Page 7 - Telebrasil - Julho/Agosto 1982
P. 7
plano mirabolante para daqui a 5 anos.
Nós colocamos o que é possível, dentro de
características técnicas aceitáveis, confiá
veis e eficientes.
TB—Em termos de rapidez, poderia citar
algum exemplo concreto de atendimento?
Telebahia — Sim, o atendimento do Es
tado. Em 77 tínhamos 82 municípios aten
didos, ao final de 81 tínhamos 279 e no fi
nal de 82 vamos ter os 335. Quase 2/3 dos
municípios são atendidos só com PS e 1/3
com centrais locais. Por que? Porque eram este m ã o *
municípios que nem mereciam um nome;
^ CHMUMs
éuma rua, passou, terminou o município.
*235 8 0 0 8
TB—Houve um progresso muito grande
em termos de atendimento ao usuário. Eo
que ainda falta fazer?
Telebahia — Ainda falta muita coisa. Nós
ficamos muitos anos investindo muito
pouco e temos que recuperar o atraso e
ainda acompanhar a evolução do Estado,
que é notável. Tanto que nos últimos
anos, e graças ao apoio da Telebrás, inves
timos em expansão, praticamente, orça
mentos idênticos aos da Telemig e da
Telerj. Mas ainda falta muita coisa.
disco ou das teclas, tem um relógio digital. o computador central. Você alimenta o
TB — Concretamente, o que é que falta? Quem está almoçando num restaurante e computador de dados sem sair da sua
Telebahia — Primeiro, consolidarmos o quer falar para outra cidade, dá o número mesa, do seu lugar. Não circula, pratica
atendimento ao interior, porque apesar do restaurante, fala e quando conclui a li mente, papel dentro da empresa. Outro
dessa desproporcionalidade de popula gação tem o tempo marcado no mostra aspecto também importante é que os pro
ção de que falei há pouco, hoje o interior dor. Cobra-se 15% acima do preço normal gramas são feitos nos órgãos usuários e
tem 1/3 dos telefones e a capital 2/3. As e com isso ganha a empresa que faz mais não de maneira centralizada. A descentra
reinvindicações do interior são enormes e chamadas, o comerciante que não tem que lização, quer no uso de equipamentos,
temos que expandir as linhas urbanas prestar favores e o usuário que fala rápido. quer na programação, deu uma veloci
existentes e colocá-las onde não existem. dade muito grande à empresa. E a harmo
Temos também que disseminar a imagem nia que existe na empresa, desde a sua
de televisão pelo Estado todo. Esse ano es diretoria até o último empregado, pesa
tamos duplicando os nossos canais com "Namorados", film e criado muito. Há empresas que têm dificuldades
um sistema muito econômico e em que a pela Telebahia para divulgar o internas, o que entrava um pouco o de
empresa é pioneira. Estamos usando um telefone público, recebeu o senvolvimento. Aqui, nós vivemos um
equipamento novo, produzido nos EUA, verdadeiro paraíso sobre esse ponto de
que conduz duas imagens de TV pelo "Oscar" da publicidade em 82: vista.
tronco de microondas, praticamente sem o Clio Awards.
perda de qualidade. Em linhas gerais, o TB — Eo setor, com todas as dificuldades
que falta é isso. E a gente estar sempre por que está passando?
alerta e vigilante e trabalhando muito, Telebahia — É um setor com uma fama
para manter essa imagem tão dificilmente TB — Ea atitude dos empregados da em bem justificada de eficiente, mas que pre
conquistada. presa? cisa crescer e não cresce por falta absoluta
Telebahia — Os empregados da Tele de recursos. Nós poderíamos até crescer
TB — Qual dos novos serviços teve maior bahia mudaram de mentalidade junto mais depressa, mantendo uma situação e-
receptividade do usuário? com a empresa. Hoje pensam em criar coi conômico-financeira sadia, mas as restri
Telebahia — Um deles foi o DDC. O nú sas, em dar atendimento rápido ao usuá ções não estão no endividamento e sim
mero de bilhetes interurbanos, quase que rio, têm orgulho em pertencer a uma em nos limites de investimentos que nos dão.
já restrito às chamadas a cobrar, pratica presa com boa imagem junto à comuni Talvez nos falte um pouco de força política
mente desapareceu. Agora, o que causou dade e isso aumenta a eficácia de uma ma para conseguir verbas, aprovações mais
maior impacto na população foi a sistemá neira notável. A produtividade do nosso ágeis para reinvindicações nossas.
tica de pagamento facilitada. Nós temos o pessoal é altíssima. De 77 para 81, nós ti
serviço chamado Conta-Cheque, em que vemos um crescimento de 300 e poucos TB—Nesse caso, o que é que a Telebrasil,
o assinante recebe em casa o extrato da empregados, enquanto a planta da em como Associação de Classe, poderia fa
conta e assina no verso. Para nós, é um presa, nesse mesmo período, passou de zer?
cheque dele. Também temos, espalhadas 100.000 terminais instalados para 181.000 Telebahia — Poderia nos ajudar muito
pela cidade, quase 100 caixas coletoras e o e o número de telefones de 100.000 para nesse campo. A Telebrasil tem uma pene
público reage muito favoravelmente a is 270.000. tração, uma importância política muito
so. Temos o pagamento pelo correio, que, Outro fator muito importante foi a rede de grande, dentro ou fora do setor. O nosso
por incrível que pareça, é bastante utili processam ento de dados, um sistema presidente é um homem de telecomunica
zado, inclusive por assinantes que têm onde a empresa se interliga através de ções de muitos e muitos anos e tem um
telefones aqui na Bahia e moram em ou umas redezinhas de transmissão de dados conceito muito alto, que extrapola o setor.
tras cidades. Um serviço nóvo é a Rede “7 ° mteripr com a capital e, dentro da ca Acho que a Telebrasil poderia ser essa
Fale-Fácil, uma extensão que, ao invés do
pital, os diversos órgãos da empresa corq força política que está faltando.