Page 11 - Telebrasil - Maio/Junho 1982
P. 11

o
    dom ésticos  lig ad o s  ou   n ão   a  b a n c o   d e                                                                    £

                                                                                                                               õi
    dados.
                                                                                                                                                                                                                                                                          "A   inovação


                                                                                                                               5

     Mas  esta  rev olu ção  n ão   p ara  aí.  S e   ex-                                                                      O                                                                                                                                          será  prestigiada
                                                                                                                               VJ
                                                                                                                               • c
     tende tam bém  ao a rm a z e n a m e n to  da  in ­                                                                      '01                                                                                                                                         pela  Telebrás"


     formação  em   v id e o te ip e   e  v id e o d is c o
                                                                                                                                                                                                                                                                                         R.  Del  Fiol —
     (que  ultrapassarão  o  sim p le s  e n tre te n i­                                                                       r


                                                                                                                               ü
     mento  fam iliar),  ao s  m eio s  d e  v isu aliza­                                                                      õi                                                                                                                                         Diretor  de
                                                                                                                              I-
     ção,  como  o  cin escó p io   p lan o   e  o  víd eo



     de  alta  reso lu ção   e ,  n u m   e s tá g io   m ais


     avançado,  ao  re la c io n a m e n to   h o m em -


     máquina, através da v oz sin tética e da in ­


      teligência  artificial.







      Novas  aplicações  n ão  só   ad v irão   d esses
                                                                                                                                                                                                                                                    r

      meios,  disseram   os  co n fe re n cista s,  m as



      já  estáo  de  fato  a co n te ce n d o :  n o s  E sta­


      dos Unidos,  o catálog o da S e a rs já  se e n ­


      contra em com p u tad or; as listas telefô n i­                                                                                                                                                                                                          A

                                                                                                                                                                                                                                                              ?
      cas  já  são  p ro d u zid as  e  co n su lta d a s  de



       maneira  au tom atizad a;  20  a  25%   d os  la­


       res  am ericanos  e stã o   lig ad o s  p o r  siste ­


       mas de  cabodifusão  e  o ferecem   serv iços



       de  im prensa,  te rm in a is  d e  v íd eo   e  o p ­                                                                      público reage pela inércia em  bu scara in­                                                                              tados  Unidos  (C olum bus,  O h io);  do  Ja ­


       ções de até 80  p ro g ram as;  a  voz artificial                                                                            fo r m a ç ã o   (e s ta   lh e   é  o fe r e c id a   cm                                                               p ão   ( p r o je to   H i-O v is )  e  da  F r a n ç a


       já opera com  v ocab u lário lim itad o e a sua                                                                             abu n d ân cia)  e  pela  preguiça  de  raciocí­                                                                        (Vellizy e  proxim am ente  Biarritz).


       união  com  m icro p ro cessad o res  p erm ite                                                                              n io   (a   s ín d r o m e   d a s   m á q u in a s   d e


       m ensagens  a u to m á tic a s   d e   a v is o   em                                                                        calcular).  O m ercado, ao ficar indiferente                                                                                     O prolongam ento natural das  Tcs


       automóveis;  e  tod o  o  co n teú d o   de  um a                                                                           aos  veículos  de  m assa,  passa  a  requerer


       enciclopédia p od erá ca b e r n u m  ú n ico  vi­                                                                           m ais canais individualizados para alcan­                                                                              T elem ática  não  é  um a  in v e n ç ã o ,  m as


       deodisco.                                                                                                                   çar  segm en tos  específicos  com   m ais  efi­                                                                        sim plesm ente a constatação de que com ­



                                                                                                                                   cácia,  com o  jornais  especializados  ou  os                                                                           putadores  e  T C s  são  sim bióticos  com o


                         A reação d o  con su m id or                                                                              serviços telem áticos interativos (o consu­                                                                             mídias;  reunindo  as qualidades  da  difu­



                                                                                                                                   m idor  dialoga  e  procura  o  que  m ais  lhe                                                                         são de m assa e da distribuição e ad m in is­


      No  m undo,  75  b ilh õ es  d e  d ó lares  estão                                                                           interessa).                                                                                                              tração  de  g ran d e  v olu m e  de  in fo rm a ­


      no negócio da in fo rm ática,  sen d o  q u e so ­                                                                                                                                                                                                   ções,  disse J.  Brízida.  O   cam po  da  tele­


      mente  nos  E stad o s  U n id o s  existem   800                                                                            D a í  o s  p a ís e s   d e se n v o lv id o s  p e sq u i­                                                             mática é vasto e vai desde sua aplicação à


       mil com putadores  d o m éstico s,  e sp e ra n ­                                                                           sarem  o im pacto dessas novas m ídias so­                                                                              educação,  até a  substituição do dinheiro


       do-se  que,  para  1990,  m eta d e  d os  lares                                                                            bre a população de com unidades experi­                                                                                 pela  in form ação  categ o rizad a  —   o  d i­


       norte-am ericanos  p o ssu a m   m in is  e  m i­                                                                           m entais com o é o caso da Suécia; dos Es­                                                                               nheiro eletrônico.


       crop rocessad ores,  in fo rm o u   o  p u b lici­



       tário  M auro  Salles.                                                                                                  c
                                                                                                                               0




      Segundo  su as  o b se rv a çõ e s,  80  m ilh õ es                                                                     ‘ÕI                                                                                                                            - - K 4;                 "O   homem  de
                                                                                                                              <
      de brasileiros  m oram   em   cid ad es;  40  m i­                                                                       0                                                                                                                                                marketing  sabe

                                                                                                                               L .
      lhões são  co n su m id o res  ativ o s,  p orém   5                                                                    TJ                                                                                                                                                                       descobrir  e
                                                                                                                               0»
                                                                                                                              Q.                                                                                                                    *
      milhões  de  p esso a s  d ev em   se r  in te g ra ­                                                                   *


      das ao  m ercado  de  trab alh o .  O   rádio  a l­                                                                     JK                                                                                                                                                                        explorar  as
                                                                                                                              õ i

      cança  21  m ilhões  d e  lares;  a  T V   com   85                                                                     h                                                                                                                                               oportunidades"


      emissoras e 17 m ilh õ es d e a p a relh o s tem                                                                                                                                                                                                                                                     —-  Donald


      uma  audiência  de  45  a  60  m ilh õ es  de  e s­
                                                                                                                                                                                                                                                                Wendel,  consultor

      pectadores e existem  280 jo rn a is  d iários,


      500 sem anários,  700  rev istas,  3 .5 0 0  cin e­                                                                                                                                                                                                                                        da  Telebrás.


      mas. No en tan to,  só tem o s 30 m ilh õ es de


      leitores num   u n iv erso d e  130 m ilh õ es de


      pessoas,  isto é,  ap en as um   em  cad a q u a­


      tro brasileiros  lê.







      O consum idor se fech a ao e x c e s s a d e  es­
                                                                                                                                                                                                                                                                                 *
       tímulos, afirm ou Salles.  N um a cid ad e do


       tipo Rio ou  São  Paulo,  en tre 3 m il a 4 mil


       mensagens  bom bard eiam   d iariam en te  o


       indivíduo, d esd e o n o m e d e sua p asta de                                                                                                                       i


       dentes  até  os  a n ú n cio s  da  telev isão .  O











       Telebrasil, Maio/Junho 82
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16