Page 56 - Telebrasil - Julho/Agosto 1982
P. 56

e que só funcionam enquanto há demanda, de­



            pendendo do mercado; no curso citado, atende­


            mos a uma parte da computação, formando pro­


            gramadores e analistas em computação.


                    Temos, também, a preocupação em exteriori­


            zar o nosso conhecimento, por meio de vincula-


            ções com o meio externo. Por exemplo, o setor de



            coordenação de cursos atende tanto às nossas


            necessidades quanto às das indústrias, empresas


            e centros de pesquisa. Ele funciona sob a forma


            de cursos de atualização técnica, extensão uni­


            versitária e especialização. E temos ainda um se­



            tor de projetos para apoiar e controlar os grandes


            trabalhos feitos com o Ministério das Comunica­


            ções, Finep, o CNpQ e o Conselho Nacional de


             Energia Nuclear.                                                                                                                                        A Formação                                                                                  O Ciclo da Formação


                     A visão do Ita é a de promover uma antecipa­
                                                                                                                                  Fig. 3 -N o delo de formação do engenheiro se alternam sucessivamente a escola e a empresa,
             ção do processo de recursos humanos, porque há


             o consenso interno de que nenhuma tecnologia


             floresce se não for calcada em recursos humanos.                                                                      alentadora que nós, do setor de telecomunica­                                                                            um processo de ajuste até o elemento identifi­



             O potencial de recursos humanos tem que estar                                                                         ções,  não  podemos  ter queixas  da  escola.                                                                            car-se com a empresa.  Temos exemplos disto


             disponível. O programa do Proálcool em teleco­                                                                        Quando foi desencadeado o processo de implan­                                                                            aqui no país, dentro mesmo das universidades:


             municações e o projeto Sonda de lançadores são                                                                        tação das telecomunicações, este estava calcado e                                                                        quando se pretendeu criar competências e pen­


             exemplos da influência da atuação do CTA em                                                                           alicerçado numa sólida base de recursos huma­                                                                            sou-se em ir ao exterior e contratar-se 80 PhDs


             objetivos externos alcançados (figura 2). Na avia­                                                                    nos, responsável pelo sucesso do setor.  Talvez                                                                          para gerar esta competência, viu-se que 80 com­


             ção, o exemplo é o Bandeirantes. Este esquema                                                                         que, no país, o setor de maior sucesso efetivo foi                                                                       petências jogadas num certo centro não produ­


             rápido do Ita foi feito para demonstrar que existe                                                                    este, graças ao embasamento de recursos huma­                                                                            ziram como 80 competências isoladas e nem cor­



             uma preocupação real em atender às necessida­                                                                         nos existente, produzido pelas escolas nacionais.                                                                        responderam ao dinheiro investido.  Por que?


             des nacionais em termos de recursos humanos.
                                                                                                                                           Um problema que notamos é a falta de apro­                                                                       Porque o processo de ajustamento é vital em


                                                                                                                                  ximação entre escola e indústria, do que decorre,                                                                        qualquer desenvolvimento.

                          O Relacionamento Escola-Indústria                                                                        logicamente, acusações mútuas.  Do lado da in­




                                                                                                                                  dústria, diz-se que a escola forma um indivíduo

                    Em  termos  do  relacionamento escola-                                                                        só com visão teórica e não-capaz de atender às                                                                                                                     A Formação


            indústria, gostaria primeiro de dar a mensagem                                                                         suas necessidades práticas. A escola acusa a in­

                                                                                                                                                                                                                                                                   A visão da formação de um indivíduo po­
                                                                                                                                   dústria de só operar no âmbito adapta ti vo e limi­
                                                                                                                                                                                                                                                           deria, simplificadamente, ser focalizada em três
                                                                                                                                   tativo,  nunca  no âmbito criador,  portanto não

                                                                                                                                                                                                                                                           itens: a formação básica, a humanização e a espe­
                                                                                                                                   necessitando de recursos humanos de alta quali­

                                                                                                                                                                                                                                                           cialização (figura 3).  Primeiro gostaríamos de
                                                                                                                                   ficação.
                                                                                                                                                                                                                                                           considerar que a formação de um indivíduo não é
                                                                               Matait aatratégkot                                          As barreiras existem,  de  fato.  A  primeira
                                                                                                                                                                                                                                                           um processo estático e nem está localizado no
                                                                                                                                  grande delas é a falta de conhecimento entre as

                                                                                                                                                                                                                                                           tempo; a formação é um processo contínuo e a
                                                                                                                                   partes, com a não existência de um relaciona­

                                                                                                                                                                                                                                                           vida é a grande escola. Em termos de formação,
                                                                             Bandairanta                                           mento mais estreito. Outra está em diferenças de

                                                                                                                                                                                                                                                           pensamos que: a formação válida, que normal­
                                                                                                                                  atitude. Normalmente a escola trabalha com pra­

                                                                                                                                                                                                                                                           mente cabe à escola, é aquela que dá o núcleo bá­
                                                                                                                                  zos definidos,  mas o setor industrial, pelo con­
                                                                                                                                                                                                                                                           sico para que o elemento possa dispor de um po­
                                                                                                                                   trário, precisa de prazos bem definidos. Uma se­
                                                                                                                                                                                                                                                            tencial capaz de permitir-se o acompanhamento
                                                                                                                                  gunda diferença de atitude é quanto à economici-
                                                                                                                                                                                                                                                           da evolução da tecnologia; a especialização já é
                                                                                                                                   dade — a escola,  nos seus desenvolvimentos,

                                                                                                                                                                                                                                                            um direcionamento profissional e a humaniza­
                                                                                                                                   não tem o problema econômico como uma preo­

                                                                                                                                                                                                                                                           ção seria a cultura geral que o elemento deve ter.
                                                                                                                                  cupação prioritária. E nós sabemos que da gera­

                                                                                                                                                                                                                                                            (figura 4).
                                                                                                                                  ção de um protótipo até sua industrialização, há
                                                                                                                                                                                                                                                                    Uma outra coisa que reparamos — e que
                                                                                                                                  uma distância muito grande. Notamos aí a falha
                                                                                                                                                                                                                                                            achamos ser uma visão distorcida do nosso meio
                                                                                                                                  do lado industrial — o imediatismo decorrente


                                                                                                                                   da necessidade de faturamento, constituindo-se


                                                                                                                                   numa outra barreira.



                                                                                                                                           Em termos de pessoal, outro problema é a


                                          TalacormmJcaçôaa                                                                        falta de fluxo nos dois sentidos.  Usualmente o


                                                                                                                                  que acontece é que q setor industrial, por ter um
                                                                                                                                                                                                                                                                     Formaçào                                                     Alternativa-1
                                                                                                                                   nível de remuneração mais alto, rouba elementos                                                                                      Básica


                                                                                                                                  da universidade.  E não existe o fluxo inverso.


                                                                                                                                  Ainda outro problema é o da formação, já que


                                                                                                                                  geralmente quer-se debitar todo o processo à es­                                                                                    Formaçào                                                    Alternativa-2


                                                                                                                                  cola.                                                                                                                                  Básica                Especialização



                                                                                                                                           O processo de formação não é a escola, ela é


                                                                                                                                   só parte dele. A própria vida é o campo de forma­


                                                                                                                                   ção do elemento humano. Até em termos de em­

                                                                                                                                                                                                                                                                                          Escola
                                                                                                                                   prego sabemos que a competência total existente
                                         Projeto Sonda
                                                                                                                                   numa empresa não é a soma das competências                                                                                  [                       ]   In d ú stria


                                                                                                                                   existentes e quando tentamos montar uma com­


         Fig. 2 - Influência do CTA/ITA em grandes projetos                                                                        petência, ou fazê-la crescer,  toma-se necessário                                                                       Fig. 4 - O pções de atributos


                                                                                                                                                                        »
   51   52   53   54   55   56   57   58   59   60   61