Page 55 - Telebrasil - Julho/Agosto 1982
P. 55

5.° Debate








































                                                                                                                                                                                                                                               £NS\NO  -










                                                                                                                                                                                                                                              P£SQVJ\SA-










                                                                                                                                                                                                                                               TtC N O LO G W :










                                                                                                                                                                                                                                                A TRYLOG\A










                                                                                                                                                                                                                                               D O   ITA






























                                                                                                                                                                                                                                                 Jair Cândido dc Melo,  engenheiro,  representante

                                                                                                                                                                                                                                                 do reitor do Instituto  Tecnológico da Aeronáutica

                                                                                                                                                                                                                                                  (ITA).


















                                 A visão do YTA é a de ptomovet uu\a antecipação do ptocesso de recursos humanos,



                                                                                                porque hã o consenso interno de que nenhuma




                                                                         tecnologia ftoresce se não ior caicada em recursos humanos.

















               São as trocas de idéias que aperfeiçoam os ho­                                                                  a aeroespacial e a nuclear. E dizemos,  também,                                                                                                  A Estruturação do ITA


       mens e as instituições. É por isso que me alegro                                                                        que se conseguirmos atender a todos os reclamos


       em estar no convívio de vocês e agradeço aos or­                                                                        da tecnologia aeroespacial, o resto sai de tabela.                                                                            No caso específico do Ita, o objetivo é minis­


       ganizadores, em nome do Ita, a deferência do                                                                            Então vejam o mecanismo: temos um organismo                                                                            trar uma educação de alto nível na área de ciência


       convite. Nesta palestra vou abordar a formação                                                                          preocupado com o mundo externo, que é o Cen­                                                                           e tecnologia, através de cursos de graduação e de


        dos recursos humanos e o relacionamento esco­                                                                          tro Técnico Aeroespacial; temos dois organismos                                                                        extensão universitária; e promover através da


        la-indústria, logicamente dentro de uma visão                                                                          de pesquisa, os Institutos de Pesquisa e Desen­                                                                        educação, do ensino e da pesquisa, o progresso



        muito particular — a do Ita.                                                                                           volvimento e o de Atividades Espaciais; e temos                                                                        da ciência e da tecnologia. O Instituto trabalha


               Desde logo entrarei em defesa da universi­                                                                      um organismo oficial de interface com o meio ex­                                                                       sobre a trilogia ensino-pesquisa-tecnologia.


        dade, porque é comum ouvirmos a opinião de                                                                              terno, embora todos os outros também tenham                                                                                   Ele mantém cursos de engenharia,  de gra­


        que a universidade é a causadora de todas as ma­                                                                       organismos de comunicação com o meio externo.                                                                          duação plena, de tecnologia de computação (uir,



        zelas que existem no nosso meio.  Sob este as­                                                                         Não estamos desvinculados do panorama em­                                                                              curso de curta duração), de pós graduação,  de


        pecto, acho que o grande defeito da nossa comu­                                                                         presarial e podemos até dizer que o Centro Téc­                                                                       atualização técnica e de extensão universitária.


        nidade é não conhecê-la por dentro.  É verdade                                                                          nico Aeroespacial, dentro de São José dos Cam­                                                                         Em engenharia mantemos as modalidades aero­


        que nós tivemos o ciclo da escola cartorial, onde o                                                                     pos, foi um centro que fez a nucleaçáo de várias                                                                       náutica, eletrônica, mecânica-aeronáutica e in­


        único interesse era o diploma.  Mas hoje/ feliz­                                                                        empresas.  São exemplos a Embraer e a própria                                                                          fra-estrutura aeronáutica.  Em pós-graduação


        mente,  se tiverem oportunidade de conhecer                                                                             Avibrás, empresas geradas a partir desta concep­                                                                       atuamos na área da ciência básica: engenharia ae­



        centros de pesquisa e universidades terão a sur­                                                                        ção. Não há o mecanismo isolacionista que mui­                                                                         ronáutica, mecânica e eletrônica. Temos um cur­


        presa de ver que grandes coisas estão aconte­                                                                           tos preconizam como sendo da escola, já que                                                                            so de tecnologia de computação que faz parte dos


        cendo lá dentro. A imagem do professor, do pes­                                                                         ela está procurando integrar-se ao meio e ao                                                                           cursos de curta duração, cursos que têm por filo­


         quisador, como sendo a de um cabeludo comple­                                                                          atendimento direto de um objetivo.                                                                                     sofia o atendimento de uma demanda específica


         tamente desconectado da realidade do país, não
                                                                                                                                                                                                                                         Figura 1

         é mais verdade. Por isso, vou, de início, fazer um


         comercial do Ita, para que tenham uma visão,                                                                                                                                                                     COMPETÊNCIA DO ITA


         uma concepção da nossa estrutura. E o que ocor­


         re com o Ita ocorre com várias escolas.                                                                                      ministrar a educação e o ensino necessários à formação de profissionais de nível superior nos setores da Ciência e Tec­


                Observando este organograma (figura 1), no­                                                                           nologia, nas especialidades de interesse do Ministério da Aeronáutica;


         ta-se que a escola não está desconectada do obje­

                                                                                                                                      manter cursos de graduação, de extensão universitária, de pós-graduação nos níveis de mestrado e doutorado-, e
         tivo final: o objetivo aqui, no caso do Ita, é o aten­


          dimento a um programa final, concreto, que é a
                                                                                                                                      promover, através da educação, do ensino e da pesquisa, o progresso da Ciência e da Tecnologia relacionados com as
          política aeroespacial.  Nós dizemos que existem
                                                                                                                                      atividades aeroespaciais.
          duas tecnologias de ponta, de alta sofisticação:                                                                                                                                                                                                                                                                                                          ?
   50   51   52   53   54   55   56   57   58   59   60