Page 30 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1976
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ou baseados em falsos elevados tem órgãos bons e ruins aumenta exces faturamento da empresa, dependem
pos de retenção, provocados artificial sivamente a demora média de diag diretamente do tempo médio de
mente por erros de projeto de natureza nóstico. Por outro lado, este processo, processamento das chamadas
lógico-seqüencial. sendo executado substancialmente em (ocupação dos órgãos comuns) e da
horas de baixo tráfego, impede a qualidade de serviço (figura 1). Para al
A técnica de Supervisão de Tráfego deteção de quantidade significativa de cançar estes objetivos precisamos em
hoje utilizada é aquela que se baseia na defeitos, além da intervenção siste síntese, na área de supervisão:
leitura de contadores eletromecânicos. mática no equipamento ser de todo
A aquisição dos dados e seu proces desaconselhável.
samento atuais são bastante lentos, a) Integrar as Supervisões de Tráfego e
como também são demoradas as Sabemos que para o escoamento do Comutação.
medidas de correção do escoamento tráfego, uma das variáveis mais impor b) Aum entar substancialmente a
do tráfego e as realimentações neces tantes, é o tempo que decorre entre o velocidade de obtenção dos dados de
sárias à manutenção. momento em que um órgão entra em tráfego.
defeito e o momento em que o mesmo c) Aumentar substancialmente as
Atualmente, são gastos quatro meses é bloqueado para exame. Como con- velocidades de processamento dos
e meio, no mínimo, para formação de seqüência dos métodos e recursos dados de tráfego e de transmissão dos
uma série histórica até a execução de utilizados em manutenção, este tempo resultados de realimentação para
uma ordem de troncos. Esta duração é é freqüentemente superior a um dia, manutenção.
para o caso ótimo, em que há dis podendo atingir vários meses. d) Aumentar a confiabilidade dos
ponibilidade de circuitos, material e dados de tráfego.
mão-de-obra. A gerência atual do consumo do tem e) Otimizar as temporizações em tem
po no processamento das chamadas po real.
Uma anormalidade, constatada pela (temporizações) utiliza técnicas do f) Desenvolver ou adquirir equipamen
Supervisão de Tráfego, com provável começo do século ou então dispo tos que registrem em memória de mas
causa na qualidade do equipamento de sitivos mais modernos, mas pouco sa seqüências temporais de eventos.
estação, demora em média, um mês flexíveis. A deficiência principal da tec g) Reduzir a um mínimo a participação
para ser conhecida pelo responsável nologia empregada é sua total impos do homem, em termos quantitativos,
direto. sibilidade de otimização dos valores de no diagnóstico de falhas, promovendo
temporização em tempo real, decor sua máxima participação em termos
Determinados projetos de Supervisão rendo deste fato sérios prejuízos para qualitativos.
de Tráfego, especialmente de con o Sistema Nacional de Telecomuni h) Automatizar o bloqueio de órgãos
tadores de chamadas, permitem altas cações (SNT). defeituosos.
taxas de defeitos, simulando eventos i) Aumentar a velocidade de diagnós
bem sucedidos. A multiplagem de ór Sabemos que a satisfação do assinan tico de falhas.
gãos sobre um mesmo contador, im te, a eficiência das centrais de co j) Agir sobre a oferta e encaminhamen
plica em fatores de correção superiores mutação e, conseqüentemente, o to de tráfego em tempo real.
aos previstos em projeto, tornando
necessário controles complicados para
estes fatores. Tal situação coloca em
dúvida a confiabilidade das medidas,
apesar da relativa confiabilidade dos
equipamentos contadores.
A atua/ Supervisão de Tráfego é di
rigida para os tempos de retenção,
valores de tráfego e escoamento de
tráfego. Tal abrangência torna impos
sível a detenção de problemas lógico-
seqüenciais que aumentam os tempos
de retenção artificialmente, geram
congestionamentos falsos e provocam
aumentos indevidos de investimentos
em órgãos comuns, bem como re-
manejamentos desnecessários em
rotas. Estes problemas lógico-seqüen-
ciais se caracterizam, em parte, pelo
consumo indevido de parcelas de tem
po, inclusive em chamadas eficazes.
Hoje, a velocidade de aparecimento de
falhas é superior à correspondente
velocidade de remoção. A conseqüên-
cia disto, é que não conseguimos mais
que má qualidade de serviço. 0 fato de
serem rotinados indiscriminadamente