Page 11 - Telebrasil - Maio/Junho 1982
P. 11
o
dom ésticos lig ad o s ou n ão a b a n c o d e £
õi
dados.
"A inovação
5
Mas esta rev olu ção n ão p ara aí. S e ex- O será prestigiada
VJ
• c
tende tam bém ao a rm a z e n a m e n to da in '01 pela Telebrás"
formação em v id e o te ip e e v id e o d is c o
R. Del Fiol —
(que ultrapassarão o sim p le s e n tre te n i r
ü
mento fam iliar), ao s m eio s d e v isu aliza õi Diretor de
I-
ção, como o cin escó p io p lan o e o víd eo
de alta reso lu ção e , n u m e s tá g io m ais
avançado, ao re la c io n a m e n to h o m em -
máquina, através da v oz sin tética e da in
teligência artificial.
Novas aplicações n ão só ad v irão d esses
r
meios, disseram os co n fe re n cista s, m as
já estáo de fato a co n te ce n d o : n o s E sta
dos Unidos, o catálog o da S e a rs já se e n
contra em com p u tad or; as listas telefô n i A
?
cas já são p ro d u zid as e co n su lta d a s de
maneira au tom atizad a; 20 a 25% d os la
res am ericanos e stã o lig ad o s p o r siste
mas de cabodifusão e o ferecem serv iços
de im prensa, te rm in a is d e v íd eo e o p público reage pela inércia em bu scara in tados Unidos (C olum bus, O h io); do Ja
ções de até 80 p ro g ram as; a voz artificial fo r m a ç ã o (e s ta lh e é o fe r e c id a cm p ão ( p r o je to H i-O v is ) e da F r a n ç a
já opera com v ocab u lário lim itad o e a sua abu n d ân cia) e pela preguiça de raciocí (Vellizy e proxim am ente Biarritz).
união com m icro p ro cessad o res p erm ite n io (a s ín d r o m e d a s m á q u in a s d e
m ensagens a u to m á tic a s d e a v is o em calcular). O m ercado, ao ficar indiferente O prolongam ento natural das Tcs
automóveis; e tod o o co n teú d o de um a aos veículos de m assa, passa a requerer
enciclopédia p od erá ca b e r n u m ú n ico vi m ais canais individualizados para alcan T elem ática não é um a in v e n ç ã o , m as
deodisco. çar segm en tos específicos com m ais efi sim plesm ente a constatação de que com
cácia, com o jornais especializados ou os putadores e T C s são sim bióticos com o
A reação d o con su m id or serviços telem áticos interativos (o consu mídias; reunindo as qualidades da difu
m idor dialoga e procura o que m ais lhe são de m assa e da distribuição e ad m in is
No m undo, 75 b ilh õ es d e d ó lares estão interessa). tração de g ran d e v olu m e de in fo rm a
no negócio da in fo rm ática, sen d o q u e so ções, disse J. Brízida. O cam po da tele
mente nos E stad o s U n id o s existem 800 D a í o s p a ís e s d e se n v o lv id o s p e sq u i mática é vasto e vai desde sua aplicação à
mil com putadores d o m éstico s, e sp e ra n sarem o im pacto dessas novas m ídias so educação, até a substituição do dinheiro
do-se que, para 1990, m eta d e d os lares bre a população de com unidades experi pela in form ação categ o rizad a — o d i
norte-am ericanos p o ssu a m m in is e m i m entais com o é o caso da Suécia; dos Es nheiro eletrônico.
crop rocessad ores, in fo rm o u o p u b lici
tário M auro Salles. c
0
Segundo su as o b se rv a çõ e s, 80 m ilh õ es ‘ÕI - - K 4; "O homem de
<
de brasileiros m oram em cid ad es; 40 m i 0 marketing sabe
L .
lhões são co n su m id o res ativ o s, p orém 5 TJ descobrir e
0»
Q. *
milhões de p esso a s d ev em se r in te g ra *
das ao m ercado de trab alh o . O rádio a l JK explorar as
õ i
cança 21 m ilhões d e lares; a T V com 85 h oportunidades"
emissoras e 17 m ilh õ es d e a p a relh o s tem —- Donald
uma audiência de 45 a 60 m ilh õ es de e s
Wendel, consultor
pectadores e existem 280 jo rn a is d iários,
500 sem anários, 700 rev istas, 3 .5 0 0 cin e da Telebrás.
mas. No en tan to, só tem o s 30 m ilh õ es de
leitores num u n iv erso d e 130 m ilh õ es de
pessoas, isto é, ap en as um em cad a q u a
tro brasileiros lê.
O consum idor se fech a ao e x c e s s a d e es
*
tímulos, afirm ou Salles. N um a cid ad e do
tipo Rio ou São Paulo, en tre 3 m il a 4 mil
mensagens bom bard eiam d iariam en te o
indivíduo, d esd e o n o m e d e sua p asta de i
dentes até os a n ú n cio s da telev isão . O
Telebrasil, Maio/Junho 82