Page 39 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1983
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A pressurizaçào da rede telefônica, con­


                                                                                                                                                                                                                                                               siderada fator fundamental para o fim do

                                                                                                                                                                                                                                                                problema dos telefones interrompidos em


                                                                                                                                                                                                                                                                conseqüência das chuvas, foi totalmente con­


                                                                                                                                                                                                                                                                cluída até dezembro de 1979. Paralelamen­


                                                                                                                                                                                                                                                                te à pressurizaçào, a empresa concentrou


                                                                                                                                                                                                                                                                seus esforços na substituição de cabos anti­

                                                                                                                                                                                                                                                                gos — responsáveis pelo grande índice de de­


                                                                                                                                                                                                                                                                 feitos —, na arrumação de 540 caixas sub­


                                                                                                                                                                                                                                                                 terrâneas e na eliminação de cerca de 9 mil


                                                                                                                                                                                                                                                                 emendas provisórias em cabos subterrâneos.


                                                                                                                                                                                                                                                                 Todas essas medidas tiveram por objetivo

                                                                                                                                                                                                                                                                 tornar a pressurizaçào realmente efetiva e


                                                                                                                                                                                                                                                                 garantir a qualidade do serviço telefônico do


                                                                                                                                                                                                                                                                 Rio.


                                                                                                                                                                                                                                                                         Com a colocação em prática da meta res­


                                                                                                                                                                                                                                                                 peito ao assinante, a Telerj intensificou a ins­


                                                                                                                                                                                                                                                                 talação de telefones e, já em outubro de 1979,

                                                                                                                                                                                                                                                                 24 mil carnes do plano de expansão tinham


                                                                                                                                                                                                                                                                  sido atendidos.



                                                                                                                                                                                                                                                                          Um ano depois, em abril de 1980, o qua­
                 0 funcionamento dos contadores de pulsos atrai o interesse dos assinantes.                                                                                                                                                                       dro já era outro e a Telerj conseguiu obter o




                                                                                                                                                                                                                                                                  maior índice de produtividade da empresa


                 deram iniciar os reparos na quarta-feira cie                                                                               em  situação crítica: apenas  150 estavam                                                                             dentro do Sistema Telebrás.


                 Cinzas, depois da remoção de 30 mil metros                                                                                 pressurizados e os demais 62 não tinham


                 cúbicos de água e 100 mil metros cúbicos de                                                                                qualquer proteção contra a umidade.                                                                                                                  Melhor serviço

                 entulho. Em edital publicado nos jornais, a                                                                                         Em meio a esse panorama, a atual dire­


                 Telerj assumiu o compromisso de normali­                                                                                   toria da Telerj tomou posse, reconheceu pu­                                                                                    Dentro da  meta assinante respeitado,


                 zar a situação antes do prazo previsto de 60                                                                               blicamente os erros cometidos pela empre­                                                                              uma das primeiras medidas adotadas pela


                  dias. A meta foi cumprida, os aparelhos vol­                                                                              sa e prometeu sanear o serviço telefônico, pe­                                                                         atual diretoria foi a criação da Divisão de Re­


                  taram a funcionar, mas os serviços telefôni­                                                                               dindo um crédito de confiança aos assinan­                                                                            lações com a Comunidade, com o objetivo de


                  cos continuavam críticos em toda a cidade.                                                                                 tes, aos empregados e ao público em geral.                                                                            suprir uma lacuna no diálogo entre a erppre-

                          Em abril de 1979, havia 14 mil telefones                                                                                                                                                                                                 sa e o público, que não tinha a*quem recor­


                  mudos, dos quais 2 mil há mais de 15 dias.                                                                                                            Unia nova imagem                                                                           rer depois de vencidas as primeiras instân­


                  Os equipamentos de assinante e estação não                                                                                                                                                                                                       cias (atendimento de serviços ou consertos).


                  eram nunca recuperados em prazo inferior                                                                                            A colocação em prática de um plano de                                                                                 As mudanças de endereço, pedidos de


                  a cinco dias. Cerca de 57 mil carnes do pla­                                                                               emergência para a recuperação dos telefones                                                                           extensão, troca de aparelhos,  informações


                  no de expansão, já  quitados,  estavam em                                                                                  interrompidos estabeleceu como metas, nos                                                                             sobre planos de expansão, esclarecimentos


                  atraso, muitos desde 1973. Nos meios de co­                                                                                casos de defeito de cabo, os seguintes prazos                                                                         sobre contas e pedidos de reparo passaram

                  municação; a opinião pública se manifesta­                                                                                 èm 1979: até 30 de junho, não haveria tele­                                                                           a ser obtidos rapidamente, pelo telefone,


                  va contra a Telerj, não só através de assinan­                                                                             fones interrompidos por um período superior                                                                           dentro da nova filosofia adotada pela Telerj:


                  tes e usuários, mas também em editoriais e                                                                                 a 30 dias; até 30 de agosto, os telefones se­                                                                         os Centros de Operações, que reúnem, em


                  reportagens, com críticas cada vez mais se­                                                                                riam recuperados dentro do prazo máximo                                                                               um só local, os setores de estatística, estu­


                  veras contra a ineficiência da empresa. Na                                                                                 de 30 dias, a maioria dos quais em apenas                                                                             dos de rede, programação, triagem, despa­


                  Assembléia Legislativa, uma Comissão Par­                                                                                   15 dias; até 30 de setembro, não haveria in­                                                                         cho, exame de linha e facilidade, capazes de

                  lamentar de Inquérito chegou a ser instau­                                                                                 terrupção por mais de oito dias; e a partir de                                                                        analisar as condições para a prestação de um


                  rada para apurar as irregularidades do sen                                                                                  18 de outubro, este prazo seria diminuído pa­                                                                        serviço mais eficiente e rápido. Como apoio


                  viço telefônico no Rio de Janeiro.                                                                                         ra um máximo de sete dias. Todas essas me­                                                                            aos Centros de Operações,  os Centros de


                          Dentro da empresa a situação também                                                                                tas foram alcançadas em menos de seis me­                                                                             Manutenção da Rede também colaboram


                  era difícil. A desmotivação geral dos empre­                                                                               ses.                                                                                                                  para maior velocidade no atendimento aos


                  gados se refletia na qualidade do serviço. A                                                                                        Os defeitos em equipamentos de assinan­                                                                      pedidos de serviços e reclamações de con.-


                  rede era o melhor exemplo da crise da Te­                                                                                  tes ou de estação  passaram a ser recupera­                                                                           sertos.


                  lerj: dos 580 cabos de assinantes, só 48 es­                                                                               ção em 24 horas, a partir do momento da re­                                                                                   A implantação do serviço de auxílio às

                  tavam pressurizados;  190 tinham pressuri-                                                                                 clamação. O reparo de linhas privadas tam­                                                                            listas — 102/121 — totalmente operado por


                  zaçáo parcial; e os restantes 292 cabos esta­                                                                              bém foi incluído no programa de emergên­                                                                              computador, em substituição ao rotativo/ma-


                  vam inteiramente sujeitos à infiltração das                                                                               cia, o que permitiu reduzir de 15 dias para                                                                            nual, foi outro passo decisivo para a concre­


                  chuvas. Os cabos-troncos também estavam                                                                                    72 horas o tempo médio de conserto.                                                                                   tização do objetivo assinante respeitado. O sis­

                                                                                                                                                                                                                                                                   tema fornece, em poucos segiindos, informa­


                                                                                                                                                                                                                                                                   ções sobre telefones da Telerj e Cetel pelo có­


                                                                                                                                                                                                                                                                   digo 102, para os usuários da capital, e 121,


                                                                                                                                                                                                                                                                   para as localidades do interior servidas pe­

                                                                                                                                                                                                                                                                   lo sistema DDD.


                                                                                                                                                                                                                                                                           A redução dos altos índices de PAB (per­


                                                                                                                                                                                                                                                                   da no assinante B) também vem merecendo


                                                                                                                                                                                                                                                                   atenção especial da Telerj, que objetiva com


                                                                                                                                                                                                                                                                   isso melhorar a qualidade da telefonia, pois

                                                                                                                                                                                                                                                                  além da evasão de renda para a empresa ope­


                                                                                                                                                                                                                                                                   radora, esses altos índices provocam o des­


                                                                                                                                                                                                                                                                  contentamento do assinante que não conse­


                                                                                                                                                                                                                                                                  gue completar suas chamadas. Em feverei­


                                                                                                                                                                                                                                                                  ro de 1981, o indicador PAB estava na ordem


                                                                                                                                                                                                                                                                  de 50 por cento, o que significava que meta­


                                                                                                                                                                                                  Os orelhões                                                     de das chamadas destinadas à rede da Telerj


                                                                                                                                                                                                  comunitários                                                    eram perdidas. Com a aplicação de métodos


                                                                                                                                                                                                  atendem as                                                      eficientes, a empresa conseguiu reduzir a ta­


                                                                                                                                                                                                 populações                                                       xa do PAB para 42,1 por cento em julho des­


                                                                                                                                                                                                  carentes do                                                     te ano. A meta estipulada para dezembro


                                                                                                                                                                                                  Rio de Janeiro.                                                 próximo é de 41,6 por cento.
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