Page 41 - Telebrasil - Março/Abril 1980
P. 41
Introdução Para cada uma delas haveria uma (e uma O balanço entre “ economia" propiciada
única) Solução sob Medida (Si). Reali pela solução padrão versus “ gastos/per
A padronização apresenta uma série de za-se um “ Casamento Perfeito" para da de receita" das perdas de acoplamen
vantagens, sobejamente conhecidas, to cada uma das necessidades (figura 1). to, é que de fato deveria ser o “ fiel da
das elas pressupondo que há uma ‘ 'eco balança" a indicar o que vale a pena
nomia’'; seja porque a maiores volumes padronizar e em que grau de detalhe.
de produção corresponderiam menores
custos, seja porque reduz-se a necessi Acontece que a quantificação das perdas
dade de estocagem, ou mesmo porque o de acoplamento que tornaria isso possí
que já foi comprovado ser adequado vel é muito difícil, ás vezes até mesmo
economizar o tempo que outros perde impossível. E relativamente mais fácil
riam em busca da solução já encontrada. determinar a economia resultante da
produção de um produto padronizado
As vantagens da padronização são bem (ou a economia na redução de estoque)
conhecidas e foram o ponto de partida do que determinar quanto deixou de ser
para os processos de “ produção em vendido porque compradores não s
Soluçõos sob
massa" que permitiram a difusão da tec medida Necessidades satisfizeram com o nroduto.
nologia moderna a maiores camadas da
Figura /
humanidade. Por essa razão, a escolha acaba sendo
mais uma “ política" do que propria
A padronização parte de um pressuposto
Qualquer um concorda, também, que o que é possível a Redução da Variedade mente uma escolha racional de alternati
extremo da padronização integral, em e/ou Complexidade do mundo real (e vas. E por isso mesmo, mais influencia
todos os casos, a qualquer momento, em das soluções sob medida) para um da pelas atitudes e crenças do gerente.
qualquer situação, também é indese “ mundo ideal" que representa, “ razoa
jável. velmente", o mundo real. Em termos Em linhas de produto é bem conhecido o
matemáticos, por exemplo, se usa a conflito entre o “ promotor de vendas"
A virtude situa-se, em geral, a meio ca média (ou outra medida de tendência que busca atender o mais possível às
minho entre os extremos. central) para representar o universo. necessidades do mercado e para isso está
sempre “ pedindo" uma ampliação da
Padronização e Perda de Acopla linha de produtos; de outro lado, o “ ge
mento E importante se ter presente que esse rente dedicado à produção" sempre pre
“ razoavelmente", que resulta de uma ocupado com a redução de seus custos e
O mundo real é 100% variedade; tudo é “ idealização", implica em que sempre “ dizendo" que é preciso saber “ vender
diferente; não existem duas coisas rigo há uma “ perda de Acoplamento" (pelo as vantagens’ ’ do produto. E no meio es
rosamente iguais na verdadeira acepção fato de não mais haver um casamento tá o “ fiel do balanço financeiro" que
de igualdade absoluta; até o mesmo perfeito). Essa perda (Pi) traduz uma apreciaria mais se os “ promotores"
ente, em instantes distintos, é diferente a “ perda de receita", decorrente de que vendessem cada vez mais um produto
cada instante. há necessidades (Ni) que não são atendi que o dedicado gerente de produção tor
das pela solução única (S) (figura 2). na cada vez de menor custo.
?
E claro que há diferenças tão diminutas
que para todos os efeitos práticos, nos
abstraímos delas para falar em igualda
de, sem maiores percalços.
Por outro lado, a padronização, na sua
essência, admite um modo uniforme,
sem nenhuma variedade.
Há no mundo real (universo) uma série
de Necessidades (Ni) a serem preen
chidas. Figura 2