Page 14 - Telebrasil - Maio/Junho 1979
P. 14
Concluímos, então, que 5 mesas de lidades, a ausência do tempo de co go telefônico relativamente intenso,
atendimento serão necessárias e su- mutação nas mesas propiciará uma resultando uma média de 150 liga.
r . . . -
ficientes para o atendimento das redução no custo das chamadas in ções diárias distribuídas como es
chamadas externas, ao invés de 10 terurbanas em favor da empresa. quematizado na figura.
mesas anteriormente citadas. A
Norma em vigor exige para este
exemplo um mínimo de 4 mesas.
I«W** • -
E L? * • * 11 % /
m s , ^ f •
Ky
Economia
Em centrais de grande porte, a re
I
dução da quantidade de mesas de.
atendimento equivale à quase totali
dade do custo do equipamento adi
cional para DDR, de forma que o Fig. 4 — 0 DDR elimina o tempo de co Fig. 5
investimento para aquisição de uma mutação
central PABX,com ou sem DDR,é A introdução do DDR, como visto,
aproximadamente o mesmo. 0 exemplo a seguir, quantifica esta permite uma redução média de 25
economia com valores usados na segundos no tempo tarifado de cada
No entanto, o menor número de me Alemanha. conversação, significando uma eco
sas implica em um número menor nomia média de 0,35DM (marcos
de telefonistas, que passa a ser uma Neste exemplo, foram consideradas alemães) em cada chamada, que se
economia sensível se pensarmos não três divisões de uma indústria e sua traduzem em uma economia anual
só em salários mas também em cus sede central, localizadas em diferen de 12.600,00DM (aproximadamen
tos sociais e se lembrarmos que nor tes regiões, com um fluxo de tráfe- te Cr$120.000,00).
malmente existem equipes de tele
fonistas trabalhando em turnos. Pfg (centavos de marcos)
í 55<
A L | % Zona IV 52 Pfg
Deve ser considerada também a re-
dução da área necessária para a sala
de telefonistas e, portanto, a racio Zona III 41 Pfg
nalização na ocupação dos espaços 38 Pfg
por conversação em média
dentro da empresa.
Outro ponto de destaque dentro do
aspecto econômico é a ausência do
Zona II 21 Pfg
tempo de comutação na mesa ope —
radora.
A figura 4 mostra a redução média
de 25 segundos no tempo tarifado
Segundos
de cada comunicação.
IQ.
Se considerarmos que cada chama
Como conclusão,a Discagem Direta — Aumenta o rendimento das li
da externa tem uma duração média
a Ramal: nhas-tronco.
de 160s, teremos que o aproveita
mento dos troncos será melhorado — Permite melhor e mgis rápido
em aproximadamente 14%, o que atendimento aos clientes da em Bibliografia j
representa uma vantagem tanto pa presa; 1
ra o usuário, que obterá a possibili — Racionaliza a ocupação de área; — Tabellenbuch Fernsprechverke
dade de linhas tronco, como para a — Dinamiza o uso da central telefô hrstheorie-Teil 1-Siemens AS.
Empresa Operadora, para a qual um nica; — Kostensparen mit dem Telefon-
aumento de rendimento na rede se — Economiza na tarifação telefô Beispiele aus der Praxis-Siemens AG.
traduz diretamente em incremento nica; — Olofsson, L. - In-dialling-Ericsson
na receita. — Reduz custos de pessoal, sociais, Review n9 1, 1973
etc.; — Norma n9 01/76 - Discagem Di-
Sendo ainda a proprietária do PABX — Requer investimento praticamen reta a Ramai de PABX ^
uma empresa com filiais, escritórios te nulo, na implantação de cen
ou postos de serviço em várias loca trais de grande porte;