Page 10 - Telebrasil - Julho/Agosto 1982
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"Como a gente fica um
pouco distante dos grandes
centros, luta com alguma
dificuldade para se
atualizar".
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V teriza a Telpa ?
7 T e lp a — A carac
o l*' • terística básica da
Telpa é função do seu sistema telefônico,
todo novo. Dos 171 municípios que a
Paraíba tem, atendidos com serviço au
tomático ou PS, 99% dos sistemas são
novos. E isso facilita em termos de ma
nutenção, de operação, em qualidade de
serviço. Uma outra característica, muito Manoel de Deus Alves, dir. adm . financeiro, e A ntônio Durão, dir. técnico-operacional representaram Joost
importante para um Estado pobre como Van Dame, presidente da Telpa.
a Paraíba, é a configuração geográfica. O
Estado é mais ou menos retangular, com
as principais cidades indo do litoral para
o sertão, o que facilitou bastante colocar
o sistema de transmissão: é praticamente época em que se criou a empresa. E esta Telpa — Existe uma orientação, vinda de
uma espinha dorsal cortando o Estado. mos tendo sucesso. todo o colegiado da diretoria, de que em
Mais uma característica é a padronização todas as decisões devem ser ouvidos os
dos equipamentos: os de grande capaci TB — É uma form a d e atuação? envolvidos. Isso cria uma maior aceita
dade são NEC, as pequenas centrais são Telpa — É e também a administração é ção quando vem a decisão. Outra é que
Philips, os rádios monocanal são Equitel toda baseada no critério de descentrali desde o instalador até o chefe de depar
e os rádios de média capacidade são tem- zar ao máximo a execução. Com isso, tam ento ou a telefonista sabem como
bém Philips. conseguimos maior eficiência na execu está o seu desempenho hoje, através dos
A saúde económica-financeira da Telpa, ção das coisas, pois os empregados não indicadores operacionais que são discu
em que pese ser uma empresa pequena se sentem táo amarrados. Tam bém a tidos uma vez por semana ou por mês.
de um Estado pobre, vem sendo man avaliação do empregado é feita pelo gru Eles estão sabendo exatamente o que se
tida. O objetivo é continuar a mantê-la, po - o chefe direto e seus equivalentes espera deles. E a terceira orientação é
senão melhorá-la. dentro de uma mesma equipe. Assim o que, na Telpa, a crítica construtiva é im
sistema de avaliação de desempenho é portante. Quem discorda de uma solu
TB — Uma em presa nova é m ais m aleá mais objetivo. ção tem direito a reclamar e nós não ve
vel? mos isso como falta de respeito, mas sim
Telpa — É uma operadora que não tem TB — Qual é a proposta da em presa para contribuição. Numa reunião gerencial é
vícios. A diretoria atual vem partici os próxim os três anos? comum o pessoal chegar e dizer que os
pando desde o nascimento da empresa e Telpa — Dentro desse enfoque de huma problemas são esses, que a chefia está
vem conseguindo criar uma cultura pró nizar a empresa, precisam ser melhora agindo assim e deveria agir de outra
pria. Nesses oito anos de Telpa fez-se das as nossas condições de trabalho, o forma — e todos sabem que não há ne
bastante coisa, mas restam dificuldades ambiente físico de trabalho. Isso é uma nhum problema, abertura e franqueza
e estamos tentando contorná-las. Por prioridade para a empresa, que em 83 são pontos muitos positivos aqui na em
exemplo, o atendimento da demanda de deverá tê-la solucionado. Outro proble presa. Em resumo, um ponto importante
novos serviços e de serviços atualmente ma, dentro da nova filosofia de marke da Telpa é o clima de trabalho, a abertura
existentes; o problema da automatiza ting, é procurar ter condições para aten que se tem.
ção, para tornar a empresa mais mo der às necessidades do usuário. Uma
derna, com informações rápidas e con tendência de João Pessoa é a construção TB — E o relacion am en to para fora, por
troles mais precisos; o problema de trei de conjuntos habitacionais — eles sur ex em p lo com a Telebrasil?
namento de pessoal, em função de estar gem da noite para o dia — e não estamos Telpa — Não daria para comentar aqui.
mos longe dos centros. Os treinamentos conseguindo atendê-los dentro do prazo Nós estamos distanciados da Telebrasil,
oferecidos em função das nossas necessi que o usuário precisa. Então, um obje e eu me perguntaria o que fazer para a
dades ocorrem mais no Sul e em Brasília, tivo de médio ou longo prazo é ter uma Telpa se aproximar mais da Telebrasil.
embora a criação dos centros regionais planta instalada que permita flexibili Essa é que seria a principal pergunta. Se
da Telebrás tenha minimizado um pouco dade para esses aten d im en tos. E o a Telebrasil é uma instituição que repre
esta dificuldade. Mas o fato é que a gente grande objetivo é a automatização. A senta os interesses do setor, era preciso
está conseguindo, com dificuldade, mas empresa, por alguns problemas inter que houvesse uma integração maior.
está. A tônica principal é tentar trabalhar nos, está um pouco atrasada, mas iremos Para dar uma idéia, a nossa participação
para ter uma empresa humanizada. A automatizar os nossos procedimentos. em termos de Telebrasil, limita-se aos
filosofia é que o sucesso da empresa re painéis. Eu me pergunto se realmente
pousa nos nossos recursos humanos, e TB — C om o se expressa essa p reocu p a seria apenas essa a participação que a
nós estamos investindo neles desde a ção em hum anizar a em p resa? Telpa deveria ter.
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