Page 32 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1976
P. 32

PROBLEMAS  DA TAXAÇAO  DE                                                                                                          média,  reclamações                                                      de             aproxima­                                  Os resultados, em termos de qualidad



      CHAMADAS  (4),  (5)                                                                                                                damente 2% do total de assinantes por                                                                                              de  serviço  e  faturamento,  foram  tão



                                                                                                                                         mês.                                                                                                                               significativos,  que  assistimos  hoje  ex­



      O  método  atual  de  taxação  de  cha­                                                                                                                                                                                                                               tensão  generalizada  destas  facilidades



      madas telefônicas,  é  baseado  na  con­                                                                                            Superioridade  da  supervisão                                                                                                     em  todos  os  países  desenvolvidos e o


      tagem de pulsos através de contadores                                                                                               moderna                                                                                                                           estudo  de  várias  novas  questões  as­



      eletromecânicos,  que  após  são  fo ­                                                                                                                                                                                                                                sociadas  à  "Gerência  de  Rede"  e



       tografados.  Estas fotografias finalmen­                                                                                          A  partir  do  início  da  década  de  60                                                                                          "M anutenção"  no.CCITT  (6).



       te,  após  conversão  adequada  dos                                                                                               começaram  experiências  nos  EUA,



       dados,  são  processados  para  gerar  a                                                                                           utilizando  m inicom putadores  para                                                                                              Cremos  que  a  melhor  maneira  de


       conta  telefônica.                                                                                                                 coleta  de  dados  de  tráfego.  Naquela                                                                                         deixar  claro  a  superioridade  destes



                                                                                                                                          época  "eletronificou-se"  o  sistema                                                                                            novos  equipamentos  de  supervisão  e



        Os  principais  problemas deste  método                                                                                           convencional,  descobrindo-se  sub­                                                                                              controle  sobre  os  convencionais,  é



        são:                                                                                                                              produtos importantes para gerência de                                                                                            realizar uma comparação por atributos.


                                                                                                                                         tráfego  em  tempo  real  e  para  manu­

        a)  O  contador  de  chamadas  não  per­                                                                                          tenção  de equipamentos.  Da  coleta  de                                                                                         Em função do exposto anteriormente e



        mite  nenhuma  flexibilidade  quando  se                                                                                          dados de tráfego por grupo de órgãos,                                                                                            das  facilidades  conhecidas  nos



         pensa  introduzir  ou  mudar  critérios  de                                                                                      passou-se  à  aquisição  individualizada,                                                                                        equipamentos  modernos  comercia­


         taxação.  Isto  significa  que,  se  para                                                                                        decorrendo daí subprodutos  melhores.                                                                                            lizados  podemos  construir  a  Tabela I.



         uma  dada  região  existir  mais  de  um



         degrau  tarifário,  o  contador  de  assi­


         nante  se  limita  a  contar  os  pulsos  de



         taxação,  não  sendo  possível  descer  a


          nenhum  nível  para  discriminar  as



          chamadas  originadas  e  o  número



          delas.


          b)  O  processo  de  transcrição  e  dos



          dados  registrados  em  geral,  passa


          pelas  seguintes  fases:



           1.  fotografia  dos  contadores;


          2.  perfuração  dos  dados  fotográficos.



           As maiores deficiências  deste  método,


           aparecem  nesta  fase  de  transcrição



           dos  dados,  pois  a  sua  confiabilidade



           depende  exclusivamente  da  capaci­


           dade  visual  e  habilidade  da  operadora



           da  máquina  de  perfurar.  O  processo


           não  admite  um  critério  preciso  para



           validação dos  dados  transcritos,  como


           por  exemplo,  "check-digit",  "hash"



           totais,  etc.




                                                                                                                                            CONCEPÇÃO  E  PROPÓSITOS  DO                                                                                                   minar o tráfego  espúrio;  o  que  se  tor­

           Outra  possibilidade  de  erro  inerente
                                                                                                                                            SITASU                                                                                                                         nará cada vez mais viável na medida do
          está  na  associação  do  número  do  as­

                                                                                                                                                                                                                                                                           conhecimento  das  causas  de  geração
          sinante  e  a  foto  do  contador  corres­
                                                                                                                                            Neste  item  procuramos  descrever  o                                                                                          do  consumo  espúrio  (8).

          pondente,  feita  durante  a  perfuração.
                                                                                                                                            SITASU  na  sua  função  de  suporte  a
          c)  As  falhas  do  contador  eletrome-
                                                                                                                                            Gerência  de  Rede,  cujo  objetivo  é                                                                                         A  experiência  da  equipe  do  SITASU

          cânico,  são  difíceis de  ser  detetadas  e
                                                                                                                                            "proteger  o  serviço  e  maximizar  o                                                                                         revelou  as  seguintes  causas  (2):

          registradas,  pois,  em  geral,  os  efeitos
                                                                                                                                            número  de  conversações  pagas,  pelo
          aparecem  muito  tempo  depois,  quán-
                                                                                                                                           total  de  utilização  das  facilidades  dis­

          do  os  assinantes  reclamam.                                                                                                                                                                                                                                     a)  Defeitos  de  equipamento
                                                                                                                                            poníveis,  durante  os  períodos  normais
          Neste processo, as falhas intermitentes                                                                                                                                                                                                                           Obviamente toda  vez  que  o  desenvol­

                                                                                                                                           e  anormais"  (7).
          do contador não são jamais  detetadas,                                                                                                                                                                                                                            vimento  de  uma  chamada  "esbarra



          e, na  maioria  das vezes,  os  erros  deste                                                                                      Cada  subconjunto  de  uma  central                                                                                             em  um  defeito,  todo  tempo  consu­



          tipo  estão  encobertos  nos  erros  dos                                                                                         telefônica  pode  ser  considerado  como                                                                                         mido,  até  então,  está  definitivamente


          circuitos  que  geram  e  transmitem  os                                                                                          um  espaço-tempo  disponível.  Durante                                                                                          perdido.




          pulsos.                                                                                                                           o  desenvolvimento  das  chamadas,


          d)  Com  a  introdução  de  multimedição                                                                                          parte  do  consumo  é  eficiente.  A  par­


          na área  local, o aspecto  de  imagem  da                                                                                         cela  ineficiente  ainda  se  desdobra  em                                                                                       b)  Sobrecarga  de  tráfego



          empresa  pode  se  degradar  bastante,                                                                                            consumo                            operacional,                               espécie                        de                  Quando o tráfego  oferecido  ultrapassa



          caso  o  assinante  não  tenha  confiança                                                                                         "over-head"  aceitável  por  projeto;  e                                                                                         um limiar crítico, as esperas de tráfego


          no  sistema  de  tarifação  utilizado  pela                                                                                       consumo  espúrio  ou  excedente  do                                                                                              começam  a  crescer e,  em  consequen



          empresa.  No  sistema  atual,  em  que as                                                                                         "over-head"  citado.                                                                                                             cia,  o  consumo  médio  de  tempo  para
                                                                                                                                                                                                                                                                                      '
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                ^  cpf
                                                                                                                                                                                                                                                                             processar  uma  chamada  passa  a
          chamadas locais não são cobradas  por


          tempo,  a  falta  de  confiança  do  assi­                                                                                        A meta fundamental da otimização dos                                                                                             maior e o volume de chamadas eficie



          nante no sistema de taxação, gera,  em                                                                                            projetos  e  da  gerência  de  rede  é  eli­                                                                                     tes no sistema telefônico cai (figura
   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37