Page 7 - Telebrasil - Maio/Junho 1982
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TLB  -  De  telecom u nicações?...








                                                                                                                                                                                                                                                            D F - Sim .  E diría,  talvez,  até que a  m aio­


                                                                                                                                                                                                                                                            ria delas não seria tanto de telecom uncia-
                                                T E L E I N F O R M Á T I C A                                                                                                                                                                               ções,  mas de serviços que são prestados,




                                                                                                                                                                                                                                                            que podem  ser prestados utilizando-se a


                                                                                                                                                                                                                                                            planta  básica  já  instalada  de  telefon es.



                             É   A   C H A V E   D O   F U T U R O                                                                                                                                                                                          Usando o  próprio  telefone.







                                                                                                                                                                                                                                                            TLB - O setor tem  um  investim ento feito.



                                                                                                                                                                                                                                                            Então,  a  im aginação,  e a  criatividade  do

                                O futuro é o saber e o conhecimento. E o nosso                                                                                                                                                                              setor  serão  para  o ferecer  aos  u su ários




                       negócio vai ser o conhecimento.  Nâo vamos ser mais                                                                                                                                                                                   uma  gama  de  serviços  tais  que  os  m oti­

                                                                                                                                                                                                                                                             vem  a  utilizar  m ais a  planta  instalada?

                                                          prestadores de serviço telefônico.




                                                                                                                                                                                                                                                            DF  -  Exatam ente!  O  que buscam os  atra­


                                                                                                                                                                                                                                                            vés  de  investim entos  adicionais,  de  in­


     Telebrasil - Em  sua cu rta v id a, a T eleb rá s,                                                                          T L B  - E qu an to à qualidade dos serviços?                                                                              vestim entos m arginais é prestar serviços


      já teve várias .fases  d istin tas?                                                                                                                                                                                                                   que  atendam   às  m ais  variadas  cam adas


                                                                                                                                  D F   -  Na  p rim eira  m etad e  d os  an os  70                                                                        da  população.


      Del  Fiol  -  Sim .  M esm o   n e sse s  d ez  an o s                                                                      surgiu a consciência de que as facilidades


      devida.  A p rim eira d elas p o d e ser carac­                                                                             de equ ip am en tos colocados em  operação
                                                                                                                                                                                                                                                            T L B   -  M esm o  p ara  o s  d e te n to re s   de
       terizada  pela  ên fa se  d ad a  à  ex p a n sã o   de                                                                    existiam  para algum a coisa, além  de sim ­
                                                                                                                                                                                                                                                            terminais?

       serviços.  E era p e rfe ita m e n te  n atu ral qu e                                                                      p lesm en te ter um a  função técnica.  E esse


       isso  aco n tecesse,  p o rq u e  q u a n d o   o  S is­                                                                   algo  novo  foi  a  prim eira  conscientização
                                                                                                                                                                                                                                                            DF  -  Sim .  Sair  do  esquem a  puro  e  sim ­
       tema com eçou a se o rg a n iz a r a d em an d a                                                                            de  serviços.  N asceu  um a  nova  m entali­
                                                                                                                                                                                                                                                            ples  de  p rover  um  term inal  telefôn ico
       era  m uito  m al  a te n d id a .  N ó s  tín h a m o s                                                                    dade d en tro do Sistem a,  segundo a  qual
                                                                                                                                                                                                                                                            para  o  de  dar  acesso  ao  serviço  telefô­
       uma densidade telefô n ica m u ito  baixa no                                                                                d e v e r ía m o s   p re sta r  s e rv iç o s  s a tis fa ­
                                                                                                                                                                                                                                                            nico.  A idéia de que atender à dem anda é
        país,  m esm o  se  co m p a ra d a   a  p a íse s  da                                                                     tórios,  do  ponto-de-vista  dos  usuários,
                                                                                                                                                                                                                                                            prover um  term inal telefônico é m uito li­
        América Latina.  E a p alav ra d e o rd em  a s­                                                                           aos m enores preços possíveis e com  nos­
                                                                                                                                                                                                                                                            m itada.  A tender  à  dem anda  é  perm itir

        sim que se form aram  as em p resa s o p era­                                                                              sa em p resa gerando lucro para  reinvestir
                                                                                                                                                                                                                                                            ao  usuário o acesso ao serviço telefônico
        doras foi de im p lan tar term in ais telefô n i­                                                                          e aten d er aos acionistas. O bservou-se no
                                                                                                                                                                                                                                                            com o  linha  com p artilh ad a,  lin h a  m ul-
        cos  e,  no  caso   d o  telex ,  ex p a n d ir  o  sis­                                                                   n o s s o   S is te m a   u m a  e v o lu ç ã o   m u ito
                                                                                                                                                                                                                                                            ticom partilhada,  telefone  público,  sem i-
        tema que a  E m b ratel  h avia  ad qu irid o  da                                                                           grande na qualidade de serviços.  Passou a
                                                                                                                                                                                                                                                            p ú b lico ,  c o m u n itá rio ,  in s ta la ç ã o   de
        ECT.  Entre  os  a n o s  70-75  p ra tica m en te                                                                         ser um a coisa norm al encarar-se a  neces­
                                                                                                                                                                                                                                                            CPCTs  em   conjuntos  residenciais  e  ou­
         todas  as  e m p re sa s  se   la n ça ra m   a  fazer                                                                    sidade  de  prestar  serviços  de  boa  quali­
                                                                                                                                                                                                                                                            tras  m ais.  É  prover  solu ções  que  a ten ­
         grandes  p lan os  d e  ex p a n sã o   e  até  algu ­                                                                    dade com o objetivo m aior das em presas.
                                                                                                                                                                                                                                                            dam  às  necessidades  dos  usuános  a  pre­
         mas se arriscaram  a  fazer p lan o s além   de
                                                                                                                                                                                                                                                            ços que  o usuário pode pagar.
         suas  p o s s ib ilid a d e s .  M a s  h a v ia   u m a                                                                   T L B  - Então a m elhoria dos serviços bási­


         palavra  de  o rd e m   co m u m   q u e   era  im ­                                                                       cos de  telefonia  e  telex existentes consti­


         plantar  eq u ip am en to s.  E ssa  era  a  carac­                                                                        tui a  segunda  etapa?                                                                                                TLB - B em ... O lhando agora a rede com o


         terística  p rincip al  da  p rim eira  fase.  Elas                                                                                                                                                                                               um  todo,  existe  um a  form a  didática  de


         eram  caracterizad as  co m o   em p resa s  de                                                                            D F -  Sim .  Isso é a  segunda  etapa.                                                                                categorizá-la,  que  é  m ais  ou  m enos  da



         engenheiros.                                                                                                                                                                                                                                      form a  geral:  nó,  enlace  e  term inal.  Em

                                                                                                                                                                                                                                                           que parte essas transform ações vão se fa­
                                                                                                                                   T L B   -  C om p aran d o  com   outros  países                                                                        zer m ais  notáveis?


                                                                                                                                    m ais desenvolvidos, qual o nível de qua­


                                                                                                                                    lidade  que  chegam os atualm ente?
                                                                                                                                                                                                                                                           D F - N o term inal, pois já é filosofia nossa


                                                                                                                                                                                                                                                           deixar o  term inal  livre,  desde  que  o  dis­
                                                                                                                                    D F —  Um  nível razóavel, que é o estágio
                                                                                                                                                                                                                                                           positivo sejaTiom ologado.  Há um a liber­

                                                                                                                                    de ouvir o usuário,  saber o que o usuário
                                                                                                                                                                                                                                                           dade m uito grande de fabricação,  de co­

                                                                                                                                    q u er.  V o cê  vai  p erg u n tar:  A té  ond e  a
                                                                                                                                                                                                                                                           m ercialização  e  de  aquisição  pelo  usuá­

                                                                                                                                    g en te  deve  chegar?  Há  um a  solução  de
                                                                                                                                                                                                                                                           rio.  Tanto  que  hoje  os  assiriantes  já  po­

                                                                                                                                    com p rom isso  en tre  custo  operacional  e
                                                                                                                                                                                                                                                           dem com prar,  no caso específico do tele­

                                                                                                                                    qualidade de serviços.  Este é um assunto
                                                                                                                                                                                                                                                           fone,  o que quiserem   em  lojas,  nas  n os­

                                                                                                                                    ao  qual  nós  estam os  dando  ênfase  aqui
                                                                                                                                                                                                                                                           sas em presas operadoras...

                                                                                                                                    na T elebrás,  de  procurar exatam ente re­


                                                                                                                                   lacion ar,  para  cada  nível  percentual  de
      )
      i
      t                                                                                                                                                                                                                                                    O telefone é m uito im portante.  A liás, es­
      t
                                                                                                                                    m elhoria em  qualidade de serviços,  qual
      e
                                                                                                                                                                                                                                                           se é o conceito fundam ental de se consi­
      r
      g
                                                                                                                                   o  cu sto   co rresp o n d en te.  Para  isto,  nós
      e
      l                                                                                                                                                                                                                                                    derar. Na fase de orientação para equipa­
      l
                                                                                                                                    tem os  qu e  d esen v o lv er  um a  contabili­
      A
                                                                                                                                                                                                                                                           m en tos,  as  em p resas  se  p reocu p avam
      .
                                                                                                                                   dade de custos orientada para o objetivo
      R
      .                                                                                                                                                                                                                                                    em instalar terminais.  N ós acham os que a
       J
                                                                                                                                   de  d esem p en h o  operacional.
      e
      d                                                                                                                                                                                                                                                   preocupação m aior, agora,  tem  que ser a

      o
                                                                                                                                                                                                                                                          colocação  de  telefon es  ju n to   aos  u su á­
      h
      n
                                                                                                                                   T L B  - E o que, no seu entender, caracteri­                                                                          rios.  Porque  o  ponto  de  venda  é  o  tele­
      e
      s
      e
                                                                                                                                   za  a  fase atual?                                                                                                     fone,  não é o  term inal.
      D
      (

      l
      o
      i
                                                                                                                                   D F  -  A  fase  que  está  nascendo  agora,  e                                                                        Um telefone de extensão pode ser consi­
      F

      l
      e
                                                                                                                                   q u e  realm en te  é  su rp reen d en te,  é  que
      D                                                                                                                                                                                                                                                   derado com o um pònto de venda. De uma

      o
                                                                                                                                   n ossas em presas com eçam  a tom ar cons­                                                                             m aneira geral, quanto m ais telefones nós
      i
      n
      o
                                                                                                                                   ciência  da  enorm e variedade de necessi­                                                                             colocarm os  à  disposição  do  usuário,  nós
      t
      n
                                                                                                                                   d a d e s   q u e   o s  n o s s o s   u s u á rio s  a p re ­                                                         estam os  facilitando  o  acesso  ao  serviço.
       A
      l
      u
                                                                                                                                   sentam .                                                                                                               Então,  o que  flui  pelo  nosso  sistem a  é  o  ^
      a
      R





                                                                                                                                   Telebrasil, Maio/Junho 82                                                                                                                                                                                                       7
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