Page 57 - Telebrasil - Julho/Agosto 1982
P. 57

— é que sempre que se fala em aperfeiçoamento


     de recursos humanos,  pensamos em curso.  No


      Brasil existe uma visão,  mas na verdade muitas


      vezes é pura questão de tempo,  de treino,  de                                                                                                                                                                                 Centro



      condicionamento, ou mesmo de vivência.  No                                                                                                                                      Escola                                            dê
                                                                                                                                                                                                                                     P.eD.
      processo de formação de um gerente,  além de


       várias outras qualidades,  uma componente im­


       portante é a vivência. Por isso não achamos que


       só a escola entre no processo. E a tudo isto vem se



       somar um outro aspecto importante, o ciclo esco-


        la-empresa-escola em que se passa um certo                                                                                                                                                                                  Pessoal

                                                                                                                                                                                                                                    Próprio
        tempo na escola para reciclar-se,  um processo


        muito pouco adotado no Brasil.



               Mais um ponto que gostaríamos de levantar,
                                                                                                                            Fig. 5  -   Esquema de relacionamento
        e que no nosso caso é uma preocupação acentua­


         da, é a parte da humanização.  No Ita achamos


         que deve haver um equilíbrio entre os ganhos da
                                                                                                                            recursos humanos; ela  tem  recursos  humanos                                                                               Toda a informação de um país deve estar ar­

         tecnologia e os ganhos em tennos de cultura, de
                                                                                                                             próprios,  tem  uma competência  interna que                                                                        mazenada de alguma forma,  sendo que a mais

         filosofia, de espiritualidade. É preciso entender­
                                                                                                                             pode ser usada para solucionar vários problemas                                                                     importante destas formas é o cérebro humano.
          mos porque a tecnologia deve ser serva do ho­
                                                                                                                             em termos da indústria.  E tem,  também,  recur­                                                                    Por isso devemos cuidar, com muito carinho, da­
          mem e não o homem estar condicionado à tec­
                                                                                                                             sos materiais que, as vezes, o setor industrial não                                                                 quela  tríade professor-escola-aluno.  E já que as
          nologia.
                                                                                                                             pode dar-se ao luxo de ter e que na escola, como                                                                    telecomunicações entram no processo de circula­

                  O problema está na dosagem, porque no nos­                                                                 centro de pesquisas, são válidos. Essa inteiração,                                                                  ção da informação, o setor tem uma importância


           so entender a cultura não pode ser alargada de                                                                     o uso dessas outras alternativas por parte do se­                                                                  fundamental dentro do processo.  E nós sempre


           maneira tal que ela vire generalista,  perca utili­                                                                tor industrial é bastante válido e desejável.                                                                       nos preocupamos em antecipar o atendimento


           dade, tome-se uma cultura puramente declama­                                                                                                                                                                                           das necessidades do país nesses setores.


           tiva para citações,  não resolvendo o entendi­                                                                                        O ITA e as Telecomunicações


           mento fundamental da vida.  O problema é de                                                                                                                                                                                                   Atualmente estamos planejando a implanta­

                                                                                                                                                                                                                                                 ção de um curso de engenharia de computação
           ajuste da dosagem e a forma é algo que nós ques­                                                                           Enfocando, agora, as telecomunicações, que­


            tionaremos e cujo caminho certo procuramos,                                                                        remos mostrar que a nossa preocupação sempre                                                                       voltado para a capacitação em projeto. No nosso


            para fornecer dentro da escola a parcela justa.                                                                    foi muito grande com o setor e sempre procura­                                                                     caso específico, de um programa aeronáutico, re­


                   Na verdade, a escola exerce um papel acelera­                                                               mos nos antecipar às necessidades futuras. Uma                                                                     solvemos o problema da estrutura, mas o que vai


            dor na formação do indivíduo e podemos ter al­                                                                     das diretrizes do Ita é a adoção de um currículo                                                                   lá dentro é uma incógnita. Nós precisamos pro­


            ternativas de escolha. Há países que preferem só                                                                   flexível que possa ser ajustado anualmente, con­                                                                   duzir competências para solucionar o que está


            fornecer a formação básica e deixar que a prática                                                                  forme as necessidades. Em termos de telecomu­                                                                      dentro da estrutura, criar um curso específico de


            e as empresas forneçam a especialização.  O                                                                        nicações temos uma visão própria e que não é re­                                                                    computação para fazer este atendimento em ter­


            americano, em geral, dá este tipo de formação. Ele                                                                 cente.                                                                                                              mos nacionais.


            normalmente oferece uma formação inicial mais                                                                              Começaríamos dizendo o seguinte: muitas                                                                            Para finalizar gostaríamos de deixar algumas


            rápida, joga o indivíduo na indústria e depois,                                                                     decisões são tomadas erroneamente por falta de                                                                    idéias gerais.  Uma boa solução para o entrosa-


             dependendo da necessidade, este volta à escola                                                                     dados mais completos; muitas medidas são to­                                                                       mento,  o relacionamento indústria-escola,  só


             paia a pós-graduação, para aquele retomo à es­                                                                     madas sem que haja a catalogação dos seus resul­                                                                   pode ser alcançado por uma mudança de ati­


             cola que nós comentamos.                                       *                                                   tados e quando elas redundam em  fracassos,                                                                        tude de ambas as partes. É necessário um conhe­



                    No nosso caso, temos formas mixtas: a forma­                                                                muitas experiências são repetidas porque não foi                                                                   cimento mais profundo, um estreitamento do re­


             ção básica fica com a escola, a especialização e o                                                                 catalogado que elas redundaram em fracasso. E                                                                      lacionamento. As escolas não podem sofrer um
                                                                                                                                                                                                                                                   processo de padronização, porque toda padroni­
             direcionamento ficam com a indústria, permane­                                                                     quantas vezes são solicitadas as mesmas infor­
                                                                                                                                                                                                                                                   zação ou sistematização exagerada inibe a criati­
             cendo dentro da escola uma pequena parcela das                                                                     mações, por falta de armazenamento convenien­


             duas últimas. Todas as soluções são válidas, são                                                                    te? Nós achamos que, em nòsso país, ainda não                                                                     vidade. Há, talvez, a necessidade do estabeleci­


             alternativas que podem ser adotadas. Uma es­                                                                        há uma visão da importância da informação —                                                                        mento de programas conjuntos e garanto que


             cola pode se propor a formar indivíduos de altís­                                                                   ela é um parâmetro básico do país, tal como ener­                                                                  muitos dos setores industriais que montaram


             simo nível ou de nível médio. Um indivíduo de                                                                       gia, saúde ou educação.                                                                                            programas conjuntos com a escola ficaram sur­


             alto nível, no caso da tecnologia, seria um de alta                                                                        A informação é essencial para a administra­                                                                 presos com a capacidade da escola em atendê-


              criatividade; o de nível mais baixo seria um indi­                                                                 ção de qualquer estrutura e o grau de desenvolvi­                                                                  los. A participação efetiva de empresários dentro


              víduo para operar na rotina e podemos dizer que                                                                    mento de um país pode ser medido pela quanti­                                                                      de conselhos de escolas, a participação nas deci­


              qualquer uma dessas alternativas de formação é                                                                     dade e pela qualidade e nível de estruturação da                                                                   sões são itens importantes; outra medida seria o


              válida, desde que bem feita. O problema é de es­                                                                   informação nele existente. Na verdade, todo co­                                                                     estabelecimento,  pelo setor industrial,  de cen­


              colha.                                                                                                             nhecimento de um povo está armazenado sob al­                                                                       tros de pesquisa onde o professor pudesse atuar;


                     Outro problema de escolha é o esquema de                                                                    guma forma e  a informação (de  uma forma                                                                           uma atitude que tem sido prejudicial à escola é a


              relacionamento. Foi mostrado o esquema de re­                                                                       simplificada) tem três fases: coleta,  armazena­                                                                   sangria de recursos por parte do setor industrial,


              lacionamento do Ita, mas existem várias opções                                                                      mento e recuperação.  Logicamente,  todas estas                                                                    já que é um setor de remuneração mais forte.


              de comunicação da escola com a indústria, com o                                                                     três fases são importantes. No caso da coleta, se                                                                  Normalmente, quando há uma emergência, a in­


               mercado. No Ita temos a escola e um centro de                                                                      quero exercer a gerência de um sistema ou de                                                                       dústria recorre à escola e a esvazia.


               pesquisa e desenvolvimento vinculado à escola e                                                                    qualquer estrutura,  qualquer que seja a dimen­                                                                             Poderíamos dizer que a solução do problema


               dotado de pessoal próprio; o pessoal da escola                                                                     são que ela tenha, preciso ter um perfeito conhe­                                                                   não é única. É até bom que assim seja, que tenha­


               atua no centro e o centro já está vinculado à em­                                                                  cimento daquele sistema,  tenho que ter dados                                                                       mos uma matiz de soluções. Também dizemos


                presa e ao mercado. Existe, assim, um processo                                                                    precisos. A fase de coleta é que vai especificar o                                                                   que não existem soluções milagrosas ou salva­


                de inteiração acelerado.  Outros esquemas po­                                                                      sistema.  No Brasil, onde temos gosto pela deci­                                                                    doras. Em termos de processo de formação, de


                dem ser propostos, mas esse tem funcionado.                                                                        são centralizada, se não tivermos uma visão mui­                                                                    educação, às vezes tem que se plantar sem a pre­


                       A figura 5 ressalta que a escola não deve ser                                                               to clara dos dados daquele sistema,  provavel­                                                                      ocupação de nós mesmos colhermos, porque ela


                olhada apenas como repositório de formação de                                                                      mente à decisão vai ser falha.                                                                                      é um processo de germinação lenta.                                                             T f
   52   53   54   55   56   57   58   59   60   61   62