Page 9 - Telebrasil - Maio/Junho 1979
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O s   g r a n d e s   u s u á r i o s
















                                                                                                                                                                d e   t e l e f o n i a



































                                                                                                                                                                MIGUEL SANCHEZ







                                                                                                                                                                Formado  em  1971  pela  FEI,  modalidade



                                                                                                                                                               elétrica, ingressou  nos quadros da TELESP


                                                                                                                                                                em  1972, exercendo atividades  de  assesso-



                                                                                                                                                                ria  na  érea  Comercial.  Entre  1975  e  1976


                                                                                                                                                                chefiou  a  seção  de  equipamentos  de  assl*



                                                                                                                                                                nantes (PBX, PABX e KS7). Convidado em fi­


                                                                                                                                                                nal de  1976  a  colaborar na  implantação  da


                                                                                                                                                                área  de  atendimento  a  Grandes  Usuários,



                                                                                                                                                                atuando  ató  meados  de  1977.  Dosdo  essa


                                                                                                                                                                data  exerce  a  atividade  de  Assessor



                                                                                                                                                                técnico-comercial  a  Grandes  Usuários,  no


                                                                                                                                                                 Departamento Comercial.












                   1.  Introdução                                                                                                                               Com  o  objetivo  de  prestar  maior                                                                                                             dos  Grandes  Usuários,  bem  como




                                                                                                                                                                 assistência aos Grandes Usuários,                                                                                                                uma  assessoria  técnica  para  as­



                   As  Empresas  Concessionárias  do                                                                                                             aliado à necessidade de um  maior                                                                                                               suntos não rotineiros.  Estava,  por­



                   serviço telefônico, em geral, ofere­                                                                                                          dinamismo                                           no                  relacionamento                                                          tanto,  consolidada a  idéia  surgida




                   cem uma gama variada de serviços                                                                                                              Usuário  x  Concessionária,  a  TE­                                                                                                              há  quase  dois  anos.  Vejamos  os



                   aos seus usuários. Podemos citar,                                                                                                             LESP decidiu implantar no seu De­                                                                                                               objetivos gerais e o fluxograma da



                   entre  eles,  os  seguintes:  forneci­                                                                                                        partamento Comercial  uma Seção                                                                                                                 Seção então implantada.




                   mento de  PBX,  PABX,  KS  por  alu­                                                                                                          de                  Atendimento                                                   a             Grandes



                   guel  ou  autofinanciamento;  LP’s                                                                                                            Usuários.                                                                                                                                        3.  Objetivos




                   (linhas  privadas)  para  voz,  dados,



                   alarme,  entre  outros;  TP’s  (telefo­                                                                                                       2.  Histórico                                                                                                                                    Os  objetivos  do  atendimento  aos



                    nes públicos); terminais classe re­                                                                                                                                                                                                                                                           Grandes  Usuários  podem  ser  as­




                   sidencial, não residencial  ou  tron-                                                                                                          Primeira  fase  (8/74)  —  O  atendi­                                                                                                           sim enunciados:



                 -co.  Com  isto  as  Concessionárias                                                                                                             mento a Grandes Usuários iniciou-




                    criaram setores especializados no                                                                                                             se  sob  a  tônica  do  atendimento                                                                                                             a)  Atendimento  rápido  e  eficiente



                    atendimento  desses  serviços,  ati­                                                                                                          personalizado.  Treinaram-se  aten-                                                                                                             de todos os seus pedidoí;



                   vidade essa que vai  desde  o  rece­                                                                                                           dentes  do  Departamento  Comer­




                    bimento  do  pedido,  informações                                                                                                             cial  que,  por telefone,  passaram  a                                                                                                           b)  Permanente  aferição  da  quali­



                    sobre o andamento do mesmo e, fi­                                                                                                              chamar,  de  forma  programada,                                                                                                                 dade do  serviço telefônico  presta­




                    nalmente, a prestação do serviço.                                                                                                              aqueles  Usuários  para  prestação                                                                                                              do;


                                                                                                                                                                   de  informações  e  recebimento  de




                    Para  as  Empresas  que  usam  um                                                                                                              novos  pedidos,  que  eram  proces­                                                                                                             c)  Assistência  técnica  em  proje­




                    ou  outro  dos  serviços  citados  e                                                                                                           sados como os demais pedidos de                                                                                                                 tos de sistemas de comunicação;



                    cujos sistemas telefônicos não ne­                                                                                                             serviço existentes na Empresa.




                    cessitam  alteração  substancial                                                                                                                                                                                                                                                                d)  Oferta de novos serviços;



                     por  longos  períodos,  o  contato                                                                                                            Segunda fase (2/75) —  Nesta fase,



                    com os vários setores das Conces­                                                                                                              objetivando  melhorar  a  qualidade                                                                                                              e)  Pesquisa  permanente  de  futu­




                     sionárias  não  constitui  maior  pro­                                                                                                        do                  atendimento,                                               recrutaram-se                                                      ras necessidades.



                     blema.                                                                                                                                         atendentes  especialmente  para



                                                                                                                                                                    este  serviço,  as  quais  receberam                                                                                                             4.  Fluxograma
                                                                             *                    •


                     Já para os Grandes  Usuários,  jus­                                                                                                            treinamento específico.




                     tamente  por  terem  praticamente                                                                                                                                                                                                                                                                a)  Apresentação (Figurai)



                     todos os seiviços oferecidos pelas                                                                                                             Terceira  fase  (3/76)  —  Com  base




                     Empresas Telefônicas e por expan­                                                                                                               nas                     experiências                                                  anteriores,                                                b)  Descrição:  o  representante  do



                     direm continuamente suas ativida­                                                                                                               concluiu-se  que  não  bastava  ape­                                                                                                            Grande  Usuário  pode  dar  entrada



                     des,  o  fato  acima  traz  sérios  pro­                                                                                                        nas  um  atendimento  personaliza­                                                                                                               ao  pedido  de  serviço  por  escrito,




                      blemas  para o gerente da  área  de                                                                                                            do.  Era  necessário  um  tratamento                                                                                                              por telefone ou  pessoalmente.  Ca­



                     telecomunicação.                                                                                                                                especial  para  todos  os  pedidos                                                                                                                da  atendente  presta  assistência  a
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