Page 12 - Telebrasil - Julho/Agosto 1982
P. 12

TB— Em m atéria d e novos serviços, têm  I


                                                                                                                                                                                                                                                                sido lançados muitos?                                                                                        1


                                                                                                                                                                                                                                                                Teleceará — Temos copiado alguma coi-  i


                                                                                                                                                                                                                                                                sa. Acho importante, dentro do setor, es-  I


                                                                                                                                                                                                                                                                sa  transferência de tecnologia, informa-  j


                                                                                                                                                                                                                                                                ções e serviços.  Temos o Disque-Piada,  |
                 "Este é um Estado onde o povo                                                                                                                                                                                                                  Horóscopo,  Hora Certa, telefone comu­




                 exige o DD1 e não entende que                                                                                                                                                                                                                  nitário e estamos lançando agora 0 semi-



                 é caro e gera desemprego".                                                                                                                                                                                                                     público. Instituímos caixa coletora no in­


                                                                                                                                                                                                                                                                terior e em supermercados da capital. E


                                                                                                                                                                                                                                                                fizemos  um  serviço  pioneiro que é 0



                                                                                                                                                                                                                                                                Telebordo. Quando o avião pousa, colo­


                                                                                                                                                                                                                                                                camos um telefone a bordo para os pas­
                                                             TB —  Q ue cam inhos a


                                                             T eleceará percorreu  e                                                                                                                                                                            sageiros em trânsito. As chamadas locais


                                                            quais os que faltam?                                                                                                                                                                                são gratuitas e as interurbanas a cobrar.


                                                            T eleceará —  Eu  sou


                                                             funcionário da Telecea­


                                                             rá há 15 anos.  Ela sem­


                 pre foi uma boa empresa e a dificuldade                                                                                                                                                                                                                    "Por todo o Nordeste, a


                 que tínhamos era contratar terminais.                                                                                                                                                                                                           empresa de telecomunicações


                  Em 79 conseguimos autorização da  pri­


                  meira contratação para a capital; para o                                                                                                                                                                                                             destaca-se entre as demais


                  interior,  só no ano passado obtivemos                                                                                                                                                                                                            empresas de serviço público


                  autorização para contratar alguma coisa,                                                                                                                                                                                                         como a de melhor imagem."


                  bem pouquinho.  Lá tem sido feito ape­


                  nas remanejamento de equipamento.


                        Encontrei na Teleceará uma empresa


                   sadia e bem administrada,  onde hoje


                   tentamos aperfeiçoar este sistema de ad­                                                                                                                                                                                                    TB —  Dentro do trabalho que a Telebra-


                   ministração.  A empresa está crescendo                                                                                                                                                                                                      sil vem desenvolvendo, haveria alguma


                   muito,  está  havendo automatização,  o                                                                                                                                                                                                     coisa mais a ser abordada?


                   que gera desemprego,  que por sua vez                                                                                  Tarcísio Faria Freitas e Silva, presidente da Teleceará                                                             Teleceará — Nós, que vivemos no Nor­


                   gera  problema  social.  Estamos  pro­                                                                                e seu ex-diretor-financeiro.                                                                                         deste e estamos longe dos centros pro­


                   curando remanejar o pessoal,  principal­                                                                                                                                                                                                   dutores,  somos  como o primo pobre.


                   mente as telefonistas — a Teleceará hoje                                                                                                                                                                                                    Embora se diga que são dados muitos re­


                   tem 2.200 empregados, dos quais quase                                                                                  TB —  Qual a imagem da em presa ?                                                                                   cursos para o Nordeste, na realidade nós


                   500 telefonistas para  110.000 terminais.                                                                             Teleceará — A Teleceará  tem uma  ima­                                                                               exportamos  mais  do que importamos,


                   A Telesc está com cerca de 120.000 termi-                                                                             gem boa.  Ela foi de início uma autarquia                                                                             produzimos mais petróleo do que consu­

                                                                                                    0
                   nais e apenas 84 telefonistas.  E um pro­                                                                             municipal, depois estatal e sempre man­                                                                               mimos e geramos muitos recursos para a


                   blema peculiar, pois a  telefonista repre­                                                                             teve uma  mentalidade de seriedade no                                                                                Nação e estes recursos não retomam. E


                   senta quase 1/4 do efetivo da empresa e,                                                                               trabalho.  Quando  foi  criado o  grupo                                                                              há algo em que a Telebrasil poderia nos


                   com a automatização,  torna-se  uma  fi­                                                                              Telebrás, era uma empresa que prestava                                                                               ajudar como forum de empresas e indús­


                   gura que tende a desaparecer.                                                                                         bons serviços, tinha uma rede razoável,                                                                               trias — é o problema dos prazos de entre­


                                                                                                                                         as centrais eram muito limpas e os carros                                                                             ga do equipamento. Uma Telesp compra


                   TB— Que problem as da planta o senhor                                                                                 eram os mais bem zelados das  reparti­                                                                                com  prazos  muito  mais  vantajosos e


                  pensa resolver?                                                                                                        ções públicas — em suma, teve tradição.                                                                               qüando  há  dificuldades na entrega, a                                                                       j


                  Teleceará — Nós nos propusemos aten­                                                                                                                                                                                                         empresa entrega  à Telesp e não à Tele­


                  der a 75%  da demanda  no Estado.  Mas                                                                                                                                                                                                       ceará. Talvez o Sistema Geral de Materi­


                  verificamos uma  falha muito grande no                                                                                                                                                                                                       ais atenue o problema, mas vai demorar


                  cálculo,  pois não foi incluído aí o preço                                                                              "Após três anos de seca, o Cea­                                                                                      um  pouco.  E este trabalho a Telebrasil


                  do  telefone — que não se trata de um                                                                                                                                                                                                        poderia fazer em relação às empresas do


                  bem de primeira necessidade, não é prio­                                                                               rá vive, hoje,  basicamente de                                                                                        Nordeste — conseguir um  tratamento


                   ritário para a  família.  Estamos revendo                                                                             recursos federais".                                                                                                   mais  carinhoso do fornecedor do Sul.


                   nosso planejamento, vinculando-o mais                                                                                                                                                                                                       Nós compramos  um  equipamento, 0


                   à situação econômica do Estado do Cea­                                                                                                                                                                                                      Múltiplo Acesso Partilhado, que para 0


                   rá. Estamos entrando no 4.° ano de seca e                                                                                                                                                                                                   Nordeste é a telefonia rural, pois com um


                   a economia  cearense está  defrontan­                                                                                  TB —  Qual o principal problem a na área                                                                             multicanal vamos atender a 10 fazendei­


                   do-se cada vez mais com a falta de recur­                                                                             de Recursos Humanos?                                                                                                  ros. Era para ter sido entregue em maio,


                   sos— o Ceará vive hoje, basicamente, de                                                                               Teleceará — A nossa dificuldade maior é                                                                               estamos em agosto e ainda nem come­


                   recursos  federais.  Se continuássemos                                                                                o pessoal de nível médio. O de nível su­                                                                              çamos.                                                                                 .


                   dentro desta política de crescimento, irí­                                                                            perior é  muito bom  e o artífice é uma


                   amos ficar com  um  grau  de endivida­                                                                                mão-de-obra  facilmente  treinável.  Te­                                                                              TB —  Alguma outra sugestão?



                   mento muito alto.                                                                                                     mos aqui  uma Escola Técnica Federal e                                                                                Teleceará — Só parabenizar a Telebrasil

                         Do ponto de vista de atendimento ao                                                                             com os centros de treinamento de Recife                                                                               por esta  preocupação com as empresas


                   usuário, dele ser a finalidade da empre­                                                                              e Brasília vai melhorar cada vez mais a                                                                               do Nordeste.  O objetivo desta reporta­


                   sa,  é uma mentalidade difícil de imbuir                                                                              mão-de-obra.  Acho que a Telebrás está                                                                                gem é fazer com que todas as empresas


                    nos empregados.  Estamos fazendo um                                                                                  muito certa  em não querer que cresça                                                                                 participem da Telebrasil. Como nos pai­


                    trabalho de conscientização para mostrar                                                                             muito o número de empregados.  Esta­                                                                                  néis,  um  motivo de  muito congraça-


                    que a preocupação é saber o que 9 usuá­                                                                              mos autorizados a aumentar o quadro                                                                                   mento e de reuniões interessantes, onde


                    rio quer e que preço pode pagar. E difícil                                                                           em 68 empregados,  mas conseguimos                                                                                    se aprende alguma coisa.  Esta idéia de


                    mostrar ao empregado que, embora em­                                                                                  remanejar gente, aumentar a produtivi­                                                                               fazer uma visita às nossas empresas foi


                    presa estatal, precisamos trabalhar como                                                                              dade e vamos passar o ano inteiro sem                                                                                muito boa, e trás para nós, do Nordeste,                                                                    9


                    empresa privada.                                                                                                     admitir.                                                                                                             uma satisfação muito grande.
   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17