Page 57 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1978
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informe econômico
Estrutura de financiamento para expansão
dos sistemas de comunicação
Palestra proferida pelo Embaixador Manoel Pio Corrêa Jr., representante da Indústria —¦
ABINEE, no VI PAINEL TELEBRASIL, Natal - RN.
1 — Introdução taxa percentual de terminais telefônicos em dados quantitativos conhecidos e proje
instalados em relação ao número de habi tados no tempo segundo uma programação
No decorrer da última década, a relação tantes a um nível mais aproximado das igualmente conhecida. Por outra parte, a
econômica na indústria de telecomunica necessidades mínimas do mercado e do execução desse planejamento fica exposta
ções no Brasil passou por uma funda trans grau de desenvolvimento do pais. Foi esse a todo momento a uma revisão unilateral,
formação. o objetivo do Plano Nacional de Telefonia, forçada não só por flutuações de conjuntura
ora em execução. mas, dentro da própria conjuntura, por
Desde as origens, a conceituação dos ser decisões em escalões superiores afetando de
viços de telecomunicações, àluz do Direito Para alcançar as metas do Plano, se bem modo global a política de investimentos do
Constitucional e Administrativo, caracteri que em nada excessivas em comparação setor público. Ou seja, que por uma parte o
zava esses serviços como de utilidade públi com outros países oferecendo idênticas setor industrial è levado a dimensionar-se
ca, relevando pois mediata ou imediatamente dimensões de mercado, decidiu o Governo para atender a umaexpectatlvade demanda
da alçada do Poder Público, ao qual cabia Federal chamar a si a* responsabilidade glo cujo cálculo ele recebe do Poder Público;
optar entre assumir diretamente o encargo bal pelo atendimento da demanda, traçando e, por outra parte, o mesmo setor está sujei
de prestá-los ou delegar essa função, con uma política na qual a Telebràs seria, como to a revisões dessa demanda oriundas não
cedendo a terceiros o direito de explorá-los é, o instrumento planejador central, dele apenas de condições empresariais dos seus
comercialmente, dentro das normas que o gando a responsabilidade pela implantação clientes (às quais em outros setores os fa:
poder concedente julgava adequada para e execução dos serviços a uma constelação bricantes podem paliar, mesmo porque rara
atender ao interesse público. de subsidiárias polarisando, em cada estado mente afetam de um só golpe a totalidade
da federação, as concessões outorgadas. da clientela), mas de diretrizes de política
Na prática histórica, prevaleceu no Brasil a macro-econômica, totalmente abrangentes
concessão pelo Estado a empresários priva 2 — A Situação das Indústrias Fornecedoras e não admitindo, por hipótese, margem para
dos, nacionais e estrangeiros, vindo a atingir discusão.
várias centenas o número de tais conces Essa política de planejamento central, que
sionários, o que, por via de conseqüência, se estende a todos os campos das teleco Uma situação dessa natureza veio a pi*odu-
veio a criar um mercado extremamente municações, implicou, no setor especifico zir-se no momento em que o Governo Fede
aberto e competitivo para o fornecimento da telefonia, em um sistema de divisão de ral, acertadamente resolvendo incluir no
dos equipamentos e aparelhos necessários; mercado entre fornecedores aprovados, os arsenal de luta contra a inflação a redução
competição que encontrava como limites, quais por sua vez foram habilitados a dimen dos investimentos do Setor Público, traduziu
por um lado, a concentração da demanda do sionar a respectiva capacidade de fabrica essa decisão por uma ordem de prioridades
setor em alguns grandes concessionários, ção na medida de tal divisão de mercado a na qual o plano de telefonia pública foi
cuja capacidade aquisitiva não tinha propor critério da entidade planejadora governa limitado a um teto que incluía por tempo
ção com a da maioria dos pequenos conces mental, e adequandq-se aos padrões técni imprevisível novas instalações. 1977 chegou
sionários, e, por outro lado, a situação fi cos por esta determinados. a ser caracterizado como “Ano de Encomen
nanceira eventual* do setor como um todo, das Zero”, se bem que finalmente os esfor
na medida em que o Poder Público veio, de O resultado foi, e é,que com exceção de re ços das autoridades do setor, encontrando
modo crescente, a intervir na política tarifá duzida franja remanescente de concessio a compreensão dos responsáveis pelo pla
ria do mesmo, a ponto de afetar a sua capa nários privados com autonomia de decisão nejamento global económico-financeiro,
cidade de investimento. comercial dentro dos padrões técnicos ado hajam conseguido mitigar ligeiramente essa
tados pela entidade normativa, o mercado desanimadora previsão. Ainda assim, no
Essa prática, levando ao virtual congela passou a caracterizar-se por um regime de entanto, o panorama previsto para o ano
mento das tarifas, conduziu à estagnação simbiose entre o setor industrial e o órgão vindouro não é muito mais risonho. Na me-
da rede de telecomunicações, criando uma do Poder Público que detém o poder de de Ihordas hipóteses, e sem desconhecer os
fortíssima demanda reprim ida tanto no cisão definidor do universo de mercado para esforços e a partilhada angústia das autori
dimensionamento da rede como na qualida todos os produtores. Por um lado, estes dades do setor de comunicações, as fábri
de dos serviços. Os governos da Revolução últimos encontram em princípio, em tal cas implantadas no país conhecerão no
assumiram corajosamente o pesado encargo sistema, a vantagem considerável de poder biénio em curso, rebus sic stantibus, fortís
de recúperar o tempo perdido, elevando a planejar os seus investimentos com base simo coeficiente de ociosidade, pesados