Page 41 - Telebrasil - Maio/Junho 1982
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(Faà) E quanto ao treinamento de sensibilidade?
AV ALT AÇÃO D O As em presas do tipo fam iliar tendem a perso
D R S R N T P B N I r i O nalizar a política fam iliar ao bel-prazer im perial (Ivayr)
do seu dono. Se ele acerta tudo bem , se ele erra a Nós hoje citamos sua utilização isolada porque
De cottvo e pre- pessoa afetada de certaiorm a paga a conta. Ou o indivíduo volta para a organização como um
tro erro m uito freqüente ocorre nas em presas corpo estranho que se aprimorou lá fora e não
xr\\ar o fator tr ab alYvo a tvi-
vel da e do irv m ultinacionais quando adotam sistem as sofisti usou aquilo em termos de sinergia de equipe.
cados dem ais, im portados de outras economias.
dividuo.
Não ouvimos ainda nenhuma referência ao rela
cionamento chefe-empregado. Seria o aspecto ir
Quando-se tem um programa de desenvolvi relevante?
Se tenho 14 diretores, devem todos ganhar o mento de carreira para o futuro, qual a previsão
mesmo salário? em relação aos que não foram selecionados para (Barbosa)
Este aspecto é fundamental. A com petência in
os estágios superiores?
(Faà) terpessoal no relacionam ento para cim a, para
A resposta clássica é de que todos devem inicial (Ivayr) baixo e para com nossos pares é fundam ental e
mente ter o conteúdo de seus cargos avaliados, Este é um problem a não totalm ente resolvido. da mais alta relevância.
estabelecendo-se um salário-base, m edindo-se O bviam ente os identificados ficam altamente
depois cada desem penho individual. M as em se m otivados porque nós dam os o feed-back de
tratando de em presas de cunho público consi nossa percepção do potencial deles. Se, no en O PAPDL DA
deraria a antiguidade com o m ais um fator, pre tanto, o sistem a tem credibilidade e identifica os UNIV ERSID ADE
miando o indivíduo que na jovem gerência fi m ais capazes, a cultura da empresa tende a achar
cou fiel à casa, em vez de sair dela. que o processo é válido e justo. Os demais em Todos estão de acordo que
pregados, no entanto, não estão paralisados em seu p a p e l é p r i m o r d i a l
Como se avaliam cargos e salários? sua perspectiva de m obilidade profissional e para a sociedade. Resta sa
serão dadas condições de ascensão, principal
(Faà) mente em carreiras técnicas ou semitécnicas. ber qual a melbor estraté
Uma das m aneiras é avaliar o conteúdo do cargo gia para sua atuação.
em termos de 3 fatores básicos: o saber, requeri Como aferir os resultados de um programa cul
do pelo cargo; a utilização deste saber; e a res tural para aperfeiçoamento de executivos? E quanto ao problema de integração da empresa
ponsabilidade pelos resultados finais. Isto se
com a universidade?
transform a num a escala sofisticada de pontos (Sampaio)
que cresce em term os geom étricos e não aritm é Na questão da mensuraçáo dos resultados, acho (Sampaio)
ticos. Este esquem a é acoplado com um sistem a que na parte técnica isto não é difícil, mas no Trata-se da reaproximaçáo de dois mundos dife
de avaliação de desem penho, algum as vezes in tipo de program a cultural que estam os efe rentes: um mais prático em contato com a reali
tuitivo e outras vezes um pouco subjetivo, che tuando é m ais difícil. Quando há uma coinci dade e outro mais romântico, vamos dizer. Vale
gando-se a um a boa política a nível m acro-em dência entre as pessoas envolvidas num progra citar aqui a diferença entre os modelos ameri
presarial. ma desse tipo e o poder hierárquico ou poder cano e o nosso.' A universidade americana pro
político, os resultados aparecem, eu diria, em 2 move conceitos críticos em relação ao sistema,
Que erros mais freqüentes são cometidos no es ou 3 anos. Quando não existe esta coincidência mas há, mais ou menos, um acerto em que ela
tabelecimento e prática da política salarial? não dá para avaliar os resultados a curto prazo. faz críticas para um horizonte a longo prazo.
"Critiquem , mas critiquem só para efetuar mu
danças daqui a 10 anos" — diz o sistem a. A
gente, no Brasil, não consegue fazer isso. A in
EORMAÇÃO DE teligência aqui vive num universo a parte dos
DIRIGENTES problemas da empresa ou dos problemas econô
m icos. E necessário, então, fazer com que se
D ebate-se qual seria a re alongue o horizonte de percepção para ver que o
ceita ideai para desenvol jogo em que se está envolvido não é ver quem irá
ver este ser ainda não total perder e quem irá ganhar, mas sim um tipo de
mente identificado: o diri- jogo em que todos têm a ganhar ou todos têm a
perder.
Como a universidade pode contribuir para o de
senvolvimento cultural dos formandos?
Qual a experiência do conferencista sobre desen
(Sampaio)
volvimento individual?
Seria ótimo se a universidade desse um prim ei
(Ivayr) ro passo no sentido do aprimoramento da com
O desenvolvim ento individual procura um au ponente de cultura geral do indivíduo. Existe o
m ento da capacidade de autopercepção e auto-a- problema, porém, de fazer isso com eficiência.
nálise dentro de um contexto de psicologia in Para isso é preciso entender o conhecimento a
dustrial e social e dávamos muita importância a ser transmitido, visto que este está se alargando
isto como se fosse um fim em si mesmo. O mo cada vez mais e a proliferação de modelos e de
delo hoje caminhou para um enfoque mais prag tecnologia nas várias ciências dificultam essa
m ático. Utilizam os mecanismos de desenvolvi compactação. E essencial essa compactação para
m ento organizacional como por exemplo a cons que um sujeito num programa de 5 anos de uma
trução de equipes que envolve: percepção indi universidade de engenharia possa, por exem
vidual, comunicação e impacto de estilos. Dis- plo, com 10% do tempo, adquirir uma visão cul
cute-se numa situação controlada onde isso não tural que na vida real levaria 50 anos ou mais
leve a cicatrizes excessivas. para adquirir. T f
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