Page 71 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1982
P. 71
Verifica-se que 4% dos programas respondem por 90% da ocu A nova capacidade de processamento será:
pação do processador. Estes 6 kW devem ser otimizados para
R u r a - 3 . 6 0 0 . 0 0 0 x 0 , 7 5 7 n n í v , , , ,,
operarem rapidamente, mediante o uso de linguagem as d H C A ------------------jg n g -------------= 7 0 . 0 0 0 c h a m a d a s / h o r a
semble.
6. Conclusão
A melhoria do hardware repousa na elevação da velocidade mé
dia de execução das instruções. As instruções de uso mais fre Todos os pontos apresentados referem-se à CPA controlada por
quente devem ser implementadas no hardware com a maior um processador centralizado. Em um artigo futuro, abordare
velocidade possível. mos os casos de CPAs com multiprocessadores (divisão de
carga) ou com processadores organizados em vários níveis
A capacidade de processamento é diretamente proporcional à (divisão de função). H f
velocidade do processador e memórias associadas.
Suponhamos um call mix de 50 ms, como um tempo disponível
de 75% no processador; isto resulta em um BHC A de capacidade
João Miguel da Rocha Filho
de processamento = = 54.000 chamadas/hora
Engenheiro do Telecomunicaçttes, gra
duado em 1973 pelo Instituto Nacional
de Telecomunicações.
Se conseguirmos elevar a velocidade média de execução das ins Cursos na área de Centrais Cl’A no Bra
truções em 30%, teremos um call mix de; sil e no Exterior.
Atualmente Gerente da Divisão de Ad
ministração e Coordenação do Departa
50
38,5 ms mento CPA da NEC do Brasil Eletnmica
1,3 c Comunicações Ltda.
C O M P U T A D O R A J U D A O D E S E N H I S T A
E O R E D A T O R D E T E X T O S
A animação por computador oferece
um instrumento extraordinário ao
artista. De forma alguma, ela pode
substituir o artista — certamente
não consegue imaginar criações pró
prias —, mas, em certo sentido, o
computador torna-se um substituto
perfeito do artista. Trabalhando a
partir de um quadro-chave, o com
putador produz centenas de qua
dros intermediários que duplicam o
original em estilo, cor, textura, infle
xão, virtualmente — segundo al
guns — o "toque" do artista. O re
sultado final pode ser gravado em
filme ou em video-teipe.
Para construir uma cabeça tridimen
sional dentro do computador, so
mente três desenhos do artista são Programas de "interpolação" são cor aparece para obscurecer uma se
necessários, retratando a vista fron usados para criar quadros interme cunda área, quadro por quadro.
tal, a lateral e a de trás. O computa diários para os movimentos de tema
dor faz o resto. Como as proporções central e do fundo. Estes programas O computador é, de fato, um espaço
do desenho eram altamente angula partem dos quadros-chave dese tridimensional. Os computadores
res, o artista teria de ter enorme ha nhados pelo artista para determinar estão indo além da criatividade vi
bilidade de engenharia para compu matematicamente que mudanças sual e entrando no campo do reda
tar as mudanças de um quadro para ocorreram de um desenho para o tor de textos.
outro. O computador não encon outro. O computador realiza então
trou dificuldade nenhuma. essas mudanças. A Bell Laboratories de Nova jersey,
criou o Writer's Workbench, um sis
Isto se tornou possível com os pro tema de programas de computador
gramas de simulação, por meio do Um terceiro programa é o / / / / , a ver usados para editar textos técnicos
qual os desenhos de duas dimen são do computador da arte-finaliza (e, concebivelmente, qualquer outro
sões são transformados em modelos ção. A "inteligência" do computa texto) corrigindo tanto o estilo como
de três dimensões. dor entra em cena onde uma área de a gramática.