Page 10 - Telebrasil - Julho/Agosto 1982
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"Como a gente fica um



                       pouco distante dos grandes




                           centros, luta com alguma




                                      dificuldade para se



                                                     atualizar".

















                    [                                           \                       ® CIUe  carac~

                    V                                                 teriza a  Telpa ?

                                    7                                T e lp a   —  A  carac­



                                     o l*'                     •  terística  básica  da


                   Telpa é função do seu sistema telefônico,


                   todo  novo.  Dos  171  municípios  que  a


                   Paraíba tem,  atendidos com  serviço au­



                    tomático ou  PS,  99%  dos  sistemas  são


                    novos.  E isso facilita  em termos de  ma­


                    nutenção, de operação, em qualidade de


                    serviço.  Uma outra característica,  muito                                                                           Manoel de Deus Alves, dir. adm . financeiro, e A ntônio Durão, dir.  técnico-operacional representaram Joost


                    importante para um Estado pobre como                                                                                  Van Dame, presidente da Telpa.


                    a Paraíba, é a configuração geográfica. O


                    Estado é mais ou menos retangular, com


                    as principais cidades indo do litoral para


                    o sertão, o que facilitou bastante colocar


                    o sistema de transmissão: é praticamente                                                                             época em que se criou a empresa. E esta­                                                                              Telpa —  Existe uma orientação, vinda de


                    uma espinha  dorsal  cortando o  Estado.                                                                             mos tendo sucesso.                                                                                                     todo o colegiado da diretoria, de que em



                    Mais uma característica é a padronização                                                                                                                                                                                                    todas as decisões devem ser ouvidos os


                    dos equipamentos: os de grande capaci­                                                                               TB —  É uma form a d e atuação?                                                                                        envolvidos.  Isso cria  uma  maior aceita­


                    dade são NEC, as pequenas centrais são                                                                              Telpa —  É e  também a  administração é                                                                                 ção quando vem a decisão.  Outra é que


                    Philips, os rádios monocanal são Equitel                                                                             toda  baseada  no critério  de  descentrali­                                                                           desde o instalador até o chefe de depar­


                    e os rádios de média capacidade são tem-                                                                             zar ao  máximo a  execução.  Com  isso,                                                                                tam ento  ou  a  telefonista sabem como


                    bém Philips.                                                                                                         conseguimos maior eficiência  na  execu­                                                                               está o seu desempenho hoje, através dos


                    A saúde económica-financeira da Telpa,                                                                               ção das coisas,  pois os empregados não                                                                                indicadores operacionais que são discu­


                    em que pese ser uma empresa  pequena                                                                                 se  sentem   táo  amarrados.  Tam bém   a                                                                              tidos  uma  vez por semana ou por mês.


                    de  um  Estado  pobre,  vem  sendo  man­                                                                             avaliação do empregado é feita pelo gru­                                                                               Eles estão sabendo exatamente o que se



                     tida.  O objetivo é continuar a  mantê-la,                                                                          po -  o chefe  direto  e  seus  equivalentes                                                                           espera  deles.  E  a  terceira orientação é


                    senão melhorá-la.                                                                                                    dentro de  uma  mesma  equipe.  Assim  o                                                                               que,  na Telpa, a crítica construtiva é im­


                                                                                                                                         sistema  de avaliação de  desempenho é                                                                                 portante.  Quem  discorda de uma solu­


                    TB —  Uma em presa nova é  m ais m aleá­                                                                             mais objetivo.                                                                                                         ção tem direito a reclamar e nós não ve­


                    vel?                                                                                                                                                                                                                                        mos isso como falta de respeito, mas sim


                   Telpa — É uma operadora que não tem                                                                                    TB —  Qual é  a proposta da em presa para                                                                             contribuição.  Numa  reunião gerencial é


                    vícios.  A  diretoria  atual  vem  partici­                                                                          os próxim os três anos?                                                                                                comum  o  pessoal chegar e dizer que os


                    pando desde o nascimento da empresa e                                                                                Telpa — Dentro desse enfoque de huma­                                                                                  problemas  são  esses,  que a  chefia está


                    vem conseguindo criar uma cultura pró­                                                                               nizar a empresa,  precisam  ser melhora­                                                                               agindo  assim   e  deveria  agir de outra



                    pria.  Nesses oito anos  de Telpa  fez-se                                                                            das as  nossas condições  de  trabalho,  o                                                                             forma —  e  todos  sabem que não há ne­


                    bastante coisa,  mas restam  dificuldades                                                                            ambiente  físico  de  trabalho.  Isso  é  uma                                                                          nhum   problema,  abertura e  franqueza


                    e estamos  tentando  contorná-las.  Por                                                                              prioridade  para  a  empresa,  que  em  83                                                                             são pontos muitos positivos aqui na em­


                    exemplo, o atendimento da demanda de                                                                                 deverá  tê-la  solucionado.  Outro  proble­                                                                            presa. Em resumo, um ponto importante


                    novos serviços e de serviços atualmente                                                                              ma,  dentro  da  nova  filosofia  de  marke­                                                                           da Telpa é o clima de trabalho, a abertura


                    existentes;  o  problema  da  automatiza­                                                                             ting, é procurar ter condições para aten­                                                                             que se tem.



                    ção,  para  tornar a  empresa  mais  mo­                                                                              der às  necessidades  do  usuário.  Uma


                    derna,  com  informações rápidas e  con­                                                                              tendência de João Pessoa é a construção                                                                                TB —  E o relacion am en to para fora, por


                    troles mais precisos; o problema de trei­                                                                             de  conjuntos  habitacionais —  eles  sur­                                                                             ex em p lo com  a  Telebrasil?


                    namento de pessoal, em função de estar­                                                                               gem da noite para o dia — e não estamos                                                                               Telpa —  Não daria  para comentar aqui.


                    mos longe dos centros. Os treinamentos                                                                                conseguindo atendê-los dentro do prazo                                                                                Nós estamos distanciados da Telebrasil,


                    oferecidos em função das nossas necessi­                                                                              que  o usuário  precisa.  Então,  um  obje­                                                                           e eu  me  perguntaria  o  que fazer para a


                    dades ocorrem mais no Sul e em Brasília,                                                                              tivo de médio ou longo prazo é ter uma                                                                                Telpa  se  aproximar mais da Telebrasil.



                    embora  a  criação dos centros  regionais                                                                             planta  instalada  que  permita  flexibili­                                                                            Essa é que seria a principal pergunta. Se


                    da Telebrás tenha minimizado um pouco                                                                                 dade  para  esses  aten d im en tos.  E  o                                                                             a Telebrasil é uma instituição que repre­


                    esta dificuldade. Mas o fato é que a gente                                                                            grande  objetivo  é  a  automatização.  A                                                                              senta  os interesses do setor, era preciso


                    está conseguindo, com dificuldade, mas                                                                                empresa,  por alguns  problemas  inter­                                                                                que  houvesse  uma  integração  maior.


                    está. A tônica principal é tentar trabalhar                                                                           nos, está um pouco atrasada, mas iremos                                                                                Para dar uma idéia, a nossa participação


                    para  ter uma  empresa  humanizada.  A                                                                                automatizar os nossos procedimentos.                                                                                   em  termos  de Telebrasil,  limita-se aos


                    filosofia é que o sucesso da empresa  re­                                                                                                                                                                                                    painéis.  Eu  me  pergunto  se  realmente



                    pousa  nos  nossos recursos  humanos,  e                                                                               TB —  C om o se expressa essa p reocu p a­                                                                            seria  apenas  essa  a  participação que a


                     nós estamos  investindo  neles  desde  a                                                                              ção em  hum anizar a em p resa?                                                                                       Telpa deveria  ter.






                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      Tp1í>hra«il.  inlhn'Atmctn 82
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