Page 56 - Telebrasil - Maio/Junho 1982
P. 56
Na composição deste quadro foi simulada uma
situação em que são mantidas constantes todas
as variáveis da razão CTP/RO, exceto a tarifa e a
correção salarial, para as quais foram utilizadas
as hipóteses do orçamento geral para 1982.
Nestas circunstâncias, o índice saltaria de 37,7%
em 1981, para 42,54% em 1982.
As tarifas de serviços de telecomunicações cor
respondem a 97% do índice da inflação, presu
mindo-se que os 3% da diferença seriam obtidos
por ganho de produtividade. Considerando este
aspecto e o fato de que a aplicação da Lei Salarial
vem gerando maiores despesas com pessoal do
Sistema Telebrás em relação à sistemática ado
Reajuste de 51,66
tarifa com 24,99 1 0 ,0 0 19,20 1 0 ,0 0 tada anteriormente à Lei 6.708, a tendência é de
produtividade aumento gradativo dessas despesas, com a inci
dência de novas correções. Isto recomenda a
Custo total adoção de medidas para equacionamento e ad
pessoal/ ministração de custos, visando compensar ou co
Receita 37,79 42,91 42,91 42,91 39,01 39,01 39,01 46,21 46,21 46,21 42,01 42,01 42,01 42,54 brir esse dispêndio adicional e restaurar o neces
Operacional
sário equilíbrio entre custo e receita.
Hipóteses
Na Receita Operacional: No Custo Total com Pessoal: Repercussão da Política Salarial nos Empre
• Crescimento da Planta = zero • Crescimento do efetivo = zero gados
• Crescimento da demanda = zero • Progressões e outras alt. salário = Zero
• Incremento de receita = 3% • Correção salarial: índice OHT's-TB Analisaremos agora as repercussões da lei no po
• Tarifa: índice dos OHT's-TB • Demais elementos: corr. igual a dos salários. der aquisitivo de nossos empregados.
• Produtividade: 3% em Janeiro
Observação: Os empregados de maiores salários passaram a
O índice de 82 (linha 5) foi obtido inflacionando o resultado de dczembro/81 pelos índices respectivos das linhas 3 e 4. sofrer perdas substanciais no poder de compra,
concomitantemente ao acréscimo das suas obri
Quadro VII-A — O índice Custo Total de PessoaI sobre Receita O peracional se deteriora com a política salarial e gações previdência rias, juros e correçáo mone
tarifária.
tária do Sistema Financeiro de Habitação (SFH)
ou pagamento de aluguel.
Novos fatos vieram agravar a perda para essa ca
tegoria de profissionais a que nos referimos,
COMPARAÇÃO DO CRESCIMENTO
SALÁRIO REAL- ÍNDICES ECONÓMICOS como o da limitação dos salários ao do Presidente
da República, o impedimento à criação de novos
índices Econômicos 77 78 79 80 81 82 * benefícios (a não ser se forem considerados como
medida excepcional pelo governo) e a modifica
ção dos planos de classificação de cargos e salá
rios, só após três anos de aprovação pelo Conse
Alimentação 1 0 0 , 140 227 425 899 1637 lho Nacional de Política Salarial (CNPS). (Dec.
Lei n.° 85.232 de 06 outubro 80).
índice Geral de Preços 1 0 0 , 139 214 428 897 1691
Serviços Públicos 1 0 0 , 143 222 450 975 1997
A maior restrição ao poder de compra cabe, no
entanto, ao achatamento salarial imposto pela
lei.
Nível básico 100, 140 251 470 1000 2041
Fizemos comparações entre o índice de cresci
Nível médio 100, 140 238 438 912 1826 mento dos salários de algumas categorias e a
evolução de determinados índices econômicos
Inicial nív. superior 100, 140 229 420 858 1690 publicados pela revista Conjuntura Econômica
Superior sénior 100, 140 219 381 700 1234 da Fundação Getúlio Vargas, que se encontra no
quadro IX.
Téc. e ger. alto nível 100, 140 216 373 627 1010
Pelo quadro apresentado verificamos que:
* INPC julho estimado: 40,2
— no período consagrado (1977 a janeiro de 1982)
os salários dos empregados de nível básico, mé
dio têm tido crescimentos reais maiores do que
Quadro V III — O registro dos salários de nível su p e rio r e de gerentes de a lto nível não cobre sequer o os índices de alimentação, geral dos preços e ser
aum ento do custo da alim entação. viços públicos.