Page 33 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1983
P. 33

tóncia  em locais como padarias, residências,


               cerralherias, açougues e escritórios.


               ‘  Esse duro teste de campo durou dois anos


                _           1978 a 1980 — e era condição funda­

               mental à homologação dos aparelhos Gra­


               diente.  "Os resultados  foram  os melhores


               possíveis.  Os aparelhos passaram por um


               completo acompanhamento dos desvios e ca­

               da defeito que surgia merecia uma análise.


               No final do processo atingimos os menores


               índices de defeitos entre os telefones já fabri­


               cados no Brasil: dois defeitos a cada  1.000


               aparelhos. Com o telefone padrão procura­


               mos reduzir o ofensor aparelho, tomando-o o

               mais confiável possível", informou De Bonis.


                       Hoje, a fábrica de telefonia da Gradien­


               te, em Manaus, ocupa sete mil metros qua­


               drados e tem capacidade para produzir 5.400

               telefones/dia. Lá estão os 400 empregados


               voltados para a área de telecomunicações. A


               superintendência comercial fica em São Pau­


               lo, e os novos produtos são desenvolvidos no


               Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, com                                                                                           Em Manaus, o

               sede em Osasco. Com isso, a Gradiente Ele­                                                                         complexo industrial da


               trônica aplica a sua flexibilidade de desen­                                                                                 Gradiente ocupa a


               volvimento e comercialização também  na                                                                             área de 47 mil metros


               área de telefonia.                                                                                                    quadrados e emprega


                                                                                                                                                     3.500 pessoas.










                                                                                                                                                                                                                                                                                     Novos produtos



                        D e   p a i  p a r a   f ilh o ,  u m a t r a d iç ã o   d e   s u c e s s o                                                                                                                                                           A partir do telefone-padráo, a Gradiente




                                                                                                                                                                                                                                                       desenvolveu novos recursos, capazes de aten­


                                                                                                                                                                                                                                                       der a diferentes necessidades dos consumi­


                               Tudo começou em 1927, quando o suí­                                                                diente, com sede na Avenida Santo Ama­                                                                               dores. Um deles é o telefone com recepção


                       ço Émile Staub chegou a São Paulo, on­                                                                     ro, São Paulo. A fusão com a Staub Ele­                                                                              amplificada, equipado com controle de vo­


                       de fundou uma pequena importadora na                                                                       trônica deu origem ao Grupo IGB — In­                                                                                lume da cápsula receptora, instalado no mo-


                       ma Santa Efigénia, tradiciona] na venda                                                                    dústrias Gradiente do Brasil, que inten­                                                                             nofone. Esse aparelho é indicado para insta­

                       de componentes eletrônicos. Émile teve                                                                     sificou as atividades na área de áudio.                                                                              lação em locais com grande ruído ambien­


                       dois filhos, Richard e Eugênio — atuais                                                                             Dois anos depois. Eugênio partiu pa­                                                                        tei (fábricas, por exemplo), e para deficien­


                       vice-presidente e  presidente do Grupo                                                                     ra um empreendimento arrojado: a ins­                                                                                tes auditivos. Outra variação do modelo pa­

                       Gradiente  —  que  sempre seguiram  a                                                                      talação das fábricas em Manaus, aprovei­                                                                             drão apresenta bloqueador de chamadas in­


                       orientação do pai, um selfnuide man de                                                                     tando as vantagens oferecidas pela Zona                                                                              corporado ao aparelho (built-in), e é o primei­


                       grande visão empresarial Desde peque­                                                                      Franca, em termos de isenção de impos­                                                                               ro deste tipo no Brasil.


                       no, Eugênio já demonstrava forte inclina­                                                                  tos. Começou assim a nascer o maior gru­                                                                                     “Sempre confiando na capacidade de de­


                       ção para negócios. Aos 14 anos, resolveu                                                                   po da indústria eletrônica do Brasil, com                                                                            senvolvimento da nossa tecnologia, financia­

                       passar as férias escolares na loja do pai                                                                  capital 100 por cento nacional, o sétimo                                                                             da só por capital genuinamente brasileiro”,


                       e de lá  nunca mais saiu. Passou em pri­                                                                   fabricante de telefones do mundo, .e que                                                                             como frisou De Bonis, a Gradiente desenvol­


                       meiro lugar no vestibular da  Escola de                                                                    agora se lança, “para liderar", no merca­                                                                            veu outros aparelhos. Um deles é o Piccolo,

                       Administração, da Fundação Getúlio Var­                                                                    do de videojogos, através da marca Ata-                                                                              na linha dos telefones compactos, cujo desen­


                       gas, onde concluiu o curso em  1964.                                                                       ri. Para Eugênio Staub, seu presidente,                                                                              volvimento levou em conta “tudo o que o con­


                              As ligações com fábricas de aparelhos                                                               41 anos, a palavra crise pode ser, tranqui­                                                                          sumidor reclamou dos minifones lançados


                       de som fez com que a pequena lojajiros-                                                                    lamente, substituída por desafio. E isso                                                                             anteriormente no Brasil”. Robusto, o Picco­


                       perasse.  No início dos anos 60,  Émile                                                                    ele aprendeu com o pai, Émile Staub.                                                                                 lo tem concepção totalmente eletrônica (com


                       Staub resolveu diversificar suas ativida­                                                                                                                                                                                       cápsulas dinâmicas, para melhor recepção),

                       des e passou a fabricar seletores de canais                                                                                                                                                                                     teclado de curso curto e teclas de sigilo e de


                       de TV. Era a época da multiplicação no                                                                                                                                                                                          memória, permitindo ainda a sua instalação


                       País das fábricas de televisores, um mer­                                                                                                                                                                                       em  parede,  com  suporte apropriado.  Dois

                      cado em expansão devido ao interesse ge­                                                                                                                                                                                         meses após o lançamento, em maio, ele já se


                       ral de substituir as importações de com­                                                                                                                                                                                        tornava um campeão de vendas, cõfti 35 mil


                      ponentes. A idéia, que tinha tudo para dar                                                                                                                                                                                       unidades  comercializadas”,  garantiu  De


                      certo, partiu de Eugênio, que convenceu                                                                                                                                                                                          Bonis.


                      o pai a adquirir as primeiras máquinas da                                                                                                                                                                                                Outro modelo — considerado a segunda


                      indústria que surgia, numa pequena fer-                                                                                                                                                                                          geração de telefones com teclas — é o Mcmo-

                      ramentaria paulista. A Staub Eletrônica                                                                                                                                                                                         fone, também uma variação do padrão. O Me-


                      prosperou, chegando a vender seus pro­                                                                                                                                                                                           rnofone permitiu arquivar em memória dez


                      dutos para todos os fabricantes de televi­                                                                                                                                                                                       números que podem ser utilizados a qual­


                      sores da época.                                                                                                                                                                                                                  quer momento ou então substituídos por ou­


                              A chegada das empresas japonesas                                                                                                                                                                                         tros. O primeiro telefone brasileiro com me­

                      na área de televisores, no final dos anos                                                                                                                                                                                        mória foi desenvolvido para o mercado-na­


                      60, levou a família a pesquisar um novo                                                                                                                                                                                          cional, isso porque uma pesquisa revelou que


                      ramo, o som. E Eugênio, em 1971, resol­                                                                                                                                                                                          o usuário brasileiro faz, habitualmente, de oi­


                      veu comprar outra empresa, voltada pa­                                                                                                                                                                                           to a dez chamadas diárias para os mesmos


                      ra a fabricação de amplificadores de 20                                                                                                                                                                                           números. Já no lançamento, a l.° de agosto


                      watts, que havia sido criada em 1964 por                                                                                                                                                                                          último, ele se tornou um sucesso, com as pri­

                      quatro estudantes de engenharia, a Gra-                                                                                                                                                                                           meiras  oito  mil  unidades  totalm ente


                                                                                                                                                                                                                                                        vendidas.                                                                                                     +








               Teiebrasii. Novembro / Dezembro 83
   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38