Page 29 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1976
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Sítasu
GUILHERME NUNES GLICÉRIO ADOLFO ROJAS
Engenheiro eletricista form ado em 1966 Engenheiro eletrônico form ado em 1970
pela PUC/RJ. Trabalhou na engenharia pela EEUFRJ. Realizou estudos de pós-
de equipam ento e instalação de PC-1000 graduação em Engenharia de Sistemas
na Standard Eléctrico do 1966a 1968, Atuou COPPE UFRJ, o trabalhou na Standard
na EMBRATEL, do 1968 a 1973, onde coor Eléctrica de 1970 a 1972, no desenvolvi
denou a im plantaçflo do Sistema de Acei mento de um sistema para testes de ins
tação de Equipamentos Tolofônicos 6 talação do contrais telefônicas utilizando
chefiou a Soção do Controlo doQualidade. computadores em tom po real.
Dosde 1973 trabalha na TELERJ, onde Durente 1973. trabalhou na AGGS como
atualm ente ô Superintendente do Dopar- rosponsóvol pelo sistema de composição
tam ento do Engenharia do Qualidade do efotocom posição através de com putado
TED. Também 6 Coordonudor da Comis ras em tompo real.
são de Estudos Brasileiros XIII, do M inis
tério das Comunicações, o membro do Dosde 1973 trabalha nu TELERJ, onde
Grupo do Trabulho da TELE3RÁS, encar atualmente é Assessor do Departam ento
regado do elaboração do 2? edital para do Desenvolvimento de Com utação do I
compra o industrialização de Contrais TED e coordena as atividades do Projeto
CPA. SITASU.
IN T R O D U Ç Ã O tendo, nesse sentido, solicitado ao genharia de qualidade de sistemas
Grupo de Sistemas Digitais, da Univer telefônicos e engenharia de sistemas
A direção das empresas telefônicas, no sidade de Campinas, um estudo de digitais (3). Desses estudos resultou o
propósito de oferecer um serviço de viabilidade do qual resultou a proposta anteprojeto do SITASU — Sistema de
melhor qualidade aos seus clientes, de desenvolver um sistema deno Taxação e Supervisão de Centrais
busca continuamente otimizar os minado SITACOM — Sistema Au Telefônicas (4), atualmente inserido no
processos da gerência de redes te tom ático de Taxação Telefônica, II PBDCT e, em desenvolvimento no
lefônicas, utilizando os recursos dis utilizando minicomputador (1). TED.
poníveis em cada época.
Paralelamente alguns especialistas que PROBLEMAS DE SUPERVISÃO (4)
Neste trabalho, procuramos oferecer participaram ativamente na implan
uma visão geral do projeto SITASU, tação de diversos sistemas telefônicos Hoje, no Brasil, é bastante deficiente a
originado na busca de melhores so desde 1964, nas áreas de planejamen confiabilidade das centrais telefônicas.
luções para a gerência de redes te to, supervisão e controle de implan Em outras palavras, a taxa de apa-
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lefônicas. A seguir, descrevemos tação, projetos e engenharia de cir recimento de defeitos na unidade de
sucintamente o seu histórico; apresen cuitos, vinham desenvolvendo e va tempo é bem superior ao padrão inter
tamos os problemas atuais de super lidando experimentalmente, com nacional. Esta situação torna mais
visão e taxação em redes telefônicas; recursos manuais, um extenso know crítica a necessidade de se atingir as
analisamos a superioridade das téc how de análise do sistema telefônico seguintes metas:
nicas modernas de supervisão; abor nacional (2).
damos a concepção e os propósitos do a) rapidez de otimização dos projetos;
SITASU em termos de supervisão; Em 1973, após a sua criação, no b) minimização dos tempos de Diag
descrevemos sucintamente as carac Departamento Geral de Desenvolvi nóstico, Localização e Remoção de
terísticas e a arquitetura do sistema; mento (TED) da TELERJ, tomou-se a Falhas.
apresentamos alguns resultados de es decisão de ampliar os estudos do
tudos de avaliação realizados, e mos SITACOM e desenvolver um sistema O primeiro grande obstáculo à oti
tramos o estado atual do projeto. que desempenhasse as funções de mização dos projetos é o fato de que a
taxação e supervisão de centrais te Supervisão de Tráfego e Comutação
HISTÓRICO DO SITASU lefônicas. Com esse objetivo, o TED atuarem separadamente. Esta sepa
formou uma equipe com especialistas ração tem conduzido a superdimen-
Em 1971, a TELERJ, antiga CTB, das diversas áreas envolvidas e rea sionamento, a partir de constatações
iniciou estudos visando automatizar o lizou diversos estudos nas áreas de de falsos congestionamentos, os quais
processo de taxação de chamadas, tráfego e comutação telefônica, en na verdade são simulados por defeitos,