Page 32 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1976
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PROBLEMAS DA TAXAÇAO DE média, reclamações de aproxima Os resultados, em termos de qualidad
CHAMADAS (4), (5) damente 2% do total de assinantes por de serviço e faturamento, foram tão
mês. significativos, que assistimos hoje ex
O método atual de taxação de cha tensão generalizada destas facilidades
madas telefônicas, é baseado na con Superioridade da supervisão em todos os países desenvolvidos e o
tagem de pulsos através de contadores moderna estudo de várias novas questões as
eletromecânicos, que após são fo sociadas à "Gerência de Rede" e
tografados. Estas fotografias finalmen A partir do início da década de 60 "M anutenção" no.CCITT (6).
te, após conversão adequada dos começaram experiências nos EUA,
dados, são processados para gerar a utilizando m inicom putadores para Cremos que a melhor maneira de
conta telefônica. coleta de dados de tráfego. Naquela deixar claro a superioridade destes
época "eletronificou-se" o sistema novos equipamentos de supervisão e
Os principais problemas deste método convencional, descobrindo-se sub controle sobre os convencionais, é
são: produtos importantes para gerência de realizar uma comparação por atributos.
tráfego em tempo real e para manu
a) O contador de chamadas não per tenção de equipamentos. Da coleta de Em função do exposto anteriormente e
mite nenhuma flexibilidade quando se dados de tráfego por grupo de órgãos, das facilidades conhecidas nos
pensa introduzir ou mudar critérios de passou-se à aquisição individualizada, equipamentos modernos comercia
taxação. Isto significa que, se para decorrendo daí subprodutos melhores. lizados podemos construir a Tabela I.
uma dada região existir mais de um
degrau tarifário, o contador de assi
nante se limita a contar os pulsos de
taxação, não sendo possível descer a
nenhum nível para discriminar as
chamadas originadas e o número
delas.
b) O processo de transcrição e dos
dados registrados em geral, passa
pelas seguintes fases:
1. fotografia dos contadores;
2. perfuração dos dados fotográficos.
As maiores deficiências deste método,
aparecem nesta fase de transcrição
dos dados, pois a sua confiabilidade
depende exclusivamente da capaci
dade visual e habilidade da operadora
da máquina de perfurar. O processo
não admite um critério preciso para
validação dos dados transcritos, como
por exemplo, "check-digit", "hash"
totais, etc.
CONCEPÇÃO E PROPÓSITOS DO minar o tráfego espúrio; o que se tor
Outra possibilidade de erro inerente
SITASU nará cada vez mais viável na medida do
está na associação do número do as
conhecimento das causas de geração
sinante e a foto do contador corres
Neste item procuramos descrever o do consumo espúrio (8).
pondente, feita durante a perfuração.
SITASU na sua função de suporte a
c) As falhas do contador eletrome-
Gerência de Rede, cujo objetivo é A experiência da equipe do SITASU
cânico, são difíceis de ser detetadas e
"proteger o serviço e maximizar o revelou as seguintes causas (2):
registradas, pois, em geral, os efeitos
número de conversações pagas, pelo
aparecem muito tempo depois, quán-
total de utilização das facilidades dis
do os assinantes reclamam. a) Defeitos de equipamento
poníveis, durante os períodos normais
Neste processo, as falhas intermitentes Obviamente toda vez que o desenvol
e anormais" (7).
do contador não são jamais detetadas, vimento de uma chamada "esbarra
e, na maioria das vezes, os erros deste Cada subconjunto de uma central em um defeito, todo tempo consu
tipo estão encobertos nos erros dos telefônica pode ser considerado como mido, até então, está definitivamente
circuitos que geram e transmitem os um espaço-tempo disponível. Durante perdido.
pulsos. o desenvolvimento das chamadas,
d) Com a introdução de multimedição parte do consumo é eficiente. A par
na área local, o aspecto de imagem da cela ineficiente ainda se desdobra em b) Sobrecarga de tráfego
empresa pode se degradar bastante, consumo operacional, espécie de Quando o tráfego oferecido ultrapassa
caso o assinante não tenha confiança "over-head" aceitável por projeto; e um limiar crítico, as esperas de tráfego
no sistema de tarifação utilizado pela consumo espúrio ou excedente do começam a crescer e, em consequen
empresa. No sistema atual, em que as "over-head" citado. cia, o consumo médio de tempo para
'
^ cpf
processar uma chamada passa a
chamadas locais não são cobradas por
tempo, a falta de confiança do assi A meta fundamental da otimização dos maior e o volume de chamadas eficie
nante no sistema de taxação, gera, em projetos e da gerência de rede é eli tes no sistema telefônico cai (figura