Page 55 - Telebrasil - Julho/Agosto 1982
P. 55
5.° Debate
£NS\NO -
P£SQVJ\SA-
TtC N O LO G W :
A TRYLOG\A
D O ITA
Jair Cândido dc Melo, engenheiro, representante
do reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica
(ITA).
A visão do YTA é a de ptomovet uu\a antecipação do ptocesso de recursos humanos,
porque hã o consenso interno de que nenhuma
tecnologia ftoresce se não ior caicada em recursos humanos.
São as trocas de idéias que aperfeiçoam os ho a aeroespacial e a nuclear. E dizemos, também, A Estruturação do ITA
mens e as instituições. É por isso que me alegro que se conseguirmos atender a todos os reclamos
em estar no convívio de vocês e agradeço aos or da tecnologia aeroespacial, o resto sai de tabela. No caso específico do Ita, o objetivo é minis
ganizadores, em nome do Ita, a deferência do Então vejam o mecanismo: temos um organismo trar uma educação de alto nível na área de ciência
convite. Nesta palestra vou abordar a formação preocupado com o mundo externo, que é o Cen e tecnologia, através de cursos de graduação e de
dos recursos humanos e o relacionamento esco tro Técnico Aeroespacial; temos dois organismos extensão universitária; e promover através da
la-indústria, logicamente dentro de uma visão de pesquisa, os Institutos de Pesquisa e Desen educação, do ensino e da pesquisa, o progresso
muito particular — a do Ita. volvimento e o de Atividades Espaciais; e temos da ciência e da tecnologia. O Instituto trabalha
Desde logo entrarei em defesa da universi um organismo oficial de interface com o meio ex sobre a trilogia ensino-pesquisa-tecnologia.
dade, porque é comum ouvirmos a opinião de terno, embora todos os outros também tenham Ele mantém cursos de engenharia, de gra
que a universidade é a causadora de todas as ma organismos de comunicação com o meio externo. duação plena, de tecnologia de computação (uir,
zelas que existem no nosso meio. Sob este as Não estamos desvinculados do panorama em curso de curta duração), de pós graduação, de
pecto, acho que o grande defeito da nossa comu presarial e podemos até dizer que o Centro Téc atualização técnica e de extensão universitária.
nidade é não conhecê-la por dentro. É verdade nico Aeroespacial, dentro de São José dos Cam Em engenharia mantemos as modalidades aero
que nós tivemos o ciclo da escola cartorial, onde o pos, foi um centro que fez a nucleaçáo de várias náutica, eletrônica, mecânica-aeronáutica e in
único interesse era o diploma. Mas hoje/ feliz empresas. São exemplos a Embraer e a própria fra-estrutura aeronáutica. Em pós-graduação
mente, se tiverem oportunidade de conhecer Avibrás, empresas geradas a partir desta concep atuamos na área da ciência básica: engenharia ae
centros de pesquisa e universidades terão a sur ção. Não há o mecanismo isolacionista que mui ronáutica, mecânica e eletrônica. Temos um cur
presa de ver que grandes coisas estão aconte tos preconizam como sendo da escola, já que so de tecnologia de computação que faz parte dos
cendo lá dentro. A imagem do professor, do pes ela está procurando integrar-se ao meio e ao cursos de curta duração, cursos que têm por filo
quisador, como sendo a de um cabeludo comple atendimento direto de um objetivo. sofia o atendimento de uma demanda específica
tamente desconectado da realidade do país, não
Figura 1
é mais verdade. Por isso, vou, de início, fazer um
comercial do Ita, para que tenham uma visão, COMPETÊNCIA DO ITA
uma concepção da nossa estrutura. E o que ocor
re com o Ita ocorre com várias escolas. ministrar a educação e o ensino necessários à formação de profissionais de nível superior nos setores da Ciência e Tec
Observando este organograma (figura 1), no nologia, nas especialidades de interesse do Ministério da Aeronáutica;
ta-se que a escola não está desconectada do obje
manter cursos de graduação, de extensão universitária, de pós-graduação nos níveis de mestrado e doutorado-, e
tivo final: o objetivo aqui, no caso do Ita, é o aten
dimento a um programa final, concreto, que é a
promover, através da educação, do ensino e da pesquisa, o progresso da Ciência e da Tecnologia relacionados com as
política aeroespacial. Nós dizemos que existem
atividades aeroespaciais.
duas tecnologias de ponta, de alta sofisticação: ?