Page 7 - Telebrasil - Julho/Agosto 1982
P. 7

plano mirabolante  para  daqui  a  5  anos.


              Nós colocamos o que é possível, dentro de


              características técnicas aceitáveis,  confiá­


              veis e eficientes.








               TB—Em termos de rapidez, poderia citar


              algum exemplo concreto de atendimento?



              Telebahia —  Sim,  o atendimento  do  Es­


               tado. Em 77 tínhamos 82 municípios aten­


               didos, ao final de 81 tínhamos 279 e no fi­


               nal de 82 vamos ter os 335. Quase 2/3 dos


               municípios são atendidos só com PS e 1/3



               com centrais locais. Por que? Porque eram                                                                                          este m ã o *


               municípios que nem mereciam um nome;
                                                                                                                                             ^            CHMUMs
               éuma rua, passou, terminou o município.


                                                                                                                                            *235  8 0 0 8



                TB—Houve um progresso muito grande


                em termos de atendimento ao usuário. Eo


                que ainda falta fazer?


                Telebahia —  Ainda falta muita coisa. Nós



                ficamos muitos  anos  investindo  muito


                pouco e temos que  recuperar o atraso e


                ainda acompanhar a evolução do Estado,


                que é  notável.  Tanto  que  nos  últimos


                anos, e graças ao apoio da Telebrás, inves­


                 timos em expansão,  praticamente,  orça­


                 mentos  idênticos  aos  da  Telemig e  da


                 Telerj. Mas ainda falta muita coisa.



                                                                                                                                  disco ou das teclas, tem um relógio digital.                                                                     o computador central.  Você  alimenta  o


                 TB — Concretamente, o que é que falta?                                                                           Quem está almoçando num restaurante e                                                                            computador de  dados  sem  sair  da  sua


                 Telebahia —  Primeiro,  consolidarmos o                                                                          quer falar para outra cidade, dá o número                                                                        mesa,  do seu  lugar.  Não circula,  pratica­


                 atendimento ao  interior,  porque apesar                                                                         do restaurante, fala e quando conclui a li­                                                                      mente,  papel  dentro  da  empresa.  Outro


                 dessa desproporcionalidade  de  popula­                                                                          gação tem o tempo  marcado no mostra­                                                                            aspecto também importante é que os pro­


                 ção de que falei há pouco,  hoje o interior                                                                      dor. Cobra-se 15% acima do preço normal                                                                          gramas são  feitos nos órgãos usuários e


                 tem  1/3 dos  telefones e a  capital  2/3.  As                                                                   e com isso ganha a empresa que faz mais                                                                          não de maneira centralizada. A descentra­


                 reinvindicações do interior são enormes e                                                                        chamadas, o comerciante que não tem que                                                                          lização,  quer  no  uso  de  equipamentos,


                 temos que  expandir as  linhas  urbanas                                                                          prestar favores e o usuário que fala rápido.                                                                     quer na  programação,  deu  uma  veloci­


                 existentes e colocá-las onde não existem.                                                                                                                                                                                         dade muito grande à empresa. E a harmo­


                 Temos também que disseminar a imagem                                                                                                                                                                                              nia que  existe  na  empresa,  desde a  sua


                 de televisão pelo Estado todo. Esse ano es­                                                                                                                                                                                       diretoria  até  o  último  empregado,  pesa


                 tamos duplicando os  nossos  canais com                                                                          "Namorados", film e criado                                                                                       muito. Há empresas que têm dificuldades


                 um sistema muito econômico e em que a                                                                           pela Telebahia para divulgar o                                                                                    internas,  o que entrava  um  pouco o  de­


                 empresa é pioneira.  Estamos usando um                                                                           telefone público,  recebeu o                                                                                     senvolvimento.  Aqui,  nós  vivemos  um


                 equipamento novo,  produzido nos EUA,                                                                                                                                                                                             verdadeiro  paraíso  sobre  esse  ponto  de


                 que conduz  duas  imagens  de TV  pelo                                                                           "Oscar" da publicidade em 82:                                                                                    vista.


                 tronco de microondas,  praticamente sem                                                                                                    o Clio Awards.


                 perda  de qualidade.  Em  linhas gerais,  o                                                                                                                                                                                        TB —  Eo setor, com todas as dificuldades


                que  falta  é  isso.  E a  gente  estar sempre                                                                                                                                                                                     por que está passando?


                alerta  e  vigilante  e  trabalhando  muito,                                                                                                                                                                                       Telebahia —   É  um  setor com  uma  fama


                para manter essa imagem tão dificilmente                                                                           TB —  Ea atitude dos empregados da em­                                                                          bem justificada de eficiente, mas que pre­


                conquistada.                                                                                                      presa?                                                                                                            cisa crescer e não cresce por falta absoluta


                                                                                                                                  Telebahia —   Os  empregados  da  Tele­                                                                           de recursos.  Nós poderíamos até crescer


                TB — Qual dos novos serviços teve maior                                                                           bahia  mudaram  de  mentalidade  junto                                                                            mais depressa, mantendo uma situação e-


               receptividade do usuário?                                                                                          com a empresa. Hoje pensam em criar coi­                                                                          conômico-financeira  sadia,  mas as restri­



               Telebahia —  Um deles foi o DDC.  O nú­                                                                            sas, em dar atendimento rápido ao usuá­                                                                           ções não estão  no  endividamento e  sim

                mero de bilhetes interurbanos, quase que                                                                          rio, têm orgulho em pertencer a uma em­                                                                           nos limites de investimentos que nos dão.


                já restrito às chamadas  a  cobrar,  pratica­                                                                     presa  com boa  imagem junto à  comuni­                                                                           Talvez nos falte um pouco de força política


                mente desapareceu. Agora, o que causou                                                                            dade e isso aumenta a eficácia de uma ma­                                                                         para  conseguir verbas,  aprovações  mais


                maior impacto na população foi a sistemá­                                                                         neira  notável.  A produtividade do nosso                                                                         ágeis para reinvindicações nossas.


                tica de pagamento facilitada. Nós temos o                                                                         pessoal é altíssima.  De 77 para 81,  nós ti­


                serviço chamado Conta-Cheque,  em que                                                                             vemos  um crescimento de 300 e poucos                                                                              TB—Nesse caso, o que é que a Telebrasil,


                o assinante  recebe em  casa  o extrato  da                                                                       empregados,  enquanto  a  planta  da  em­                                                                         como Associação de Classe, poderia fa­


               conta e assina  no verso.  Para  nós,  é  um                                                                       presa,  nesse  mesmo período,  passou  de                                                                         zer?


               cheque dele. Também temos, espalhadas                                                                               100.000 terminais instalados para  181.000                                                                       Telebahia —  Poderia  nos  ajudar muito


                pela cidade, quase 100 caixas coletoras e o                                                                       e o número de  telefones de  100.000 para                                                                         nesse campo. A Telebrasil tem uma pene­


                público reage muito favoravelmente a is­                                                                          270.000.                                                                                                          tração,  uma  importância política  muito


                so. Temos o pagamento pelo correio, que,                                                                          Outro fator muito importante foi a rede de                                                                        grande, dentro ou fora do setor. O nosso


                por incrível que pareça,  é bastante  utili­                                                                      processam ento  de  dados,  um  sistema                                                                           presidente é um homem de telecomunica­


                zado,  inclusive  por assinantes  que  têm                                                                        onde  a  empresa  se  interliga  através de                                                                       ções de muitos e  muitos anos e  tem  um


                telefones aqui na  Bahia e moram em ou­                                                                           umas redezinhas de transmissão de dados                                                                           conceito muito alto, que extrapola o setor.

               tras  cidades.  Um  serviço  nóvo  é  a  Rede                                                                      “7  °  mteripr com a capital e, dentro da ca­                                                                     Acho  que a  Telebrasil  poderia  ser  essa



               Fale-Fácil, uma extensão que, ao invés do
                                                                                                                                  pital, os diversos órgãos da empresa corq                                                                         força política que está faltando.
   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12