Page 14 - Telebrasil - Maio/Junho 1982
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cesa (Matra), que deverá atender a 1.000


                 residências e 500 escritórios em São Pau­


                 lo,  entre 82 e  84,  disse  Carlos Ceva,  da


                 Teksp.






                 Os jornais aderiram ao sistema como for­


                 necedores  de  informação,  porém,  com


                 reservas.  Nenhum,  no entanto,  optou


                 para ficar à margem do nascimento desta


                 nova mídia.






                  Videotexto é,  porém, mais que informa­



                  ção —  é  também  interação e,  aí,  reside


                  sua maior potencialidade, disse o repre­


                  sentante do sistema  inglês  Prestei,  que


                  possui  150 mil  terminais,  com acesso a


                  200 mil páginas de informações.






                     As empresas operadoras em mudança                                                                                        Solenidade de encerramento do Seminário de Marketing e Comunicação Social realizado no auditóno da

                                                                                                                                               Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro.



                  As implicações da telemática para os pró­


                  ximos 20 anos  trarão  uma  nova  revolu­


                  ção que  será  gradual  e  benéfica,  disse
                                                                                                                                              misso com a mudança  e é preciso saber                                                                                   tantes  de  contratações anteriores, pro-

                   Alex  Reid,  da  British  Spectrum.  A  tec­
                                                                                                                                              ter mudanças internas para se adaptar às                                                                                 vando que o setor de TCs já se autocon-

                   nologia  eletrônica  não  agride o  meio  e
                                                                                                                                              mudanças externas.  E importante que a                                                                                   trolara antes mesmo da criação da SEST/

                   nenhum governo pode ignorar suas im­
                                                                                                                                              mentalidade seja orientada para o cliente                                                                                SEPLAN.

                   plicações econômicas e sociais.
                                                                                                                                              e de como resolver todos os seus proble­


                                                                                                                                              mas de comunicações,  fazendo chegar o                                                                                   Controlado  nas  suas  importações, con­

                   Acabou o tempo em que todo mundo só
                                                                                                                                              produto certo a  pessoa  certa,  ao  menor                                                                               trolado  na  sua  capacidade de investir,

                   queria  o  telefone e  as  empresas  opera­
                                                                                                                                              custo. Marketing é o bom senso aplicado                                                                                  como pôde o setor partir para-sua auto-
                    doras  estão  mudando  para  atender  o
                                                                                                                                              às atividades do negócio, enfatizou o Sr.                                                                                sustentação? Responde Del Fiol: Primei­
                    mercado.  E o caso  da  British Telecom,
                                                                                                                                              Wendel.                                                                                                                  ro — colocando em  serviço o máximo
                    cujo objetivo passou a ser "maximizar o
                                                                                                                                                                                                                                                                       possível de terminais (hoje cerca de 89%
                    lucro concomitante com  a  prestação de
                                                                                                                                               O  vice-presidente  da  Em bratel,  Luiz                                                                                de planta  instalada);  segundo — geran­
                    serviços"  e que  partiu  para  uma  sólida
                                                                                                                                              Sérgio Sampaio,  afirmou  que o  marke­                                                                                  do mais tráfego (através do marketing),
                    política  de  marketing,  que  resulta  hoje
                                                                                                                                               ting  propicia  o aumento  da  capacidade                                                                               marketing).                                          .
                    em um retomo real de 6% sobre o inves­
                                                                                                                                               adaptativa  das  empresas  para  atender
                     timento.
                                                                                                                                               aos anseios do meio e é uma função do                                                                                   Chegou,  portanto,  a  hora  de  vender


                                                                                                                                               staff horizontal,  que  deve  ser coorde­                                                                               serviços e a Telebrás vê um leque de mais
                     Para  Donald  W endel,  da  Continental
                                                                                                                                               nada  com  as  dim ensões  do  planeja­                                                                                 de 110 serviços distribuídos entre: a po­
                     Telco,  de  Atlanta,  e consultor da Tele-
                                                                                                                                               mento estratégico e do desenvolvimento                                                                                  pularização  do  telefone  (TPs,  linhas
                     brás, marketing, pressupõe um compro-
                                                                                                                                               organizacional.                                                                                                         compartilhadas);  a  interiorizaçáo das



                      ¦Ü H   11 M M W M íX •                                                               ~ ¦>*:  ú ' '».>*•                                                                                                                                          TCs  (telefonia  rural,  interligações via
                                                                                                                                                         Marketing no Sistema Telebrás                                                                                  rádio);  o  suporte  aos  negócios (fac-


                      " O s   p aíses  n ão  são                                                                                                                                                                                                                        símile,  hot  lines...);  a  simplificação de




                       ilh as  iso la d a s  e  n ão                                                                                           "A  cultura portuguesa no Brasil nunca se                                                                                vida (Telecard, DDR, CP As); a desburo-

                                                                                                                                               preocupou  com  o  consumidor local",                                                                                    cratizaçáo e a  economia de combustível
                       se  p o d e  b a rra r  a                                                                                               disse Arthur Oliveira Filho, chefe do de­                                                                                (as centrais de informações); os serviços



                       te c n o lo g ia " —                                                                                                    partamento de marketing da Telebrás. A                                                                                   especiais (informações, apoio à comuni­




                        M au ro   S alles.                                                                                                     ênfase que agora se está dando ao mar­                                                                                   dade, emergência); e os serviços básicos

                                                                                                                                               keting  não é  fruto do  acaso,  mas resul­                                                                              (telefonia  fixa  e móvel,  telex,  transmis­


                                                                                                                                               tado da  evolução histórica  do  sistema,                                                                                são de TV e a comunicação de dados):


                                                                                                                                               afirmou Raul Del Fiol,.diretor de opera­


                                                                                                                                               ções da Telebrás.                                                                                                       O marketing será uma atitude para saber


                                                                                                                                                                                                                                                                       o que o usuário quer a preços competiti­


                                                                                                                                                Nos anos 70 houve uma  primeira etapa                                                                                  vos.  O Brasil é grande e cada operadora


                                                                                                                                                destinada a prover facilidades para uma                                                                                terá sua problemática mercadológica que


                                                                                                                                                demanda reprimida  do  serviço  telefô­                                                                                resolverá  com  produtos diferentes e li­


                                                                                                                                                nico e telex básicos.                                                                                                  vres.  A  inovação será  prestigiada péla


                                                                                                                                                                                                                                                                       Telebrás que agirá  como catalizadora e


                                                                                                                                                A partir de 74 a ênfase começou a mudar                                                                                equalizadora dos produtos.


                                                                                                                                                e saiu-se para a fase de melhoria de quali­


                                                                                                                                                dade do serviço,  alcançando-se  índices                                                                               "T od os  vendem ,  venderam  ou estão


                                                                                                                                                muito bons para um país em desenvolvi­                                                                                 vendendo alguma coisa que alguém, em


                                                                                                                                                mento (6.1  solicitações de  conserto  por                                                                             algum lugar,  a um certo preço, irá com­


                                                                                                                                                100 telefones em 81  contra 13.6 em 75).                                                                                prar,  consum ir  e  acreditar",  afirmou


                                                                                                                                                                                                                                                                        Nelson Luiz Souto Jorge,  presidente da


                                                                                                                                                A crise do petróleo afetou, no entanto, a                                                                               Comissão  de  Marketing da Telerj — a


                                                                                                                                                contratação de  telefones que  passou  de                                                                               única empresa do grupo a receber o prê­


                                                                                                                                                470 mil em 1975 para 370 mil em 81.  Em                                                                                 mio de Destaque de Marketing. Para ele,


                                                                                                                                                termos de investimentos globais,  os pa­                                                                                o marketing começa dentro da empresa,



                                                                                                                                                gamentos  passaram  de  Cr$ 228  bilhões                                                                                pois ela vale o que valem seus emprega­


                                                                                                                                                em 76 para Cr$ 115 bilhões em 80, resul-                                                                                dos.  QCF)                                                                                         mm











                    14                                                                                                                                                                                                                                                                                                            Telebrasil, Maio/junho 82
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