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cesa (Matra), que deverá atender a 1.000
residências e 500 escritórios em São Pau
lo, entre 82 e 84, disse Carlos Ceva, da
Teksp.
Os jornais aderiram ao sistema como for
necedores de informação, porém, com
reservas. Nenhum, no entanto, optou
para ficar à margem do nascimento desta
nova mídia.
Videotexto é, porém, mais que informa
ção — é também interação e, aí, reside
sua maior potencialidade, disse o repre
sentante do sistema inglês Prestei, que
possui 150 mil terminais, com acesso a
200 mil páginas de informações.
As empresas operadoras em mudança Solenidade de encerramento do Seminário de Marketing e Comunicação Social realizado no auditóno da
Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro.
As implicações da telemática para os pró
ximos 20 anos trarão uma nova revolu
ção que será gradual e benéfica, disse
misso com a mudança e é preciso saber tantes de contratações anteriores, pro-
Alex Reid, da British Spectrum. A tec
ter mudanças internas para se adaptar às vando que o setor de TCs já se autocon-
nologia eletrônica não agride o meio e
mudanças externas. E importante que a trolara antes mesmo da criação da SEST/
nenhum governo pode ignorar suas im
mentalidade seja orientada para o cliente SEPLAN.
plicações econômicas e sociais.
e de como resolver todos os seus proble
mas de comunicações, fazendo chegar o Controlado nas suas importações, con
Acabou o tempo em que todo mundo só
produto certo a pessoa certa, ao menor trolado na sua capacidade de investir,
queria o telefone e as empresas opera
custo. Marketing é o bom senso aplicado como pôde o setor partir para-sua auto-
doras estão mudando para atender o
às atividades do negócio, enfatizou o Sr. sustentação? Responde Del Fiol: Primei
mercado. E o caso da British Telecom,
Wendel. ro — colocando em serviço o máximo
cujo objetivo passou a ser "maximizar o
possível de terminais (hoje cerca de 89%
lucro concomitante com a prestação de
O vice-presidente da Em bratel, Luiz de planta instalada); segundo — geran
serviços" e que partiu para uma sólida
Sérgio Sampaio, afirmou que o marke do mais tráfego (através do marketing),
política de marketing, que resulta hoje
ting propicia o aumento da capacidade marketing). .
em um retomo real de 6% sobre o inves
adaptativa das empresas para atender
timento.
aos anseios do meio e é uma função do Chegou, portanto, a hora de vender
staff horizontal, que deve ser coorde serviços e a Telebrás vê um leque de mais
Para Donald W endel, da Continental
nada com as dim ensões do planeja de 110 serviços distribuídos entre: a po
Telco, de Atlanta, e consultor da Tele-
mento estratégico e do desenvolvimento pularização do telefone (TPs, linhas
brás, marketing, pressupõe um compro-
organizacional. compartilhadas); a interiorizaçáo das
¦Ü H 11 M M W M íX • ~ ¦>*: ú ' '».>*• TCs (telefonia rural, interligações via
Marketing no Sistema Telebrás rádio); o suporte aos negócios (fac-
" O s p aíses n ão são símile, hot lines...); a simplificação de
ilh as iso la d a s e n ão "A cultura portuguesa no Brasil nunca se vida (Telecard, DDR, CP As); a desburo-
preocupou com o consumidor local", cratizaçáo e a economia de combustível
se p o d e b a rra r a disse Arthur Oliveira Filho, chefe do de (as centrais de informações); os serviços
te c n o lo g ia " — partamento de marketing da Telebrás. A especiais (informações, apoio à comuni
M au ro S alles. ênfase que agora se está dando ao mar dade, emergência); e os serviços básicos
keting não é fruto do acaso, mas resul (telefonia fixa e móvel, telex, transmis
tado da evolução histórica do sistema, são de TV e a comunicação de dados):
afirmou Raul Del Fiol,.diretor de opera
ções da Telebrás. O marketing será uma atitude para saber
o que o usuário quer a preços competiti
Nos anos 70 houve uma primeira etapa vos. O Brasil é grande e cada operadora
destinada a prover facilidades para uma terá sua problemática mercadológica que
demanda reprimida do serviço telefô resolverá com produtos diferentes e li
nico e telex básicos. vres. A inovação será prestigiada péla
Telebrás que agirá como catalizadora e
A partir de 74 a ênfase começou a mudar equalizadora dos produtos.
e saiu-se para a fase de melhoria de quali
dade do serviço, alcançando-se índices "T od os vendem , venderam ou estão
muito bons para um país em desenvolvi vendendo alguma coisa que alguém, em
mento (6.1 solicitações de conserto por algum lugar, a um certo preço, irá com
100 telefones em 81 contra 13.6 em 75). prar, consum ir e acreditar", afirmou
Nelson Luiz Souto Jorge, presidente da
A crise do petróleo afetou, no entanto, a Comissão de Marketing da Telerj — a
contratação de telefones que passou de única empresa do grupo a receber o prê
470 mil em 1975 para 370 mil em 81. Em mio de Destaque de Marketing. Para ele,
termos de investimentos globais, os pa o marketing começa dentro da empresa,
gamentos passaram de Cr$ 228 bilhões pois ela vale o que valem seus emprega
em 76 para Cr$ 115 bilhões em 80, resul- dos. QCF) mm
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