Page 41 - Telebrasil - Maio/Junho 1982
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(Faà)                                                                                                                     E quanto ao treinamento de sensibilidade?



                          AV ALT AÇÃO  D O                                                                                         As em presas do tipo fam iliar tendem  a perso­




                               D R S R N T P B N I r i O                                                                           nalizar a política fam iliar ao bel-prazer im perial                                                                       (Ivayr)

                                                                                                                                   do seu dono. Se ele acerta tudo bem , se ele erra a                                                                        Nós hoje citamos sua utilização isolada porque



          De cottvo                                                                                  e  pre-                       pessoa afetada de certaiorm a paga a conta. Ou­                                                                            o indivíduo volta para a organização como um

                                                                                                                                    tro erro  m uito freqüente ocorre nas em presas                                                                           corpo estranho que se aprimorou lá fora e não
           xr\\ar  o  fator  tr ab alYvo  a  tvi-


          vel da                                                                             e do irv                               m ultinacionais quando adotam sistem as sofisti­                                                                          usou aquilo em termos de sinergia de equipe.

                                                                                                                                    cados dem ais, im portados de outras economias.
           dividuo.


                                                                                                                                                                                                                                                             Não ouvimos ainda nenhuma referência ao rela­


                                                                                                                                                                                                                                                             cionamento chefe-empregado. Seria o aspecto ir­



                                                                                                                                    Quando-se  tem  um  programa  de  desenvolvi­                                                                            relevante?


       Se tenho  14  diretores,  devem  todos  ganhar  o                                                                            mento de carreira para o futuro, qual a previsão


        mesmo salário?                                                                                                              em relação aos que não foram selecionados para                                                                            (Barbosa)

                                                                                                                                                                                                                                                              Este aspecto é fundamental. A com petência in­
                                                                                                                                    os estágios superiores?
         (Faà)                                                                                                                                                                                                                                                terpessoal no relacionam ento para cim a, para



        A resposta clássica é de que todos devem  inicial­                                                                           (Ivayr)                                                                                                                  baixo e para com nossos pares é fundam ental e


         mente ter o conteúdo de seus cargos avaliados,                                                                              Este é um  problem a  não totalm ente  resolvido.                                                                        da mais alta relevância.



         estabelecendo-se um  salário-base, m edindo-se                                                                              O bviam ente os identificados  ficam  altamente


         depois cada desem penho individual. M as em  se                                                                              m otivados porque nós dam os o  feed-back de


         tratando de em presas de cunho público consi­                                                                                nossa percepção do potencial  deles.  Se, no en­                                                                                                    O PAPDL DA


         deraria a antiguidade com o m ais um  fator, pre­                                                                            tanto, o sistem a tem credibilidade e identifica os                                                                                        UNIV ERSID ADE


          miando o indivíduo  que  na jovem  gerência fi­                                                                             m ais capazes, a cultura da empresa tende a achar



          cou fiel à casa, em  vez de sair dela.                                                                                      que o processo é válido e justo. Os demais em­                                                                           Todos estão de acordo que


                                                                                                                                      pregados, no entanto, não estão paralisados em                                                                            seu  p a p e l   é   p                                          r i m            o r d i a l


          Como se avaliam cargos e salários?                                                                                           sua perspectiva de m obilidade  profissional e                                                                           para a sociedade. Resta sa­



                                                                                                                                       serão dadas condições de ascensão,  principal­

           (Faà)                                                                                                                       mente em carreiras técnicas ou semitécnicas.                                                                            ber  qual  a  melbor  estraté­


           Uma das m aneiras é avaliar o conteúdo do cargo                                                                                                                                                                                                      gia  para sua atuação.


           em termos de 3 fatores básicos: o saber, requeri­                                                                           Como aferir os resultados de um  programa cul­


           do pelo cargo; a utilização deste saber; e a res­                                                                           tural para aperfeiçoamento de executivos?                                                                              E quanto ao problema de integração da empresa



           ponsabilidade pelos resultados finais.  Isto se
                                                                                                                                                                                                                                                              com a universidade?

           transform a num a escala sofisticada  de pontos                                                                             (Sampaio)


           que cresce em term os geom étricos e não aritm é­                                                                           Na questão da mensuraçáo dos resultados, acho                                                                          (Sampaio)


           ticos. Este esquem a é acoplado com  um sistem a                                                                            que na parte técnica isto não é difícil, mas no                                                                        Trata-se da reaproximaçáo de dois mundos dife­


           de avaliação de desem penho, algum as vezes in­                                                                             tipo de  program a cultural  que estam os efe­                                                                         rentes: um mais prático em contato com a reali­


           tuitivo e outras vezes um  pouco subjetivo, che­                                                                            tuando é m ais difícil.  Quando há uma coinci­                                                                         dade e outro mais romântico, vamos dizer. Vale


           gando-se a um a boa política a nível m acro-em ­                                                                            dência entre as pessoas envolvidas num progra­                                                                         citar aqui a diferença entre os modelos ameri­


           presarial.                                                                                                                  ma desse tipo e o poder hierárquico ou poder                                                                           cano e o nosso.' A universidade americana pro­



                                                                                                                                       político, os resultados aparecem, eu diria, em 2                                                                       move conceitos críticos em relação ao sistema,



           Que erros mais freqüentes são cometidos no es­                                                                              ou 3 anos. Quando não existe esta coincidência                                                                         mas há, mais ou menos, um acerto em que ela


           tabelecimento e prática da política salarial?                                                                               não dá para avaliar os resultados a curto prazo.                                                                       faz críticas para um horizonte a longo prazo.

                                                                                                                                                                                                                                                             "Critiquem , mas critiquem só para efetuar mu­


                                                                                                                                                                                                                                                              danças daqui a 10 anos" —  diz o sistem a.  A


                                                                                                                                                                                                                                                             gente, no Brasil, não consegue fazer isso. A in­
                                                                                                                                                          EORMAÇÃO DE                                                                                        teligência aqui vive num universo a parte dos


                                                                                                                                                                 DIRIGENTES                                                                                  problemas da empresa ou dos problemas econô­




                                                                                                                                                                                                                                                             m icos. E necessário,  então,  fazer com que se


                                                                                                                                       D ebate-se  qual  seria  a  re­ alongue o horizonte de percepção para ver que o


                                                                                                                                       ceita  ideai  para  desenvol­                                                                                         jogo em que se está envolvido não é ver quem irá


                                                                                                                                       ver este ser ainda não total­                                                                                         perder e quem irá ganhar, mas sim um tipo de



                                                                                                                                       mente identificado:  o  diri-                                                                                         jogo em que todos têm a ganhar ou todos têm a

                                                                                                                                                                                                                                                             perder.





                                                                                                                                                                                                                                                            Como a universidade pode contribuir para o de­



                                                                                                                                                                                                                                                           senvolvimento cultural dos formandos?


                                                                                                                                     Qual a experiência do conferencista sobre desen­
                                                                                                                                                                                                                                                            (Sampaio)

                                                                                                                                     volvimento individual?
                                                                                                                                                                                                                                                            Seria ótimo se a universidade desse um prim ei­


                                                                                                                                     (Ivayr)                                                                                                                ro passo no sentido do aprimoramento da com­


                                                                                                                                     O desenvolvim ento individual procura um au­                                                                           ponente de cultura geral do indivíduo. Existe o


                                                                                                                                    m ento da capacidade de autopercepção e auto-a-                                                                         problema, porém, de fazer isso com eficiência.



                                                                                                                                    nálise dentro de um contexto de psicologia in­                                                                         Para isso é preciso entender o conhecimento a


                                                                                                                                    dustrial e social e  dávamos muita importância a                                                                        ser transmitido, visto que este está se alargando


                                                                                                                                    isto como se fosse um fim  em si mesmo. O mo­                                                                          cada vez mais e a proliferação de modelos e de


                                                                                                                                    delo hoje caminhou para um enfoque mais prag­                                                                          tecnologia nas várias ciências dificultam  essa


                                                                                                                                    m ático. Utilizam os mecanismos de desenvolvi­                                                                         compactação. E essencial essa compactação para


                                                                                                                                    m ento organizacional como por exemplo a cons­                                                                         que um sujeito num programa de 5 anos de uma



                                                                                                                                    trução de equipes que envolve: percepção indi­                                                                         universidade de engenharia possa, por exem­

                                                                                                                                    vidual, comunicação e impacto de estilos.  Dis-                                                                        plo, com 10% do tempo, adquirir uma visão cul­



                                                                                                                                    cute-se numa situação controlada onde isso não                                                                         tural que na vida real levaria 50 anos ou mais


                                                                                                                                    leve a cicatrizes excessivas.                                                                                          para adquirir.                                                                   T f















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