Page 6 - Telebrasil - Julho/Agosto 1982
P. 6

" O n d e  a  g e n te   coloca  o



                                telefone, tem renda. "












                                                           TB—  Qual é o histórico


                jjM *                           ?  da  Telebahia?


                 f                              J   Telebahia  —  A  Tele-



                  I                             Ç   bahia  foi  criada  em


                                                 (        1973,  em  meio  a  uma


                                          y  /            crise  político-adminis-


                                         \ J              trativa  muito  grande,


                                                           conseqüência da deteri­



                oração dos serviços. Sob o controle acio­


                nário da Telebrás, a empresa começou a


                se expandir e calcou todos os seus inves­


                 timentos  em  programas  importados.


                Com  a  crise  econômica,  teve  que  adiar


                 sua expansão porque o equipamento im­                                                                                  Almir Vieira Dias,  diretor-fínanceiro da  Telebahia, falou pela empresa.


                 portado foi substituído pelo nacional,  o


                 que representou uma  defasagem na ex­


                 pansão  dos  serviços.  Praticamente,  só



                 entre  76  e  77,  é  que  novos  terminais


                 foram colocados em serviço, novas sedes


                 municipais  foram  sendo  atendidas,  e  a


                 empresa deslanchou.





                 TB — E onde chegou?



                Telebahia — A Bahia é um Estado muito


                 grande,  é a soma do Rio Grande do Sul,


                 Santa  Catarina  e São  Paulo.  A  comuni­


                 dade estava  habituada  a  trabalhar com


                 uma empresa lenta, difícil. Hoje, já é uma


                 empresa considerada  pela  comunidade


                 onde ela atua. Temos uma rede nova bem


                 plantada, um serviço de manutenção mui­


                 to ágil e muitas facilidades para os usuá­


                 rios, em todos os campos. A empresa está



                 totalmente automatizada,  com  uma  rede


                 de processamento de dados que abrange


                 tanto o interior quanto a capital e que per­


                 mite uma agilização muito grande de in­


                 formações.  Os serviços oferecidos são os


                que  os  usuários  desejam  e  nós  apenas


                seguimos a vontade deles — sempre vi­

                                                                                                                                       Seu presidente. Sebastião bs te ves Alpha, encontrava-se no exterior.
                sando simplificar, facilitar, desburocrati­


                zar.  Hoje  o  usuário  só  vem  à  empresa



                para  duas  coisas:  para  vender seu  tele­


                fone (passar de nome) e para reclamar a                                                                                capital vive  18%  da  população e  83%  no


                conta.  Então,  a  transformação  da  Tele­                                                                            interior.  A  Bahia  tem  um  interior rico e                                                                          tomáticas Simplificadas — por um preÇ°
                                                                                                                                                                                                                                                              igual a 1/10 do custo de uma central telefô­
                bahia,  além  do crescimento  natural,  foi                                                                            disperso.  Ela  tem  muitas  regiões quase


                uma  transformação  de  imagem.  E  ima­                                                                                                                                                                                                      nica normal e um 1/5 do prazo de instala-
                                                                                                                                       que  independentes,  econom icam ente                                                                                  ção.  E colocamos muitas no interior.

                gem  não  só  de  empresa  telefônica.  A                                                                              falando, e isso nos facilita terrivelmente a


                nossa rede transmite televisão para o in­                                                                              receita,  porque onde a  gente coloca  tele­



                terior e, a cada duas horas, colocamos os                                                                              fone,  tem renda.  Para dar uma idéia,  há


                nossos  anúncios  na  televisão  gratuita­                                                                             6  anos  30%  das  chamadas  geradas  na                                                                                "Os serviços oferecidos são os


                mente: "Essa transmissão chega à cidade                                                                                Bahia  morriam  dentro  do Estado e  70%                                                                                que o  usuário  deseja; sernpre


                tal via Telebahia". As emissoras de tele­                                                                              iam para fora.  Hoje é o inverso.


                visão escolhem os pontos onde elas de­                                                                                 Outro  ponto  que  também  serviu  para                                                                                 visando simplificar,  facilite


                sejam  que a  imagem  seja  colocada,  nós                                                                             marcar muito  a  nossa  imagem foi  o as­                                                                                                      desburocratizar."


                vendemos  esse  serviço  e  aproveitamos                                                                               pecto da criatividade, a invenção de novos



                para divulgar a nossa imagem como em­                                                                                  serviços  sempre visando atender rápido


                presa  de  telecomunicações.                                                                                           (o mais  importante é rapidez)  e coin efi­                                                                            TB— Essas centrais têm recursos mãis



                                                                                                                                       ciência à população. A tendência é que se

                TB — Isto é feito p or qu e o  tráfego para o                                                                          faça uma coisa demorada e cara e nós pro­                                                                              duzidos?                                                                                          .


               interior é  baixo?                                                                                                                                                                                                                             Telebahia— Praticamente a mesma coiS‘ -
                                                                                                                                       curamos soluções mais baratas e rápidas                                                                                O que se deve é olhar o mercado.  G

               Telebahia — Não, é muito alto. O Estado                                                                                 Porque a pressão de demanda era  muito


               da Bahia tem uma peculiaridade em rela­                                                                                 alta, conseguimos desenvolver aqui as fa­                                                                              mem  do interior quer falar bem ao


               ção aos demais Estados do Nordeste.  Na                                                                                 mosas CTAS — Centrais Telefôncias Au­                                                                                  fone, sem dificuldades — e quer tudo

                                                                                                                                                                                                                                                              pido.  Não adianta  ficar pensando n





               6
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   Telebrasil, Julho/Agosto 82
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11