Page 28 - Telebrasil - Julho/Agosto 1979
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Alguns dos métodos mais comuns usa­                                                                                               Os seguintes métodos são usados quan­                                                                                               Previsão na área de serviço individual



          dos  para  previsão  da  demanda  são  os                                                                                         do os métodos de séries de tempo e de



          seguintes:                                                                                                                        regressão não puderem ser aplicados.                                                                                               Dois  métodos  são  usados  para fazer




                                                                                                                                                                                                                                                                               uma previsão para as áreas de serviço



                      Previsão a curto prazo                                                                                                —  Através de analogia baseado na ten­                                                                                             individual  —  um  é  a previsão da de­


                                                                                                                                            dência  de  demanda  mostrada  em  pro­                                                                                            manda de subscrição como um todoeo




             Equação linear:                                           Y  -   a  +  bt                                                      dutos similares.                                                                                                                   outro é para a distribuição de cada par-


             Equação qua­                                                                                                                   — Através da opinião subjetiva de es­                                                                                              te da área de serviço. O primeiroécha­


             drática:                                            Y  =  a  +  bt  +  ct                                                      pecialistas.


            Equação expo­                                                                                                                                                                                                                                                      mado “ pesquisa global” e o último de


            nencial:                                       Y  -   a . b*                                                                    — Através  de  pesquisa  de  mercado                                                                                               “ pesquisa detalhada” .


            Equação expo­                                                                                                                   usando questionários.


            nencial quadrática:  Y  =  a . bl . c’2                                                                                         — Através  de  experiências  do  merca­
                                                                                                                                                                                                                                                                               Os  resultados  da  pesquisa  global sào

                                                                                                                                            do, baseados em tentativas de venda.

                      Previsão a longo prazo                                                                                                                                                                                                                                   usados para decidir:
                                                                                                                                            — Através  de  comparação  internacio­



                                                                                                                                            nal.

            Equação da curva logistica: Y  =                                                                                                                                                                                                                                   (1)  a  data  do  sistema de comutaçàoe

                                                                                                1  +  ae ~bl
                                                                                                                                            O  método  de  previsão  para  demanda                                                                                            abertura de serviços.

            Equação da curva Gompertz: Y  =  k . abl
                                                                                                                                            de  subscrição  em  cada  programa  de                                                                                            (2) o tamanho do prédio de centro tele­



           Onde:                                                                                                                            cinco anos de expansão é uma previsão                                                                                             fônico, os equipamentos de estação lo­



            Y                       demanda                                                                                                 de  médio  prazo  (geralmente,  cinco  ou                                                                                         cal, etc.

            t                       tempo                                                                                                   sete  anos).  A  previsão  de  curto  prazo


            a, b, c                 constantes


            e                       base do logaritimo natural                                                                              (geralmente, dois ou  três anos) é  feita,                                                                                        Os  dados  obtidos  pela  pesquisa deta­


            k                       valor limite                                            *                                               principalmente,  em  base  da  nova  de­


                                                                                                                                            manda mensal, considerando o ciclo de                                                                                            lhada são usados para decidir a locali­

                                                                                                                                                                                                                                                                             zação da central telefônica e o projeto

           b)  Modelo de regressão.                                                                                                         negócio, etc.                                                                                                                    da rede externa.





                                                                                                                                           Além disso, uma previsão a longo pra­

           Este método é usado para previsões ba­
                                                                                                                                           zo  é  feita,  geralmente  para  quinze  ou                                                                                       Pesquisa Global


          seadas na correlação entre a demanda e
                                                                                                                                           vinte anos, de forma a estabelecer uma


           índices  econômicos,  índices  sociais,                                                                                         política gerencial estratégica.  Neste ca­



          etc.                                                                                                                             so,  a demanda  futura  pode  ser  previs­                                                                                        (I) Visão Geral da Pesquisa Global


           Em muitos  casos,  o  uso  deste  método                                                                                        ta, supondo que a demanda de subscri­



          para previsão microscópica é difícil de­                                                                                         ção  aumenta  numa  curva  lógica  de                                                                                            O  procedimento  da  pesquisa global é



          vido  á  carência  de  dados  estatísticos                                                                                       crescimento  tal  como  a  Gompertz  e  a                                                                                        mostrado na  figura  1.  Primeiro a área



          aplicáveis.                                                                                                                      Logística.                                                                                                                       da pesquisa é definida. Então, coletan­



          Quando se usa o método de regressão,                                                                                                                                                                                                                              do e arrumando os dados obtidos, a fi­



          é importante selecionar  os  fatores  que                                                                                        O valor limite, que c o mais importante                                                                                          gura futura para a área é estabelecida.



          podem  mostrar a estrutura  da  deman­                                                                                           dessas  curvas,  é  estimado  consideran­                                                                                        É  feita uma estimativa dos dados bási­


          da e não estão intimamente  relaciona­                                                                                           do-se  qualitativamente  a  futura  estru­                                                                                      cos, como população, número de pro­



         dos entre si.                                                                                                                     tura  social  e  econômica  (estrutura  de                                                                                       priedades, estabelecimentos e emprega­



          Uma  boa  característica  do  método  de                                                                                        empregos,  habitações, etc.) e o estágio                                                                                         dos.  A seguir,  faz-se a previsão da de­



         regressão é a habilidade de isolar e ana­                                                                                        de  difusão  de  telefones  nos  países  dc-                                                                                      manda de subscrição na área de serviço



         lisar as razões da discrepância entre os                                                                                         senvolvidos.                                                                                                                      baseando-se nestes dados básicos.



         valores realizados.



         Os  métodos  de  regressão  geralmcntc


         usados são:









                linear                            Y  s  a  +  bx,  +  cxj  +  ...



                                                  V                    Ofr  f l
               elástico                           Y  »  a . Xj  . x£...




                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      4
       Onde:


       Y               -       demanda



       X               — ¦ variável

       a,b,c,ûrtp —  constantes






       Outros métodos







      Os métodos de séries de tempo e de re




      gressão  não  podem  sempre  ser  aplica


      dos a todos os tipos de previsão. Em al



      guns casos, eles não podem ser aplica­



      dos  a  uma  mudança  significativa  pre­



     vista na estrutura da demanda.







                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     *
     Nestes casos, é necessário idealizar um



     método                         de  previsão  através  de



    considerações cuidadosas.                                                                                                         Figura 1 — Fluxograma da pesquisa macroscópica.
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