Page 41 - Telebrasil - Março/Abril 1980
P. 41

Introdução                                                                                                                  Para cada uma delas haveria uma (e uma                                                                                     O balanço entre “ economia" propiciada




                                                                                                                                       única)  Solução sob  Medida (Si).  Reali­                                                                                    pela solução padrão versus “ gastos/per­


            A padronização apresenta  uma série  de                                                                                    za-se  um  “ Casamento  Perfeito"  para                                                                                     da de receita" das perdas de acoplamen­



            vantagens, sobejamente conhecidas, to­                                                                                     cada uma das necessidades (figura  1).                                                                                       to,  é  que  de  fato deveria  ser o  “ fiel  da



            das elas pressupondo que há uma ‘ 'eco­                                                                                                                                                                                                                balança"  a  indicar  o  que  vale  a  pena




             nomia’'; seja porque a maiores volumes                                                                                                                                                                                                                padronizar e em que grau de detalhe.



            de  produção  corresponderiam  menores



             custos,  seja  porque  reduz-se  a  necessi­                                                                                                                                                                                                           Acontece que a quantificação das perdas


             dade de estocagem, ou mesmo porque o                                                                                                                                                                                                                  de acoplamento que tornaria  isso  possí­




             que  já  foi  comprovado  ser  adequado                                                                                                                                                                                                                vel  é  muito difícil,  ás vezes até  mesmo


             economizar o  tempo  que  outros  perde­                                                                                                                                                                                                               impossível.  E  relativamente  mais  fácil




             riam em busca da solução já encontrada.                                                                                                                                                                                                               determinar  a  economia  resultante  da



                                                                                                                                                                                                                                                                   produção  de  um  produto  padronizado


             As vantagens da padronização são bem                                                                                                                                                                                                                  (ou  a economia  na redução de estoque)



             conhecidas  e  foram  o  ponto  de  partida                                                                                                                                                                                                           do que determinar quanto deixou de ser



             para  os  processos  de  “ produção  em                                                                                                                                                                                                               vendido  porque  compradores  não  s

                                                                                                                                        Soluçõos sob
             massa" que permitiram a difusão da tec­                                                                                           medida                                                                 Necessidades                                 satisfizeram com o nroduto.



              nologia moderna a maiores camadas da
                                                                                                                                        Figura  /

             humanidade.                                                                                                                                                                                                                                           Por  essa  razão,  a  escolha  acaba  sendo



                                                                                                                                                                                                                                                                   mais  uma  “ política"  do  que  propria­
                                                                                                                                        A padronização parte de um pressuposto

             Qualquer um concorda,  também, que o                                                                                      que é possível  a  Redução da  Variedade                                                                                    mente uma escolha racional de alternati­



             extremo  da  padronização  integral,  em                                                                                  e/ou  Complexidade  do  mundo  real  (e                                                                                     vas.  E por isso mesmo, mais influencia­



             todos os casos, a qualquer momento, em                                                                                    das  soluções  sob  medida)  para  um                                                                                      da pelas atitudes e crenças do gerente.



             qualquer  situação,  também  é  indese­                                                                                    “ mundo ideal" que representa, “ razoa­



            jável.                                                                                                                     velmente",  o  mundo  real.  Em  termos                                                                                    Em linhas de produto é bem conhecido o




                                                                                                                                       matemáticos,  por  exemplo,  se  usa  a                                                                                    conflito entre  o  “ promotor de  vendas"


             A virtude situa-se, em geral, a meio ca­                                                                                  média  (ou  outra  medida  de  tendência                                                                                   que  busca  atender  o  mais  possível  às



             minho entre os extremos.                                                                                                  central) para representar o universo.                                                                                      necessidades do mercado e para isso está



                                                                                                                                                                                                                                                                  sempre  “ pedindo"  uma  ampliação  da



             Padronização  e  Perda  de  Acopla­                                                                                                                                                                                                                  linha de produtos; de outro lado, o “ ge­



             mento                                                                                                                     E  importante  se  ter  presente  que  esse                                                                                rente dedicado à produção" sempre pre­


                                                                                                                                       “ razoavelmente",  que  resulta  de  uma                                                                                  ocupado com a redução de seus custos e




             O mundo real é  100% variedade; tudo é                                                                                    “ idealização",  implica em que sempre                                                                                     “ dizendo" que é preciso saber “ vender


             diferente; não existem duas coisas rigo­                                                                                  há uma “ perda de Acoplamento" (pelo                                                                                      as vantagens’ ’ do produto. E no meio es­



             rosamente iguais na verdadeira acepção                                                                                   fato  de  não  mais  haver  um  casamento                                                                                  tá  o  “ fiel  do  balanço  financeiro"  que



            de  igualdade  absoluta;  até  o  mesmo                                                                                   perfeito).  Essa  perda  (Pi)  traduz  uma                                                                                 apreciaria  mais  se  os  “ promotores"



            ente, em instantes distintos, é diferente a                                                                               “ perda  de  receita",  decorrente  de  que                                                                                vendessem  cada  vez  mais  um  produto



            cada instante.                                                                                                            há necessidades (Ni) que não são atendi­                                                                                   que o dedicado gerente de produção tor­



                                                                                                                                      das pela solução única (S) (figura 2).                                                                                     na cada vez de menor custo.

             ?
            E claro que há diferenças tão diminutas



            que  para  todos  os  efeitos  práticos,  nos



            abstraímos delas para falar em  igualda­



            de, sem maiores percalços.








            Por outro lado,  a padronização,  na sua



           essência,  admite  um  modo  uniforme,



           sem nenhuma variedade.








            Há no mundo real  (universo) uma série



           de  Necessidades  (Ni)  a  serem  preen­


           chidas.                                                                                                                 Figura 2
   36   37   38   39   40   41   42   43   44   45   46