Page 56 - Telebrasil - Maio/Junho 1982
P. 56

Na  composição  deste  quadro  foi simulada uma


                                                                                                                                                                                                                                                                   situação em  que  são mantidas constantes todas



                                                                                                                                                                                                                                                                   as variáveis da razão CTP/RO, exceto a tarifa e a


                                                                                                                                                                                                                                                                   correção salarial,  para  as  quais foram  utilizadas


                                                                                                                                                                                                                                                                   as hipóteses do orçamento geral para  1982.






                                                                                                                                                                                                                                                                   Nestas circunstâncias, o índice saltaria de 37,7%



                                                                                                                                                                                                                                                                  em  1981, para 42,54%  em  1982.






                                                                                                                                                                                                                                                                  As  tarifas  de  serviços  de  telecomunicações cor­


                                                                                                                                                                                                                                                                  respondem  a  97%  do índice da inflação,  presu­


                                                                                                                                                                                                                                                                  mindo-se que os 3% da diferença seriam obtidos


                                                                                                                                                                                                                                                                  por ganho de produtividade.  Considerando este



                                                                                                                                                                                                                                                                 aspecto e o fato de que a aplicação da Lei Salarial


                                                                                                                                                                                                                                                                 vem gerando maiores  despesas com pessoal do


                                                                                                                                                                                                                                                                 Sistema  Telebrás  em  relação à  sistemática ado­
          Reajuste de                                                                                                                                                                                                                  51,66


          tarifa com                                     24,99                                      1 0 ,0 0                                   19,20                                       1 0 ,0 0                                                              tada anteriormente à Lei 6.708, a tendência é de

          produtividade                                                                                                                                                                                                                                          aumento gradativo dessas despesas, com a inci­


                                                                                                                                                                                                                                                                 dência  de  novas  correções.  Isto recomenda a


              Custo total                                                                                                                                                                                                                                        adoção  de  medidas  para  equacionamento e ad­

                 pessoal/                                                                                                                                                                                                                                        ministração de custos, visando compensar ou co­


                  Receita                 37,79  42,91  42,91  42,91  39,01  39,01  39,01  46,21  46,21  46,21  42,01  42,01  42,01  42,54                                                                                                                       brir esse dispêndio adicional e restaurar o neces­

             Operacional
                                                                                                                                                                                                                                                                 sário equilíbrio entre custo e receita.







           Hipóteses


           Na Receita Operacional:                                                                                            No Custo Total com Pessoal:                                                                                                       Repercussão  da  Política  Salarial  nos  Empre­


           • Crescimento da Planta  =  zero                                                                                   • Crescimento do efetivo =  zero                                                                                                  gados

           • Crescimento da demanda  =  zero                                                                                  • Progressões e outras alt. salário  =  Zero


           • Incremento de receita  =  3%                                                                                     • Correção salarial: índice OHT's-TB                                                                                              Analisaremos agora as repercussões da lei no po­

           • Tarifa: índice dos OHT's-TB                                                                                      • Demais elementos: corr. igual a dos salários.                                                                                   der aquisitivo de nossos empregados.



                                                                                                                              • Produtividade: 3% em Janeiro




           Observação:                                                                                                                                                                                                                                         Os empregados de  maiores salários passaram a


           O índice de 82 (linha 5) foi obtido inflacionando o resultado de dczembro/81 pelos índices respectivos das linhas 3 e 4.                                                                                                                            sofrer perdas substanciais no poder de compra,



                                                                                                                                                                                                                                                               concomitantemente ao acréscimo das suas obri­

          Quadro  VII-A — O índice Custo Total de PessoaI sobre Receita O peracional se deteriora com  a política salarial e                                                                                                                                   gações previdência rias,  juros e correçáo mone­

           tarifária.

                                                                                                                                                                                                                                                               tária  do Sistema  Financeiro de  Habitação (SFH)


                                                                                                                                                                                                                                                               ou pagamento de aluguel.








                                                                                                                                                                                                                                                              Novos fatos vieram agravar a perda para essa ca­



                                                                                                                                                                                                                                                              tegoria  de  profissionais  a  que  nos  referimos,
                                                                                       COMPARAÇÃO DO CRESCIMENTO


                                                                                SALÁRIO REAL-  ÍNDICES ECONÓMICOS                                                                                                                                             como o da limitação dos salários ao do Presidente

                                                                                                                                                                                                                                                              da República, o impedimento à criação de novos


            índices Econômicos                                                         77                           78                          79                          80                            81                            82 *                  benefícios (a não ser se forem considerados como


                                                                                                                                                                                                                                                              medida excepcional pelo governo) e a modifica­


                                                                                                                                                                                                                                                              ção dos planos de classificação de cargos e salá­


                                                                                                                                                                                                                                                              rios, só após três anos de aprovação pelo Conse­
            Alimentação                                                              1 0 0 ,                      140                         227                         425                          899                          1637                      lho  Nacional  de  Política  Salarial  (CNPS).  (Dec.




                                                                                                                                                                                                                                                               Lei n.° 85.232 de 06 outubro 80).
            índice Geral de Preços                                                  1 0 0 ,                       139                         214                         428                      897                              1691





            Serviços Públicos                                                       1 0 0 ,                       143                         222                         450                          975                          1997

                                                                                                                                                                                                                                                              A  maior  restrição ao  poder de compra cabe,  no


                                                                                                                                                                                                                                                              entanto,  ao achatamento salarial imposto pela


                                                                                                                                                                                                                                                              lei.

                  Nível básico                                                      100,                          140                         251                         470                         1000                          2041



                                                                                                                                                                                                                                                               Fizemos comparações  entre o índice de cresci­

                  Nível médio                                                       100,                          140                         238                         438                           912                         1826                       mento  dos  salários  de  algumas  categorias e a



                                                                                                                                                                                                                                                               evolução  de  determinados  índices econômicos
                  Inicial nív. superior                                             100,                          140                         229                         420                           858                         1690                       publicados pela  revista  Conjuntura  Econômica






                  Superior sénior                                                   100,                          140                         219                         381                           700                         1234                       da Fundação Getúlio Vargas, que se encontra no
                                                                                                                                                                                                                                                               quadro IX.



                  Téc. e ger. alto nível                                            100,                          140                         216                         373                           627                     1010





                                                                                                                                                                                                                                                              Pelo quadro apresentado verificamos que:



                                                                                                                                                                                          *   INPC julho estimado: 40,2

                                                                                                                                                                                                                                                              — no período consagrado (1977 a janeiro de 1982)


                                                                                                                                                                                                                                                              os salários dos empregados de nível básico, mé­


                                                                                                                                                                                                                                                               dio têm  tido crescimentos reais  maiores do que



             Quadro  V III —  O  registro dos salários de  nível su p e rio r e de gerentes de a lto  nível  não cobre sequer o                                                                                                                               os índices de alimentação, geral dos preços e ser­

          aum ento do custo da  alim entação.                                                                                                                                                                                                                  viços públicos.
   51   52   53   54   55   56   57   58   59   60   61