Page 46 - Telebrasil - Março/Abril 1980
P. 46
Os desafios do dirigente de empresa devem ser medidos náo em termos teóricos mais sim fren — liderar, motivar e conter
te à realidade do cotidiano, é o que afirma V. Perel, consultor de empresas argentino no perió- — evitar pressionar indevidamente quando há
dieo francês Direction et Gestion. ausência de meios
— sustentar o subordinado do qual se espera
Neste contexto os desafios do gerente, ou me — preservar-se das sobrecargas emocionais um resultado
lhor, as soluções para os problemas do seu coti — reduzir seu nível de tensão e de angústia — náo permitir que a ausência de comunicação
diano, poderiam se situar dentro de duas pers — não ampliar seu grau de insatisfação das pessoas voluntariamente isoladas crie pro
pectivas que se complementam: os desafios da — conciliar os problemas éticos com os profis blemas para a empresa
realidade frente à própria estrutura interna do sionais — operar à distância e economicamente
gerente e o desafio da realidade frente a tercei — evitar que o trabalho tome-se um cenário — saber combinar meios
ros. O futuro das empresas dependerá cada vez para a resolução de seus próprios problemas — obter que fique informado e estabelecer co
mais das qualidades de cada gerente, isto é, psicológicos municações
estarão em jogo sua capacidade criativa, sua — saber reconhecer sua própria ansiedade e — tomar decisões e resolver problemas
atividade mental face às mudanças e aos novos não atribuí-la a terceiros. — fazer com que as tarefas se disseminem
— evitar desorganização e as disfunções
desenvolvimentos, sua habilidade de coman
do, suas possibilidades de adaptação e princi A lista não seria completa caso não se registras — criar um clima democrático podendo ser
palmente um alto grau de flexibilidade, lhe per sem também os desafios do gerente perante ter autocrático quando necessário
mitindo discenir todas as categorias da realida ceiros e que são: — evitar a desconfiança ou a indiferença
de, inclusive as da sua própria realidade. — lutar contra o conformismo
— fazer bom emprego do talento dos outros e
Segue-se a lista, compilada pelo autor, dos não disperdiçá-Io Vamos fazer um teste? Coloque em ordem de
principais desafios do gerente perante si pró — mudar os padrões e as normas existentes dificuldades crescentes os desafios compilados
prio: para outros melhores por Perel e procure entender porque você, ami
— planejar seu tempo para ouvir os outros go leitor, julga alguns itens mais difíceis de
— saber organizar c aproveitar o próprio — fazer produzir grupos de trabalho serem alcançados do que outros. Aí fica a
talento — definir atribuições c funções sugestão para os demais gerentes e para os can
— dividir o poder — canalizar o esforço criativo didatos à carreira gerencial.
— adaptar-se pessoal e funcionalmcnte às — utilizar e integrar a estrutura empresarial
mudanças de caráter social manter os sistemas dinâmicos e ativos (Pesquisa e Editoria TELEBRASIL}.
— minimizar suas incertezas obter na empresa um clima e uma cultura ¥
— orientar-se para o futuro convenientes
— evitar a obsolescência de seu conhecimento, — conseguir que o planejamento seja integrado
consciente de que o saber é a base do desenvol — delegar conscientemente
vimento contemporâneo — manter a autoridade e o comando
acrescenta que se conseguir elevar a partiei nes de tecla, secretárias eletrônicas, bloque-
O dinâmico marketing paçáo dos serviços especiais para perto de adores de ligações interurbanas, réplicas dc
2% da receita em 1980 já se dará poi satis telefones antigos, lios extensivos, campai
da TELESP feito. nhas musicais para tempo de espera e PABX
para empresas e indústrias.
• Diz ainda J.A liraclentes na Gazeta
• Segundo J.A. Tiradentes, da Gazeia Mercantil a Telecomunicações de São Pau Prevê-se. também, para o próximo ano uma
Mercantil. na década de 70 a Telecomunica lo S A. (TELESP) está se preparando para dinamização da estrutura administrativa da
ções dc São Paulo (TELESP) conseguiu colocar em operação, no máximo em mea TELESP. Em síntese, o que se pretende é
duplicar o índice de atendimento, passando dos do ano que vem. um show roam onde fi enfatizar a descentralização, na cidade de
de um telefone para cada vinte habitantes re carão expostos os-equipamentos que ela São Paulo, sendo que cada um dos 13 “dis
sidentes no Estado para a proporção de um vende e que hoje são encomendados apenas tritos de operação" terá plena autonomia na
para dez. De aproximadamente 840,9 mil via telefone. Esta primeira exposição é ain região em que atuar.
unidades em 1971. a empresa tem hoje cerca da experimental e está inserida numa estra
de 2,3 milhões de aparelhos instalados, dos tégia bem mais ampla que visa a desvincular A empresa está colocando em operação trê^
quais 1,3 milhão na capital. a TELESP da imagem de empresa pública novos serviços: telefones de tecla, sistema
tradicional. estadual de transmissão yorfac-símile c uma
Com essa expansão, Carlos Paiva Lopes, linha privativa especial, para comunicações
presidente da empresa, ve condições de se A TELESP pretende chegar ao final de 1980 frequentes entre diversos pontos externos de
ciar um passo mais efetivo, em 1980, rumo à com algo em torno de 60 mil novas exten uma mesma organização.
prestação de serviços mais requintados aos sões instaladas (de 15 a 20% a mais do resul
assinantes, hntre os planos da empresa, para tado obtido este ano), o que equivale a uma • As listas telefônicas dc São Paulo, Rio
1980, está a implantação de pelo menos receita adicional de. aproximadamente, Cr$ dc Janeiro e Espírito Santo são editadas pela
mais seis ou sete códigos especiais. Todos, 12,2 milhões no decorrer de todo o ano. Editora de Guias LTB c impressas no parque
voltados para as áreas de segurança, saúde e Cada nova extensão representa uma tarifa industrial da empresa, em Jacarepaguá, no
serviços públicos em geral, consideradas mensal de Cr$ 35,00. além de uma taxa úni Rio dc Janeiro. Para a Capital e Guarulhos
por Paiva como as prioritárias. ca dc instalação, no valor de Cr$ 163,80. foram impressos 1.2 milhão dc volumes,
porém, estão programados mais 40 ou 5(1
Paiva não diz o quanto representa hoje a A empresa espera alugar cerca dc 15 mil no mil por mês para atender aos novos assinan
receita adicional provinda dos serviços vas unidades no ano que vem, destacando- tes e às demais necessidades que forem sur
especiais no faturamento da empresa, mas se, entre elas, os aparelhos coloridos, telefo gindo.