Page 12 - Telebrasil - Julho/Agosto 1982
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TB— Em m atéria d e novos serviços, têm I
sido lançados muitos? 1
Teleceará — Temos copiado alguma coi- i
sa. Acho importante, dentro do setor, es- I
sa transferência de tecnologia, informa- j
ções e serviços. Temos o Disque-Piada, |
"Este é um Estado onde o povo Horóscopo, Hora Certa, telefone comu
exige o DD1 e não entende que nitário e estamos lançando agora 0 semi-
é caro e gera desemprego". público. Instituímos caixa coletora no in
terior e em supermercados da capital. E
fizemos um serviço pioneiro que é 0
Telebordo. Quando o avião pousa, colo
camos um telefone a bordo para os pas
TB — Q ue cam inhos a
T eleceará percorreu e sageiros em trânsito. As chamadas locais
quais os que faltam? são gratuitas e as interurbanas a cobrar.
T eleceará — Eu sou
funcionário da Telecea
rá há 15 anos. Ela sem
pre foi uma boa empresa e a dificuldade "Por todo o Nordeste, a
que tínhamos era contratar terminais. empresa de telecomunicações
Em 79 conseguimos autorização da pri
meira contratação para a capital; para o destaca-se entre as demais
interior, só no ano passado obtivemos empresas de serviço público
autorização para contratar alguma coisa, como a de melhor imagem."
bem pouquinho. Lá tem sido feito ape
nas remanejamento de equipamento.
Encontrei na Teleceará uma empresa
sadia e bem administrada, onde hoje
tentamos aperfeiçoar este sistema de ad TB — Dentro do trabalho que a Telebra-
ministração. A empresa está crescendo sil vem desenvolvendo, haveria alguma
muito, está havendo automatização, o coisa mais a ser abordada?
que gera desemprego, que por sua vez Tarcísio Faria Freitas e Silva, presidente da Teleceará Teleceará — Nós, que vivemos no Nor
gera problema social. Estamos pro e seu ex-diretor-financeiro. deste e estamos longe dos centros pro
curando remanejar o pessoal, principal dutores, somos como o primo pobre.
mente as telefonistas — a Teleceará hoje Embora se diga que são dados muitos re
tem 2.200 empregados, dos quais quase TB — Qual a imagem da em presa ? cursos para o Nordeste, na realidade nós
500 telefonistas para 110.000 terminais. Teleceará — A Teleceará tem uma ima exportamos mais do que importamos,
A Telesc está com cerca de 120.000 termi- gem boa. Ela foi de início uma autarquia produzimos mais petróleo do que consu
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nais e apenas 84 telefonistas. E um pro municipal, depois estatal e sempre man mimos e geramos muitos recursos para a
blema peculiar, pois a telefonista repre teve uma mentalidade de seriedade no Nação e estes recursos não retomam. E
senta quase 1/4 do efetivo da empresa e, trabalho. Quando foi criado o grupo há algo em que a Telebrasil poderia nos
com a automatização, torna-se uma fi Telebrás, era uma empresa que prestava ajudar como forum de empresas e indús
gura que tende a desaparecer. bons serviços, tinha uma rede razoável, trias — é o problema dos prazos de entre
as centrais eram muito limpas e os carros ga do equipamento. Uma Telesp compra
TB— Que problem as da planta o senhor eram os mais bem zelados das reparti com prazos muito mais vantajosos e
pensa resolver? ções públicas — em suma, teve tradição. qüando há dificuldades na entrega, a j
Teleceará — Nós nos propusemos aten empresa entrega à Telesp e não à Tele
der a 75% da demanda no Estado. Mas ceará. Talvez o Sistema Geral de Materi
verificamos uma falha muito grande no ais atenue o problema, mas vai demorar
cálculo, pois não foi incluído aí o preço "Após três anos de seca, o Cea um pouco. E este trabalho a Telebrasil
do telefone — que não se trata de um poderia fazer em relação às empresas do
bem de primeira necessidade, não é prio rá vive, hoje, basicamente de Nordeste — conseguir um tratamento
ritário para a família. Estamos revendo recursos federais". mais carinhoso do fornecedor do Sul.
nosso planejamento, vinculando-o mais Nós compramos um equipamento, 0
à situação econômica do Estado do Cea Múltiplo Acesso Partilhado, que para 0
rá. Estamos entrando no 4.° ano de seca e Nordeste é a telefonia rural, pois com um
a economia cearense está defrontan TB — Qual o principal problem a na área multicanal vamos atender a 10 fazendei
do-se cada vez mais com a falta de recur de Recursos Humanos? ros. Era para ter sido entregue em maio,
sos— o Ceará vive hoje, basicamente, de Teleceará — A nossa dificuldade maior é estamos em agosto e ainda nem come
recursos federais. Se continuássemos o pessoal de nível médio. O de nível su çamos. .
dentro desta política de crescimento, irí perior é muito bom e o artífice é uma
amos ficar com um grau de endivida mão-de-obra facilmente treinável. Te TB — Alguma outra sugestão?
mento muito alto. mos aqui uma Escola Técnica Federal e Teleceará — Só parabenizar a Telebrasil
Do ponto de vista de atendimento ao com os centros de treinamento de Recife por esta preocupação com as empresas
usuário, dele ser a finalidade da empre e Brasília vai melhorar cada vez mais a do Nordeste. O objetivo desta reporta
sa, é uma mentalidade difícil de imbuir mão-de-obra. Acho que a Telebrás está gem é fazer com que todas as empresas
nos empregados. Estamos fazendo um muito certa em não querer que cresça participem da Telebrasil. Como nos pai
trabalho de conscientização para mostrar muito o número de empregados. Esta néis, um motivo de muito congraça-
que a preocupação é saber o que 9 usuá mos autorizados a aumentar o quadro mento e de reuniões interessantes, onde
rio quer e que preço pode pagar. E difícil em 68 empregados, mas conseguimos se aprende alguma coisa. Esta idéia de
mostrar ao empregado que, embora em remanejar gente, aumentar a produtivi fazer uma visita às nossas empresas foi
presa estatal, precisamos trabalhar como dade e vamos passar o ano inteiro sem muito boa, e trás para nós, do Nordeste, 9
empresa privada. admitir. uma satisfação muito grande.