Page 11 - Telebrasil - Maio/Junho 1979
P. 11

VALENZ VALLEJOS




                                                                                                                                                     THALACKER









                                                                                                                                                      Engenheiro  Eletrônico,  especialista  em



                                                                                                                                                      Telecomunicações,  formado  pela  Escola




                                                                                                                                                      Politécnica da Universidade de São Paulo.






                                                                                                                                                      Atualmente chefe do grupo de projetos de




                                                                                                                                                      centrais  telefônicas  particulares de grande



                                                                                                                                                      porte  e  sistemas  especiais  da  SIEMENS



                                                                                                                                                      S.A.























           I ntrodução










           Embora  seja  inegável  e  reconhecida                                                                                                        mizar o uso de seu telefone nas cha­                                                                                                            qualquer  ramal  desta,  sem a  neces­



           a  importância  das comunicações te­                                                                                                          madas externas.                                                                                                                                 sidade  de  ser  atendido  pelas  mesas




           lefônicas na racionalização de traba­                                                                                                                                                                                                                                                         de telefonista.




           lho e  integração  de  uma  empresa, a                                                                                                        Ê também o caso da Discagem Dire­




           compra  de  uma  central  telefônica  ,  ta a  Ramal  (DDR).                                                                                                                                                                                                                                  Neste  artigo,  mostraremos  que,  a




           particular deve ser  sempre cuidado­                                                                                                                                                                                                                                                          despeito  de  um  aparente grande  in­




           sa  devido  ao  grande  investimento                                                                                                          DDR                                                                                                                                             vestimento, o  DDR  representa  uma




           envolvido, cabendo aos responsáveis                                                                                                                                                                                                                                                           economia  de tempo  e dinheiro para




           pela  decisão  extrair o  máximo  pro­                                                                                                        Como  o  nome  diz,  é o  serviço  que                                                                                                          a  empresa  que o  possui,  bem  como




           veito daquele investimento.                                                                                                                   permite ao  assinante externo  è cen­                                                                                                           para  a  concessionária  do  serviço te­



                                                                                                                                                        tral  PABX  chamar  diretamente                                                                                                                  lefônico.




           Obviamente,  a  técnica,  as  facilida­




           des  e  a  capacidade  final  permitida




           pela  central  devem  ser  escolhidas




          tendo-se em  mente a  situação futu­




           ra da empresa.










           Não é tão óbvio, porém, que muitas




          daquelas  facilidades  representam,



          além de maior conforto  ao usuário,




           uma  sensível melhoria no aproveita­




           mento do tempo e ainda  uma gran­




          de economia.










           é,  por exemplo, o caso da tarifação



          na  central  particular  (PABX),  que




          não só  permite uma divisão justa da




          conta telefônica  pelos vários depar-




          tamentos/centros  de  custo  da  em­




          presa,  como  também  introduz  um                                                                                                                                                                                                                                 COMUTAÇÃO  \



          controle  no  sistema, e o usuário, ao




          saber de tal  controle, procurará oti-                                                                                                         Fig.  1                           CentraI  Telefônica  PABX sem DDR
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16