concedida”, argumen­                                                                            seus telefones a marca Garrard, internacio­


         anunciou os novos produtos que estão em fi­                                                                           ta De Bonis, referindo-se às críticas dos de­                                                                         nalmente conhecida. Os aparelhos já foram


         nal de desenvolvimento pela Gradiente: sev­                                                                           mais fabricantes de aparelhos em relação à                                                                            registrados e homologados nos Estados Uni­


          ere tá riá eletrônica,  telefone sem fio e o já                                                                      Portaria 203 do Ministério das Comunica­                                                                              dos, Inglaterra, França, Colômbia, Chile, Ar­


          pronto e, em fase de lançamento, o telefone                                                                          ções, que deu à Gradiente uma garantia de                                                                             gentina, Venezuela, Uruguai e México. No


          totalmente eletrónico. Éste último é conside­                                                                        mercado de 600 mil aparelhos a disco em três                                                                          México, o Grupo IGB abriu a Gramex Tele-


          rado um aparelho universal, capaz de subs­                                                                           anos, sendo 200 mil por ano. Quanto aos te­                                                                           comunicaciones, uma fábrica de aparelhos

          tituir qualquer outro, a disco ou a teclado,                                                                         lefones a teclado, a portaria inclui a partici­                                                                       que funciona no prédio da Gradiente-Áudio.


          com maior confiabilidade e menor custo.                                                                              pação de mais duas empresas brasileiras, a                                                                                    Os aparelhos começaram a ser exporta­


                  Além de deter, atualmente, 50 por cento                                                                      Daruma e a  Icatel.  A Gradiente forneceu                                                                             dos para os Estados Unidos, Chile, Argen­


          do mercado de aparelhos da Telebrás, a Gra­                                                                          com exclusividade, até setembro de 1982, e,                                                                           tina, Urugyai, Venezuela e França, totalizan­


          diente se apoia no mercado secundário (lo­                                                                           a partir daquela data, as duas empresas tam­                                                                          do 30 mil unidades. “O mercado internacio­


          jas) para escoamento de sua produção, on­                                                                            bém passaram a participar da reserva, que                                                                             nal está conturbado, mas temos preços para


          de vem se mantendo na liderança, com a fa­                                                                           vai vigorar até setembro de 1984. Em rela­                                                                            competir. Estamos intensificando os conta­


          tia de 70 a 80 por cento do mercado. “Nós                                                                             ção ao telefone a disco, a reserva da Gradien­                                                                       tos, principalmente nos Estados Unidos, on­

          aproveitamos a rede de distribuição da Gra­                                                                           te foi de setembro de  1980 a janeiro deste                                                                          de está ocorrendo um boom de aparelhos". A


           diente em áudio, com mais de 1.200 pontos                                                                            ano,  quando todas as empresas puderam                                                                               participação em feiras internacionais é item


           de venda em todo o País e investimos maci­                                                                           participar das concorrências.                                                                                        importante  na  divulgação  dos produtos.


           çamente em propaganda — só no lançamen­                                                                                 “A reserva, na área de telecomunicações,                                                                          “Quando apresentamos nosso telefone na


           to do Piccolo e do Memofone aplicamos Cr$                                                                            não existe só para aparelhos e vem sendo fei­                                                                        Telecom de 1979, ainda em fase experimen­

           200 milhões em  publicidade”,  revelou  De                                                                           ta até para as empresas nacionalizadas, em                                                                           tal, recebemos 80 consultas. Agora, com o


           Bonis.                                                                                                               áreas como a das teleimpressoras e CPAs,                                                                             produto testado e industrializado, vamos vol­


                                                                                                                                                                                                                                                     tar à Telecom para sair com novos contratos.


                                                                                                                                                                                                                                                     A exportação é um trabalho a longo prazo,


                                                                                                                                                                                                                                                     pois há saturação do mercado internacional

                                                                                                                                                                                                                                                     e falta de tradição do Brasil como exporta­


                                                                                                                                                                                                                                                     dor de telefones”, explicou.



                                                                                                                                                                                                                                                             A crise econômica brasileira representa


                                                                                                                                                                                                                                                     para a Gradiente um desafio que a empresa

                                                                                                                                                                                                                                                     procura enfrentar através da motivação do


                                                                                                                                                                                                                                                     mercado secundário, que independe do Sis­


                                                                                                                                                                                                                                                     tema Telebrás. “A curto prazo, o que a Tele­


                                                                                                                                                                                                                                                     brás deixou de comprar não será absorvido.


                                                                                                                                                                                                                                                     Mas a longo prazo, a venda nas lojas poderá

                                                                                                                                                                                                                                                     desafogá-la do compromisso de absorver a


                                                                                                                                                                                                                                                     produção de telefones e permitir que as com­


                                                                                                                                                                                                                                                     panhias telefônicas desloquem seus investi­


                                                                                                                                                                                                                                                     mentos para o básico, que é o aumento de ter­


                                                                                                                                                                                                                                                     minais. Este é um mercado de imenso poten­

                                                                                                                                                                                                                                                     cial. como está sendo comprovado nos Esta­


                                                                                                                                                                                                                                                     dos l  nidos. E por que o brasileiro vai trazer


                                                                                                                                                                                                                                                     de Miami o telefone sem fio ou a secretária


             Modelo 7tt DC/BC equipãdo com controle de volume no braço da cápsula; a pequena enare à                                                                                                                                                 eletrônica? Nós podemos produzi-los aqui.


             dbvila bloqueia a discagem sem interromper as chamadas de tora                                                                                                                                                                          Tudo que estiver na ponta da linha, a Gra­

                                                                                                                                                                                                                                                     diente vai produzir”


                                                                                                                                                                                                                                                              1 Teço é outro item importante, para en­


                                   Resposta às Críticas                                                                          por exemplo.  E o nosso sucesso pode ser                                                                             frentar a crise. Quando a Gradiente iniciou

                                                                                                                                 comprovado também no mercado .secundá­                                                                               a produção do telefone-padrâo a teclado seu


                                                                                                                                  rio, que passamos a liderar apesar da gran­                                                                         custo era maior do que o aparelho a disco,


                     “Nossas campanhas procuram  formar                                                                           de concorrência.  Aí é uma questão de ser                                                                           com a previsão de que em cinco anos (em


             um novo hábito no consumidor, para que ele                                                                           mais agressivo. A marca Gradiente teve um                                                                            1985) o preço seria igualado. E a meta foi

             saia de casa para comprar um telefone. An­                                                                           peso grande no processo de comercialização                                                                          atingida este ano, superando as expectativas.


             tes de 1980, o aparelho só era fornecido pe­                                                                         nas lojas, pois já tínhamos a preferência do                                                                        O preço tende a baixar ainda mais. “Com o


             las companhias telefônicas. Informamos aos                                                                           público pelos nossos produtos”.                                                                                     novo telefone, totalmente eletrônico, pode­


             usuários que existe uma portaria do Mini-                                                                                    Segundo o gerente geral de telecomuni­                                                                      remos obter um custo 20 por cento menor,


             com que permite a cada assinante ter três ex­                                                                        cações da Gradiente, a política do Ministé­                                                                          nos telefones a teclado, e 15 por cento a me­


             tensões, que podem ser instaladas por ele                                                                            rio contribuiu, “sem dúvida”, para o desen­                                                                          nos,  nos aparelhos a  disco”,  explicou  De

             mesmo. E também buscamos tornar o tele­                                                                              volvimento desta área na empresa, “pois nos                                                                          Bonis.


              fone um bem de consumo, que aumenta o                                                                               deixou fora da concorrência predatória, co­                                                                                  Voltando à reserva de mercado De Bonis


             conforto da casa, em locais onde geralmen­                                                                           mo a que ocorreu no início deste ano, cmn o                                                                          concluiu: “O que vai ocorrer em setembro de


              te não se conta com ele, como cozinha, quarto                                                                       telefone a disco. A reserva faz parte de um                                                                           1984, quando cessar a reserva? Tudo o que

              ou banheiro. Com isso, tivemos resultados                                                                           processo de desenvolvimento de produtos                                                                              a Telebrás ganhou e poderia economizar fu­


              expressivos,  pois telefone já está  fazendo                                                                        realmente brasileiros, fabricados e comercia­                                                                        turamente — de acordo com dados do Minis­


              parte de listas de presente, em lojas”, co­                                                                          lizados no Brasil. Então, por que distorcer es­                                                                     tério da Indústria e Comércio  o Brasil per­


              mentou.                                                                                                             se objetivo? A empresa brasileira é capaz.                                                                           de atualmente 500 milhões de dólares por


                       Essa est ratégia de marketing começou a                                                                     Desenvolvemos um produto tão bom que as                                                                             falta de padronização — vai por água a bai­


              ser adotada pela Gradiente desde que ingres­                                                                         multinacionais que o criticaram estão que­                                                                          xo. E preciso que se continue a incentivaras

              sou no mercado de telecomunicações. A em­                                                                            rendo produzí-lo”, enfatizou De Bonis.                                                                              empresas genuinamente brasileiras, pois


              presa sentia que as companhias telefônicas                                                                                   Ao investir em telecomunicações, a Gra­                                                                      não adianta nacionalizar as empresas estran­


              deixariam gradativamente de comprar apa­                                                                             diente tinha em mira um objetivo: liderar.                                                                          geiras, se a dependência tecnológica conti­


              relhos devido aos limites de investimento.                                                                           “Poderíamos ficar acomodados na reserva                                                                              nua importada. Seria abrir mão de algo du


                      A Gradiente iniciou a operação telecomu-                                                                     de mercado, mas resolvemos crescer. E ho­                                                                            ramente conquistado”.                                                                                '¦
   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39