Page 36 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1976
P. 36

da empresa em  várias direções.  Podem                                                                                         redes  telefônicas,  como  esquemati­                                                                                             Funções:


       iniciar  deficiência  sistemática  do  sis­                                                                                    zado  na  figura  2,  onde  destacamos:



      tema de suprimento de sobressalentes.                                                                                                                                                                                                                             USCE  —  este equipamento,  localizado



       Podem  indicar  necessidade  de  trei­                                                                                         Nível  1                       —  constituído  por  USCE                                                                         no  centro  telefônico,  coleta  os  dados

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      9                                                            |
       namento  de  determinadas  equipes  de                                                                                         (Unidade  de  Supervisão  e  Controle  de                                                                                        de  tráfego  e  comutação  telefônica;                                                                                      j



      manutenção.                                                                                                                     Estação)  e  UTE  (Unidade  de  Taxação                                                                                          bloqueia  automaticamente  os  órgãos



                                                                                                                                      de  Estação).                                                                                                                   telefônicos  defeituosos;  registra  o  es­


      O  desenvolvimento  dos  sistemas  já                                                                                           Nível  2  —  constituído  por  UCC  (Uni­                                                                                       tado  de  carga  da  estação;  emite  re­



      referidos pode conduzir a  MTTRs cada                                                                                           dade  de  Controle  Central).                                                                                                   latórios  para  manutenção  da  estação



      vez mais baixos, o  que  obviamente  vai                                                                                        Nível 3  —  constituído por CCR  (Centro                                                                                        telefônica; transmite  dados para  UCC,


      significar                        rentabilidade                                  maior                   dos                    de  Controle  de  Rede).                                                                                                        etc.



      equipamentos.


                                                                                                                                      Todas  as  unidades  do  SITASU  têm                                                                                            UTE  —  este  equipamento,  localizado



      Indicadores de qualidade do serviço                                                                                             características  operacionais  que  lhes                                                                                        no centro telefônico, coleta dados para


      telefônico                                                                                                                       permitem  funcionamento  autônomo                                                                                              tarifação  das  chamadas  telefônicas                                                                                      •



                                                                                                                                      quando  necessário.                                                                                                             completadas;  identifica  a  origem,  o



      Para  determinar  as  exceções  de  efi­                                                                                                                                                                                                                        destino,  a  duração  e  a  quantidade das


      ciência  do  SITASU  há  que determiná-                                                                                          A seguir  descreveremos  sucintamente                                                                                          chamadas                              telefônicas                             completadas                                  *



      la para cada tipo de unidade. A eficiên­                                                                                         as  funções  capacidades  e  tecnologias                                                                                       realizadas  por  assinante;  transmite  os



       cia  dos  registradores  locais  pode  ser                                                                                      dos  equipamentos  de  cada  nível.                                                                                            dados  coletados  para  UCC,  etc.


       perfeitamente  "salvada"  e  constituir-



       se  em  indicador  de  qualidade  do  sis­


       tema  telefônico.  Da  mesma  forma,  os



       tráfegos  eficientes  e  total  que  o  Sl-


       TASU  vai  medir  os  juntores,  pode


        transformar-se  em  outro  indicador  de



        qualidade  do  serviço  telefônico.







        Dados de tráfego







        O  planejamento  de  expansão  dos  ser­


        viços telefônicos utiliza diversos  dados



        de  tráfego.  Os  principais  são:


         —  tráfego  escoado


          —  volume  de  chamadas



          —  tempos  médios  de  retenção


          —  distribuição  dos  interesses  de



        tráfego


          —  hora  de  maior  movimento.







         Atualmente estes dados são colhidos a



         cada  3  meses.  0   SITASU  poderá  ad­


        quiri- los até diariamente.









        Modernamente  é  muito  importante


        conhecer  o  tráfego  eficiente  e  a  re­



        lação  tráfego  oferecido/tráfego  efi­


        ciente,  principalmente  para  dimen­



        sionar órgãos comuns (15).  Como sub­


        produto  do  SITASU  estes  dois  dados



        poderão  ser  obtidos.









       Além  de  fornecer  um  conjunto  mais


       completo  de  dados  de  .tráfego,  o



       SITASU  fará  uma  revisão  completa



      dos  pontos  de  aquisição,  corrigindo


      diversos  erros  grosseiros  do  projeto



      manual  anterior.







      CARACTERÍSTICAS  DO  SITASU







     0   SITASU  é  um  sistema  estruturado



     em níveis hierárquicos constituídos por


     equipamentos,  de  maneira  a  ser  com­



     patível  com  as  técnicas  gerenciais  de                                                                                         Fig. 2  —  Estrutura do  SITASU
   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41