Page 14 - Telebrasil - Maio/Junho 1979
P. 14

Concluímos, então, que 5  mesas de                                                                                                                  lidades, a  ausência  do tempo de co­                                                                                                              go telefônico relativamente intenso,




      atendimento  serão  necessárias e  su-                                                                                                              mutação  nas  mesas  propiciará  uma                                                                                                               resultando  uma  média  de 150 liga.

  r .   .                                                                                                                           .    -

      ficientes  para  o  atendimento  das                                                                                                               redução  no  custo  das chamadas  in­                                                                                                               ções  diárias  distribuídas  como es­



       chamadas  externas,  ao  invés  de  10                                                                                                            terurbanas em favor da empresa.                                                                                                                     quematizado na figura.




       mesas  anteriormente  citadas.  A




       Norma  em  vigor  exige  para  este




       exemplo um mínimo de 4 mesas.


  I«W**                                                            •                -
 E L? *                •       *         11      %                       /

  m s ,   ^                               f    •
 Ky


       Economia










      Em  centrais  de  grande  porte,  a  re­
 I



      dução  da  quantidade  de  mesas  de.




      atendimento equivale à quase totali­




      dade do  custo  do  equipamento adi­




      cional  para  DDR,  de  forma  que  o                                                                                                                Fig.  4 —  0  DDR elimina o  tempo de co­                                                                                                        Fig. 5




       investimento  para  aquisição de uma                                                                                                               mutação




      central  PABX,com  ou  sem  DDR,é                                                                                                                                                                                                                                                                     A  introdução  do  DDR, como visto,




      aproximadamente o mesmo.                                                                                                                            0  exemplo  a  seguir, quantifica  esta                                                                                                           permite  uma  redução  média de 25


                                                                                                                                                          economia  com  valores  usados  na                                                                                                                segundos no tempo tarifado de cada






       No entanto, o menor número de me­                                                                                                                 Alemanha.                                                                                                                                          conversação,  significando  uma eco



       sas  implica  em  um  número  menor                                                                                                                                                                                                                                                                  nomia  média  de  0,35DM  (marcos




      de telefonistas,  que  passa  a ser uma                                                                                                            Neste exemplo, foram  consideradas                                                                                                                alemães)  em  cada  chamada, que se




       economia sensível se pensarmos não                                                                                                                três divisões de  uma  indústria  e sua                                                                                                           traduzem  em  uma  economia anual




       só  em  salários mas também em cus­                                                                                                               sede  central, localizadas em diferen­                                                                                                            de  12.600,00DM  (aproximadamen­



      tos sociais e se lembrarmos que nor­                                                                                                               tes regiões,  com  um fluxo  de tráfe-                                                                                                            te Cr$120.000,00).




       malmente  existem  equipes  de  tele­




       fonistas trabalhando em turnos.                                                                                                                                      Pfg  (centavos  de  marcos)


 í                                                                                                                                                            55<


 A L  | %                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                Zona  IV  52  Pfg

       Deve  ser  considerada  também a  re-




       dução  da  área  necessária  para a sala




       de  telefonistas e,  portanto, a  racio­                                                                                                                                                                                                                                                                                                         Zona  III  41  Pfg




       nalização  na  ocupação  dos espaços                                                                                                                                                                                                                                                                                                             38  Pfg


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         por  conversação em média
       dentro da empresa.









       Outro  ponto  de destaque dentro do




      aspecto  econômico  é a  ausência  do

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Zona  II  21  Pfg

      tempo  de  comutação  na  mesa  ope­                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         —





       radora.









      A  figura  4  mostra  a  redução  média




      de  25  segundos  no  tempo  tarifado


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       Segundos
      de cada comunicação.




                                                                                                                                                               IQ.





       Se  considerarmos  que  cada  chama­
                                                                                                                                                           Como  conclusão,a  Discagem  Direta                                                                                                              —  Aumenta  o  rendimento  das li­


      da  externa  tem  uma  duração  média
                                                                                                                                                          a  Ramal:                                                                                                                                                   nhas-tronco.


      de  160s,  teremos  que  o  aproveita­




       mento  dos  troncos  será  melhorado                                                                                                               —  Permite  melhor  e  mgis  rápido




      em  aproximadamente  14%,  o  que                                                                                                                            atendimento  aos  clientes  da  em­                                                                                                       Bibliografia                                                                                                             j




       representa  uma  vantagem tanto  pa­                                                                                                                         presa;                                                                                                                                                                                                                                                             1




       ra  o  usuário,  que obterá  a  possibili­                                                                                                         —  Racionaliza a ocupação de área;                                                                                                                 —  Tabellenbuch  Fernsprechverke­




      dade  de  linhas tronco,  como  para a                                                                                                              —  Dinamiza  o  uso da central telefô­                                                                                                             hrstheorie-Teil  1-Siemens AS.




       Empresa  Operadora, para a qual um                                                                                                                           nica;                                                                                                                                    —  Kostensparen  mit  dem  Telefon-




      aumento  de  rendimento  na  rede  se                                                                                                               —  Economiza  na  tarifação  telefô­                                                                                                               Beispiele aus der Praxis-Siemens AG.




      traduz  diretamente  em  incremento                                                                                                                           nica;                                                                                                                                    —  Olofsson,  L. -  In-dialling-Ericsson



       na receita.                                                                                                                                        —  Reduz  custos de  pessoal,  sociais,                                                                                                            Review  n9  1,  1973




                                                                                                                                                                   etc.;                                                                                                                                     —  Norma  n9  01/76  -  Discagem Di-




      Sendo ainda a proprietária do PABX                                                                                                                  —  Requer  investimento praticamen­                                                                                                                reta a  Ramai de PABX                                                                                           ^




      uma  empresa  com filiais, escritórios                                                                                                                       te  nulo,  na  implantação  de  cen­




      ou  postos de  serviço em várias loca­                                                                                                                       trais de grande porte;
   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19